25 setembro, 2005

FCPORTO 2 - belenenses 0

O jogo começou com um susto na baliza do Porto, ao qual Baía respondeu com uma grande defesa.
A partir daí, só deu Porto, mas um Porto bem diferente dos últimos jogos.
A defesa, com a entrada de Bosingwa e com as excelentes exibições de Bruno Alves e César Peixoto, está muito mais segura; o ataque já acalmou e esteve bem mais eficiente e inteligente.

Um espectacular golo de McCarthy abriu o marcador e deu esperança às bancadas que o grande goleador está de volta (não, não estou a falar do Nuno Gomes e dos seus 500 golos de ressalto). O estádio perdoou-lhe e cantou o célebre cântico para o Benny, mas eu, sinceramente, não consegui.
O segundo golo foi marcado por Jorginho, ainda que em fora-de-jogo. No entanto, o rumo do jogo não foi em nada alterado, sendo que o resultado não foi afectado com isso.

Até ao final do jogo, mais uma mão cheia de oportunidades para o Porto e uma grande jogada de Silas que Baía travou.
Um jogo muito inteligente e eficaz da equipa do Porto, com destaque para um jogador que dá "pouco" nas vistas, mas que cada vez se revela mais como uma bomba: Lucho González. Mas que luxo que é vê-lo jogar! Ele ataca, ele defende, ele corre, ele remata.. É daqueles que marca o canto e ainda é capaz de vir à área cabecear!

Carlos Carvalhal voltou a dar um bom exemplo de seriedade, ao admitir que o resultado é justo apesar do erro do árbitro: "A vitória foi justa porque o FC Porto teve um maior domínio, foi melhor equipa.(...) Poderíamos ter marcado. A jogar com uma grande equipa e criar cinco oportunidades de golo só tínhamos que ser mais eficazes. Mas, da mesma forma que tivemos essas hipóteses de marcar o FC Porto também teve".
Já Co Adriaanse afirmou que foi um grande espectáculo de futebol: "Estou muito satisfeito. Tudo o que pode haver num jogo: velocidade, espectáculo, excelente execução técnica e muitas oportunidades aconteceram hoje" .

Continuamos em 1º e a jogar um futebol que entusiasma as bancadas. Mesmo assim, reina a calma no Dragão. Não há cá euforias como num certo clube. Se bem que, com 5 golos do Nuno Gomes em 2 jogos, eu própria estou eufórica.

22 setembro, 2005

"Está caro ir à bola"

Carlos Carvalhal pronunciou-se hoje sobre as palavras de Adriaanse acerca do futebol português.
O treinador do belenenses considera que o grande problema do nosso campeonato não é a questão dos amarelos, nem a pobreza relativa do futebol praticado, mas sim o preço dos bilhetes.

"O poder económico é menor neste momento, e aquilo que leva o público a não ir ao futebol é o preço dos bilhetes. Tirou-se o futebol ao povo. Todos sabemos que são os estratos mais baixos da sociedade que estão habituados a ir aos estádios. Mas são estes que agora não têm dinheiro para ir ao futebol"

"Hoje em dia é quase preciso ter um bom carro, um bom emprego ou ser gerente de uma empresa para se ir ao futebol. Está-se a tornar o futebol um jogo elitista. Há que baixar os preços, torná-los mais apelativos. Está caro ir à bola"

Nada disto é novidade para nós, os adeptos que todas as semanas tiram do próprio bolso verdadeiras fortunas. Mas é bom que a questão comece a ser falada por quem tem algum poder no futebol e Carvalhal deu hoje um grande exemplo de seriedade e respeito para com as pessoas que mantêm vivo o desporto-rei: os adeptos.
Mas também não acredito que seja isto que vá mudar a atitude da Liga no que diz respeito aos preços dos bilhetes. O fut€bol mod€rno não vai parar.

21 setembro, 2005

News

Jorge Costa foi recebido no Palácio de Belém pelo Presidente da República a convite deste último. O Chefe de Estado, que já condecorou tudo quanto é gente, juntou-se assim a um país revoltadíssimo(!) com o desaproveitamento de um jogador tão fenomenal(!) como o Jorge Costa. Se eu fosse o Bicho, tinha-lhe perguntado porque é que há um ano e tal ele e o resto da equipa campeã europeia não foram chamados ali mesmo.

Entretanto, Pinto da Costa recebeu Francisco Assis no Estádio do Dragão. Os comentários foram poucos mas é mais do que óbvio o apoio do presidente à candidatura que mais possibilidades tem de derrotar aquela pessoa cujo nome me abstenho de referir.

O futebol, por vezes, tem um sentido de justiça incrivelmente apurado. Jogadores com o espírito de McCarthy, que só veêm notas à frente, acabam por ser sempre um exemplo de carreiras frustradas (veja-se o caso do Jardel e do Zahovic).
Depois de ter que baixar a bolinha e ficar no Porto, agora McCarthy vê-se aflito com as críticas que o seleccionador da África do Sul lhe dirigiu. Chamou-lhe gordo e deixou-lhe um aviso evidente: se não está de alma e coração no Porto, também não deve estar na seleccção e, por isso, Benny não deve ser convocado para o próximo jogo.

A equipa continua a preparar o jogo com o belenenses, que se vai realizar no próximo Sábado, pelas 21h15m.
As lesões são o problema mais bicudo que Adriaanse tem para resolver.

19 setembro, 2005

braga 0 - FCPORTO 0

"O braga joga sempre para ganhar!" - o speaker do Estádio Municipal de braga bem tentou convencer-nos da ousadia da equipa do Jesualdo, mas a verdade é que o braga até pode jogar sempre para ganhar... menos ontem.

O Porto dominou o jogo todo e só em lances fogazes de contra-ataque é que os bracarenses assustaram, principalmente quando usavam o corredor esquerdo (ou não estivesse lá o Sonkaya).
De resto, o jogo resume-se à bola nos pés dos jogadores do Porto, ao Porto a criar oportunidades, a defesas do Paulo Santos e a uma equipa, que costuma ser bem atrevida, fechada e a jogar claramente para o empate (é pena que contra outros já não tenham medo de atacar e depois levam com hat tricks do Pinilla).

O árbitro irritou por pequenas coisas e há um lance que podia ter dado penalti na área do Porto (agradeçam ao Sonkaya).

O jogo também foi marcado pelo regresso do único jogador do mundo que prefere o West Ham ao Porto. McCarthy está gordo, sem ritmo, mas ainda teve uma grande oportunidade que só não deu golo porque o Paulo Santos tem dois pés(!).
Bruno Alves também se estreou no 11 inicial e o certo é que deu mais segurança à auto-estrada defensiva do Porto.

No que às bancadas diz respeito, pouco público bracarense (deviam estar a ver o jogo do seu verdadeiro clube), muitos portistas, bom ambiente e poucos problemas a assinalar.
Continuo a achar que este estádio tem muito pouco de bonito e menos ainda de funcional.

Por último, é impressionante como o Jesualdo, "O cagão", ainda tem a lata de dizer que o resultado foi justo porque as oportunidades foram as mesmas e porque há dois penaltis por marcar a favor do braga. Hey, amigo, então se tivemos as mesmas oportunidades e não se marcaram dois penaltis para vocês, o resultado não foi nada justo. Não?

17 setembro, 2005

Enquanto o país está parado a admirar o Miccoli (o Simãozinho já deve estar a morrer de ciúmes,coitadinho), os media alimentam a indignação acerca das declarações do mister Adriaanse.
Continuo a achar que o homem tem toda a razão e não provocou ninguém, mas a vontade de criar problemas onde eles não existem é tal que até o pobre do Koeman já foram chatear. Este último mostrou-se como a sua equipa dentro de campo: 3 centrais, 2 laterais e 2 médios defensivos, ou seja, à defesa. Ah e tal não se deve criticar o sítio onde jogamos, mas nas entrelinhas deixou implícita a sua surpresa pelo pouco público que comparece no seu estádio.

Sinceramente, isto para mim não é polémica nenhuma. O Adriaanse disse o que pensa, na minha opinião até nem disse nada de mal, mas os jornais têm que vender e mais de dez páginas a falar do Miccoli começa a ser escandaloso.

Estou mais preocupada é com o jogo contra o braga. Sim, porque o grande clássico do ano disputa-se já amanhã e andamos a perder tempo com isto. Vai ser, sem dúvida, um grande teste para a equipa azul e branca (que às vezes é amarela e preta,yeak). Até porque, quando o Jesualdo era treinador de uma certa equipa, cagava-se todo e só defendia, mas agora que está num grande do futebol português já é atrevidote.

16 setembro, 2005

Polémica

Que os media se matam para arranjar um problema no Porto, não é novidade. Que o país morre de preocupação com o estado de espírito do McCarthy e do Jorge Costa, também não.
Adriaanse aguentou, mas hoje saltou-lhe a tampa.

«Como podem dizer que tenho problemas com o McCarthy? Podem dizer que o McCarthy tem problemas com as regras, mas comigo não. Eu sou profissional, enquanto ele tem problemas em ser profissional». O técnico pretendeu assim arrumar uma questão que preocupa mais os adeptos doutros clubes do que propriamente os portistas.

Sempre pressionado pelas "perigosas" perguntas da comunicação social, Adriaanse fez questão de demonstrar a sua indignação para com este campeonato, em que o Petit é considerado um jogador "com classe".
«Já assisti a vários jogos e estou muito preocupado com o futebol em Portugal. Porquê? Vejo pessoas tristes nos estádios. Vejo, por exemplo, o Benfica na Liga dos Campeões, com muito pouco público no estádio».
Adriaanse ainda se referiu às regras dos cartões amarelos em Portugal, que favorecem os jogadores maldosos.

Disse alguma mentira? Não é verdade que nos custa, semana a semana, pagar balúrdios para ver equipas que passam 90 minutos a defender e a fazer anti-jogo? Não é verdade que equipas como o boavista de Pacheco nos fazem questionar a nossa paixão pelo futebol? Não é verdade que os jornais passam a semana a dizer que a luz vai encher e depois vamos a ver e estão 30 e tal mil pessoas num estádio com capacidade para 65 mil pessoas, num jogo a contar para a Liga dos Campeões? Não são esses que são 6 milhões e que têm a famosa "onda vermelha"?

Deixemo-nos de hipocrisias. Deixem de vangloriar o Jorge Costa e o McCarthy, que durante todos estes anos eram "duros", "maldosos", "caceteiros" e "indisciplinados", para agora serem grandes estrelas que Adriaanse não compreende. Deixem de se preocupar com o balneário do Porto, temos 9 pontos em 3 jogos. Por muito que vos custe.

G. Rangers 3 - FCPORTO 2

O futebol é capaz de nos motivar os mais diversos sentimentos. Na passada 3ª feira, saí do Ibrox Park com um enorme sentimento de injustiça.
Foram 90 minutos a atacar, a dominar o adversário, sempre na iminência de marcar golos. O azar e a "azelhice" de alguns encarregaram-se de dar ao Porto uma derrota muito pouco merecida.
Os Rangers chegaram 3 vezes à baliza do Baía e marcaram 3 vezes. São uma equipa medíocre, que baseia o seu futebol no pontapé para a frente e na dureza dos seus jogadores (veja-se o exemplo da lesão do Pedro Emanuel ou do 2º golo deles). Mas chegaram para levar de vencida uma equipa demasiado ingénua, pouco habituada a estes momentos e sobretudo à pressão do público, que foi uma coisa simplesmente avassaladora.

Já não tenho palavras para descrever a aflição que é um ataque da equipa adversária, graças à nossa defesa. Então com o Sonkaya e o Pepe (o goleador de serviço!) em campo, é demais para o coração de um adepto. Esperemos que em Dezembro isto se resolva. Se até lá isto não se desmoronar.

Mas a esperança mantém-se, porque não há dúvidas que temos qualidade para ficar, pelo menos, em 2º neste grupo.

Há ainda a salientar a lesão do Sokota que vai ter que parar uns largos meses. Ele até nem estava a jogar grande coisa, mas vê-lo a sair, chorando que nem um menino a quem roubaram o brinquedo preferido, levou os adeptos do Porto a prestar-lhe uma pouco merecida homenagem que se fez ouvir em Ibrox Park.

Enfim, foram 3 dias em viagens, muito dinheirinho gasto e a certeza que isto vale sempre a pena.

11 setembro, 2005

FCPorto 3 - rio ave 0

Enganem-se os que, ao ver o resultado, pensam que foi tarefa fácil. Foi um jogo bem sofridinho e só nos últimos minutos conseguimos vencer mais uma equipa que passa a semana a dizer que vai jogar taco-a-taco com o Porto e depois são 11 jogadores dentro da baliza (em 3 jornadas, já é a 3ª equipa assim...).

Bem, antes do jogo não se falava de outra coisa. "O Adriaanse expulsou o Benny do estágio!". Noutra altura, com outro treinador, se calhar até havia muita surpresa nesta exclamação. Mas não, todos compreendemos que havia coisa e ninguém ousou questionar o treinador.

Sokota em campo e 38 mil pessoas a pedirem em surdina para que ele se imponha. Razões? Óbvias. Primeiro porque o Benny já anda a meter nojo e o público do Dragão não é propriamente compreensivo com estas coisas. E segundo, claro, porque dá um certo gozo ir buscar os desperdícios de uma determinada equipa e fazer deles Decos e Maniches.

Só nos últimos minutos e só com os suplentes o Porto foi capaz de dar a volta ao adversário (e ao árbitro, claro). Quaresma, Alan e Hugo Almeida marcaram e mostraram aos 11 até agora titularíssimos que não podem adormecer.

3 jornadas, 9 pontos. Brilhante. Mas o que mais me impressiona nesta equipa é que, com apenas alguns meses, já se nota perfeitamente a "marca Adriaanse". E que marca... O holandês já me conquistou. Só para vocês verem, eu ontem cheguei a pensar: "se o Porto não ganhar hoje fico chateada, mas sou incapaz de o demonstrar porque gostei de os ver jogar".

naval 2 - FCPorto 3

Que saudades destes jogos fora de horas, num estádio terceiro mundista onde se paga um balúrdio para entrar.

Adriaanse é, realmente, um excelente treinador. E não digo isto pelo bom arranque do campeonato, digo-o porque ele até do César Peixoto conseguiu fazer uma estrela.
2 golos do agora lateral esquerdo e 1 do suplente de luxo Hugo Almeida (quem dera a alguns clubes terem este ponta de lança...) arrumaram uma equipa tipicamente "cajudesca": tudo a defender, à espera de um milagre.