29 novembro, 2005

O cancro do futebol

É verdade que há muito lixo no futebol moderno. Muitos jogos de interesses, muito dinheiro e pouca bola. Mas, para mim, o grande cancro do futebol são mesmo os empresários.

Estes senhores caem de páraquedas no futebol. Enganam os jogadores, influenciam-nos negativamente, levam os mais fracos a porem o dinheiro à frente do clube e dos adeptos e ainda se aproveitam do sucesso que estes têm. Envenenam os clubes, os dirigentes e os adeptos, atiram as garras para os meios de comunicação social e acham-se o topo do futebol.
Detesto esta gente.

Não nego que possam haver excepções. Empresários que são mais amigos que interesseiros, que apoiam os jogadores nos maus momentos e essas coisas. Mas a grande maioria veste a mesma camisola.

A polémica da actualidade continua a ser o caso Liedson.
O seu empresário, Gilmar Veloz, veio dizer a público que vem a Portugal conversar com os dirigentes do sporting porque Paulo Bento quebrou, alegadamente, um acordo de silêncio nos problemas internos do clube.
Ora, em primeiro lugar, o Paulo Bento não disse nada de mais. Todos adivinhamos o que é que acontece quando o Liedson não é convocado.
Depois, que eu saiba o próprio empresário fez o mesmo que Paulo Bento: dizer aos microfones que há problemas. Não está a quebrar o acordo?
Por último, acho incrível a prepotência destes senhores. O homem parecia que estava a ameaçar o sporting de morte, como se ele pudesse mandar a baixo o estádio de alvalade ou coisa do género (hum.. afinal até começo a achar-lhe piada).

Bem, falando a sério.
Eu estou-me a cagar para o Liedson, está mais que provado que com ou sem empresário ele não é do sporting desde pequenino. Mas é vergonhoso para todos deixarmo-nos assistir passivamente à caminhada vitoriosa desta gente. Eles querem, podem e vão mandando. Estas coisas não se podem continuar a passar.

Porque o futebol são os adeptos, uma bola e 11 jogadores. E para isso não é preciso empresário nenhum.

gil vicente 0 - FCPORTO 1

30 segundos bastaram para colocar o Porto em primeiro lugar. Não se faz, nem vi o golo...
Lucho marcou mais uma vez, depois de uma grande jogada de Quaresma.

O resto do jogo foi bastante interessante, com boas oportunidades de ambas as equipas. Mas a bola não voltou a entrar em nenhuma das balizas.

De assinalar o facto de ter ficado um penalti por marcar contra o Porto, por falta de César Peixoto sobre Carlitos ainda na primeira parte. Isto sim é um penalti... Enfim, não vou descer de nível.

Bem, gostava de destacar duas exibições. Pela positiva, a de Pepe. O rapaz surpreende-me de jogo para jogo. Está a jogar muito bem e quase (!) que já me sinto segura quando a bola está a menos de 5 metros dele. Pela negativa, a exibição de César Peixoto. Este até pode atacar mais ou menos bem e, afinal de contas, é noivo da Isabel Figueira. Mas não é preciso perceber muito de futebol para ver que basta aparecer um adversário mais perigoso (e atenção, eu estou a chamar perigoso ao Carlitos!) para se enterrar. Temos lá melhor, estamos à espera de quê?

Os adeptos portistas tiveram 5 estrelas. 90 minutos a levar os jogadores ao colo. Infelizmente, aqueles anormais que vestem a camisola que nós tanto amamos não o sabem reconhecer. Só Pedro Emanuel e Vítor Baía agradeceram no final. Mas deixem lá, nós sabemos com quem podemos contar.

E como, felizmente, os portistas não se dão a grandes euforias, a verdade é que o topo da classificação sabe a pouco. Porque não queremos ser campeões por demérito dos outros, queremos ganhar por sermos os melhores. E, para isso, ainda há muito a melhorar.

28 novembro, 2005

Ao rubro!

O campeonato está ao rubro!
A intensidade de todas as jornadas deve-se à grande proximidade entre os clubes. Desculpem-me cair no cliché, mas.. "já não há jogos fáceis".

Na frente, a vitória do nacional ao braga (1-0) deu aos madeirenses a liderança provisória. O Porto pode hoje chegar ao primeiro lugar se vencer o gil vicente em barcelos. Teste de fogo para a equipa de Adriaanse, que já nos habituou a falhar nestes momentos.
O sporting venceu o guimarães por 2-0, voltando a ganhar pontos ao rival da 2ª circular, que empatou a 0 com o belenenses. A situação do benfica complicou-se quase irreversivelmente. Está "só" a 8 pontos do líder, é certo, mas tem de ganhar pontos a 5(!) equipas.
O setúbal continua a apagar a crise com os resultados: venceu 1-0 ao rio ave e mantém-se colado ao sporting.
O boavista empatou na madeira com o marítimo (1-1), continuando com os mesmos pontos que o benfica.
O paços de ferreira venceu a naval por 3-1 e está cada vez mais perto da manutenção.
A académica venceu o estrela por 1-0 e complicou a situação da equipa da amadora.
O leiria empatou com o penafiel a 1 golo e continua muito atrás na classificação.

1. nacional 27 pontos
2. braga 26
3. FC PORTO 24 (menos 1 jogo)
4. sporting 23
5. setúbal 23
6. benfica 19
7. boavista 19
8. paços de ferreira 17
9. marítimo 15
10. rio ave 15
11. académica 14
12. leiria 12
13. naval 11
14. gil vicente 11 (menos 1 jogo)
15. belenenses 11
16. estrela da amadora 10
17. guimarães 10
18. penafiel 7

Se eu fosse uma adepta decente, diria que assim é que é bom e que espero que a competividade se mantenha. Ya, é tudo muito bonito, mas eu quero é o Porto bem lá na frente. Os outros que deêm emoção à coisa.

Liedson, o trabalhador

Paulo Bento não convocou Liedson para o encontro com o Vitória de Guimarães. As razões apontadas pelo técnico - disciplinares, pois claro - souberam a pouco.
O fantasma rebelde de Liedson volta assim a pairar sobre alvalade.

Por mim, o rapaz até pode ficar no Brasil, pode jogar sem vontade, pode arruinar aquele balneário... Tudo bem. O que me espanta é a passividade da lagartagem.
Oh pessoal, eu até compreendo que seja complicado questionar o nosso melhor jogador, mas não acham que há limites para tudo?
Por alguma razão eu este ano ainda não bati uma única palma ao McCarthy.
Vamos lá pôr essas cabecinhas a pensar!

Liedson oh oh
Liedson oh oh oh oh
Ele veio do supermercado
E é um bom empregado

P.S. Liedson: já agora, como quem não quer a coisa, não venhas ao Dragão, tá?

24 novembro, 2005

FCPORTO 1 - Adriaanse 4

O FCPorto foi goleado em casa pelo próprio treinador.
Mesmo antes do jogo começar, Adriaanse marcava o primeiro golo ao jogar de início com Jorginho e sem Hugo Almeida, sendo que o Lisandro ficava a ponta-de-lança no meio de duas torres e o Jorginho está em grande forma há meses. Boa mister!

Na primeira parte, o Porto até dominou (a tentar recuperar do golo sofrido demasiado cedo), mas ao intervalo Adriaanse rematou outra vez certeiro: tira Pedro Emanuel (o capitão, o eixo da defesa) e mete Hugo Almeida.
O FCPorto ficou um bocado desnorteado mas mesmo assim conseguiu reduzir: 1-2 por Lisandro aos 60 minutos.

Mas Adriaanse não se deixa intimidar facilmente! Logo a seguir, tira Diego e põe Bruno Alves para obrigar o Porto a atacar menos e atrapalhar-se mais. 1-3: Tiro certeiro do holandês.

Entretanto a outra equipa que pelos vistos também esteve em campo, uns tais de Rangers, marcaram um golito na única vez que foram à baliza.

Mas voltemos ao verdadeiro duelo. Adriaanse estava imparável. Bruno Alves a número 10(ou lá o que era aquilo) é uma arma poderosíssima para os minutos finais: 1-4. O Porto não pode fazer nada. Parabéns aos jogadores que ainda se esforçaram muito.

P.S. FCPORTO 1 - rangers 0 (a sorte não está mesmo do nosso lado... Mas pronto, eu até nem quero seguir em frente na Champions, com esta equipa ir parar à UEFA já é um sonho)

P.S.2 Muitos adeptos escoceses (e um bocado atiradiços!),é lindo ver até onde pode chegar o fanatismo.

21 novembro, 2005

Apelo

Os argentinos do FCPorto, estrelas do jogo contra a académica, apelaram aos adeptos do Porto para comparecerem em força na partida decisiva contra o glasgow rangers.

"É fundamental que o estádio esteja cheio para nos ajudar a ganhar este jogo. O Rangers vai ter bastantes adeptos no Porto, por isso é importante que os portistas se unam ainda mais neste momento. Os nossos adeptos estão contentes e sabem que preferimos jogar com o seu apoio e com um estádio cheio"

Os preços variam entre 10 e 25 euros para sócios e 40 e 50 euros para o público em geral.

Se conseguirmos metade da pressão a que eu assisti em glasgow, já não era nada mau.

20 novembro, 2005

TVI no seu melhor

"o árbitro a marcar uma grande penalidade duvidosa para o benfica"

"Bevacqua em posição claramente irregular"

É de mim ou foram duas situações escandalosas? Não... Uma é duvidosa, a outra é clara. Ai Catarina, tu e a tua mania de reparar nos adjectivos e/ou advérbios usados!

Adoro a TVI.

FCPORTO 5 - académica 1

Perfeito. Eu, que até confesso que gosto de criticar, não tive hipótese neste jogo. Já não via um jogo destes há muito tempo. E não o digo apenas pelo resultado (que a mim me parece esclarecedor, mas que ainda há quem ache que não...), mas sim pelo total. Tudo foi perfeito.

30 mil espectadores (a média do Dragão é realmente incrível...) assistiram a uma noite de espectáculo e golos que tiveram um grande toque argentino.
Lucho marcou logo aos 11 minutos, após cruzamento de Quaresma (este agora já parece um jogador e tudo). Lisandro fez o 2-0 aos 20 minutos, depois de mais uma jogada de Quaresma e passe de Bosingwa.
A académica só chegou uma vez à baliza do Porto na 1ª parte, graças a um falhanço de Pepe. Ainda assim, o central do Porto merece um aplauso particular, porque mesmo sabendo que os portistas não confiam nele, fez um belo jogo e tem sido o mais lutador do 11.
Aos 71 minutos, o árbitro assistente decide oferecer um bonito golo a César Peixoto, ainda que a bola não tenha entrado (é de mim ou a cena dos golos que estão ou não estão dentro tá a deixar malucos os árbitros?). Lisandro e Lucho bisaram aos 77m e 93m e a académica ainda marcou o golo de honra aos 94 minutos.

Desta vez, os rapazes até merecem uma análise específica:
Baía- Perfeito. Com uma segurança incrível agarrou todas as bolas que podiam causar perigo.
Pedro Emanuel e Pepe- uma dupla quase inacreditavelmente eficaz.
Bosingwa- o pior da equipa. Sem vontade, valeu-lhe o fraco lado esquerdo dos estudantes. Na primeira parte, pontapeou uma bola para a bancada sem razão, que lhe valeu muitos assobios dos adeptos portistas.
César Peixoto- muito bom e mais um golo para a conta.
Paulo Assunção- o melhor em campo, para mim. Impecável, não passa nada. Não é faltoso e tem-me deixado de boca aberta.
Ibson- o Ibson de sempre.
Lucho- parece mais enérgico e todos sabemos o que isso significa. Um luxo!
Quaresma- o menino mimado parece ter entrado na linha. Saiu com o estádio de pé.
Lisandro- é o Ninja e basta.
Hugo Almeida- sempre a lutar. Mas isso não chega Hugo...
Jorginho- entrou com mais vontade. Mas tem que fazer muito mais para voltar à titularidade.
Alan- sempre a correr, mas pouco mais.
Diego- a grande ovação da noite para o regresso do mágico. Fez logo 2 ou 3 passes à Diego.

O nosso amigo Nelo Vingada, depois de levar 5, ainda conseguiu queixar-se mais da arbitragem do que admitir que não tocou na bola.

Em termos de bancada, já referi a assistência e o problema com Bonsingwa, mas gostava ainda de salientar o esforço da Mancha para apoiar os seus jogadores.

P.S. real madrid 0 - Barcelona 3 :) Que baile dos catalães e, claro, do Ronaldinho. Até os adeptos do real o aplaudiram...

16 novembro, 2005

O espírito Sub-21

A selecção portuguesa de sub-21 apurou-se esta noite para o Europeu. Parabéns meninos. Mereceram e agora está na hora de mostrarem mesmo o que valem.

Tenho vindo a reparar que aquele grupo de adeptos mesmo fanáticos (no qual eu, naturalmente, me incluo) pouco ou nada vibram com a selecção A, mas têm um carinho especial pelos sub-21.
Nada que me surpreenda se reparar em determinados factores:
a) a maioria dos jogadores da selecção A vai lá para fazer publicidade a si próprio, para ganhar uns trocos com prémios e publicidade, para mudar para um clube melhor; nos sub-21, isso não é tão notório
b) a selecção A é um mundo de intrigas e interesses; nos sub-21, isso ainda está muito verde
c) os "grandes" andam de nariz empinado e parece que nos fazem um favor em jogar com a camisola de Portugal; os "pequeninos" correm a sério, lutam (às vezes, entusiasmam-se tanto que até limpam balneários...) e vão mostrando alguma raça
d) Portugal é um país de "esperanças".. Os jogadores quando são novos são todos excelentes, mas depois nunca dão em nada
e) a selecção A tem o scolari e o figo; os sub-21 não

Por isto e muito mais, é natural que Portugal seja um dos países que mais apoia as suas camadas jovens. Espero que assim continue, porque estes meninos bem o têm merecido. Boa sorte para o Europeu!

15 novembro, 2005

O Bicho

Jorge Costa ainda não jogou este ano pelo FCPorto. Sem se saber muito bem porquê (e em Portugal é assim que funciona, seja no futebol ou noutra coisa qualquer... Não se sabe muito bem, mas também ninguém se chateia a pensar um bocado sobre as coisas, a criticar, a tentar saber a verdade... Enfim), Co Adriaanse arrumou-o da equipa.

Sendo que até o Pepe é opção primeiro, entendo perfeitamente a atitude de Jorge Costa: "Em Dezembro vou deixar o F.C. Porto" (13 de Novembro).
Está no seu direito. Provavelmente sente-se bem fisicamente, quer jogar porque é disso que vive e gosta de o fazer, talvez se sinta injustiçado (e quem não sentiria ao ser tratado assim pelo clube do coração... E lembrem-se que já com o Octávio, o Porto não foi muito correcto com o Bicho)...

O próximo destino de Jorge Costa é, provavelmente, o Standard de Liège. Segundo o maisfutebol, a proposta é de um ano e meio, mas ainda é possível haver mais interessados.

Detesto estas cenas. Um homem que sempre deu tudo pelo Porto, que até pode já nem ser um central de outro mundo, mas que se entrega sempre ao máximo e isso faz muitas vezes a diferença (e também, verdade seja dita, aquilo anda tão mal de centrais que venha o diabo e escolha), enfim. Vocês imaginam o que o Bicho significa para um portista.
Mas, inexplicavelmente, é afastado por um treinador que não é ninguém, que ainda não nos deu alegria nenhuma e vai sair pela porta pequena certamente. Mas ninguém se escandaliza, tá tudo a deixar o homem trabalhar e pronto. Não interessa nada que se deite fora assim uma bandeira do clube. Só queremos é publicidade nas camisolas e a televisão a pagar as transmissões. O resto são banalidades de adeptos fanáticos...

14 novembro, 2005

Deixem jogar o Ricardo !

Está em exibição o filme "Não façam mal ao Ricardinho", parte M.

Depois de exibido no Dragão, na luz, em alvalade, em coimbra e em todo o lado onde o Ricardinho enterre(ou seja, em todo o lado)... Aqui está ele para todos nós!
Como actores principais temos, sem surpresa nenhuma: o senhor-que-saca-30-mil-por-mês-dos-nossos-impostos e o senhor-que-saca-muito-mais.

Deixo-vos algumas falas para começarem a entrar na Ricardomania :
"Preocupa-me, sim, a campanha que estão a fazer contra o Ricardo" by o senhor-que-saca-30-mil-por-mês-dos-nossos-impostos
"O Ricardo deve ser apoiado e merece ser acarinhado" by o senhor-que-saca-muito-mais

O filme promete. Divulgo-vos, em primeira mão, os melhores momentos: o nosso Ricardinho a ligar para uma televisão a chorar porque são todos muito mauzinhos para o menino e os jornalistas a darem-lhe um super-hiper-mega chupa-chupa com chiclet por dentro; uma reportagem com a festa dos adeptos portistas e lampiões no regresso do Ricardinho à titularidade; uma entrevista exclusiva com o presidente do sindicato da gripe das aves, que contesta o monopólio frangueiro do nosso Ricardinho... e muito mais!

Brevemente, num estádio perto de si!

P.S. Não liguem à minha demência.. O jornalismo deixa-me assim. Mas viva o Ricardo na mesma!

Por favor, ajudem o Orelhas!

Estou muito preocupada com o estado de saúde do Orelhas. O homem não está bem. Eu nem durmo só de pensar nisto.

"Aqui, quando falamos de outras instituições da grandeza do sport lisboa e benfica, queria dizer a todos que a primeira palavra após sermos campeões nacionais foi dar os parabéns a todos os nossos adversários, porque só graças a eles e competindo com eles é que pudemos ser campeões". Alto! Há mais instituições??? A instituição não é só uma?? Pára tudo. Ainda por cima são da grandeza da única, da verdadeira, da incomparável instituição? E depois de serem campeões ainda lhes foram dar os parabéns? Tá mal! Queremos conferências de imprensa ao nível do champagne! O Orelhas já não é o que era :(

"benfica é o 3º maior clube do mundo" by Orelhas. Opa,está mal! Então estão-me a dizer que o benfica não é o maior? Quem são os dois clubes que ousam tirar esse estatuto ao glorioso, à instituição, ao clube do Eusébio, do Xanana e do Veiga (autch, esta parte do Veiga era escusada...)? Estou preocupada, porque no meu tempo não era nada disto. O benfica era o maior e ponto final. Comprimidos para o Orelhas, já!

"A minha direcção tudo tem feito para que, de uma vez por todas, a dimensão internacional do clube não seja uma palavra vã, mas sim uma realidade objectiva" by Orelhas. Oh meu caro amigo, tu estás a dizer-me que cresci a ouvir que "Lá fora só conhecem o benfica!" e era tudo uma grande tanga? A minha infância acaba de ser desmistificada. Internem o homem na cama ao lado do Dias da Cunha.

"Só com uma dimensão alargada de sócios poderemos ser efectivamente grandes, tanto em Portugal como na Europa. Oferecemos uma proposta de valores: um cartão que, para além de simbolizar o orgulho de ser sócio, tem um conjunto enorme de vantagens" by Orelhas. Alto, o homem afinal está vivo. Não há nada como o kit para manter acesa a chama do Orelhas. Já vou dormir melhor.


P.S. A parte em que eu digo que "o benfica é o maior" deve ser devidamente esclarecida, não vão vocês pensar que eu estou em fase terminal.
Em primeiro lugar, o benfica é uma merda e pronto (ufa, recuperei a minha credibilidade).
Depois, só uso aqui o adjectivo "maior", porque em Portugal o benfica é efectivamente o "maior", no sentido em que é o clube português com mais simpatizantes. Isso é inegável.

12 novembro, 2005

Vítor Baía 99

Acabei de ler o livro daquele que é, para mim, o melhor guarda-redes do mundo. E não pensem que digo isto para acabar com a já pouca credibilidade deste blog como um blog isento e imparcial; é mesmo o que eu penso. Podem argumentar que este ou aquele até parecem ser melhores. Mas nenhum tem a carreira deste, nenhum passou pelas mesmas dificuldades - superando-as de uma maneira irrepreensível - e, sobretudo, nenhum é do FCPorto. E, como tal, para mim não há (nem teria lógica se houvesse) melhor.

Para os adeptos dos outros clubes até aceito que seja difícil de compreenderem isto. É normal, vocês não têm um Vítor Baía com as vossas cores. Mas acreditem (e aqui penso que falo por todos os portistas com o mínimo de consciência e amor ao clube) que o Baía é o expoente máximo do que um adepto pode exigir de um jogador do seu clube.

Um lutador incansável e raçudo, que mesmo sem se mexer sabemos que está a "suar a camisola"; um homem humilde, que ainda é capaz de achar que tem provas a dar e que não se esquece de quem gosta verdadeiramente dele; um vencedor, porque ganhou tudo o que há para ganhar; um exemplo de maturidade e sobriedade, que aguenta a mágoa de não ter estado presente no Europeu de 2004 pela estupidez de um palhaço sem ter que ligar para a Sport tv a chorar; um grande capitão, que soube, nos momentos certos, reconhecer que deve muito ao FCPorto (tal como o FCPorto lhe deve muito a ele); muito mais haveria a dizer sobre Vítor Baía, mas é impossível descrever um Homem como este e um JOGADOR de outro mundo.

O livro conta os primeiros passos no futebol, as aventuras com o amigo Domingos Paciência (que saudades do magrinho que fazia a grande dupla com o Kostadinov...), as dificuldades em explicar ao pai que tinha nascido para ser guarda-redes, que amava o FCPorto...
Os primeiros troféus nas camadas jovens, a tromboflebite que colocou em risco a sua própria vida, a ajuda do presidente e do grande Mlynarczyck nos primeiros passos nos seniores... O sabor amargo da derrota no campeonato, a compensação do quase recorde de minutos sem sofrer um golo, o crescer com a mística de jogadores como João Pinto...
Os campeonatos com Carlos Alberto Silva e Sir Bobby Robson, a ida para Barcelona, as parecenças da cidade com o Porto, o ser recebido como uma estrela de cinema, os troféus... As invejas que lhe destruíram a imagem mas não a garra, um Van Gaal arrogante e prepotente a quem eu própria agradeço (sem ele, o Vítor podia nunca ter voltado ao Porto)...
A alegria do regresso ao Porto, as lesões que atiçaram os críticos, os críticos que o atiçaram a ele...
O desentendimento algo inexplicável com Mourinho, a mágoa de não poder vestir a camisola da Selecção...
Sevilha... Gelsenkirchen... Não há palavras...
O susto e a alegria da Intercontinental num ano muito complicado...

Ele esteve em tudo isto. Com uma postura inigualável, com aquela segurança que só nós compreendemos, com um amor enorme pela camisola que enverga.
E a nós, portistas, a sua carreira enche-nos de orgulho. Tal como ele agradece o nosso carinho, nós agradecemos a sua entrega, o seu brilho, a sua lealdade com o azul e branco.

Para mim, que só com dificuldade me lembro dos bravos que jogaram em Viena, o Vítor é, a par com o Jorge Costa, o FCPorto. É o tal espírito, a mística e a tal garra tão nortenha, tão tripeira, tão portista... E é mesmo o melhor guarda-redes do mundo!

Que o 99 esteja na nossa baliza durante muito mais tempo.

09 novembro, 2005

Nos últimos dias, aconselho-vos a ler/ver:

- a entrevista do Lucho ao Jogo (não estou a conseguir fazer links não sei porquê, http://www.ojogo.pt/21-260/artigo509472.htm)

- as notícias relacionadas com o lançamento do livro do Baía, já que o país que está em êxtase porque ele lá diz que já foi lampião (o meu pai também dizia que era lampião até aos 6 anos porque o pai o obrigava. E dizer é bem diferente de sentir...) (http://www.ojogo.pt/21-260/Artigo509470.htm http://www.ojogo.pt/21-261/Artigo509641.htm)

- mais uma palhaçadazita do McCarthy (http://www.ojogo.pt/21-261/artigo509651.htm)

- a capa da Bola de ontem, que é das melhores que já vi na vida: Um Paulo Bento enorme a dizer "Conto com Deivid" (começas bem Paulo) e o Simão a mostrar ao mundo que tem umas chuteiras novas (reparem na relevância jornalística deste facto) Brilhante.

- a capa da Bola de hoje, que mantém a mesma linha da anterior: a temível dupla Pinilla e Deivid e o Orelhas, confrontado com o facto de ter prometido sair se o benfica não chegasse aos 300 mil sócios até Outubro (estão em 155 mil, boa Orelhas! Se não fosse a tua mulher a vender kits...), diz "Se saísse os sócios levariam a mal" LOL Já tinha saudades dum presidente do benfica que falte às promessas e depois venha apelar ao coraçãozinho do adepto. É bonito de se ver.

08 novembro, 2005

"O trabalho de Co Adriaanse não está em causa"

Quando um presidente precisa de vir para os jornais dizer que confia no treinador, que ele vai cumprir o contrato, que bem vistas as coisas a situação não é assim tão má blá blá blá, é mau sinal. Quando isso acontece no Porto, é gravíssimo.

E já não é a primeira vez que Pinto da Costa sai em defesa de Adriaanse. O presidente do FCPorto argumenta que a equipa tem mais pontos este ano do que na época passada tinha quando tinha defrontado os mesmos adversários. E isto é importantíssimo se tivermos em conta que o ano passado tivemos resultados brilhantes.

"Tenho razões para estar optimista, já que estamos em segundo lugar à décima jornada" - gostaria de lembrar ao nosso querido presidente que isto não é bom, não é isto que nós queremos, mas pronto. Se continuarmos numa de comparações com o ano passado, é brilhante.

"Ele já percebeu que não pode falar abertamente, porque alguma Comunicação Social faz especulações. Por isso, está a falar menos. Mas também não o contratei para ser assessor de Imprensa" LOL

Em relação ao caso de Jorge Costa: "Estou aqui como presidente do FC Porto. Se estivesse como adepto podia responder de outra maneira..." - pelos vistos, até o Pinto não percebe muito bem as pancas do treinador...

Em relação à última convocatória de Scolari: "Esta convocatória está coerente com o que disse, isto é, não vão à Selecção os que jogam e estão em grande forma nos clubes." - ohh mentira! O Postiga está imparável na equipa B!

07 novembro, 2005

paços de ferreira 0 - FCPORTO 1

Com um frio de rachar no Norte, segui viagem para Paços de Ferreira a ouvir o relato do mágico Rio Ave. O resultado era agradável e deu-me confiança para o jogo na Mata Real. Estava mesmo convencida que íamos ganhar, e isto NUNCA me acontece.
Na Mata (não podiam dar melhor nome àquilo...), o frio era ainda mais intenso e só mesmo o fim do benfica-rio ave aqueceu as almas azuis e brancas.

Antes do jogo, não posso deixar de referir a actuação da GNR de Paços de Ferreira que me surpreende de ano para ano.
Aparecem lá às dezenas, qual clássico de risco qual quê, montados em cavalos e com aqueles uniformes que fazem dos soldados uns meninos. Chegada à revista, fui apalpada (sim, apalpada) durante uns minutos e tive que deixar cá fora a minha arma de arremesso: um baton do cieiro. Ainda tentei explicar à mulher que aquele mesmo baton já entrou em vários estádios da Europa, mas esqueci-me que Paços é um mundo à parte. Falha minha, pois claro.

Lá dentro, nas melhores cadeiras do país (tom muito, muito irónico), o aquecimento trouxe algumas surpresas: Jorginho saiu finalmente da equipa, Ibson e Lisandro regressaram. César Peixoto reconquistou o lugar, Pepe mantém-se no 11 titular (até dói escrever isto), Paulo Assunção parece ter lugar cativo, assim como Quaresma e Hugo Almeida. O Baía de sempre, Pedro Emanuel, Bosingwa e Lucho completaram a equipa que alinhou de início.

O jogo não foi nada de especial. O Porto marcou logo aos 11 minutos, num remate eficaz de Quaresma, que depois se entusiasmou e decidiu passar o jogo a rematar de tudo quanto era sítio, sem resultado nenhum claro.
Aos 24, César Peixoto comete uma grande penalidade por mão na bola, mas o árbitro não assinala.
Hugo Almeida, que mostrou mais uma vez ser um óptimo central(!), marcou um golo limpo aos 55 minutos, mas o árbitro assistente decidiu anulá-lo para compensar a falha da 1ª parte.
De resto, o Paços não chegou à baliza do Porto, Vítor Baía não fez uma defesa e o Porto controlou o jogo q.b.

Dos jogadores do Porto destaco a exibição do Pepe, para o bem e para o mal. A verdade é que não consigo ver muita qualidade no Pepe. O rapaz é esforçado, tem vontade, luta e até vai fazendo algumas coisas bem. Mas como vai a todas cheio de garra, comete erros que não lembram ao diabo. Enfim, não há muito melhor no plantel...
O pior da noite foi mesmo Bosingwa. Arrastou-se o jogo todo, impressionante. Até na cara dele se via que preferia mil vezes estar no Via Rápida que ali. Meu caro, eu sei que a alternativa a ti é o Sonkaya e isso dá segurança a qualquer um. Mas estás no Porto e esse ócio não é aceitável em nenhum caso, quanto mais no de um jogador que ainda tem muito a provar, como tu.

Impressionante a lata de José Mota, que apesar de não ter feito um remate à baliza acha que o árbitro foi determinante no resultado do jogo. Brilhante.

Ainda a salientar a presença de muito público. Para um domingo a uma hora absurda e com bilhetes a 20 euros, muito bom.

04 novembro, 2005

Já está nervoso...

Co Adriaanse está praticamente de relações cortadas com a imprensa portuguesa.

Em causa está a interpretação de uma frase sua feita alegadamente mal pelos jornalistas na conferência de imprensa depois do jogo em Milão.
O treinador do Porto afirma que disse que Raúl Meireles "slipped on the line" (escorregou na linha), enquanto os jornalistas ouviram "sleeping on the line" (estava a dormir na linha). No site maisfutebol.iol.pt, encontram um link (http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=605616&div_id=1304) para ouvir as declarações. Eu não as consigo ouvir no meu computador, fica ao critério de cada um.

Sinceramente, pouco me importa se o homem disse slipped ou sleeping. A verdade é que o Raúl Meireles estava mesmo a dormir, não acho que seria grave ele dizer isso. Tal como não é grave os jornalistas aproveitarem-se disso para tentar criar problemas ou, mais concretamente, para vender.

Agora, Adriaanse apresenta-se com um tradutor ao lado nas conferências de imprensa e dá respostas quase monossilábicas aos jornalistas. Isto é que está mal. Primeiro, porque nós temos o direito de ser bem informados. Depois, porque já estou farta desta atitude arrogante do nosso treinador. É que o único arrogante que tivemos por estas bandas até agora ao menos ia ganhando os jogos, por isso nós até lhe achávamos piada. Mas este, que se tem enterrado a sério, já começa a irritar.

Mas o que me preocupa mais é que esta atitude de Adriaanse, seja a incoerência dentro do campo ou a arrogância fora dele, pode ser sinal de que os lenços brancos o afectaram mesmo. Ou seja, é bem possível que o nosso treinador esteja neste momento a pensar: "peguem lá uma equipa que não ataca tanto como eu quero, peguem lá os maus resultados, estou-me bem a cagar para isto, vou mostrar-vos como tinha razão". Isto sim, é mesmo preocupante.

Sr. Adriaanse: acalme-se. Os maus resultados põem em causa o seu emprego, eu sei, mas lembre-se que há bem pior. A nós, adeptos, esses mesmos resultados até a nossa saúde põem em causa. Por isso, tenha lá calma e desça do Olimpo. Venha para o lado dos reles adeptos e veja este Porto com olhos de quem ama, de quem sofre e rejubila mesmo com isto.
Esta equipa está um caos. Já não há um fio de jogo, não há segurança, confiança ou vontade. Acabou a questão do "bora atacar, que se lixe a defesa", agora já nem se ataca. Os problemas disciplinares com os jogadores seguem-se uns atrás dos outros, não pode ser assim. E, mesmo que seja porque há muito jogador do Porto que tem a mania que é estrela, cá fora não se pode saber das coisas com tanta facilidade. Nunca se viu isto no Porto. Nós somos o clube sem problemas cá fora, aparentemente inabalável, percebe?
O Raúl Meireles estava a dormir, sim. Foi um palhaço, sim. Mas cale-se. Diga-lhe isso ao ouvido no balneário, não faça disso capa de jornal para depois vir negar o que disse.
Você tem mérito? Algum, porque conseguiu deixar a sua marca no Porto. É bom treinador? Era melhor se ganhasse mais jogos. Nunca se esqueça que nunca ganhou nada e que o Porto já ganhou tudo. Não é o clube que tem que se adaptar a si, é você que tem que aprender a estar neste clube. E olhe que isto não é para qualquer um.

Está farto de aturar este país que gosta de futebol defensivo? Então vá embora que eu prefiro defender e ser campeã!

Censura / Medo ?

O presidente da Câmara do Porto decidiu lançar um conjunto de regras que irão "controlar" a relação entre a autarquia e os media.
A análise à atitude deste Rio que a cidade decidiu não parar, deixo-a para os entendidos na matéria.

A questão agora é: as restrições serão mínimas na prática e decorrem apenas do facto de ele viver num medo constante ou estamos mesmo a entrar numa de censura para evitar todo e qualquer tipo de críticas?

Eu sei que isto não tem nada a ver com futebol, mas a vergonha que representa a minha autarquia neste momento interessa-me, e muito.

03 novembro, 2005

inter 2 - FCPORTO 1

Mais uma derrota. Isto agora nem dá para aquecer. Num estádio praticamente vazio, aqueles que andam a estragar o futebol deviam ter estado bem atentos, para evitarem que um dia isto seja mesmo assim. Enfim, vamos ao que interessa.

O Porto entrou em campo com a mesma equipa que defrontou o Setúbal (e que nos deu um resultado muito bom, diga-se de passagem). Mesmo assim, logo aos 16 minutos Hugo Almeida marcou um golaço que deixou toda a gente de boca aberta (e eu que passei os últimos dias a dizer que era uma palhaçada ser ele a marcar os livres... Boa Catarina, percebes imenso de futebol!).
Tudo muito bem até aqui, o Inter até nem estava a jogar nada. "Tudo controlado", pensei eu. Ingénua...

Qual não foi a minha surpresa quando o senhor treinador do Porto decide praticar uma táctica até agora nunca antes praticada por ele próprio: tudo à defesa, mesmo tipo equipa que está a tentar não descer e vai ao Dragão, à espera que os deuses lhes reservem muita sorte para os minutos que faltam.

Mas os deuses estavam a dormir e teve que ser o nosso Baía a adiar de forma brilhante (claro que o Baía não chega aos calcanhares do Ricardo ou do Quim, e agora já nem aos joelhos do já muito elogiado Nereu - por acaso gosto deste puto, já deu grandes provas) uma derrota que era já inevitável. Júlio Cruz marcou os dois golos do Inter (volta Adriano, estás perdoado! Ou não...), o primeiro deles após um penalti cometido estupidamente pelo Pedro Emanuel.

Meu caro Adriaanse, o Porto não é o AZ Alkmaar, não é uma equipazita que quer crescer um bocadinho esporadicamente. Não, isso não é aqui.
Já está na altura de deixares de ser teimoso, porque isso no futebol é normalmente sinónimo de burro. Abre os olhinhos se queres continuar a ter emprego.

Acho que os jogos do Porto deviam passar a ser todos à porta fechada e sem transmissão televisiva. É chocante ver no que o meu clube se tornou em tão pouco tempo.