31 dezembro, 2005

Bom 2006 !

Que o próximo ano nos traga um Porto campeão. O resto são pormenores insignificantes.
Bom ano pra todos!

P.S. A galp está a pedir para à meia noite comermos todos uma passa em nome da Selecção. Se eu pedir que o Figo se lesione para sempre também entra na categoria?

28 dezembro, 2005

José Mourinho

Já lhe chamam o melhor treinador do mundo, o melhor treinador português de todos os tempos e há mesmo quem acredite que Mourinho tem uma poção mágica qualquer que o torna invencível. Deixo-vos aqui a minha opinião.

O Mourinho é sem dúvida um grande treinador, um grande líder que sabe como motivar os jogadores e sobretudo trabalha muito, no sentido em que estuda intensivamente qualquer adversário e depois prepara a sua equipa ao pormenor. E contra factos não há argumentos: as equipas dele ganham (aqui excluo o benfica, porque aquela não era uma equipa dele). Mas há erros imperdoáveis nele.

Na sua primeira época no Porto (que, relembro, foram alguns meses com um enorme peso negativo deixado pelo Octávio), Mourinho passou despercebido aos mais desatentos. O Porto não praticava um futebol atraente, o Porto levou 3 no restelo e só graças ao mágico marítimo é que nos apurámos para a UEFA. Eu vi logo que ali havia mais do que aquilo. O Porto jogava bem.

Mas as minhas esperanças foram ao ar com as contratações do Mourinho para a sua segunda época. Derlei??? Paulo Ferreira?? Nuno Valente?? MANICHE??? Mas o homem é maluco ou quê? Fiquei de rastos. As primeiras jornadas acabaram logo com as minhas dúvidas e eu engoli mesmo muitos sapos.
O Porto de 2002/2003 foi muito provavelmente o melhor Porto de sempre. Não encontro defeito a apontar àquela equipa.

Em 2003/2004, apesar das grandes vitórias alcançadas, não gostei tanto. O Porto praticava um futebol menos atraente, o Mourinho cada vez era mais arrogante e comecei a ver que muitos jogadores estavam ali por eles e não pelo Porto. Mas porra, longe de mim criticá-los... Fui campeã da Europa :)

A saída de Mourinho tinha tanto de inevitável como de problemática. Ele não festejou a Champions porque estava com medo de uma certa pessoa e porque liga muito à família (ui...). Opa, na altura caguei para o assunto. Por mim, até os jogadores podiam ter estado todos quietos que eu festejava exactamente da mesma forma. Agora olho para trás e rogo-lhe uma praga (que, saliente-se, já é uma praga familiar): o Mourinho nunca mais vai ser Campeão da Europa. Não festejou ali, não festeja mais.
Pronto, ok, há grandes probabilidades de ele repetir a dose mas às vezes dá-me para estas coisas.
Foi uma saída por uma porta muito pequena.

Agora, no Chelseavich, Mourinho tornou-se no treinador do futebol moderno. Rouba jogadores aos outros clubes (e digo roubar de propósito porque com aquele orçamento ninguém compete), vive à custa da imagem (não estão fartos de anúncios publicitários com ele??) e pôs a equipa a jogar seguro, mas feio. Continua a ser inegável que ele é fantástico, que faz um jogo de mente poderosíssimo e que ele efectivamente ganha.
Mas o ano passado apareceu-lhe à frente outro treinador do futebol seguro mais feio e ele arrumou da Liga dos Campeões. Teve azar? Teve. Mas quantas vezes não teve ele sorte? Mesmo no Porto, até me fazia impressão às vezes. Pronto, ok, não fazia porque era fixe e nós ganhávamos mas fica bem dizer estas coisas.

Não adivinho o futuro, mas é óbvio que se torna fácil adivinhar muitas vitórias para Mourinho. Pelo menos até aparecerem outros como ele, que estão à frente no seu tempo.
Mas se eu tivesse oportunidade de falar com o Mourinho pedia-lhe duas coisas: em primeiro, que voltasse a ser atrevido como em 2002/2003 e em segundo, que "jogasse" com um orçamento decente.
E a seguir dizia-lhe que amo o Ronaldinho por ter dito que gosta é de futebol e que por isso nunca vai para o Chelsea e... mandava-o à merda.

23 dezembro, 2005

guimarães 0 - FCPORTO 2

Adoro ir a guimarães. Já há alguns anos que é sempre o jogo mais emocionante do ano, porque ir à luz e a alvalade já não é a mesma coisa.
É certo que a rivalidade entre os clubes nem se compara, mas não há lugar que mexa mais connosco fora das 4 linhas.
A razão é simples: em guimarães, os adeptos são do guimarães e mais nada. Não há cá simpatias nem preferências pelos grandes. É tudo do guimarães e ponto final. Além disso, devem dar comprimidos àquela gente porque eles vivem o futebol com uma agressividade como não há igual em Portugal. É lindo.

A história de ontem começa antes do jogo. A chegada tardia das claques baralhou a polícia, que então decidiu arranjar uma estratégia de entrada tão boa que houve quem entrasse à meia hora de jogo. Além disto, ainda tive o prazer de ouvir saídas tão boas como "ou páram de empurrar, ou estamos fechados". Qual loja comercial, qual quê. Nós pagamos bilhete mas não interessa. Merda de país este.

O jogo propriamente dito resumiu-se a mais um lance genial de Quaresma (até eu lhe tiro o chapéu), a 200 oportunidades de golo do Porto, a um golo do Jorginho (depois de um falhanço no mínimo hilariante), a 1 penalti por marcar para cada lado (dizem os jornais, eu não vi) e a um Saganowsky a jogar sozinho.
Fora do relvado, foram 90 minutos de apoio aos respectivos clubes e de muitas picardias. Os ânimos estavam mesmo à flor da pele... Mais uma vez, parabéns aos adeptos do guimarães.
Os insane gays mostraram duas frases que eu tenho que deixar aqui: "$D? Não falta o 'A' no meio?" :) e "Isto tem de A.C.A.B.AR"
Do lado dos white angels: "macaco líder da macacada"
Não sabia que em guimarães já se tinha piada.

Cá vamos nós para férias com 4 pontos de avanço e com um futebol cada vez mais seguro. Mas nada de euforias, isso é para outros.

Bom Natal para todos!

20 dezembro, 2005

Portugal

Portugal é um país estranho. As pessoas vivem na miséria e no desemprego e votam em pessoas de direita, os políticos não fazem nada e são reeleitos, o telejornal da TVI é o mais visto, os Big Brothers e Quintas das Celebridades (que ninguém conhece) substituem o teatro, a ópera e a dança e os DZRT são um fenómeno musical.

Além disso, todos sabemos que o futebol é cada vez mais um mundo repleto de corrupção, de publicidade e de dinheiro (muito dinheiro). No entanto, somos todos malucos pela bola.
E mesmo aqueles que não acham piada nenhuma ao futebol (os pseudo intelectuais que apreciam um bom livro ao som de Mozart, mas que a seguir ligam a televisão para ver a 1ª Companhia) e acham que nós, adeptos, não passamos da classe baixa da sociedade (alto, aqui a excepção é o nosso querido clube de elite: o sportem) que não tem mais nada que fazer do que trabalhar, trabalhar, trabalhar e ver futebol... transcendem-se quando se diz uma palavra: Selecção.
Ui, aí é a loucura. Somos todos portugueses! Toca a puxar pelo nosso Figo (que fala espanhol), pelo nosso Deco (que tem um pequeno problema de sotaque), pelo nosso Ricardinho (aí acho bem, por acaso) e por todos aqueles que vestem aquela camisola em nome do dinheiro, ups, da Nação. Viva Portugal!
Aí os adeptos já não são arruaceiros, são portugueses. Aí já não é feio uma mulher ir à bola, são portuguesas. Este país é mesmo estranho.

A febre à volta da Selecção mete-me nojo. Primeiro porque acho ridículo aquelas pessoas considerarem-se adeptos. Porra, adepto que é adepto vê os jogos da Selecção a torcer para que o melhor jogador do clube rival se lesione. Depois porque se acham mesmo fiéis, porque foram para o Parque das Nações ver TODOS os jogos da Selecção no Europeu. Porra, adepto que é adepto acha que um estádio com cadeiras já é comodismo a mais. E, principalmente, odeio aquela conversa dos jogadores do "tenho muito orgulho em jogar por Portugal". E os portugueses comem mesmo isto! Porra, se eles tivessem orgulho não perdiam tempo a discutir prémios de jogo, não voltavam à Selecção para garantir o contracto com o Inter, não faziam anúncios publicitários à pala da tal camisola que nos enche de orgulho.

E acima de tudo isto (que eu continuo a achar muito estranho) está a estranha forma dos portugueses tratarem os seus seleccionadores. Há os bons e os maus. O Oliveira, por exemplo, foi mau porque não conseguiu que aqueles gajos armados em "geração de ouro" (sim, essa que não ganhou nada) jogassem à bola quando eles queriam era copos. Tá mal.
Já o Scolari é o bom. O salvador da Pátria que nos levou a uma final do Euro(Relembro aos mais desatentos que esse Euro se disputou cá, que na final o estádio torcia quase todo por Portugal, que o adversário era... a Grécia...). O homem que incentiva a bela da bandeira na varanda, que nos faz gritar bem alto que somos portugueses.
Bem, também é o homem que ganha mais do que 30 mil contos por mês, o único seleccionador do mundo que não vai aos estádios ver jogadores, o adivinho que mesmo sem conhecer os jogadores é capaz de os afastar ou de os chamar pela primeira vez. Mas isso não interessa pois não? Quem é que quer saber disto se ele até é bom treinador?
Quer dizer, espero que ninguém se lembre que no jogo inaugural do Euro ele jogou com a equipa "dele" e foi humilhado. E que no segundo lá pôs a equipa que o País exigia (um bocadinho "carregada" de jogadores campeões europeus) e foi ganhando. E que na final jogou contra uma equipa que já todos sabíamos como jogava mas que mesmo assim caiu nos mesmos erros. Opa, isto não interessa.
O que interessa é que o Ricardo é titular, é que o brasileiro nos continua a comer a todos e o Madail continua a comandar aquela máfia toda.
E viva Portugal!

17 dezembro, 2005

FCPORTO 3 - penafiel 1

O FCPorto sofreu o golo mais rápido do campeonato naquela que foi uma das poucas vezes que o Penafiel ultrapassou o meio campo.
Mas agora parece moda começar a perder e depois garantir uma vitória segura.
Até aos 40 minutos, o Porto criou diversas oportunidades para marcar e só o azar adiou o inevitável. Pena que alguns adeptos só tenham percebido isso no final do jogo, porque aqui assobiaram mas no final já diziam que eles são os melhores do mundo.
Lucho marcou por duas vezes ainda antes do intervalo, sendo que uma foi de penalti (bem marcado, saliente-se).
Na segunda parte, os dragões controlaram o jogo. Aos 54 minutos, o Lisandro de sempre sentenciou a partida.

Não querendo destacar nenhum jogador (já que a equipa parece finalmente funcionar como um todo), tenho que falar da nossa fantástica e incansável dupla argentina e, claro, do Quaresma.
Quem me conhece sabe que eu odeio o tipo de jogador à Quaresma, que finta, finta, finta, chega à linha e vem para trás porque ainda quer fintar mais. Mas tenho que reconhecer que Adriaanse deve ter uma fórmula mágica qualquer muito eficiente pois fez do menino arrogante um belo jogador de equipa.

Ainda a salientar a frase dos Super Dragões, numa clara contestação ao afastamento do nosso capitão:
"Capitão perdoa-lhes... Não SADem o que fazem"

O primeiro continua a ser nosso. E quinta-feira lá estaremos.

16 dezembro, 2005

Comunicado do FCPORTO

"A piada do Luisinho

O ridículo tem destas coisas. Quando julgamos que não pode surpreender-nos, tal o cúmulo que atinge em episódios recorrentes, eis que surge nova tirada para provar que, afinal, é sempre possível soltar mais gargalhadas. Desde já, obrigado! Rir é bom para desanuviar.

Desta vez fala-se de «fraude» e defende-se que «os jogos ganham-se dentro das quatro linhas». Dá para rir. Nem La Palisse teria dito melhor na defesa cínica do futebol. Já agora, a bola é obrigatoriamente redonda e têm de ser 11 jogadores para cada lado? «E a relva é verde!», acrescentará o falso moralista.

É interessante como a ausência de um atleta num jogo de campeonato pode originar tanta piada. É curioso detectar a gritaria ofendida de quem é tolhido pela falta de memória. Se agora inventa esta pérola de humor, que peça maquinaria se, por exemplo, recordasse a época passada e desse de caras com um exemplo refinadíssimo de absurdo?

Será que toda a gente se esqueceu que um clube dito grande tinha como dirigente alguém com influência num concorrente? Alguém que pode ter escolhido directores, treinadores e atletas e que definiu projectos? Riam! Esta também é uma bela anedota, um hino ao humor negro que, pasme-se, até motivou uma estranha mudança de estádio. Ainda hoje, alguns meses mais tarde, se fica com a barriga a doer de tanto rir. Não é que uma equipa de bem perto de Lisboa decidiu receber um vizinho no Algarve, num palco muito melhor que o seu e, por conseguinte, em desvantagem? Não configurará esta situação uma das tais «fraudes», uma criação que pode ter valido um título? O humor é criativo...

E fê-lo para beneficiar quem? O turismo da região mais a sul de Portugal e os turistas nórdicos? Não é plausível. Como também não é admissível que o humorista ficasse calado caso o tal atleta que o inspirou jogasse e marcasse um golo na própria baliza. Aí, seguramente, a piada seria outra. Mas na mesma ridícula."

Já sei que vão todos cair em cima disto, mas só tenho uma coisa a dizer: que atire a primeira pedra quem não tem telhados de vidro.

14 dezembro, 2005

Exemplo

Dwain Chambers, campeão europeu dos 100 metros em 2002, vai ser eventualmente desclassificado devido a uma confissão do próprio, na qual revelou ter-se dopado nessa altura.
O vice-campeão da altura, o tipicamente tuga(!) Francis Obikwelu, poderá então subir na classificação, pois o ouro ser-lhe-á atribuído automaticamente. Em Portugal, já se vivia em êxtase com esta possibilidade...

...Mas Obikwelu já veio dizer isto a público:
"Não quero o ouro, porque a medalha que ganhei a correr foi a de prata"

Estrelinhas do futebol: aprendam.
Portugueses: aprendam.

Transferências

Sectores mais fragilizados do FCPorto:
em relação ao número de jogadores que pode jogar nessa posição - ponta-de-lança
em relação à qualidade (ou à falta dela) dos jogadores desse sector - defesa

Saídas em dezembro:
Hélder Postiga - ponta-de-lança
Jorge Costa - defesa central

Possíveis entradas:
Anderson - médio
Pedro Mendes - médio

Sou só eu que acho que há qualquer coisa que não bate certo?

Toca a processar

“Processo de Disciplinar n.º 07-05/06 à União Desportiva de Leiria, Futebol, SAD e à Futebol Clube do Porto, Futebol, SAD, com origem em condutas eventualmente violadoras dos Regulamentos da Liga, nomeadamente do disposto no art.º 32.º-A do Regulamento de Competições, conexas com a não utilização do jogador Maciel Lima Barbosa da Cunha, no jogo n.º 01.125 "União Desportiva de Leiria, Futebol, SAD - Futebol Clube do Porto, Futebol, SAD", realizado em 16.12.2005, jogador aquele que se mostra cedido temporariamente, na época desportiva 2005/2006, à União Desportiva de Leiria, Futebol, SAD pela Futebol Clube do Porto, Futebol, SAD”.

Estes senhores são mesmo rápidos. Coitados, devem passar a vida a trabalhar.

12 dezembro, 2005

Apanha-bolas

Em Portugal, ninguém discute a função dos apanha-bolas porque é um dado adquirido. Mas não será importante reflectirmos sobre isto?

Ontem estive a ver o paços de ferreira-braga e eu própria (que era do paços desde pequenina) estava indignada. Nos últimos 10 minutos de jogo, os apanha-bolas estavam comodamente sentados e cada vez que a bola saía os jogadores tinham que esperar cerca de um minuto para recomeçar o jogo.

É óbvio que não foi uma opção dos miúdos (e já agora, porque é que os apanha-bolas são putos das escolas da equipa da casa? Não vos parece tendencioso?). Alguém "de cima" lhes deu essa ordem para perder tempo. É ridículo, mesquinho e nojento que isto se passe no futebol português.

E não é caso único. Quem é que não se lembra desta velha táctica do boavista do pacheco? Quem é que já não esperou minutos pelas bolas quando a equipa da casa está a ganhar?

E fazer alguma coisa, não?

À CD da liga:

é difícil analisarem a atitude do Nuno Gomes em braga?

Por mim estão à vontade para demorar o tempo que quiserem para adiarem o castigo, mas não me parece que o pessoal se esqueça.
Se precisarem de ajuda para tão árdua tarefa, estou disponível.

leiria 1 - FCPORTO 3

O primeiro lugar continua no Dragão, após mais uma vitória fora de portas.
Desta vez, o Porto até começou a perder (segundo a TVI, porque o leiria começou melhor, mas eu não devo ter visto o mesmo jogo porque pareceu-me ser o primeiro remate deles que nem sequer nasceu de uma jogada de jeito) mas conseguiu virar o resultado, coisa que já não acontecia há muito tempo.

Em poucos minutos, marcámos dois golos. 1 na própria de Laranjeira e o segundo por Lisandro. Segundo a crónica da Bola do dia seguinte, realizada por um jornalista isento e imparcial como eu, foi um minuto de sorte e até quase que apostava que o leiria queria era que o Porto ganhasse para garantir o primeiro lugar. Viva o jornalismo sério.

Os adeptos do Porto deram mais uma vez uma lição de fidelidade, mas o único a reconhecê-la foi mais uma vez Vítor Baía. Já não tenho palavras para descrever a estupidez daqueles jogadores.

O sporting perdeu em casa contra o estrela. O árbitro bem tentou que assim não fosse, mas o Liedson resolve.
O nacional e o benfica ganharam, o braga perdeu mais uma vez e o setúbal só joga hoje.
O primeiro lugar continua a ser nosso. Por muito que custe ao pessoal isento e imparcial.

07 dezembro, 2005

artmedia 0 - FCPORTO 0

Apanhei neve, chuva, frio, gelo... E o Porto fora da Liga dos Campeões.
Uma viagem inesquecível e um jogo de merda.
Inadmissível a atitude da UEFA: o jogo tinha que ser adiado, não estavam reunidas as condições mínimas. Aliás, não havia condições nenhumas.
No final, o Baía e o Ricardo Costa agradeceram. De resto, zero. Milhares de quilómetros, centenas de euros, a nossa saúde a voar e aqueles milionários da merda nem uma palma nos batem. Filhos da puta!

Enfim, o Porto mereceu ficar em último no grupo. Não fiquei muito triste, confesso. É melhor para nós ficarmos só com o campeonato. Estava mais do que visto que este ano a Europa não é para nós.
Caros portistas: eu sei que não estamos habituados, mas não é nenhuma tragédia. Vamos acreditar que está ali uma equipa em construção (cof cof...) e que para o ano voltamos a ter um 11 capaz de fazer frente a equipas potentíssimas como o artmedia de bratislava e o rangers.

P.S. o benfica acaba de ganhar ao manchester. Obviamente não vou dar os parabéns a ninguém, mas mereceram mil vezes mais do que nós. Agora não me venham é gozar porque primeiro que o benfica tenha moral para gozar o PORTO quando se trata da Liga dos Campeões, ainda falta muitooooooo. Distraim-se lá com isso, nós vamos para a taça amizade com os otários do manchester.

05 dezembro, 2005

FCPORTO 1 - lucílio baptista 1

O Porto perdeu mais 2 pontos no Estádio do Dragão. Desta vez nem vou cair em cima dos jogadores (apesar dos enterranços do Pepe), nem vou acusar o treinador (apesar da insistência absurda no Jorginho e das substituições tardias). Tudo se esclareceu na 6ª feira de manhã: Olegário "lesionado" e quem é o NOMEADO?? Lucílio Baptista, pois claro. Nada melhor para arbitrar um jogo do sporting.
É praticamente impossível ganhar um jogo ondem entram em campo 11 jogadores do sportem e o Lucílio.

O Porto mereceu ganhar (aliás, foi a única equipa que jogou para isso) mas o árbitro não deixou. Se bem que o homem nem está em grande forma. Para quem conseguiu a proeza de não assinalar 3 penaltis a favor do Porto num só jogo (alvalade 2002/2003), isto não é nada.

Eu sei que pareço aqueles que quando perdem culpam sempre a arbitragem (vem-me à memória uma personagem com umas orelhas muito giras), mas basta verem as crónicas dos pontos perdidos para verem que eu não sou bem assim. Mas enfim, quando efectivamente perdemos pontos por causa do árbitro e quando se trata do sr. Lucílio, não há volta a dar: menos dois pontos para o Porto à pala da arbitragem.

Em relação ao jogo propriamente dito só tenho duas coisas a dizer:
- o Figo em Camp Nou foi uma brincadeira de miúdos se comparado à recepção do Ricardinho no Dragão. Eu até acho mal insultar-se este grande amigo, mas ele mete tanto nojo que é impossível controlarmo-nos. Foi brilhante.
- as claques do sportem, na primeira parte, arrasaram. Uma grande lição para ALGUNS...

Fim da jornada: 1º lugar. Cheira-me que este ano vai ser sofrer até ao fim. Vamos lá ver como isto corre. Eu até fazia uma aposta, mas com Lucílios e Comp. LDA nunca se sabe.

P.S. Ouvi dizer que apareci na televisão a insultar o Jorginho. Parece impossível...