31 janeiro, 2006

Media VS Claques

Como já pude reparar, o acto de meia dúzia de indivíduos (que eu saiba até agora por identificar) já deu para despoletar o ódio nacional pelas claques.
Os media, adoptando a táctica a que já nos habituaram há muito tempo, aproveitam logo este tipo de acontecimentos polémicos quando envolvem, alegadamente, membros de uma claque para vender.

Ora, em primeiro lugar, pergunto: onde estavam os media nas agressões recentes à claque do boavista no seu próprio estádio? Onde andam os media quando nós, adeptos e membros de claques em particular, somos vítimas de abuso de direitos fundamentais todas as semanas? Ondem param os media quando se fazem coreografias, quando se apoia e não há problema nenhum? Enfim, não vale a pena bater no ceguinho.

Em segundo lugar, gostava de esclarecer meia dúzia de coisas:
1. Mesmo que os indivíduos que atacaram Adriaanse sejam mesmo dos Super (que, relembro, é apenas uma hipótese), são 6 ou 7 pessoas que agem consoante a sua consciência. Não houve naquele acto qualquer movimento colectivo planeado com antecedência.
2. Já se diz que os Super nem sequer cantaram no jogo, sinal de que já vinha aí asneira. Mentira, mentira, mentira. Informem-se das coisas antes de dizerem disparates.
3. Fala-se em very-lights por todo o lado. Porra, que eu saiba para se ser jornalista não basta saber escrever - é fundamental estar-se bem informado. Se eu não sei o que é uma tocha, procuro saber o que é, certo? Deixem de dizer asneiras.
4. Fala-se também da urgência de "mostrar quem manda" no futebol. Pede-se que os clubes se "separem" das claques. Ora bem, por mim podem afastar-se que eu até acho muito bem. Quanto mais longe de SAD's e dirigentes melhor. Mas não me venham com argumentos estúpidos. Quem manda nos clubes são os adeptos. Infelizmente há quem precise de destruir um carro para mostrar o que pensa. Eu, por exemplo, 2ª lá estarei para insultar o Adriaanse se ele voltar a inventar.
5. Já percebi também que a projecção deste acontecimento não é um interesse meramente económico. Há quem já ande para aí com teorias de que o Porto está em crise, que os adeptos não se identificam com a equipa e o Pinto já não tem mão em nada. Meus caros, por muito que vos custe e por muito que o holandês invente, nós vamos em primeiro. Se isto é crise, então os outros estão como?
6. Podem andar aí semanas a dizer que as claques são o mal do futebol. Lamento, mas a única coisa que vão conseguir é influenciar as pessoas que não percebem nada disto. Quanto muito conseguem que a polícia nos "aperte" mais nos próximos jogos. Obrigadinha.

Já sei que não vale mesmo a pena ficar furiosa com as parvoíces que se dizem e pensam nestas alturas. Já sei que não sou eu que vou mudar a opinião pública em relação às claques. Mas pronto, para todos os que não percebem o que é uma claque:

imaginem um jogo numa segunda à noite, num estádio no fim do mundo, com bilhetes a 15 euros, a chover a potes...e SEM CLAQUES. Tentem visualizar as bancadas... Estão VAZIAS não estão?

Para os fanáticos da Selecção:

"Portugal não é mais forte que Angola nem que qualquer outra equipa do grupo..." by Scolari

Se eu me preocupasse com a Selecção até me revoltava por rebaixarem tanto a minha equipa. Mas assim tenho que admitir que pela primeira vez achei piada ao brazuca.

Mourinho condecorado

O treinador português recebeu as insígnias de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique atribuídas pelo Presidente Jorge Sampaio por serviços prestados ao país.
Muito bonito sim senhor. Curioso só ser agora, já que Mourinho ganhou mais no nosso próprio país do que em Inglaterra.
Ah, mas não nos podemos esquecer: as condecorações são para os vice-campeões europeus com seleccionadores estrangeiros. Campeões europeus, inter-continentais e vencedores da Taça Uefa que se lixem.

30 janeiro, 2006

Comentários

Desculpem insistir no dérbi, mas há coisas que é impossível eu deixar passar.
Ontem reparei nas declarações dos guarda-redes Moretto e Ricardo e fiquei em choque com a parvoíce que anda por aí.

"Fui chamado a intervir as vezes suficientes para sair daqui frustrado por não termos ganho por seis ou sete. Massacrámos totalmente e se eles ganhassem seria uma tremenda injustiça. Só têm de dar graças a Deus por não terem saído daqui com uma goleada..." by Ricardo
Para quem é lampião desde pequenino, andas a disfarçar mesmo bem... Cheira-me a frustração por o benfica não ter ficado com ele, mas é só a minha opinião claro.

"O doberman também foi alvo de muitas injustiças na vida e por isso decidi prestar-lhe uma homenagem" by Ricardo
Tenho que admitir que o novo corte lhe fica a matar. A princípio pareciam-me umas luvas, aquelas que ele tira para defender um penalti em dez. Mas gosto muito mais desta versão.

"O sporting foi feliz nas oportunidades de golo. Nós também as criámos, mas não concretizámos". by Moretto
Epa, dizem que o guarda-redes tem uma visão privilegiada do jogo mas neste caso parece-me que alguém está a precisar de uma consulta no oftalmologista.

É nestas pequenas coisas, como o saber perder mas também saber ganhar, como a dignidade e a postura, que se vêem os grandes jogadores. E estes não os são.

À pedrada

Foi assim que Adriaanse foi "recebido" ontem à noite, à chegada ao centro de treinos Olival/Crestuma.
Depois de mais dois pontos perdidos muito à custa das suas estranhas opções, o técnico viu o seu próprio carro ser atingido por pedras e tochas (na rádio disseram very-lights, mas suponho que tenham sido tochas. O facto de não lhe chamarem bombas já é muito bom...).
O FCPorto já reagiu através de um comunicado. O clube diz já ter disponibilizado informações às autoridades sobre as pessoas envolvidas neste acto.
Os media já atacaram as presas mais fáceis e andam à procura de responsáveis no seio das claques portistas. Até agora, ninguém reivindicou o "ataque".

Ora bem, que o homem tem feito muita asneira porque é um teimoso burro, é verdade e revolta-nos. Mas não me parece mesmo nada que a solução seja destruir-lhe o carro uma vez por semana. Até porque com aquele feitio cheira-me que para a semana temos o Jorginho e o Hugo Almeida a titulares.
Vamos lá a ter calma porque estas cenas não têm piada nenhuma e bem ao clube não fazem de certeza.
Esperam-se agora as cenas do próximo episódio.

rio ave 0 - FCPORTO 0

O Porto perdeu uma grande oportunidade de consolidar a liderança, frente a mais uma equipa do "campeonato dos autocarros" (prometo um post sobre isto para breve).
Apesar do domínio evidente, a equipa voltou a não jogar bem e a não concretizar as oportunidades de golo.
Curiosamente, quando Adriaanse inventa (meu caro: um central, 2 laterais, 3 médios de características defensivas???), a coisa corre naturalmente para o torto.
A destacar positivamente mais uma boa exibição de Pepe e a segurança de Helton. Pela negativa, Quaresma (que parece esquecido do que é jogar em equipa), Diego (tantos passes falhados...) e Hugo Almeida (a cepa torta do plantel).

Domingo à noite, temperatura quase a zero, 15 euros para ver um espectáculo daqueles num estádio em que houve uma cheia por causa dos autoclismos... É o nosso querido futebol.

Apesar de tudo, ganhámos um ponto ao benfica, mas relembro que vem aí o braga, o belenenses, o marítimo, o próprio benfica e o nacional... Não é por nada, mas parece-me que convém recomeçarmos a jogar bem. E, sinceramente, não me parece difícil. Basta não inventar.

28 janeiro, 2006

Guarda-redes

Pedro Gomes, comentador da TSF e da Sic Notícias:

"Moretto é o melhor-guarda redes a actuar em Portugal"

Não sabia que o desespero dos lagartos (agora que já perceberam o que vale o Ricardo) era tão grande.

Meu caro senhor: há quanto tempo vê o Moretto a jogar regularmente? Há meio ano. Quantos títulos é que ele tem? Zero. Experiência? A de uns meses num clube como o setúbal mais dois jogos "pequenos" pelo benfica. Um clássico. Internacionalmente ainda nem foi sequer posto à prova.
O rapaz até pode ser bom, mas vamos dar tempo ao tempo porque para se ser o melhor não basta meio ano em boa forma. Tenha lá calma, não é preciso chegar a este ponto para não ter que admitir que cá em Portugal só há um grande nome nas balizas: Vítor Baía. O tal que é o jogador com mais títulos. Coisa pouca, por sinal.

1-3

O sporting venceu o dérbi mouro. 1-3 foi o resultado final. Pareceu-me justo.
Simão ainda pôs o benfica em vantagem através de uma grande penalidade bem assinalada pelo árbitro assistente.
Ao intervalo, o 0-1 não reflectia o que se tinha passado em campo.
Na segunda parte, o sportem continuou a jogar bem e deu a volta ao resultado: 1-1 por Sá Pinto (também de penalti, também bem assinalado pelo árbitro auxiliar), 1-2 e 1-3 por Liedson.
O brasileiro foi o homem do jogo e contribuiu para a aproximação entre os clubes que estão na frente.
Arbitragem 5 estrelas.

Quanto a claques, vi a coreografia dos diabos, nada demais mas com bom efeito. Em termos vocais, não digo nada porque a televisão pode enganar muito. Durante a semana de certeza que se vai falar muito sobre isto, vou andar atenta.

É impressionante a flexibilidade de um adepto de futebol. Hoje, como toda a gente sabe, o melhor resultado para o Porto era a vitória do sportem. Pois aqui em casa torceu-se por quem mais convinha como se de um jogo nosso se tratasse. E, fora algumas recaídas (tipo rirmo-nos com uma má saída do Ricardinho ou de um falhanço do Polga), até nos portámos bem. O Liedson, por exemplo, passou de "o filho da p*** do Liedson" para "o nosso Liedson". É o degredo, eu sei, e felizmente a esta hora ele já voltou a ser "o filho da p*** do Liedson", mas aqui levam-se a sério os resultados mais convenientes.
E não pensem que é por ser o benfica. Se fosse ao contrário, quase que me estou a ver a delirar com um golo de ressalto do Nuno Gomes. Pois é, nós fomos a família portista que mais festejou no golo do Sabry em alvalade há uns anitos.
Acho piada a estes momentos em que se esquecem ódios por causa de 2 ou 3 pontos que ainda nem sequer são decisivos. O futebol é assim e é assim que gostamos dele.

P.S. A crónica deste jogo foi uma excepção, mas não podia deixar de falar do maior dérbi do país tendo tantos leitores mouros :)

27 janeiro, 2006

Notícias

Para o jogo em Vila do Conde, o FCPorto não pode contar com Ricardo Costa e Lucho González, ambos lesionados.
Entretanto, o certificado internacional de Anderson já deu entrada na Federação e o brasileiro já pode ser opção para este jogo.
Curiosa a decisão do Conselho de Disciplina da FPF em adiar a decisão sobre o pedido de revisão do castigo imposto a Adriaanse. Ora, como ele este fim-de-semana acaba de cumprir o castigo, não há revisão nenhuma. Muito eficaz não haja dúvida.

Por outros lados, o árbitro nomeado para o dérbi mouro foi Pedro Henriques, o melhor árbitro português na minha opinião. Curioso que nunca seja nomeado para jogos importantes do Porto. Ah, esqueçam, para isso está lá o Lucílio.

A semana tem sido bem divertida à pala da 2ª circular. Hoje, Koeman veio criticar mais uma vez o campeonato português: "fala-se demasiado nos árbitros". É verdade sim senhor. Mas continuei a ler as suas declarações e, curiosamente, falou-se disto: "Não me importa quem apita amanhã, porque penso que gosta de fazer bem o seu trabalho. Por algum motivo escolheu ser árbitro. Para apitar, para ser uma pessoa honrada. Claro que existe pressão, mas mais da parte do sporting que do benfica. O sporting fala toda a semana do árbitro. Era melhor que pensassem na partida e em como ganhá-la."
E disto: "vi o jogo do sporting contra o marítimo, através de vídeo, e não entendo como um presidente pode dizer, após esta partida, que o árbitro não pode apitar mais jogos do sporting. Para mim, o árbitro ajuizou mais a favor do Sporting que do marítimo. Entendo o jogo, porque tem sempre algo por trás. Vamos ver os jornais de domingo se o benfica ganhar. Os culpados foram os árbitros ou os auxiliares."
E ainda tivemos direito a uma lição de... "Cada juiz deve entrar em campo não para ser o protagonista, mas para dirigir bem a partida. Mas há coisas que são muito complicadas. Os auxiliares têm de ajudar muito mais os árbitros porque eles decidem coisas através do que eles lhes dizem. É um trabalho conjunto. Um apita e decide, mas os outros três (auxiliares e quarto árbitro) têm de ajudar." ... arbitragem, pois claro. Tá boa oh Koeman, estiveste bem.

Já Paulo Bento foi mais directo mas não menos brilhante: "Não trocava a vitória na luz pelo Euromilhões". Parece que já estou a ver aqueles milhões todos a saírem-lhe e ele a dar tudo ao pessoal. É bem Paulinho, é bem!

26 janeiro, 2006

Mais castigos

O benfica enviou esta sexta-feira um ofício à UEFA a dar conhecimento do gesto de Cristiano Ronaldo, no encontro com o Manchster United, na última quarta-feira.

O clube da luz justificou o procedimento com o objectivo da «defesa dos sócios».

Este passo vai obrigar a UEFA analisar as imagens do jogo, uma vez que nem o árbitro, nem o delegado viram algo suspeito no momento em que Cristiano Ronaldo foi substituído.

09/12/2005 maisfutebol

A UEFA acusou Cristiano Ronaldo de conduta incorrecta pelo gesto na Luz durante o benfica-Manchester United da última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

O jogador português levantou o dedo do meio na direcção dos adeptos, numa atitude que a UEFA considerou ser passível de acção disciplinar.

Cristiano Ronaldo será ouvido a 2 de Fevereiro no âmbito do processo que decorre então na UEFA.

26/01/2006 maisfutebol

Ai Cristiano, tiveste azar.. Se jogasses em Portugal podias meter para a veia com o país a ver que não te acontecia nada.

24 janeiro, 2006

benfica - sporting

Esta semana os olhos estão todos postos no dérbi da 2ª circular.
Com que 11 vão entrar as equipas em campo? Quem é o favorito? Qual o melhor treinador? Quais os jogadores que vão fazer a diferença? Prognósticos?
Ora bem, estas tretas sinceramente aborrecem-me um bocado. O jogo, por si só, não precisa de apresentações, de estatísticas ou da opinião das mil e uma personagens que os jornais vão rebuscar nestas alturas para virem dar a sua opinião isenta e imparcial.
Mas é óbvio que este é um jogo especial e que interessa a todos os adeptos de futebol.

A mim, como adepta, interessa-me porque é o maior dérbi do país e é sem dúvida um confronto emocional ao nível de muitos dos clássicos estrangeiros.
Como portista, interessa-me porque pelo menos um dos clubes vai perder pontos, porque pode ser que alguém se lesione, porque a emoção pode dar lugar a expulsões e depois não jogam na próxima jornada e porque normalmente acaba sempre por haver umas chapadas. Ah, e depois pode sempre haver um frango do Ricardinho ou um penalti falhado pelo Simãozinho. Também podemos assistir a uma grande roubalheira do árbitro e eu gosto de ver os ânimos exaltados em relação a isso quando não é comigo. Depois há ainda a hipótese de ver o Vieira e o Veiga a dar espectáculo nas conferências de imprensa ou os dirigentes do sporting com aquele discurso do coitadinho. É giro, pronto.

Além destes factos, um benfica-sporting é sempre interessante em termos de bancada. Veremos como se vão portar as claques dos dois lados.

Um dia, um entendido em matéria de dérbis mouros disse-me que ganhava sempre o clube que estava pior na altura. Ora, na minha opinião isenta e imparcial, o sportem parece-me estar bem pior... :)

Presidenciais

Cavaco Silva foi eleito Presidente da República com 50,59% dos votos. Foi a menor percentagem conseguida por um Presidente eleito, mas mesmo assim chegou para anular a hipótese de uma segunda volta.

Dizem que cada um tem aquilo que merece e, com Sócrates a governar com maioria absoluta e Cavaco a Presidente, acho que está tudo dito sobre este país.

Já estou a imaginar aquela cara feia no Jamor, yeak.

FCPORTO 1 - naval 0

O Porto venceu no passado Sábado a naval pela margem mínima.
Num jogo em que Co Adriaanse decidiu inventar mais uma vez, foi um auto-golo que nos deu os 3 pontos (o choradinho que fiz a semana passada parece estar a resultar).
Do jogo não há muito a dizer. O Porto não jogou bem, mas ainda assim criou oportunidades suficientes para justificar e garantir a vitória.

Em destaque esteve a entrada de Helton para o 11 titular. Agora já está o país todo preocupado com a situação do Baía. Agora ele já é muito bom, só que está a ser injustiçado e quem sabe não será o próximo a ser corrido!
Mas escusam de se preocupar, porque aposto que nem o próprio está preocupado, tal como eu não acho que seja motivo de polémica. O Helton também é um excelente guarda-redes, é verdade, mas o Baía é o Baía e os adeptos do Porto sabem o que ele vale e, enquanto assim for, não vejo aqui problema nenhum.
Isto numa jornada em que o Ricardo defendeu um penalti (muito bem marcado diga-se de passagem...) já dá para aquelas personagens de sempre passarem a semana a dizer que o Scolari é que tem razão. Ai, enfim, que país este.

O Colectivo mostrou uma frase que dizia o seguinte: "15 dias de suspensão para Adriaanse? Devem andar a meter para a veia". Penso que é clara a alusão ao caso Nuno Gomes. Boa tacada.

Nada a dizer da arbitragem. Curioso em mais uma jornada em que por outros lados haveria muito a dizer, só que não me apetece.

Para a semana vamos a Vila do Conde e em jornada de dérbi mouro há que aproveitar.
Isto, claro, se o sr. Adriaanse não se lembrar de inventar mais.

19 janeiro, 2006

Ricardinho

Estava com saudades de falar do melhor guarda-redes do mundo a jogar com os pés. Ainda bem que o rapaz deu uma entrevista para eu vos deixar aqui os melhores momentos:

"é claro que sinto o vazio dos títulos" - eu até dizia como é que ele podia preencher esse vazio, mas não digo

"nos meus sonhos, já tinha ganho três Campeonatos, três Taças de Portugal e uma Taça UEFA" - não o acordem por favor!

"Confiança? Isso tem a ver com várias vertentes, mas, sinceramente, já não vou comentar essas coisas, pois eu já nem consigo chorar, só rir" - esta tocou-me mesmo no coração... O rapaz andava aí a chorar pelos cantos e ninguém o ajudou... O que vale é que ele deu a volta por cima e agora ri-se. É ele e eu, quando o vejo a jogar

Castigos

Co Adriaanse foi suspenso 15 dias pela nossa tão querida CD da Liga porque, alegadamente, saiu da zona técnica no jogo contra a naval e abordou o árbitro (o Paixão, pois claro) após uma falta duríssima sobre Cech. Na altura nada se passou, nem sequer há imagens mas agora pimba, 15 dias para casa. O Porto está a pensar no recurso mas será muito difícil avançar, tanto porque não há imagens como porque o castigo é este e não vai ser mudado.

Já Álvaro Magalhães também vai passar os próximos 15 dias fora do banco porque no mesmo jogo protestou contra um dos assistentes. Na altura foi advertido e agora pimba. O treinador já se queixou e pergunta: "se eu tivesse sido expulso, era irradiado?"

Em primeiro lugar, não percebo porque é que se o árbitro interviu nos dois lances não expulsou nem um nem outro.
Depois, se isto é motivo para 15 dias começo a perceber porque é que nos últimos tempos até parecia que o Jaime Pacheco nunca estava no banco.
Finalmente, a CD anda muito paradinha, será que vai acordar nas próximas jornadas? Vêm aí os clássicos...

Ah, o Nuno Gomes foi multado em 450 euros pelo gesto do braga-benfica. O jogador vai apresentar recurso. Penso que já disse tudo sobre este assunto e sobretudo sobre a qualidade da Comissão Disciplinar.

FCPORTO 4 - dínamo de moscovo 1

Pode ter sido a feijões, mas foi dos melhores jogos que vi esta época. A principal razão foi porque não jogamos contra uma equipa que só queria defender e isso é tão raro no futebol português que tem que se aproveitar estes momentos.
Raúl Meireles e Adriano marcaram dois golos cada um.
Os destaques da noite foram, obviamente, Adriano (porque tocou duas vezes na bola e fez dois golos e porque, pelos vistos, já pode jogar no sábado) e Hélder Barbosa (um jovem que tem sido chamado várias vezes e que fez uma exibição digna de convocatória para um jogo a sério).
Os adeptos ainda esperavam a estreia de Anderson, mas o brasileiro continua sem calçar. Resta saber se é por motivos administrativos ou se é mesmo porque Adriaanse já está a tentar domar outra fera.
Lucho lesionou-se e está em dúvida para o próximo jogo. É preciso ter azar...

Neste jogo revivi sensações do passado, porque escolhi vê-lo na bancada central, bem no centro da ala dura portista.
Deixo-vos alguma das pérolas que ouvi:
- (Um velhote daqueles míticos com cara muito séria) "Isto hoje está tão vazio, tão vazio, que parece o estádio da luz numa grande noite" (P.S. estavam mais de 15 mil pessoas lol)
- (Um velhote no final da 1ª parte, altura em que cada uma das equipas faz um lance de ataque seguidos) "É melhor ele pôr o Jorginho porque isto tá a ficar muito rápido" (e tinha razão...)
- (Um velhote daqueles que passa o jogo a insultar os jogadores da própria equipa e o árbitro) "Este Bruno Alves, desde que foi contra os cornos do Nuno Gomes sem querer, nunca mais foi o mesmo" (esta é a minha preferida, reparem na descrição factual e isenta da situação.. lol)
- (No golo do dínamo, duas loiraças de aspecto duvidoso levantam-se e começam aos gritos feitas malucas. Um homem com cara muito séria vira-se para trás...) "Como é que se diz puta em russo?" (Como ninguém lhe respondeu teve que chamá-las mesmo em português)

17 janeiro, 2006

Reforços(?)

Época de transferências, saldo até agora: Anderson e Adriano entram, ninguém saiu.
Do primeiro espera-se muito. Vem do Brasil rotulado como o novo Ronaldinho (tal como mil jogadores que quando saem de lá são Ronaldos, Kakas e Fabulosos e depois não dão em nada) tem pinta de estrelinha e diz-se que era pretendido por outros grandes clubes. Resta-nos ver como se adapta.
O segundo todos conhecemos. É um bom ponta-de-lança, mas tenho as minhas dúvidas que seja a resposta para todas as nossas preces.
Continuo à espera de um defesa direito.
Mas ao menos numa coisa a SAD do Porto não tem errado: não andam com a febre dos reforços, se é que me entendem.

Amanhã há jogo particular no Dragão: FCPORTO - dínamo de portugal. A entrada é gratuita para todos os sócios com as quotas em dia.
Estou curiosa para ver a recepção que certas pessoas vão fazer ao Derlei e ao Costinha.

P.S. Afinal os SD não vão comparecer no jogo. Um protesto contra a "gestão desportiva e comissionista adoptada". Sem comentários

16 janeiro, 2006

Sorteio da Taça

benfica - nacional
sporting - paredes
estrela - boavista
lixa - setúbal
marítimo - vila meã
guimarães - oliveirense
aves - académica
Isento: FCPORTO

Tanto chorei a falta de sorte que aí está: menos uma seca de jogo.

estrela 2 - FCPORTO 1

A primeira derrota fora do Porto aconteceu ontem à noite na Reboleira, contra uma equipa fraca mas que sabe aproveitar o que tem. É pena que hoje em dia não seja preciso andar atento aos adversários para se ser treinador de um clube que pode ganhar todos os jogos e que por isso se cometam erros infantis como aqueles a que assisti ontem.
Há algum adepto em Portugal que não previa que o estrela jogasse assim? Todos atrás da linha da bola, à espera do erro do adversário para lançar contra-ataques perigosíssimos graças à rapidez e técnica de dois jogadores: Semedo e Manu. Havia dúvidas em relação a isto? Para Adriaanse, pelos vistos sim.
O Porto entrou em campo com uma equipa prontinha a cair na ratoeira do estrela e, graças também a muito azar, isso aconteceu.

Os primeiros 45 minutos foram um filme de terror que mete Hitchcock num bolso. Não me lembro de uma boa jogada do Porto. Só me lembro de ver os outros a correr que nem malucos por ali fora e a aparecerem sempre sozinhos.
Aos 18 minutos, Maurício mete a bola lá dentro graças a um lance que prova que ontem estava escrito que o Porto não ganhava.
Aos 34, Coutinho marca o segundo num lance que tem tanto de culpa do Baía como, mais uma vez, de azar.
Não quero, com isto, arranjar o mítico argumento do azar para justificar a derrota. O Porto esteve mesmo muito mal na primeira parte e o resultado, embora fruto de dois lances ridículos, não fugia muito à justiça.
O estrela ainda voltou a marcar (e eu cheguei a pensar no suicídio) mas o lance foi bem anulado.

Para a segunda parte, Adriaanse tirou Quaresma (o único irrequieto da 1ª parte), Jorginho (ESTE GAJO NÃO PASSA UMA VEZ POR UM ADVERSÁRIO, UMA!) e Pedro Emanuel e colocou em campo Alan, Ivanildo e Hugo Almeida. Ah, não se espantem, é verdade: ele começou o jogo com o Lisandro novamente a ponta-de-lança (só eu é que vejo que o melhor lugar para ele não é esse?) e o Jorginho (ESTE GAJO NÃO SE DESMARCA UMA VEZ BEM, UMA!) titular.
O Porto entrou com uma enorme vontade de dar a volta, é verdade, e até teve oportunidades para isso. Mas as bolas não entraram e o Boeing 707 que o estrela pôs na baliza resultou.
Lucho ainda nos deu esperança aos 61 minutos, mas a falta de jeito e o azar não deixaram trazer pelo menos um ponto (acreditem que depois daquela primeira parte era tudo o que eu pedia) da reboleira.

Dos jogadores do Porto, eu bem queria, mas não consigo dizer bem de nenhum. Mal tenho que dizer da defesa que na primeira parte pareciam meninos de coro, do Jorginho (ESTE GAJO NÃO FAZ UM PASSE DE JEITO, UM!) e do Hugo Almeida. Opa, acreditem que até ontem eu achava o Hugo um bom avançado. Mas acontece que eu passei a 2ª parte a seguir os movimentos dele e reparei que em desmarcações foi ZERO, no entendimento com os colegas foi ZERO e nem daquele corpo conseguiu tirar partido. Não ponham lá um gajo que marque golos que não é preciso.

Domingo à noite a 300kms de casa e uma boa falange de apoio ao Porto presente no estádio José Gomes. Na primeira parte, confesso, ficámos em estado de choque. Mas muito do que se fez na segunda parte foi ao colinho dos adeptos. Curioso que no final nem um agradecimento trouxemos connosco. "Para quê agradecer ou dar umas camisolas a uns gajos que fazem isto tudo por nós?"

Depois do jogo, a festa do costume e 300kms que pareciam 3000.

Continuamos em 1º, agora só com 3 pontinhos de vantagem, mas com condições para consolidar esse lugar. Isto se não voltarmos a cair em ratoeiras destas. Olhinhos bem abertos, meus senhores...

13 janeiro, 2006

Altos e baixos

Começo a pensar seriamente em ir assistir aos treinos do benfica. Mais animado que aquilo é difícil.
Há uns dias tivemos notícia de um desentendimento entre Luisão e Karagounis que acabou com uma ferida bem visível na testa deste último. Hoje sabemos de um desentendimento entre Anderson e Miccoli que acabou com o treino.
Ora bem, o que anda mal na casa dos outros não me interessa. Preocupa-me mais o facto do benfica, mesmo com estes problemas, ir ganhando os jogos.
Mas começa a ser engraçado ver este jogo do pessoal de 1,90m e tal contra o pessoal que anda pelas casa dos 1,60/1,70. Digamos que é uma espécie de disputa moderna entre David e Golias.
Está bonito, está.

Mais adiante na 2ª circular, não posso deixar de dar esta notícia com algum pesar: o Beto vai sair do sportem. Sim, é triste. O mais estranho disto tudo é que após tantos anos de interesse do real madrid, parece que afinal ele não vai para lá. Então mas o que é que se passa?

12 janeiro, 2006

Maniche e Karyaka

Há uns meses atrás, Maniche vinha dizer a público que estava farto da Rússia e que estava descontente no Dínamo. Argumentos? Opa, está muito frio e tal. Não interessa eu estar a ganhar balúrdios por mês, quero ir ganhar isto para um país mais quentinho que é para poder mostrar as minhas roupas e penteados fashion.
Os russos não gostaram e Maniche lá pôs o rabinho entre as pernas e pediu desculpa. Certamente à espera da primeira oportunidade para fugir... E lá está ele no Chelsea.
Por cá, nós nem reagimos. Limitámo-nos a assistir serenamente às declarações vergonhosas de um português num país estrangeiro. O rapaz até tem razão, aquilo é um frio do caraças. Não interessa nada ele andar a dizer mal do país que o acolhe, como a tantos outros portugueses, e que lhe sustenta a família. E agora todos o felicitamos porque foi parar a um clube à sua imagem.

Mas agora Karyaka veio dizer a público que Portugal é um país atrasado e que está descontente no benfica. Eh lá! Mas quem é este russo de meia tigela que tem a lata de vir aqui dizer mal do nosso país?? É a revolta nacional! Os jornais não descansam enquanto o Karyaka não bazar, os comentadores desportivos não se cansam de dizer que ele não vale nada e o próprio benfica começa logo a tratar de o mandar embora.
Ora bem, se a tradução não nos engana, Karyaka disse que estamos 20 anos atrasados em relação à Rússia. Até aqui, não estou a ver o erro do rapaz. Depois, o russo disse que o nosso futebol é desinteressante. Humm... Continuo a não ver o que é que ele disse que não é verdade. Mas não interessa, toca a condenar o rapaz porque não assimilou o espírito Tuga.

Karyaka, eu explico-te: aqui não interessa se o país está na merda, se as pessoas vivem mal e se o sistema não é eficaz. Aqui não interessa se o futebol é desinteressante, se pagamos bilhetes desajustados em relação à qualidade (ou falta de) dos jogos e se os estádios estão vazios. O que interessa aqui é que no Verão fica um calorzinho fixe e a malta vai toda para o Algarve. Viva Portugal

naval 1 - FCPORTO 2

Um jogo típico de Taça: uma grande seca.
O Porto foi a melhor equipa (mesmo sem jogar grande coisa) e mereceu passar.
O primeiro golo foi marcado por Diego, numa grande jogada de futebol.
O golo da naval e o golo que acabou por determinar a eliminatória foram marcados de penalti, sendo que na minha opinião nenhum dos lances justifica a grande penalidade.
De resto, muito pouco futebol.

Gostei particularmente das trombas do Álvaro Magalhães no fim do jogo. E ainda teve lata para dizer que foram roubados. Ai ai Álvaro, quando é que aprendes a deixar esse ódio pelo Porto em casa? Até te faz mal homem.

Um jogo que começou às 20.45 para a TV poder transmitir + quarta-feira à noite + num estádio daqueles = bancadas praticamente vazias.
E é assim que vai andando o futebol português.

Nos outros jogos, a maior surpresa foi a eliminação do braga pelo aves.
Espero um grande jogo para a próxima.

Dois adeptos, alegadamente membros de uma das claques do Porto, foram esfaqueados (também alegadamente por membros de uma das claques do benfica) em Tábua no final do Tourizense-benfica. Isto é pistolas, é facas... Para quando uma bomba? Depois queixamo-nos... Toca a reflectir sobre isto pessoal.

09 janeiro, 2006

FCPORTO 1 - remendados 0

O dérbi da Invicta não tem muito para contar.
O Porto dominou o jogo, mereceu vencer e o boavista apresentou-se à sua imagem: pouco futebol e muita fruta.

Os dragões entraram muito bem no jogo, encostaram o boavista à grande-área e criaram vários lances de bom futebol. O golo chegou por intermédio de Quaresma (mais uma vez) através de um livre directo. Até ao intervalo, só deu Porto.

Na segunda parte, pouco mudou. É verdade que o boavista reagiu um pouco e até chegou algumas vezes à baliza de Baía, mas também não deixa de ser notória a falta de capacidade dos jogadores boavisteiros para fazer mais. Nota-se que têm vontade (as pernas dos nossos jogadores que o digam), que são dirigidos por um bom treinador, mas falta-lhes muita, muita técnica.
O Porto ainda falhou alguns golos e a pouca vantagem nem deu para assustar.

Há quem fale em penaltis para um lado e para o outro, mas sinceramente não acho que nenhum dos casos seja motivo suficiente para assinalar grande penalidade.

É difícil dizer quem foi melhor neste Porto já que cada vez mais se vê ali um todo. Recheado de grandes talentos individuais, é verdade, mas felizmente a trabalharem como uma equipa.
Não posso deixar de falar mais uma vez das surpresas que têm sido Pepe e Paulo Assunção. Impressionante a confiança que demonstram.

Um dos momentos da noite foi a expulsão de João Pinto. Poucas vezes se ouviu um coro de assobios tão ensurdecedor no Dragão. O menino de ouro nem incomodou nem provocou muito, mas tantos anos de lampionice e lagartice nojenta têm que ter o seu troco.
Mas tenho muita pena que estes momentos tenham perdido alguma mística com a transição para este estádio. Continuo a achar que estamos melhor em termos de conforto e modernidade, mas falta ali aquela pressão das Antas. O estádio de pé quando saía a estrela da equipa, o barulho ensurdecedor de um golo ou de um coro de insultos. Ganhámos um Porto do séc. XXI, mas perdemos muito da essência do futebol.
Enfim, voltemos ao que interessa.

Os Super Dragões aderiram ao protesto Ultra nacional. Dúvidas ou comentários é favor ler o último post.
Os adeptos do boavista estiveram, como é habitual, em muito pouco número para quem joga à porta de casa.

Ainda a salientar a lesão de César Peixoto. Em princípio, falha o resto da época. Pode ser que enquanto o rapaz goza o casamento com mais calma o Cech nos mostre o que vale.

Mais três pontos e os adversários continuam a olhar-nos de longe. Há que ter calma, caros portistas.

07 janeiro, 2006

Protesto

As claques portuguesas preparam um protesto nacional para este fim de semana desportivo. O objectivo é alertar para os múltiplos atentados ao adepto.
Os principais visados são a polícia, a Liga e a Federação.
Nem todos os grupos aderiram ao protesto por várias razões, mas ainda assim prevê-se alguma notoriedade.

Eu, sinceramente, não tenho nada contra movimentos deste género porque realmente somos alvo de abusos constantemente e há que chamar a atenção para isso.
Mas não acham um bocado incoerente dizer não ao negócio quando as próprias claques o fazem? Quem pode lutar pela liberdade dos adeptos quando há claques que se colam aos dirigentes, aos empresários, à corrupção e a esse mesmo "negócio"? Quem pode pedir uma regulamentação mais justa pelo preço dos bilhetes quando todos sabemos que há claques que se aproveitam negativamente dos benefícios que às vezes vamos tendo em relação a isso? Quem pode pedir uma lei mais justa e um policiamento controlado quando anda de braço dado com o polícia que agrediu um colega de bancada? Quem pode pedir liberdade de expressão quando faz frases de encomenda?

Deixemo-nos de hipocrisias e de lamentos. É nas bancadas que se veêm os verdadeiros protestantes.

02 janeiro, 2006

Transferências

Odeio esta época do ano. Não há bola mas anda tudo maluco com as transferências.
Novelas atrás de novelas que me irritam profundamente como adepta de futebol.
Para já, o assunto mais falado é mesmo o caso Moretto.

A minha opinião é simples: tanto os dirigentes do Porto como os do benfica perdem-se em rivalidades estúpidas em vez de porem as suas equipas à frente de qualquer interesse.
O Moretto é um guarda-redes mediano e tanto o Porto como o benfica não precisam do gajo. E muito menos precisam de descer tão baixo por um jogador que está longe de ser determinante para o resto da época.
Mete-me nojo ver o nome do meu clube envolvido em questões mesquinhas e que não fortalecem em nada a minha equipa. Mete-me nojo que seja urgente vir um ponta de lança e um defesa direito e só se fale no Moretto só porque mete o benfica ao barulho. E acredito que não sou a única a pensar assim. De certeza que nenhum portista ou lampião fica contente com estas merdices. Nós queremos é vitórias dentro das 4 linhas.

E o Moretto lá foi para o seu clube desde pequenino, toda a gente acha muito normal que ele venha agora dizer que sempre afirmou que queria ir para o benfica e está tudo bem. Ora bem, se ele sempre quis ir para o benfica porque é que veio ao Porto? E porque é que nunca o veio dizer a público antes? Merda de jogadores que por dinheiro vendem o orgulho. E não pensem que digo isto por ele ser do benfica, se tivesse vindo para o Porto dizia o mesmo. Tal como digo de qualquer jogador cujo único princípio é o dinheiro.
Para jogadores como este só tenho um desejo: que se enterrem.

Entretanto, ponta de lança e lateral direito nem vê-los.