24 fevereiro, 2006

Clássico

Noutro dia ia no autocarro e pisei um senhor já com uma certa idade. Pedi-lhe desculpa e ele, ao ver que eu ia a ler a página de desporto do Metro, respondeu:
" - Deixe lá menina, desde que o Porto ganhe no Sábado está tudo bem, não está?"
Este "não está" mostrou-me logo a minha sorte em ser portista, caso contrário podia não sair dali inteira. A sorrir, só corrigi:
" - Claro, mas o jogo é no Domingo..."
" - Tá bem minha filha, o que importa é ganhar àqueles mouros".
Nesta altura eu já reparava pela sua cara que ter-lhes chamado só mouros era um elogio. E não fosse ele estranhar o meu silêncio, lá disse:
" - É verdade, mas não estou com muita esperança..."
" - Oh minha querida, tu tens é muita sorte... No meu tempo o Porto passava a ponte D. Luis e já sabia que ia perder... Tava tudo feito para eles, sabes? Agora é diferente... Bem, somos roubados na mesma".
E, ao sair na sua paragem, ainda me disse:
" - Até os comemos!"

É isto um clássico.
É passar a semana a contar os dias até ao jogo, a falar sobre tácticas, jogadores e treinadores e a fazer prognósticos.
É a ansiedade de ganhar, é tentar nem pensar em perder.
É imaginar um golaço do McCarthy ou do Nuno Gomes, uma grande defesa do Baía ou do Moretto (ah ah) e uma grande jogada do Quaresma ou do Simão.
É desconfiar do árbitro seja ele qual fôr, é dizer o nome dos adversários sempre com um insulto pelo meio, é cantar baixinho contra os rivais no autocarro, no metro, na rua...
É recordar os últimos clássicos e os clássicos de outros tempos.

É aquele friozinho na barriga que nunca mais desaparece.

chelsea - Barcelona

Porque é que na 4ª feira estávamos todos colados à TV para ver este jogo? Porque é que depois do jogo só se falava nisto? Porra, nem tem nada a ver connosco!
Mas este é daqueles jogos que quem perde não merece ser adepto de futebol, que nos faz roer as unhas, gritar golo e insultar os adversários como se o nosso clube estivesse em campo.
Pois é, isto é futebol.

Eu confesso que sempre adorei o Barça e ainda para mais quando joga contra o clube do futebol moderno. Já para não falar da praga que roguei ao Mourinho, segundo a qual ele não volta a ganhar a Champions.
Cá em casa isto parecia a Catalunha, só faltava o sotaque.

Vibramos com os nossos 2 golos, com aquele Messi que me dá a volta à cabeça, com o nosso Deco que é o maior e com a cara do Mourinho no fim.

E pronto, foi um grande jogo, venceu o melhor e daqui a 15 dias lá estaremos todos colados à TV outra vez.

20 fevereiro, 2006

FCPORTO 1 - marítimo 0

De um jogo em que há muito pouco a dizer, saliente-se um bom golo de Raúl Meireles, o aumentar da vantagem para o nosso próximo adversário e o azar de McCarthy (há quem diga que se está a guardar...).

Os Super Dragões e o Colectivo mostraram mais uma vez a sua indignação e nos primeiros 20 minutos de jogo a única coisa que se ouviu no Dragão foi "mareiteme!".
http://www.superdragoes.com/Multimedia/Videos/SD86_FCP-maritimo.wmv

17 fevereiro, 2006

Já cá canta !

Não posso adiantar números mas posso afirmar que a estratégia da SAD para fugir à cedência de bilhetes para as claques correu mal.
Os Super Dragões e o Colectivo deslocaram-se às bilheteiras do Dragão em grande número e, respeitando as normas impostas pelo clube, adquiriram uma grande quantidade de ingressos. A juntar a outras formas de arranjar o bilhetinho mágico, confirma-se desde já uma grande deslocação dos Ultras portistas ao estádio da luz.
Deu trabalho, mas assim até teve mais piada.

Só uma pequena curiosidade: os bilhetes chegaram ao FCPorto a 22 euros e foram postos à venda a 25 euros. Sem comentários.

16 fevereiro, 2006

Os bilhetes para o benfica-Porto são postos à venda amanhã no Dragão por volta das 15 horas. Só os sócios com quotas em dia podem adquirir os ingressos, sendo que cada pessoa só pode tirar 2 bilhetes. Requisitos que pretendem dificultar claramente a tarefa das claques (parece que se esqueceram que no ano passado só tiveram lá apoio à nossa custa, mas pronto). Veremos o resultado.

A outra notícia do dia são as declarações do pai e empresário de Diego. Segundo ele, Diego está insatisfeito, não com a cidade ou com os adeptos, mas pelo facto de não encaixar no novo sistema de Adriaanse.
Se bem me lembro, ainda há pouco tempo o Diego veio dizer que não queria sair porque estava muito bem e porque, mesmo que não jogasse sempre, dava o seu melhor.
Ora bem, das duas uma: ou o rapaz tem dupla personalidade, ou estamos a assistir mais uma vez à dança dos empresários. Detesto isto.

14 fevereiro, 2006

E ninguém cala...

Fui reparando nas reacções à "prestação" das claques portistas no Restelo e estranhei o facto da comunicação social ter dado mesmo atenção ao nosso apoio vocal. Pronto, a verdade é que só n'A Bola se falou disso, mas já não é mau.
Mais estranho ainda foi a atitude da equipa do Porto: que não agradecem já nós sabemos mas depois daquilo era inevitável haver alguma reacção. Mas nada, nadinha, zero. Será que o corte de relações também pressupõe que aqueles gajos que são do Porto há meia dúzia de dias não tenham contacto com aqueles que os apoiam? Está bonito, está.

Quando McCarthy foi substituído no Restelo, a curva azul e branca entoou bem alto o seu conhecido cântico. Qual não foi o nosso espanto quando o sul-africano nem sequer olhou para nós, ao contrário do agradecimento mais que justificado que costuma fazer. E também Quaresma já não agradece virado para nós, agradece a todo o estádio para disfarçar.
Eu, por acaso, não canto nem por um nem por outro, mas se isto são atitudes conscientes então ficamos a saber que estamos mesmo sozinhos nesta luta e que nem com o apoio que podem ver somos reconhecidos por aqueles cujos ordenados são pagos por nós. Que se lixe, desde que isto continue assim-http://www.superdragoes.com/Multimedia/Videos/NinguemCalaEsteNossoAmor.wmv
-está óptimo para mim.

13 fevereiro, 2006

Sorteio da Taça

benfica-guimarães
académica-sporting
setúbal-boavista
marítimo-PORTO

Ainda não é desta que temos clássico na Taça mas serão, sem dúvida, jogos bastante interessantes.
Lançaram-me um desafio que pouco tem a ver com isto, mas não gosto de quebrar a corrente e de desiludir os meus colegas Lasanha e Bacalhau ;) Então aqui vai:
"Cada bloguista participante tem de elencar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". Ademais, cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue."

Aqui vão as minhas manias:
1- Marcar golos. Seja meramente pelo mítico grito: "É golo c*****o!" quando a bola passa a 3 metros do poste ou mesmo envolvendo gestos: nos cruzamentos respondo quase sempre com uma bela cabeçada. Qual Jardel, qual quê.
2- Coleccionar. Sempre tive necessidade de coleccionar qualquer coisa. Sejam cadernetas de cromos quando era pequena (ainda continuo, mas pronto), sejam agora os caxecóis, as bandeiras, os autocolantes, os recortes de jornais, tudo que tenha a ver com claques.
3- Dar nome a tudo. Os meus peluches, por exemplo, têm todos nomes cheios de lógica. Até tenho um Geovanni! (é um gato que está sempre a dormir)
4- Cantar cânticos de outras claques. Não é muito normal ir para alvalade a cantar "o mundo sabe..." ou para a luz a cantar "glorioso slb", pois não?
5- Superstições. Ligo imenso a pequenas coisas como a roupa que vesti em determinado jogo ou o nó do caxecol que só perdeu um jogo (na amadora porque a v**a da polícia dezfez-me aquilo). Pode não ser muito fora do normal, mas quando chega ao ponto de eu ir dar uma grande volta para ir para o Dragão só para não passar pelo arrumador que dá azar... Enfim.

Para os outros bloggers:
Mariana: http://marianamonteiro.blogspot.com/
Vânia: http://eagoraedepois.blogspot.com/
Sara: http://sarushkaa.blogspot.com/
Cláudia: http://paginadehistoria.blogspot.com/
Joana: http://koalavasconcelos.blogspot.com/

22ª Jornada

Esta jornada ficou marcada por uma excelente actuação do árbitro João Vilas Boas no jogo setúbal-sportem. Este senhor não se contentou em travar uma jogada que chegou a dar golo do setúbal como ainda não assinalou um penalty a favor da equipa da casa.
No final do jogo, Paulo Bento ainda veio com a sua atitude arrogante (que a comunicação social, não sei porquê, esconde e faz dele um menino muito humilde e que percebe muito de futebol...) afirmar que o sporting tem de começar a contratar jogadores manetas. É verdade Paulinho, pode ser que sem mãos o Tonel deixe de puxar jogadores e o Liedson se comece a magoar quando se manda para o chão.
É de mim ou o sportem anda a ser um bocadito para o ajudado?

Já o benfica regressou às vitórias sem grandes problemas diante de um penafiel que já nem sabe muito bem o que anda a fazer na 1ª Liga.

A grande surpresa das últimas jornadas confirmou-se: o boavista está em grande, joga bem e tem um João Pinto decisivo em forma.

O grande destaque vai para o leiria que foi à madeira derrotar o nacional por 1-4. Já andam aí a dizer que é bem feito para o presidente do nacional a equipa não ganhar depois de ele ter confirmado que tem os mesmos objectivos que o sportem, mas relembro aos mais distraídos que sem as últimas arbitragens as equipas estariam provavelmente com os mesmos pontos.

O paços e a naval ganharam os respectivos jogos contra o gil vicente e o rio ave (1-0 e 0-1) e ganharam ânimo para lutar pela manutenção.

A grande desilusão é este braga que é capaz do melhor e do pior: 1-1 foi o melhor que conseguiu frente a um estrela que está a fazer uma grande 2ª volta.

Hoje joga-se o marítimo-guimarães. Veremos se é desta que a sorte está do lado dos vimaranenses. Assumo já que não quero nada que o guimarães desça. A 1ª Liga ficaria a perder, e muito.

Faltam 12 jornadas para o final e o Porto continua na frente. Os clássicos benfica-Porto e sporting-Porto adivinham-se cada vez mais decisivos.

12 fevereiro, 2006

belenenses 0 - FCPORTO 2

Não me apetece falar do jogo. De como a equipa jogou bem e ganhou sem margem para dúvidas. Não me apetece.
Apetece-me dizer que jogámos em casa no Restelo e que as claques do Porto estão mais vivas do que nunca. Apetece-me agradecer à SAD o corte de relações. Apetece-me gozar todos os que perderam estes 90 minutos. Inesquecível.

E ninguém cala
Este nosso amor
E é por isso
Que vou cantar
Só por ti Porto...

10 fevereiro, 2006

benfica e sporting passam a eliminatória da Taça e preparam-se para os jogos deste fim-de-semana - capas de todos os jornais. Tudo voltou ao normal, meus amigos. E que tal partirem um carrito outra vez para o nosso clube poder ter direito a ser falado?

09 fevereiro, 2006

benfica-Porto já mexe

De certeza que ninguém se esquece do episódio da época passada quando os dois clubes se meteram mais uma vez em discussões sem qualquer lógica ou benefício e que resultou na não cedência de bilhetes por parte do benfica. Se não fosse a "astúcia" das claques portistas tínhamos tido um clássico sem visitantes e, consequentemente, muito mais pobre.

Este ano, o FCPorto pediu mais de 3300 bilhetes para o clássico, encomendando assim o máximo estipulado nos regulamentos. Até agora não se adivinha qualquer entrave a este pedido, o que significa que os adeptos portistas vão estar em força na luz.

A questão que se impõe agora é a seguinte: como é que vão ser distribuídos os bilhetes?
Ora, tendo em conta o corte de relações com os Super Dragões, a claque terá provavelmente de se deslocar às bilheteiras do Dragão. Já o Colectivo terá também de fazer o mesmo ou terá direito a uma pequena percentagem das entradas? E se os ingressos forem adquiridos maioritariamente por adeptos "independentes" como é que vai ser feita a deslocação destes?
A polícia irá controlar as claques como sempre tem feito? Se sim, o que fazer com os restantes adeptos?
E os Super? Irão facilitar a deslocação a quem agora se esqueceu que é da claque?
Esperemos pelos próximos episódios.

Taça

Resultados:

guimarães 2 - oliveirense 0
benfica 5 - nacional 3 (p)
sporting 2 - paredes 1
estrela 0 - boavista 1
aves 1 - académica 2
lixa - setúbal 2
marítimo 3 - vila meã 0

Os favoritos ganharam todos, à excepção do nacional e do paredes claro. Este último ouvi dizer que foi afastado com um toque de magia. De resto, só a salientar a derrota injusta do aves.

Parece-me que os quartos-de-final vão ser uma espécie de mini-campeonato da 1ª Liga.
O sorteio realiza-se na próxima 2ª e os jogos estão agendados para 15 de Março.

Futebol português - Parte II

Outro dos grandes problemos do nosso futebol são, sem dúvida, as transmissões televisivas. Podem argumentar que este é um problema de todos os países onde o futebol é o desporto-rei e que é inevitável fugir ao controlo das cadeias mediáticas que enchem os bolsos dos clubes. Também podem dizer que sem a televisão qualquer clube português (talvez à excepção dos 3 grandes em condições normais) não resistiria muito tempo porque ficaria apenas com as receitas dos jogos.
Eu até não seria contra este domínio da televisão (falo de domínio porque em Portugal quem decide tudo são os canais televisivos e não os clubes ou a Liga), caso os estádios se enchessem de gente na mesma como em Espanha, mas assim é impossível gostar deste panorama.

A mentalidade Tuga diz-nos que é muito melhor passar uma noite bem quentinho no sofá lá de casa do que ter o trabalho de ir ver o nosso clube a jogar. Eu até compreendo. Nem toda a gente tem vida para andar a ir ver o clube a qualquer lado, a qualquer dia ou hora. Ainda por cima está frio, os nossos estádios não são nada por aí além e ir à bola está caro.
E as televisões não nos facilitam a vida. Semana após semana, o futebol português arrasta-se de 6ª a 2ª a horas que, sinceramente, não entram na minha cabeça. 21.30 não é hora para ninguém jogar. É uma estupidez forçarem uma equipa e os seus adeptos a voltarem a casa às tantas só porque dá mais jeito encaixar o jogo depois do Telejornal.

Além disso, por muito que os clubes pequenos ganhem pelos direitos televisivos dos jogos contra os grandes, também perdem porque não enchem o estádio, não atraem os adeptos da região e etc etc.
Já os clubes grandes, em vez de atraírem o público com bilhetes mais acessíveis, não querem saber disso para nada porque a televisão paga bem e porque, afinal de contas, somos todos uns otários porque vamos ao estádio na mesma.

E olhem bem para o exemplo inglês. Dão mais jogos na televisão e, no entanto, joga-se à bola a horas decentes e com estádios cheios. Eu sei que aqui intervêm mil factores e que nem tudo tem a ver com a relacão entre os clubes e as televisões, mas não deixa de dar que pensar.

O tal futebol moderno, que nos cansamos de insultar, passa muito por esta mediatização excessiva que nos veio estragar os domingos à tarde de rádio encostado ao ouvido para saber como iam os rivais. Sem repetições, sem comentadores ridículos, sem o conforto do sofá. Mas com muita mais emoção.

07 fevereiro, 2006

"O homem forte do futebol do benfica [José Veiga] viu as suas aplicações bolsistas penhoradas pelo Fisco, para garantia do pagamento de uma dívida que, segundo fontes da Administração Fiscal, «ultrapassa os quatro milhões de euros». Entre os valores confiscados encontram-se 980 títulos do Futebol Clube do Porto." em www.agenciafinanceira.iol.pt

lol

Obrigada

Confesso que sem a ajuda dos nossos rivais este 1º lugar já nos podia ter fugido. Por isso, não posso deixar de falar desta jornada que nos mostrou tão bem com o que podemos contar.

Não vi o sporting-nacional, mas bastou-me o resumo para ver que os lagartos estão mesmo a jogar à sua imagem: um jogo ganho à custa de um lance que já estamos habituados a ver nesta equipa e que nos mostra até onde pode ir o clubezinho de elite.
E o outro é que tinha razão porque deu para ver que as duas equipas são mesmo do mesmo campeonato.

Já o leiria-benfica vi com todo o prazer. O benfica até jogou bem, mas parece-me que também anda por ali uma mão holandesa que inventa um bocado e, a juntar à fantástica forma do Petit e do Luisão, lá foram mais 3. Tenho pena é do Moretto que estava tão bem sem sofrer golos no setúbal e agora é isto. Coitado.

Esta jornada também assisti ao fantástico programa da TVI de domingo à noite. Eu tento mesmo fugir a esta estação em geral e a este programa em particular, mas ainda não tinha visto os golos da jornada, teve mesmo que ser.
Acho que é escusado estar para aqui a dizer que o Coroado é um palhaço e que aquilo são tudo menos comentadores especialistas em futebol, por isso vou passar à próxima fase.
A TVI descobriu uma coisa bombástica. Neste programa, até exibiram uma série de imagens como prova da descoberta. Pois é, a TVI descobriu que o Petit é um caceteiro.
Até eu fiquei surpreendida com as imagens que vi, já não me lembrava como ele é bom nesta arte.
Mas as surpresas não ficaram por aqui. Os comentadores presentes fizeram mesmo uma análise da carreira de Petit para tentar limpar a sua imagem mas a única coisa que conseguiram foi com que eu me risse. Eu nem sou de ligar muito a estatísticas mas achei curioso que nos anos pré-benfica o Petit tenha sido um jogador indisciplinado (a avaliar pela quantidade de cartões que levou e que, mesmo assim, eu achei poucos) mas que mal chegou ao benfica o rapaz cresceu, aprendeu com os erros e passou a ser um jogador correcto. Enquanto os comentadores diziam isto por outras palavras, passavam imagens do Petit a limpar tudo. Foi um momento televisivo muito bonito.

Ainda neste programa, uma frase brilhante:
"as claques são altamente nocivas para o espectáculo desportivo" by João Querido Manha.
Mais um entendido na matéria para juntar à lista de futeboleiros de sofá que não fazem a mínima ideia do que é viver o futebol ao extremo.

FCPORTO 1 - braga 1

Adriaanse não desiste do seu sistema e o Porto voltou a entrar em campo com 3 defesas (sendo que agora foram 2 centrais e 1 lateral adaptado) e 2 médios defensivos, sendo que a novidade foram os 2 pontas-de-lança. Apesar disso, o Porto começou a partida a dominar totalmente o braga. As bolas não entraram e ao intervalo o 0-0 era ridículo tendo em conta o que se tinha passado.

Na segunda parte, o Porto entrou praticamente a ganhar. Mais um golo de Lucho e estava feita justiça. Mas Adriaanse não podia ficar por aqui. Aos 79 minutos, altura em que o Porto controlava perfeitamente o resultado, troca Adriano por Bruno Alves como que a dizer: agora defendam que eu não tou pra me chatear. Eu própria consegui perceber a desorientação dos 11 homens de azul e branco que estavam em campo. O estádio assobiou a substituição como que a adivinhar o que aí vinha.
E pronto, aos 88 minutos não foi a bem, foi a mal. Bruno Paixão, depois de mais uma exibição ao seu nível, assinala penalti esquecendo-se do fora-de-jogo do jogador do braga. Pormenores que nos valem menos 2 pontos.
Até ao final do jogo, os portistas ainda tentaram reagir mas era tal a desordem que não havia volta a dar. Paixão também ajudou ao não marcar uma série de faltas a nosso favor e praticamente a "dar" a bola aos jogadores do braga.

Paulo Santos foi o homem da noite já que, tal como na primeira volta, sacou defesas praticamente impossíveis. Este rapaz contra nós joga que se farta, vá se lá saber porquê.
Estranha a atitude deste braga, que se engrandece perante outros clubes, mas que se aninha contra este Porto, à espera de um empate que nem eles sabem como é que o conseguiram.

Fazendo o balanço total deste Porto, os adeptos dos outros clubes não imaginam a frustração que é ver que temos um grande plantel, que há mesmo jogadores com vontade de ganhar e de comer a relva, mas que a teimosia do treinador é tão grande que é capaz de tapar isto tudo.
Eu tentei compreender Adriaanse e os últimos meses do último ano deram-me esperança que o homem tinha aprendido. Mas já não há paciência para tamanha estupidez. É que uma coisa é ser teimoso, outra é mesmo ser burro. E um treinador que consegue estragar o talento que há ali só pode ser burro.
Começo a compreender o curriculum vazio de Adriaanse. Talvez esteja na altura de alguém lhe explicar que o Porto não é o Alkmaar e que já chega de desculpas.
Que fique bem claro que eu não sou apologista de uma mudança de treinador. Nesta altura, seria mais prejudicial do que benéfico, seria um começar do zero que podia pôr em causa toda a época. Além disso, custa-me chegar a um nome que fizesse melhor do que Adriaanse está a fazer (em termos de classificação, claro).
Só queria mesmo que o homem aprendesse com os erros, acho que não é pedir muito.
Irrita-me este blackout que é furado para se trocar galhardetes com o Veiga, mas onde continua tudo calado sobre isto.

Mas este jogo não se resumiu a mais uma invenção de Adriaanse e de outras invenções do nosso amigo Paixão. Os adeptos foram sem dúvida os grandes protagonistas da noite.
Do lado do braga, milhares de pessoas deslocaram-se à Invicta e estiveram muito bem no apoio à equipa. Tenho mesmo pena que esta gente toda só se tenha lembrado há cerca de um ano que é do braga.

Do lado do Porto, a polícia bem tentou mas não houve desacatos. Quando faltava quase uma hora para o jogo começar, fui ameaçada por um bófia porque estava a tossir. Sim, é verdade, tentem não ficar doentes senão ainda levam "uns rebuçados para a tosse". Mas claro, quem provoca somos nós... Enfim.
Os Super Dragões estiveram em menor número do que o habitual mas apetece mesmo dizer que o corte de relações já devia era ter acontecido há mais tempo, porque toda esta novela acabou por despertar mentalidades que há muito andavam adormecidas.
Nos primeiros 10 minutos, os Super ficaram calados e viraram-se de costas para o relvado. O silêncio no Dragão só não era arrebatador porque as claques do braga aproveitaram para se fazer notar.
Os adeptos do Porto tentaram então apoiar a equipa e alguns ainda assobiaram a atitude dos Super, mas cedo perceberam que afinal o Dragão não fica assim tão bonito sem aqueles "vândalos".
Aos 10 minutos o monstro acordou e durante 90 minutos os Super apoiaram o Porto como há muito não se via num jogo em casa. Sem provocações, sem interesses. Só nós e o Porto.
Já o Colectivo também virou as costas ao jogo, não apoiou e tirou mesmo as faixas, em sinal de protesto, já que a SAD do Porto também lhes retirou alguns benefícios. Pelos vistos, aqueles senhores estavam mortinhos para arranjar desculpa para acabar com os benefícios das claques. Enfim...
No final do jogo, o Dragão deu um coro de assobios ao Paixão e muitos lenços brancos a Adriaanse. Afinal parece que não são só os maluquinhos das curvas a estarem descontentes.

E pronto, lá vamos nós em 1º mesmo com estas novelas todas. Continuo a acreditar que é possível sermos campeões graças a este plantel, mas caso isso aconteça não me vou esquecer de quem anda a fazer mal a este Porto.

03 fevereiro, 2006

Futebol português - Parte I

Na minha opinião, um dos grandes males do futebol português é o fosso enorme que existe entre os 3 clubes grandes e o resto. As enormes diferenças, sobretudo a nível económico, resultam não só na concentração dos adeptos e dos títulos, mas também no espectáculo propriamente dito.

Quanto à concentração dos adeptos, continuo a não compreender como é que é possível alguém não ser do clube "da sua terra". Por muito que me falem que é uma cena inata basta olhar para Espanha para não perceber porque é que não somos como eles.
Adiante, em relação aos títulos, fora uma ou outra excepção, está tudo nos museus dos grandes. É pena que não surjam mais "outsiders", se bem que da última vez foi preciso muita arbitragem pelo meio para que um surgisse.

Bem, mas o propósito deste post é falar mesmo nas implicações que essas diferenças trazem ao nível do espectáculo futebolístico.
Ora, em 1º lugar, começam logo por fazer com que os estádios estejam praticamente vazios por todo o país. E o problema não é só o de não haver adeptos igualmente distribuídos. É também porque as equipas não nos oferecem grandes jogos de futebol, daqueles que nos motivam a esquecer as fortunas que gastamos em bilhetes.
E porque é que isto acontece? Na base disto tudo, acho que está a atitude de muitas das equipas mais pequenas e, obviamente, dos seus treinadores.
Custa-me mesmo ir semana após semana a um estádio qualquer e ver sempre o mesmo tipo de jogo: o meu clube a tentar marcar e o adversário a tentar não sofrer.
São os chamados "autocarros à frente da baliza" que nalguns casos chegam a ser comboios ou mesmo aviões.

Eu sei que muita gente pensa que é a única hipótese de uma equipa como o penafiel ou a naval pontuarem contra um grande, mas eu não concordo. Primeiro, porque é raro essas equipas pontuarem, mesmo jogando com 11 jogadores na sua área e depois porque já vi equipas a jogarem num esquema mais aberto a fazerem grandes prestações contra os 3 grandes.
Ninguém lhes pede para jogarem de igual para igual, como o Mota tinha a mania de fazer e depois levava aos 6 de cada vez, porque é notório que a maior parte não tem capacidade para isso. Pede-se que joguem o futebol de que são capazes e que sobretudo não entrem no ridículo do anti-jogo. Passo-me com aqueles jogos tipo Porto-setúbal deste ano, em que os outros passam 90 minutos no chão, depois o árbitro interrompe o jogo, vem a maca, o jogador é assistido dentro do campo, recusa a maca, sai a pé muito devagar e mal chega à linha pede para entrar. Isto é o pão nosso de cada dia no nosso futebol, meus caros. E nós pagamos bilhetes e quotas para isto.

A culpa vai, obviamente, para treinadores do tipo Sousa. Têm carreiras de anos e anos de anti-jogo, nunca chegaram a lado nenhum com isso, mas não são capazes de mudar a sua filosofia de jogo.
Já repararam na diferença do rio ave do Carlos Brito para o rio ave do Sousa? Com qual deles gastavam mais depressa 15 euros para irem a vila do conde?
E depois ainda há aqueles casos inexplicáveis como o braga. O braga tem uma grande equipa e já mostrou que é capaz de ganhar a qualquer equipa, em qualquer estádio. No entanto, o Porto este ano foi a braga jogar contra uma equipa que passou 90 minutos a defender.

Não percebo mesmo estes treinadores. Ainda não perceberam que entrámos no séc. XXI e que o futebol evoluiu? É que depois queixamo-nos que as nossas equipas não chegam longe nas competições europeias. Pudera, lá fora jogam todos para ganhar enquanto aqui continuamos à espera de milagres.

O fim das novelas

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol negou a revisão do castigo imposto a Adriaanse que resultou em 15 dias de suspensão. Relembro que caso até aceitassem o recurso, em nada resultava porque o castigo já foi cumprido. É o futebol português...

Por outro lado, Cristiano Ronaldo vai cumprir um jogo de suspensão na próxima época depois do gesto que fez aos adeptos do benfica. Exemplar.

02 fevereiro, 2006

SAD VS SD

A SAD do FCPorto cortou todo o tipo de relações com os Super Dragões na sequência não só do "ataque" a Adriaanse, mas também das bocas que a claque mandou nos últimos tempos (relembro aos mais distraídos que os SD criticaram a SAD por deixar sair o Jorge Costa e ausentaram-se do jogo com o dínamo também por críticas à SAD).
Acho muito estranho uma claque ser capa de jornal tantos dias seguidos. Ah, pois, trata-se de um assunto em que a claque é que é a má da fita, por isso até se entende. E, claro, já andam a fazer disto um bicho de 7 cabeças, como se agora já não houvesse adeptos do Porto que estão com a equipa e que acreditam no título.

Bem, a verdade é que a atitude da SAD não tem sido muito inteligente no que a evitar a mediatização deste acontecimento diz respeito. Como tem vindo a ser normal nos últimos anos, qualquer coisa que se passe no Porto de "menos bom" é capa de jornal, coisa que há uns anos não acontecia, as coisas simplesmente não passavam cá para fora.
Também não acho muito inteligente não falarem do assunto e só tomarem atitudes como esta de dizer publicamente que os SD não têm mais apoio da SAD. Só estão a ajudar à festa dos media, que estão em pulgas para adivinhar o que vai acontecer no próximo jogo.

Quanto à atitude em concreto, acho óptimo, fantástico, maravilhoso. Para mim, claque e clube não têm nada que andar de mão dada a evitar problemas um ao outro.
Confesso que será mau porque o clube ainda conseguia alguns acordos que nos permitiam ter bilhetes mais baratos, mas também já eram tão pouco eficientes que não se vai notar muito na minha carteira.
Vai ser bom por tantos motivos que não os vou conseguir enumerar todos:
- muitas pessoas vão deixar de ser dos SD só por não arranjarem bilhetes mais baratos. Óptimo, é gente que não faz falta nenhuma
- aos que vão ficar prejudicados com os bilhetes mais caros nos jogos em casa, façam-se sócios do vosso clube
- a claque deixa de fazer dinheiro à custa do clube e o clube deixa de fazer dinheiro à custa da claque. Perfeito
- a claque pode passar a ser mais interventiva e arrojada (se é que me entendem), coisa que não era graças à relação próxima que tinha com alguns dirigentes
- a Carolina não vai à luz connosco (?!)
- a claque vai deixar de fazer frases por encomenda
etc etc

Só espero que os SD levantem bem a cabeça e respondam a estes ratos de escritório que só estão no Porto para encherem os bolsos com um grande apoio à equipa no próximo jogo. Não é altura de confundir as coisas e aqueles 11 morcões precisam dos adeptos. Afinal de contas, estamos em 1º.

Por último, fica a dúvida - o que é mais importante para o clube/SAD: o treinador ou uma claque com 19 anos? Os adeptos são sempre "esquecidos"...

01 fevereiro, 2006

LOL

Hoje ficou preso no elevador um vizinho meu. O meu porteiro, para o acalmar:

"Tenha calma que eu vou já chamar os Super Dragões para virem tratar do assunto"