28 abril, 2006

As entranhas do futebol

No Domingo fui ver o Desportivo-Serzedo, jogo a contar para a II Divisão Distrital. O Serzedo já tinha a subida garantida, o Desportivo precisava de ganhar para continuar em vantagem no 2º lugar.
Ao entrar no campo pensei logo que nunca mais me ia queixar de um estádio da 1ª Liga, mas logo vi que somos nós (adeptos dos grandes clubes) quem fica a perder.

O "estádio" estava "cheio". Sentei-me no "topo", perto da "claque" visitante.
O Desportivo já estava a ganhar por 1-0. Um grande golo segundo os adeptos do Desportivo; um golpe de sorte segundo os apoiantes do Serzedo. Uns e outros diziam-se já roubadíssimos pelo $#%%#$%%# do árbitro. Uns e outros discutem as tácticas, os jogadores e os lances como se de uma final da Champions se tratasse.

Cedo me apercebi que nos distritais não há lá muito espectáculo (o Ronaldinho ali até podia fazer uma finta, mas a seguir parava 6 meses por lesão), não há bola no chão (até porque o pelado obriga a bola a andar aos saltos), não há jogos a terminar com 22 jogadores em campo, não há grandes demonstrações de fair-play e boa educação. Mas há futebol a sério. Os jogadores estão ali por paixão, sentem mesmo a camisola e abdicam de muita coisa para manterem vivos aqueles clubes. Os adeptos amam o clube e descrevem os jogadores como se todos fossem um Cristiano Ronaldo. E odeiam mesmo os outros, insultam-nos com vocábulos que desconheço, tornam todos os jogos em jogos de alto risco e fazem daquilo um inferno.

As personagens que só conhecia através de excelentes programas como o Namadores ou a Liga dos últimos estavam mesmo ali. Um velhote com um mini-megafone (é a tecnologia a chegar aos distritais...) que não se calava: "Desportivooooo", "oh cabra, se não te portas bem sais daqui morto" e "eles só têm o dinheiro dos outros" (seja lá o que isto for) eram as palavras de ordem. O homem passou assim o jogo... Quer dizer, minto. Na 2ª parte demorou 10 minutos a regressar da tasca. Também lá estavam os ligeiramente alcoolizados, cujas palavras não vos transmito porque não dão para perceber, vá-se lá saber porquê. Os pais dos jogadores que tornam os hooligans uns meninos no que diz respeito a violência. Os miúdos que aproveitam o intervalo para ir dar uns toques na bola enquanto sonham um dia vir a vestir a camisola..do Desportivo. As mulheres que, digo-vos, são muito pior que os homens!

Todos representam o verdadeiro futebol. Sem grandes patrocínios, sem transmissões televisivas, sem galácticos, sem dinheiro. Mas com muita paixão.

24 abril, 2006

penafiel 0 - FCPORTO 1

"Oh meu Porto onde a eterna mocidade
Diz à gente o que é ser nobre e leal..."


Nobre e leal: é assim que me sinto.
Nobre porque o meu clube é CAMPEÃO. Sim, C-A-M-P-E-Ã-O. E se nos meus 19 anos de vida isto até é uma coisa normal, também é verdade que nunca me canso disto.
Num jogo que não foi nada de especial, o Porto ganhou e tornou-se CAMPEÃO. Por mérito próprio e sem sombra de dúvidas, porque os nossos rapazes também foram nobres.
E também me sinto leal porque não lhes falhei. Mesmo demasiado crítica por vezes, estive quase sempre lá.

"Teu pendão leva o escudo da cidade
Que na história deu o nome a Portugal..."


E como fica bonita a Invicta nestas noites. Se em Penafiel a festa já foi muita (a GNR que o diga), chegar ao Porto e ver tanto azul foi divinal. Não fui ao Dragão e muito menos aos Aliados (só gosto de comemorações nas bancadas), mas a noite teve que acabar na Ribeira.

"Oh campeão, o teu passado
É um livro de honras de vitórias sem igual..."


21 campeonatos, 12 Taças, 13 Supertaças, 1 Taça dos Campeões Europeus, 1 Liga dos Campeões, 1 Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia, 2 Taças Intercontinentais... Mas não me canso. C-A-M-P-E-Õ-E-S. E como disse uma senhora para um canal qualquer: para o ano é para o Penta(!).

"O teu brasão abençoado
Tem no teu Porto mais um arco triunfal..."


E porque os grandes CAMPEÕES são-no contra tudo e contra todos, tenho que dar o braço a torcer e reconhecer que a nossa equipa técnica e os nossos jogadores merecem a festa que fizeram (ver o Adriano em cuecas foi uma visão do inferno, mas pronto).
Mas porque na bancada também nós somos grandes CAMPEÕES (à excepção de um ou outro acéfalo), para o ano aquele escudo também é um bocadinho nosso.

"Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto..."


Futebol Clube do Porto. O amor que nos une, o ideal que nos move. Um emblema único para quem o sente, inexplicável para quem o odeia. "O Porto é nosso" gritou-se em Penafiel. E o campeonato também.

"Quando alguém se atrever a sufocar
O grito audaz da tua ardente voz
Oh, Oh, Porto, então verás vibrar
A multidão num grito só de todos nós..."


É hora de festejar. De esquecer tudo e gritar a uma só voz: "nós somos CAMPEÕES...". Para calar os outros, é verdade, mas sobretudo por nós. Porque somos portistas e CAMPEÕES (desculpem o pleonasmo) e não precisamos de nos incomodar com os outros. Somos do Porto e está tudo dito.

"Oh, campeão, o teu passado
É um livro de honra de vitórias sem igual
O teu brasão abençoado
Tem no teu Porto mais um arco triunfal
Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto!"


P.S. Apesar de ter sido o post que mais gostei de escrever, desculpem estar repetitivo e não dizer nada de jeito, mas sinceramente não escrevi isto a pensar "espero que gostem" porque a única coisa que consigo pensar neste momento é: CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES...

21 abril, 2006

Links

Como já devem ter reparado, aqui ao lado têm ao vosso dispôr mais 2 links.
O primeiro, o 4º árbitro, é um projecto que se enquadra num outro projecto ainda maior do meu curso. Embora as emissões sejam ainda experimentais (e, por isso mesmo, só haja uma actualização semanal), já podem encontrar trabalhos bem interessantes.
O outro é o blog do GMU, cujas histórias recomendo aos mais interessados e cujas fotos desaconselho aos mais sensíveis.
Aproveitem. Ou não.

Penafiel, o título e os bilhetes

É já amanhã. Vamos a Penafiel e podemos assistir à consagração dos nossos campeões. Mas gostaria de lembrar que, apesar do Penafiel estar "morto", em 90 minutos tudo pode acontecer e, por isso, há que pôr a hipótese do Porto não ganhar e só festejarmos para a semana.

Amanhã ou depois, o título está aí à porta. É impossível conseguir pensar noutra coisa. Até nós que já ganhámos tudo o que há para ganhar estamos noutra dimensão.

E em jogo que pode dar campeão, já sabemos como funciona. De um lado, exploram-se os adeptos para fazer a receita de uma época; do outro toda a gente se lembra de repente que é adepto do Porto e decide ir à bola.
Ora bem, se do lado do Penafiel nem nos podemos queixar muito (20 e 40 euros já não me parecem mal!...), do lado do Porto foi o costume. Chegam 3 mil e tal bilhetes à Invicta, vendem-se uns 2500 aos adeptos e está feito.
O que me custa mais, sinceramente, é ver que nestas alturas toda a gente adora ir ao futebol.

As claques do FCPorto parecem estar bem "artilhadas". Parece fácil arranjar bilhetes...

P.S. Se vão comentar isto, por favor tenham um bocado de cabecinha, que foi coisa que não houve muito no último post.

18 abril, 2006

A todos

Tendo em conta os últimos dias em termos de notícias desportivas e programas dedicados ao futebol, tenho uma simples pergunta a fazer: o que é que é mais importante? O campeonato nacional ou o campeonato da 2ª circular?
A avaliar pelo destaque que dão ao segundo, juro que já estou com dúvidas.

16 abril, 2006

FCPORTO 1 - leiria 0

Mais 3 pontos rumo ao título.
Não foi um jogo bonito mas ainda assim foi bom de ver finalmente uma equipa que não se fechou totalmente no Dragão.
De salientar apenas a grande exibição do Paulo Assunção (que jogador que ele se fez!), os aplausos ao mister depois de uma semana catastrófica e a expulsão injusta da nossa estrela argentina.
Nas bancadas, os adeptos fizeram as pazes. No Dragão reina agora a euforia pelo título que está farto de bater à porta.

Nesta jornada, os lagartos encostaram na Reboleira e fizeram com que o título possa passar já por Penafiel. Nós bem tentámos que isto desse pica, mas eles insistem para nós resolvermos isto cedo... Que chatice!
Já os lampiões venceram no Bessa e aproximaram-se do 2º lugar. Cheira-me que este ano vamos ter novamente um certo clube quase campeão a terminar em 3º.
Lá para baixo, o Vitória lá venceu mas a luta continua. Académica e Gil Vicente lá ganharam e os próximos 9 pontos parecem bastante apetitosos.

Sabem o que vos tenho a dizer? Que esta crónica não diz nada de jeito. Mas sabem que mais? Não quero saber, porque está quase, quase, quase...

11 abril, 2006

Uma vénia à CD da Liga

Se a proximidade do título nos levou até às nuvens, onde o futebol nos parece perfeito e justo, cedo se aplicaram em trazer-nos de volta à Terra, onde o futebol não é assim tão perfeito e muito menos justo.
Lembram-se dos sumaríssimos? Sim, aqueles processos que andavam no esquecimento da Comissão Disciplinar da Liga. Pois é, voltaram.

Quaresma e Briguel foram os alvos. O primeiro por uma entrada muito feia sobre Tonel (onde este, aproveitando a aproximação da Páscoa, nos mostrou como é possível morrer e rescuscitar logo a seguir sem ser preciso ser Jesus Cristo) e o segundo por uma estalada a Miccoli. Foram realmente dois momentos futebolísticos muito feios e não é isso que está aqui em causa. O que eu quero que vejam é que não deixa de ser curioso os sumaríssimos serem sempre aplicados aos mesmos. É impressionante. É que nem disfarçam.
Escusado será dizer que entradas como a do Quaresma há às 10 por jornada, que até há bem pior e que passa tudo imune. Escusado será também dizer que se se fosse a punir com suspensões todos os jogadores que fazem cenas daquelas, seria muito complicado para algumas equipas. Escusado será dizer que é o Quaresma e eu estou-me bem a cagar para ele. Mas porra, já nos deixavam em paz, não?

O Bosingwa apanhou um jogo por 1 vermelho que se seguiu a 2 amarelos mal mostrados. Sá Pinto apanhou um jogo por 1 vermelho que se seguiu a 2 amarelos que deviam ser vermelhos. Isto é realmente brilhante.

A conclusão disto tudo é que o Petit é um gajo cheio de sorte.

O clássico na TV

Hoje estive a ver o jogo na televisão e não podia deixar de acrescentar algumas notas.
Em primeiro lugar, façamos uma vénia colectiva a esse grande comentador do panorama televisivo português que é o Manuel Fernandes. Já está? Pronto, comecemos então.

Ora bem, ver o jogo na TV deu-me uma ideia diferente do clássico. No wc não me apercebi que o sportem foi roubadíssimo. Ah pois é!! Eu sou uma gaja sincera e sei admitir estas cenas! Pelo menos a julgar pelas constantes quedas dos jogadores do sportem e pelos respectivos pedidos dos adeptos, aquilo foi o maior roubo da época. Ai, esta gente já aprendia a ver futebol de uma maneira decente. É impressionante. Os jogadores são ensinados a passar a vida no chão e os adeptos convencem-se mesmo que aquilo é futebol e que tudo é falta, tudo está contra eles. No Dragão não há disto, não percebo.

Bem, mas lindo foi ouvir esse grande treinador de seu nome Manuel Fernandes (nova vénia sff). Que ele é isento e imparcial já todos sabíamos, mas ele teve tiradas brilhantes:
- "o Ricardo está a ser o melhor jogador em campo" - ok, só isto já tem piada, mas ele apercebeu-se que isso quereria dizer que o Porto estava a massacrar e remediou logo: "quer dizer, não é que o Porto esteja a atacar muito, mas pronto". Lindo!
- após uma falta dura sobre um jogador do Porto: "pronto, é falta. Mas tambéeeeeem não é assiiiim uma grande falta".
E por aí fora (quero ir dormir e não me apetece escrever muito mais).
Mas bonito foi ele falar o jogo todo e calar-se após os 85 minutos. Não percebi...

Mas o melhor foi sem dúvida as imagens das caras dos lagartos que passaram a seguir ao golo. Epa, aquele realizador é mais cruel do que eu. Mas que tolas, jesus! A tirada mais brilhante foi de um amigo: "são imagens de arquivo?" LOL

Fiquem bem e viva o sportem (mais uma vénia ao Manuel Fernandes sff)

09 abril, 2006

sporting 0 - FCPORTO 1

"Hoje eu sou mais forte que os deuses
Mais certeiro que a morte
Estou por cima da queda
Mais seguro que a sorte
Sou o universo inteiro a sorrir
- Bom dia!"
:)

O antes:
Escusado será dizer que pouco dormi na véspera. Só pensava no porquê de me sentir assim tão confiante para um clássico. Ah, era contra o sportem e era decisivo :)
Pela minha cabeça passaram mil maneiras de ganhar, mil hipotéticos golos e, claro, muitas possíveis tolas dos lagartos.
A vitória estava ali tão perto... Parecia-me tudo tão simples e lógico...

A ida:
Partimos às 14.30. Na A1 fiquei surpreendida pela quantidade de vimaranenses a caminho de Leiria. São realmente únicos! Mas mais surpreendida fiquei com as demonstrações de incentivo que trocámos. Não nos sabia tão amigos lol
1ª paragem: Pombal. Poucos portistas, muitos lagartos do Norte (nem sabia que esta espécie existia) e preto e branco por todo o lado. Estranhei a calma numa mistura tão explosiva mas os olhares não enganavam ninguém. Bonito momento quando os vimaranenses, que controlavam o parque das camionetas, deixaram parar uma camioneta dos Super e, todos juntos, impediram uma camioneta da JL de parar. Posso dizer que assisti a uma rara demonstração de união nortenha. Coitados dos lagartos.
À passagem de Leiria, a A1 ficou apenas azul e verde. Curiosamente, a lagartada passava maioritariamente em Audis e BMWs. É a elite. Mas não deixam de ser lagartos.

O cortejo:
2ª paragem: Alverca - o ponto de encontro habitual. Agora sim, vejo o azul que tinha vindo. Ainda me questionei como é que aquilo eram só 2500 pessoas, mas cedo percebi que há muitas maneiras de se ir à bola sem se comprar bilhete. Shhh...
"Até os comemos" eram as palavras de ordem. Foi o reencontrar de caras confiantes na equipa. Sevilha e Gelsenkirchen passaram-me num flash.
Seguimos o cortejo das camionetas e logo nos deparámos com a incompetência do costume. Mais uma grande volta e um senhor que devia estar muito nervoso para o jogo foram superados e lá estávamos nós a meia dúzia de passos do WC ou, neste caso, da vitória.
O cortejo a pé demorou 5 minutos (nada mau, ainda equacionamos porem-nos às voltas ao estádio até à hora do jogo). Os lagartos à nossa volta olhavam com cara de nojo para a ralé do futebol. Nem insultavam, nem gesticulavam, nada. É a elite. Ou então já se habituaram aos momentos decisivos :)
À entrada, alguns problemas com os senhores do costume mas nada demais. Quase não fui revistada, a polícia nem me tocou no nó do cachecol. Estava ganho.

O jogo:
Entrámos cedo, o que deu para pensar um bocado. "Esta merda é mesmo feia" era o que mais me vinha à cabeça. Estava estranhamente calma, algo me dizia que ia viver mais um momento inesquecível. Mas não era aquele inesquecível à lagarto - tipo final da UEFA de 2005 -, era aquele inesquecível à ralé do futebol - tipo final da UEFA de 2003. Sim, sou cruel.
Os lagartos eram já muitos e começaram a entoar aquele "SPÓOOOORTEM" que eu adoro. Até que o gajo que põe música decide pôr o "cheira bem, cheira a lisboa" e eles ficaram malucos, tipo a Maria José Valério quando vai aos programas do Goucha. Nós calámo-nos: "no fim fazemos as contas".
Logo a seguir o mesmo gajo põe o clássico "Barcelona". Até achei piada, mas mais piada achei ao dar por mim a pensar se sabia o hino do CSKA.
Aquecimento e algumas surpresas: Adriano no banco, Lisandro a titular e Jorginho mais uma vez. Ao meu lado, começaram logo alguns super entendidos em futebol a passarem-se. Eu aconselhei calma e até brinquei dizendo que iríamos ganhar com um golo do Jorginho (estava a ser o mais insultado). E note-se que eu estava mesmo a brincar!
Entram as equipas e o estádio está verde (belo efeito das coreografias). Mas o cantinho azul está mais calmo e sorridente.
Começa o jogo, ou seja, começa o baile de bola e de curva. Há quem diga que o jogo foi feio e que eu exagero nestas palavras. Sinceramente, pareceu-me lindo. Porque só vi uma equipa a jogar e a tentar ganhar. Como eu anunciei, o sportem não tem qualidade para se impôr, não é melhor, e cedo se viu quem ia dominar aquilo. Nas bancadas também cedo percebemos que aquilo podia ser tudo nosso.
Conforme os minutos iam passando já não sei se éramos nós a abafar alvalade puxando pelos jogadores ou se eram os jogadores a calar alvalade puxando por nós.
Mas que senhores que eles foram ontem! E se já tinham reparado que eu já tinha dado o benefício da dúvida a Adriaanse, ontem apeteceu-me esmurrar os que o insultaram quando tirou o Quaresma (que ontem esteve mais preocupado em vingar-se da lagartagem do que com o Porto... Enfim, é o Quaresma) quando este até já podia estar nos balneários mais cedo.
Ainda estava 0-0 e parecia que estávamos a dar 3. Eles calados e nós malucos. Mas que adeptos que nós fomos ontem!
Minuto 85: Jorginho dá-nos motivos para um dos maiores festejos de sempre. Não sei durante quantos minutos estivemos aos saltos, aos abraços e quase, quase a chorar de alegria. Que saudades deste Porto!
Nem deu para sofrer. Eles não chegam para nós. Foi duplamente lindo: por nos sentirmos novamente um Porto de títulos e por ver a cara deles, resignados à condição de lagartos.
Brindámo-los com uma prenda que estava bem guardada: um "cheira a merda, cheira a lisboa" a plenos pulmões seguido de uns tímidos "campeões, campeões...". Eu não consegui cantar isto. Apesar de andar estranhamente optimista, ainda sou racional ao ponto de me guardar para a consagração.
Os jogadores vêm festejar connosco e até Adriaanse é aplaudido. Desta vez nem vou fazer a apreciação deles. Para mim, ontem foram todos perfeitos. Há alturas em que nem se deve ver os erros.
Sozinhos no WC fizemos aquilo que toda a gente faz: cagámos nos lagartos. Era hora de cantar pelo Porto. E também de olhar para o telemóvel que estava cheio de mensagens. Amigos portistas extasiados e amigos lampiões a dar os parabéns (uns mais directos, outros nem tanto). Lagartos? Não conheço. Mas é pena.
A saída foi calma e divertida como é sempre que se ganha. Revelei que se naquela altura me perguntassem quem é o melhor jogador do mundo eu respondia sem vergonha: Jorginho! O futebol tem cenas brilhantes.

O regresso:
No trânsito lisboeta ainda tivemos tempo de agradecer aos lagartos a hospitalidade.
Na A8, ainda tive que mandar para casa uns JL que estavam com uma cabeça estranhamente grande (vá-se lá saber porquê). Ser lagarto deve ser uma cena mesmo triste lol
A outra paragem foi na Mealhada, onde um mar de azul comia sandes enquanto os verdes eram agora um ou outro com cara de... lagarto, pronto.
Às 2 e tal já estava em casa mas não conseguia dormir.

O depois:
A noite tinha de acabar na Ribeira, que ontem me pareceu ainda mais bonita, ainda mais minha. Porque a minha cidade é única e porque o nosso (meu e da cidade) clube é o melhor. E porque o Porto tem personagens únicas, como o bêbedo que só conseguia dizer as palavras "Porto", "Jorginho" e "campeões".
Dormi maravilhosamente bem e agora estou aqui a escrever isto. Porque embora só quem lá esteve saiba como me sinto, o futebol une-nos e todos sabem o que isto é. Mesmo os lagartos, coitados.

04 abril, 2006

As outras faces do clássico

É inevitável falar-se do árbitro quando se antecipa um clássico. E este não vai ter uma pessoa que já é parte integrante dos jogos entre sporting e Porto e que já se sabe para que lado cai sempre: Lucílio Baptista.
É uma vantagem para o Porto, porque as arbitragens deste senhor quando envolve o Porto já são brilhantes, então quando ainda por cima mete o sportem é de bradar aos céus.
Mas claro, enganaram-se os que, tal como eu, pensaram que iria ser escolhido um daqueles que não causa grande polémica: Pedro Henriques, o único que acho ser digno deste jogo (embora no passado fim-de-semana me tenha desiludido imenso...), João Ferreira, António Costa, daqueles neutros, que ninguém gosta mas que também ninguém critica muito.
Mas não. O árbitro nomeado (relembro: nomeado) para o clássico é Pedro Proença. Sim, aquele que toda a gente sabe que é péssimo e que tem o dom de estragar jogos. O "espectáculo" está garantido. Depois queixam-se da falta de credibilidade da arbitragem portuguesa.

Passando para assuntos bem mais interessantes, falemos de bancadas.
Do lado dos lagartos, Juve Leo, Directivo, Torcida, Brigada e todos os mil grupos que apoiam o sportem estarão, certamente, em maioria. Deles se espera um grande apoio (embora se saiba que as divisões em casa só prejudicam os próprios, porque quando se juntam fora arrasam) e coreografias pelo menos originais (coisa que para aqueles lados é anormalmente invulgar...).
Do nosso lado, Super Dragões e Colectivo chegam a alvalade abalados pela questão dos bilhetes que já vos divulguei, mas com uma força como há muito não se via ser tão constante.
Espero sinceramente que os 2 lados estejam à altura do jogo e de preferência que a polícia não se "entusiasme" outra vez.

Prognósticos só no fim

Há quem diga que no Sábado se joga o título; há quem diga que é um jogo que vale apenas 3 pontos e que depois ainda faltam mais 4 jornadas. Eu cá acho que se há "jogos do título" este é seguramente um deles, tal como o foi o benfica-ricardo do ano passado. Ok, ainda estão muitos pontos em jogo e tudo é possível, mas é inegável que estes 90 minutos podem decidir muita coisa.

E como eu gosto de começar sempre pelo pior, falemos do sportem.
A equipa treinada por Paulo Bento vem de uma série impressionante de 10 vitórias consecutivas e diz-se que vai embalada para o título.
Ora bem, que eles são bons e até merecem o lugar onde estão ninguém duvida. Que estão no seu pico de forma também é evidente. Mas sinceramente parece-me que os pintam melhores do que efectivamente são.

Vejamos o que é o sportem neste momento:
- uma confusão de dirigentes que apresentam demissões mas que se querem candidatar já a seguir
- um treinador que não tem habilitações nenhumas, que não fez nenhum milagre mas que é levado ao colo pelos media como já não se via há muito
- uma equipa que é muito boa, muito boa, mas que nem obrigada a ganhar é capaz de assumir as despesas do jogo e empurrar o adversário, seja ele qual for e que ganha vários jogos sem saber como ou com uma pequenita ajuda vinda de fora.
Ok, posso estar a desenhar um cenário demasiado negro (ou verde, que ainda é pior), mas até agora não disse nenhuma mentira.

Mas pronto, analisemos a equipa provável:
Ricardo - o melhor-guarda redes do mundo com os pés não faz asneira há muito tempo. Espero que ele me dedique algumas no Sábado.
Tonel e Polga - sinceramente, não vejo em nenhum dos 2 um grande valor individual, mas a verdade é que se têm portado muito bem.
Abel e Caneira - o Abel é bom, mas quando se entusiasma é capaz de nos dar alguma alegria; já o Caneira anda muito excitado, até parece lagarto desde pequenino.
Custódio, Moutinho e Carlos Martins - há quem chame a isto um grande meio-campo. O Custódio parece-me um jogador mediano; os outros 2 o que têm de classe também têm de estupidez.
Sá Pinto - o capitão parece um cão raivoso desde a luz. Já que é portista de coração pode ser que se acalme.
Deivid - este só joga contra nós.
Liedson - pode ser um grande palhaço, mas é um jogador como há poucos neste país. Muito cuidadinho que o que ele melhorou no paleio também melhorou na técnica.

Mesmo que se verifiquem algumas alterações, já todos sabemos como é que os verdes vão jogar: sem grandes atrevimentos, sem conseguirem assumir sequer que têm equipa para nos encostar (dizem eles...) e à espera dos nossos erros. É uma pena, podiam fazer melhor.
Sabem que isto de se querer ser campeão num ano atribulado como este não é só pôr um menino pseudo-humilde a treinar e 11 rapazitos a darem o seu melhor. É preciso levantar a cabeça e mostrar quem manda dentro do campo. E nos 2 Porto-sporting deste ano eu vi uma equipa a jogar e a outra a tentar não deixar a outra jogar à espera de um falhanço. Por acaso tanto num como noutro os falhanços infantis aconteceram e os lagartos lá enfiaram 2 golos, mas e se isso não acontece neste, como é? Bem, com a sorte deles eu já não digo nada.
Conclusão: espero que o sportem me surpreenda senão já sei que não vou ver um grande espectáculo.

Passemos ao meu Porto.
A equipa finalmente atingiu a regularidade que se desejava para a recta final da temporada.
O 3-3-4 que ainda nos deixa de pé atrás lá tem funcionado e é impossível criticar as últimas exibições.
Mas também todos sabemos que nos jogos decisivos a rapaziada vai-se abaixo. E se por um lado noto que os portistas estão algo receosos por causa disso, por outro sinto que estamos todos com uma fezada especial. Porque acreditamos que somos melhores, porque vemos melhor futebol que os lagartos, porque merecemos. Esperemos que eles correspondam.

3-3-4 ou 4-3-3? Adriaanse mantém-se firme ou cede? Eu aposto no 3-3-4.
Equipa provável:
Helton - já disse tudo o que penso sobre esta opção. Por mim, o Helton sentir-se-á muito apoiado em alvalade.
Pepe - um dos maiores sapos que engoli nos últimos tempos. Como é possível ele ter passado daquele Pepe que eu tanto gozei para este Pepe que me faz aplaudi-lo de pé? Impressionante.
Pedro Emanuel - passa mais despercebido, mas não deixo de lhe tirar o chapéu. Não deve ser fácil adaptar-se não só a um sistema totalmente diferente, como também a uma posição desconhecida.
Bosingwa - o ponto fraco da equipa, mas que tem estado anormalmente seguro nos últimos jogos.
Paulo Assunção e Raúl Meireles - os pilares da equipa. Há uns meses ninguém dava nada por eles, agora são heróis.
Lucho - a seguir à vitória do Porto, o meu maior desejo é que o argentino jogue. O melhor jogador da Liga tem que estar presente num jogo que pode decidir tudo. É a ponta do nosso meio-campo de Lucho!
Quaresma e Alan - o Quaresma é um milagre de Adriaanse, mas veremos como se porta na antiga casa. Eu trocava o Alan pelo Lisandro, mas não é mau de todo pôr o Alan a cansar os laterais para depois entrar alguém mais fresco.
Adriano e McCarthy - há quem diga que eles não marcam muitos golos, que eles não correm muito e que passam ao lado de alguns jogos. Eu acho que eles chegam para ganharmos.

Espero que o Porto seja inteligente e não se lance para cima do sportem. É tudo muito bonito, mas os jogos não se ganham por mérito. E se já vimos que os lagartos vão ficar à nossa espera, que tal "entregarmos-lhes" o jogo para ver do que eles são capazes? Gostava de os ver a jogar mesmo para ganhar. Se são melhores do que nós devem ser capazes disso, não?

Bem, a verdade é que na minha opinião eles são favoritos. Porque jogam em casa, porque estão num momento de forma muito bom e porque o Porto tem tendência a falhar nestes momentos. Mas nestas coisas já se sabe... Prognósticos só no fim do jogo.

03 abril, 2006

Bilhetinho mágico

Hoje de manhã, o FCPorto pôs à venda os bilhetes para o grande clássico do próximo Sábado. Mas desenganem-se aqueles que pensam que os sócios do Porto tiveram oportunidade de adquirir os cerca de 2500 ingressos que chegaram à SAD do clube.

Falou-se muito de bilhetes a 20 euros (que seria um preço anormalmente bom para um estádio onde já nos chularam 45 euros e onde ainda por cima se joga supostamente "o jogo do título") mas hoje foram muito poucos os ingressos vendidos nas bilheteiras a este preço. E porquê? Porque os administradores conhecem muita gente e porque a equipa tem muitos patrocínios. Conclusão: os de 20 euros foram todos para os "amigos" enquanto os meros e reles sócios se contentam com bilhetes a 50 e 60 euros. Muito bonito, sim senhor.

As claques do FCPorto vêem assim os seus objectivos bem dificultados e prevê-se já que seja a pior deslocação dos Ultras portistas à mouraria. Para quem odeia claques, se calhar vai ser bonito ver fatos e gravatas em vez de cachecóis e bandeiras.

Pois é meus caros, é assim que o nosso clube é gerido hoje em dia. E quando nós, sócios, somos trocados por estes "amigos" se calhar é sinal que o clube já não é mesmo nosso. Não estará na hora de abrirmos bem os olhos?

P.S. Quanto a mim, um de 20 euros já cá canta. Vivam as cunhas! . . .

FCPORTO 3 - gil vicente 0

À partida para este jogo o Porto estava, pela 1ª vez em muitas jornadas, em 2º lugar. Sendo assim, era obrigatório vencer. E, para chegarmos a alvalade com a moral em cima, era preciso também convencer. E assim foi.
Apesar do gil não ser propriamente um adversário difícil, muitas vezes é nestes jogos que se perdem campeonatos (ok, confesso que nos últimos tempos todos os adversários me parecem colossos e todos os jogos me parecem finais da liga dos campeões, mas enfim...).

A 1ª parte ficou marcada por um fora-de-jogo mal tirado a McCarthy quando este se isolava e pelo golo de Cech mesmo a fechar. A jogada que antecedeu este golo é qualquer coisa a não esquecer.
Na 2ª parte o Porto controlou e ainda conseguir marcar mais 2 golos. O 1º por Quaresma num penalty bem assinalado pelo árbitro e o 2º pelo recém entrado Ibson.
Nem foi preciso atirar a bandeira para o chão.

Nas bancadas, a salientar a grande assistência e, mais uma vez, a "correria" do Colectivo para arranjar lugar no próprio estádio.

Para a semana há clássico e está em jogo o título. Vamos em 1º e teremos que voltar em 1º senão... adeus campeonato.

02 abril, 2006

Eu não queria, mas...

... há que animar este blog.

guimarães-sporting, minuto 50: Polga derruba Saganowski na grande-área do sportem. Nada.

belenenses-benfica, minuto 77: mão de Manduca na grande-área do benfica. Nada.

Esta jornada está a correr bem.