27 novembro, 2007

Anfield Road

Arrisco-me a dizer que amanhã até podemos levar 8 como os outros que vai valer sempre a pena ter ido.

26 novembro, 2007

FCPORTO 2 - 0 setúbal

Cuidado meninos, anda aí alguém a querer mesmo muito que um penalty a menos faça a diferença...

24 novembro, 2007

Código Deontológico dos Jornalistas Portugueses

1.O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.

2.O jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo e considerar a acusação sem provas e o plágio como graves faltas profissionais.

3.O jornalista deve lutar contra as restrições no acesso às fontes de informação e as tentativas de limitar a liberdade de expressão e o direito de informar. É obrigação do jornalista divulgar as ofensas a estes direitos.

4.O jornalista deve utilizar meios leais para obter informações, imagens ou documentos e proibir-se de abusar da boa-fé de quem quer que seja. A identificação como jornalista é a regra e outros processos só podem justificar-se por razões de incontestável interesse público.

5.O jornalista deve assumir a responsabilidade por todos os seus trabalhos e actos profissionais, assim como promover a pronta rectificação das informações que se revelem inexactas ou falsas. O jornalista deve também recusar actos que violentem a sua consciência.

6.O jornalista deve usar como critério fundamental a identificação das fontes. O jornalista não deve revelar, mesmo em juízo, as suas fontes confidenciais de informação, nem desrespeitar os compromissos assumidos, excepto se o tentarem usar para canalizar informações falsas. As opiniões devem ser sempre atribuídas.

7.O jornalista deve salvaguardar a presunção da inocência dos arguidos até a sentença transitar em julgado. O jornalista não deve identificar, directa ou indirectamente, as vítimas de crimes sexuais e os delinquentes menores de idade, assim como deve proibir-se de humilhar as pessoas ou perturbar a sua dor.

8.O jornalista deve rejeitar o tratamento discriminatório das pessoas em função da cor, raça, credos, nacionalidade ou sexo.

9.O jornalista deve respeitar a privacidade dos cidadãos excepto quando estiver em causa o interesse público ou a conduta do indivíduo contradiga, manifestamente, valores e princípios que publicamente defende. O jornalista obriga-se, antes de recolher declarações e imagens, a atender às condições de serenidade, liberdade e responsabilidade das pessoas envolvidas.

10.O jornalista deve recusar funções, tarefas e benefícios susceptíveis de comprometer o seu estatuto de independência e a sua integridade profissional. O jornalista não deve valer-se da sua condição profissional para noticiar assuntos em que tenha interesses.

11. O jornalista português não pode fazer perguntas incómodas a Scolari, não pode questionar as opções do brasileiro e muito menos o pode criticar.

20 novembro, 2007

O estranho caso do Bosingwa que virou Zé

Que se acuse o portista que sempre achou que o Bosingwa era um grande jogador. Não conheço nenhum.
E ainda hoje continuo a achar que o Bosingwa não era jogador para o Porto.

Agora há o Zé. Nós, portistas que estamos lá, sabemos bem a diferença. Este quando pega na bola já está meio estádio a gritar "vai Zé!" enquanto a outra metade só está a pensar "vai Zé!". Vocês, que não percebem o que isto é, imaginem um jogador que mal a bola toca nos seus pés já nós estamos a imaginar todo um sprint com ela. Isto nem quer dizer que a coisa vá correr bem. Diga-se em abono da verdade que a maior parte das vezes aquilo até nem dá em nada. Mas, tipo, é o Zé. O nosso Zé.

Na última semana falou-se muito destes dois. Do Bosingwa porque muita gente ficou em êxtase por causa das suas declarações no final do estrela-Porto. Eu percebo perfeitamente o que o Bosingwa disse. Ele, que passou por muito mais que os outros para ser bem sucedido, tem moral para falar. Quiseram fazer disso um grande filme, mas os actores não compareceram. Até porque, no Sábado, apareceu o Zé a entregar de bandeja a vitória a Portugal.

O Zé é o maior. O nosso Zé. E ai de quem lhe chame Bosingwa!

4º árbitro

http://jpr.icicom.up.pt/2007/11/minutos_finais_para_o_euro_2008.html

Rui Jorge sobre a selecção

Rui Moreira

e Manuel José

13 novembro, 2007

estrela 2 - 2 FCPORTO

Ao contrário de muitos, recuso-me a criticar uma equipa que está a ganhar por 2-0 até aos 85 minutos, está a controlar o jogo e perde por causa de dois erros tão estúpidos de dois jogadores.
Este empate até pode ser uma lição para o relaxamento do Porto (ainda que continue a achar que a ganhar 2-0 ao estrela eles têm mais é de relaxar), mas é 100% culpa de Helton e Stepanov. O empresário do guarda-redes até tem razão: Helton só falhou por 2 vezes em tantos jogos. Mas num deles fomos eliminados da Liga dos Campeões e no outro foi a frustração que se viu. Quanto ao defesa, gosto muito do estilo de Stepanov e acho mesmo que temos ali um bom jogador, mas apetece-me dar-lhe um estalo.

Tendo isto em conta, não podemos também fazer de conta que ficou tudo bem. É verdade que ainda temos 4 pontos de vantagem e que mesmo assim muita gente já está eufórica, mas estamos numa altura crucial da época: a partir daqui, ou recuperamos, ou enterramo-nos sucessivamente como na temporada passada.

Para uma coisa tenho a certeza que este empate serviu: para o Porto ter tempo de antena. Já não via o meu clube abrir telejornais e ser tão falado desde que perdemos a Supertaça. A comunicação social fica mesmo preocupada connosco nestas alturas.

Não posso terminar sem deixar de dizer que nos últimos dias me tenho fartado de ouvir: "viste como não tinhas razão? Eu já tava mesmo a ver isto acontecer". Ora bem, a essas pessoas só posso dizer que eu, ao contrário delas, sou portista. Isto é, eu quero é que o meu clube ganhe. Não quero andar a dizer que o Jesualdo é mau, que a táctica é má e que algum dia isto vai correr mal para depois ficar à espera de dois empates seguidos para ir dizer a pessoas como eu: "viste como não tinhas razão? Eu já tava mesmo a ver isto acontecer". Eu não quero saber se tenho ou não razão. Quero que eles estejam em primeiro. E, para infelicidade dessas pessoas, estão mesmo.

4º árbitro

Estamos de regresso em:

http://jpr.icicom.up.pt/2007/11/quarto_arbitro_38.html

- Manuel Cajuda sobre o sucesso do guimarães e Paulo Duarte sobre o insucesso do leiria
- Jokanovic sobre Igor Pita
- os adeptos sobre a Taça da Liga

e

http://jpr.icicom.up.pt/2007/11/duelo_de_sportings_na_corda_bamba.html

- Luís Loureiro sobre o braga-sportem
- o "Craque" Fajardo
- notícias e curiosidades nos "Descontos"

11 novembro, 2007

Notas

Como não tenho tempo nem paciência para mais, ficam algumas notas do que se tem passado:

- Pelos vistos já está no cinema aquele filme que já é anunciado há muito tempo nos ecrãs da luz. Aquele que não está assinado pelo gajo que o fez, que por acaso é marido da gaja que escreveu o livro no qual o filme se baseia, ou não porque aquilo não se refere a um caso específico, é um retrato da sociedade em geral como é óbvio. Gaja essa que é amiga da ..., uma das personagens principais do tal filme, que pelo que dizem queria escrever um livrito normal, mas o outro chegou lá com o dinheiro e tratou de mudar tudo. Os actores são bons, a banda sonora está ao cargo do outro que tem a mania que é tão intelectual que não pode gostar de futebol e o enredo gira à volta daquele que insiste em fazer das vidas desta gente toda uma grande frustração. Tem tudo para ser um sucesso.

- Legalização é a palavra de ordem. A grande maioria das claques enveredou pelo caminho mais fácil, chegou a acordo com os clubes e legalizou-se. As do benfica, belenenses e beira-mar são o rosto mais visível da resistência. Acho que fazem bem, é bom quando alguém bate o pé a quem se esquece que somos nós que estamos sempre lá. Mas, sinceramente, até agora ainda não fui afectada em nada por esta legalização.

- Campeonato inglês. É o único que sigo, porque é de longe o melhor. Este ano torço pelo Arsenal que, na minha opinião, está a jogar o melhor futebol do mundo.

- 2ª circular ao rubro, como sempre. O sportem esteve um bocado mal, até houve uns infiéis que foram insultar o Paulo Bento. Não se faz. Lagarto que é lagarto continua a acreditar que ele é mesmo bom treinador. Esta semana voltou tudo ao normal, começaram a queixar-se da falta de sorte. Falta de sorte essa que os fez ir em frente na Taça da Liga e ganhar à poderosa naval em casa. No benfica, tudo óptimo. Fizeram o melhor jogo da época e só tiveram o azar de ver o Bynia expulso. Estes gajos da Liga dos Campeões são uns mariquinhas. O homem faz aquilo em todos os jogos da nossa Liga, nunca foi expulso e nunca ninguém se queixou. Em grande está também o nosso amigo dos 9 milhões. É golo atrás de golo.

08 novembro, 2007

Uma simples constatação:

o sportem faz o melhor jogo da época e.. empata.

o benfica faz o melhor jogo da época e.. perde.

o Porto não joga nada e.. ganha e.. é líder do grupo.

Dá que pensar, não?

07 novembro, 2007

FCPORTO 2 - 1 marselha

E vai Tarik Sektioui...

Mesmo com os piores 45 minutos que vi a minha equipa fazer este ano, ganhámos.

Continua Tarik Sektioui, pode fazer o golo...

Mesmo sem Lucho (que falta que ele faz!) e eu diria mesmo sem Quaresma (insiste em jogar pessimamente e depois faz o cruzamento para o golo!), ganhámos.

Isola-se, vai ser golo...

Mesmo com os adeptos a assobiar, ganhámos.

Golo do Porto, que grande jogada de Tarik Sektioui...

Mesmo com a comunicação social a dar mais atenção a nós-sabemos-quem, estamos em 1º lugar no grupo.

É NOSSO o golo, é NOSSO o mérito no Estádio do Dragão.



Para ver e rever.

05 novembro, 2007

Crise remendada

A coisa está má na rotunda. O boavista ainda não ganhou um jogo, o presidente fugiu com o rabinho entre as pernas e agora vê alguns dos seus jogadores penhorados pelo fisco (jogadores do boavista à venda? Não estou a ver grandes benefícios para o Estado).

A minha opinião é simples: cada um tem aquilo que merece.

FCPORTO 1 - 1 belenenses

Sinceramente, acho que o Porto não fez menos do que nos outros jogos. Marcou primeiro e ficou à espera que isso fosse suficiente. Costuma ser. Não foi. Azar. Não se pode ganhar sempre.

Mas a Catarina andava a avisar que o Lucho é indispensável não andava?