29 novembro, 2008

fenerbahçe 1 - 2 FCPORTO

Há qualquer coisa naquele hino da Liga dos Campeões que nos faz ter vontade de ouvi-lo sempre mais uma vez. Arrepia, envolve, emociona. Deve ser por isso que continuamos a ser um dos dois clubes com mais presenças neste competição e o quarto que mais vezes passou esta fase. É porque gostamos da música, só pode.

Mas parece-me que mais ninguém gosta neste país. O sportem, mal se viu na obrigação de a ouvir outra vez, fez de tudo para tentar que alguém se lembrasse de uma nova regra. Qualquer coisa que implicasse desqualificar alguém que levasse 5 em casa ou uma coisa do género.

(Um parêntesis para recordar que os adeptos do sportem são muito estranhos. Primeiro, porque são do sportem. Depois porque fazem tudo ao contrário dos outros. Quando um jogador adversário marca contra eles, festejam - ver sportem VS manchester. Quando são beneficiados, queixam-se dos árbitros - ver sportem VS FCP e naval VS sportem. E quando estão a levar um grande baile, gritam olés. Juro que nunca tinha visto gritarem olés quando alguém está a levar 5 em casa. Mas isso sou eu, que só tenho 22 anos e só vejo futebol todos os dias)

O benfica, como maior clube do mundo que é, sempre muito à frente dos outros, nem se qualificou, para não ter de se chatear com a música. E para não haver dúvidas - caso se avançasse mesmo com aquela regra que desqualificaria o sportem e se lembrassem de ir buscar à Taça UEFA qualquer clube que não levasse 5 do olympiakos... -, pumba. Tão espertos que eles são.

(Um parêntesis para recordar aquele adepto do olympiakos que aparece na televisão a seguir a um dos golos do seu clube. Aquele riso com um cheirinho a pena... quase que aposto que o homem era portista)

E pronto, passou mais uma semana europeia com apenas um resultado negativo, o do braga. Deixo-vos com a música que espero ouvir mais duas (ou três), (ou quatro), (ou...), esta época.

UEFA Champions League - UEFA Champions League

23 novembro, 2008

Para: Manuel José

Dou-lhe os meus parabéns. Não é qualquer treinador português que vence a Liga dos Campeões Africanos com o al-ahly. Quanto mais não seja porque mais nenhum português treina o al-ahly.
Mas não é sobre os seus enormes feitos que lhe quero falar. Recentemente disse a seguinte e brilhante frase: “Com Pinto da Costa à frente do F.C. Porto, nem morto”. Não podia estar mais de acordo: Com Pinto da Costa à frente do Porto, tenho a certeza que o senhor não vai treinar a equipa. Aliás, até acrescento, com qualquer portista à frente do Porto, nem morto o senhor vai treinar a equipa.
Lamento mas nós, portistas, somos assim: temos a lata de recusar treinadores portugueses com um enorme currículo. Gostamos mais de pegar em treinadores portugueses que nunca ganharam nada (Jesualdo, Fernando Santos e aquele, como é que se chama mesmo o que está no inter?) e torná-los campeões.
É uma mania estranha, esta. Já desperdiçámos grandes nomes à custa dela. Só assim de repente estou a lembrar-me de Jorge Jesus, Manuel Cajuda, Neca, António Sousa ou, sei lá, Chalana.
Claro que o senhor pode argumentar que eles nunca foram Campeões Africanos com o al-ahly. Mas eles nunca treinaram o al-ahly. Assim nunca se sabe se o Chalana não seria gajo para pôr os egípcios a jogar como o manchester united.
Mas o senhor não se ficou por aqui. “No F.C. Porto é cíclico. Acertam com muitas contratações, ganham dois, três anos e depois fazem uma série de contratações erradas, de jogadores que não têm nível para fazer esquecer os que saíram. O F.C. Porto tem sempre um ano mau. Não digo que este vai ser mau, mas já está a começar mal”.
Realmente, depois do Rui Santos, só me faltava mesmo ouvir o senhor a falar da política de contratações do meu clube. Bem, mas quem sou eu para o criticar? O senhor este ano conseguiu sacar o Hassan Moustafa ao Al Wahda. Um gajo que já jogou no Ittihad! Porra, dou o braço a torcer. Afinal está à vontade para falar de contratações.
Deixe-me só terminar dizendo-lhe que a sua frustração com o FCP está a dar um bocado nas vistas. Tente não falar tanto nisso, senão ainda vão começar a pensar que o seu sonho era treinar o Porto.
Já estou a imaginá-lo naquele banco, a ser campeão, a insultar os lampiões e lagartos que não foram suficientemente bons (como o al-ahly) para lhe darem vitórias. Cruzes, é que nem morta!

18 novembro, 2008

FCPORTO 2 - 0 aquele clube que esteve QUASE na champions

Nuno Assis.
Luis Filipe.

Sempre ouvi dizer que cada um tem aquilo que merece.

12 novembro, 2008

sportem 1 - 1 FCPORTO (4-5 nas g.p.)

Chamam-lhe Hulk, O Incrível. E o golo que tardava em chegar - graças a Bruno, O Ladrão - fez-se com toda a simplicidade de um jogador que tem tudo para dar certo. Ok, ao lado estava Rochemback, O Gordo, pelo que não foi muito difícil. Mas estou confiante que não verei mais vezes Hulk, O Estúpido, que se faz a um penalty daquela maneira.

Mas houve mais histórias em Alvalade.

Helton, O Ressuscitado, que defendeu tudo o que havia a defender, até o passe de Abel, O Morcão.
Bruno Alves, O Caceteiro, que fez uma falta e levou um amarelo e só do número 31 levou duas valentes cacetadas.
Rolando, O Mãozinhas, que deu aos lagartos UM motivo para andarem a semana toda raivosos com um árbitro que até os beneficiou.
Pedro Emanuel, O Mal Expulso, não que a falta não valesse o segundo amarelo, mas porque, ao contrário do que Moutinho, O Pigmeu Infeliz, quis fazer parecer, não lhe partiu nem um ossinho.
Rui Pastorício, O Camião, que atropelou o avançado do Porto como toda a gente viu.
Postiga, O Grande Portista, que safou ali bastantes lances perigosos.
Liedson, O Levezinho, que para dar cotoveladas e pontapés já é pesadinho.
Caneira, O Esperto, porque quando um árbitro faz de conta que não vê um penalty contra nós a melhor coisa que temos a fazer é dar um coice no adversário.
Paulo Bento, O Nojento, porque já não há paciência para ele, que em três anos ainda não conseguiu meter a equipa a jogar outro futebol que não seja esperar o erro do adversário, dar muita mocada e assobiar tudo o que o árbitro marca e não marca para pressionar.
Portistas, Os Melhores, porque fazer 600 kms num domingo à noite, para um jogo da Taça e numa altura em que a nossa equipa não joga nada, não é para qualquer um.
sportem, A Merda, porque a elite esqueceu-se das boas maneiras e anda aí a subscrever as palavras do treinador. Pois é, meus caros, na hora das derrotas com o Porto, O TriCampeão, a merda é toda a mesma.

P.S. Grande viagem, belas histórias para contar e a Super camioneta que até conseguiu ultrapassar a do FCP. "Txiiii parecemos o Hulk a ultrapassar o Rochemback!!" :)

07 novembro, 2008

d. kiev 1 - 2 FCPORTO

Ouvia o relato na rádio e quase nem olhava para a televisão. Os segundos de direrença entre um e outro meio permitiam-me fazer de conta que não estava a perceber que não íamos ganhar outra vez.

Hulk passa bem para Lisandro, aí vai ele, aí vai ele, cruza já em esforço, vem lá o Lucho eeeeeeeeeeee É GOOOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOOOOOOOOO! PORTO! PORTO! PORTO!

Olhei para a televisão. A bola ainda ia no Hulk. Segui a jogada em silêncio, não fosse o diabo tecê-las, o senhor da rádio podia estar a enganar-me só por gozo. Vi mesmo que o Lucho a encostou lá para dentro e festejei, festejei, festejei.

A única coisa positiva que as derrotas têm é que nos ensinam a viver melhor as vitórias.

Domingo... quem não for a alvalade é muito estúpido!

02 novembro, 2008

naval 1 - 0 dizem que é o FCPORTO



"Até mete dó". A capa do jornal O Jogo seja a ser tão bonita quanto trágica. O rosto de Bruno Alves não está escondido por acaso, a imagem reflecte toda a vergonha que ele - e nós - sentimos. Caminha para os adeptos como que a pedir desculpa, não pelas três derrotas consecutivas que (ainda) não comprometem nada, mas pelo rumo que esta equipa pelos vistos quer tomar.

Foi bonito o seu gesto, um grito de revolta que eu acredito que sinta e ao mesmo tempo um pedido de apoio que eu quero acreditar que ainda vão ter. No entanto, não chega ficar a olhar para esta imagem. É preciso pensarmos bem no que se passa, mesmo que não haja tempo para isso. Kiev é já na quarta-feira e, afinal, porque é que o Porto está assim?

1. Na rua, diz-se que a entrada do Rodriguez fez surgir alguns ódios, uma vez que o uruguaio tem o maior ordenado da casa. Não sei se esta informação é correcta ou não, mas até acredito que seja. Faz-me é uma certa confusão que isto possa ser motivo para destabilizar uma estrutura tão sólida como é o meu clube. Digam-me sinceramente: os dois golos feitos que o Lisandro falhou ontem... ele estava mesmo a pensar "o Rodriguez ganha mais do que eu, vou falhar uma coisa que nunca falharia na vida"? Pensem bem: o Nuno quando mama um frango por jogo está mesmo a pensar "deixa-me enterrar a equipa para o presidente ver que tem de nos pagar mais"? Não me parece. Parece-me que o Lisandro está com azar e que o Nuno é um mau guarda-redes. Mas isso sou eu, admito que outras pessoas achem que o Lucho não está nada limitado fisicamente, está só ali a passear porque de repente se lembrou que podia estar a ganhar mais.

2. A facção portista MiguelSousaTavares+RuiMoreira fala de uma "política de contratações errada". Parece que agora os comentadores do Porto são obrigados a dizer mal do próprio clube e a mostrar que não gostam do Pinto da Costa. Só que depois vai-se a ver e são sócios há meia dúzia de anos. Bem, mas voltemos à "política de contratações errada" que essa facção nem merece o meu tempo.
Não acho que esteja nada errada. Há uma coisa que as pessoas têm de perceber: em dez jogadores que o Porto contrate, já é óptimo que um deles seja um Pepe, dois uns Bosingwas e dois qualquer coisa como uns Raul Meireles. Se os outros cinco forem Benitez, eu acho que compensa na mesma.
Mas isso sou eu, que em vez de dar relevo a tantos Benitez que já chegaram a este clube, também me lembro dos muitos Pepes que passaram por aqui. Sou meio maluca, tenho esta mania de não ter que dizer muito mal do meu clube para me deixarem falar na televisao.

3. Jesualdo Ferreira. Ando há mais de dois anos a defender o professor, porque apesar de ter consciência que não é um grande treinador, sempre estive convencida que não havia melhor por agora. Sei que é muito fácil dizê-lo neste momento e acreditem que espero mesmo estar enganada, mas começo a ter as minhas dúvidas se ele será mesmo melhor treinador do que, sei lá, eu.
Com Quaresma, dizia-se que Jesualdo era "obrigado" a jogar em 4-3-3, mesmo sem ter um verdadeiro ponta-de-lança (ainda que o Lisandro se tenha lembrado de tornar num na época passada), sem ter outro extremo de qualidade (ainda que o Tarik durante um tempo até tenha parecido um grande jogador), sem ter um número 10 (ainda que tivesse o melhor Lucho de sempre), mas tendo, por exemplo, um Paulo Assunção que lhe segurava o esquema . Sem Quaresma e sem Paulo Assunção, pensámos que estava tudo resolvido: passa-se para o 4-4-2, até porque contratámos jogadores para isso.
Só que, pelos vistos, só Jesualdo é que achou mesmo que o Tomás Costa e o Guarin, bem disfarçadinhos, podiam fazer de Paulo Assunção e só Jesualdo se convenceu que a qualidade do Rodriguez ia fazer dele um grande extremo também. Mas não é bem assim.
Não faz sentido que o Fernando tenha de ser titular porque é o mais parecido (será fisicamente???) com o Paulo Assunção. Não faz sentido que o Rodriguez esteja ali enfiado no canto esquerdo a desperdiçar-se. Não faz sentido que todos os jogos ele invente um novo extremo para a direita. Percebe isto professor??
Jesualdo anda a confundir-me. Quando o Hulk entra, eu já não percebo para onde é que ele vai, o que é suposto fazer e quem é que vai trocar de posição para repor as coisas.
E professor, acredite, se eu não percebo, duvido que o Hulk o faça.

É por estas e por outras que temos de parar um bocado para pensar. Enquanto isso, façam como eu e digam que gostam muito de hóquei e de fórmula 1 (ganhámos hoje, carago!!). Futebol são só 11 homens de cada lado a correr atrás de uma bola.