20 dezembro, 2008

estrela 2 - 4 FCPORTO

E já lá vão nove vitórias consecutivas.

19 dezembro, 2008

Indo eu, indo eu, a caminho de Madrid...

Belo sorteio. Mal posso esperar por ter cá, de uma só vez, o maniche, o paulo assunção e o simãozinho...

Entretanto, os jornais espanhóis já começaram a cantar vitória.
El País, Marca e El Mundo Deportivo usam a mesma palavra nas capas para qualificar o FCPorto: um adversário "acessível".
Só o As opta por destacar a reacção do treinador do atlético, onde este avisa que o FCP é um ex-campeão da Europa e que está muito bem orientado.

Uma análise mais profunda permitiu-me verificar que o El País destaca a sorte do atlético neste sorteio.
A Marca já tem uma sondagem, onde o atlético, para cerca de 77 por cento dos votantes, até já está nos quartos. E, claro, é preciso lembrar que o atlético até já eliminou o Porto.
O El Mundo Deportivo sublinha que o Porto quer voltar à elite europeia, depois de ter falhado os quartos no ano passado, mas recorda a excelente recuperação no grupo. Numa primeira análise à equipa, consideram que "o conjunto não se destaca pela sua organização defensiva nem pelo seu grande talento ofensivo". Bem, pelo menos temos "uma série de jogadores que podem ser letais". Lucho é a estrela, Rodriguez acompanha-o, Hulk abre os espaços para Lisandro.
Vejam ainda as reacções do treinador e do presidente do atlético, ambos, suponho, nada simpatizantes de um clube que já lhes negou, só a título de exemplo, Quaresma e Lucho.

Destaco a análise do Sport, que vê o Porto como uma equipa "compacta na defesa e perigosa no ataque". Hulk é "a nova sensação da Liga portuguesa", Lisandro é o "típico avançado argentino", Lucho é "o melhor da Liga portuguesa há três anos", Raul Meireles "é um novo Maniche", Fernando é o "herdeiro de Paulo Assunção", Rodriguez é "rapidíssimo", Bruno Alves é o "típico central da escola do FCP", Rolando é "uma agradável surpresa", Helton é "irregular" e o problema está nas laterais.

16 dezembro, 2008

cinfães 1 - 4 FCPORTO

Não sei muito bem porquê, mas este jogo faz-me lembrar o duelo Ronaldo/Messi pela Bola de Ouro. Não sei muito bem porquê, mas vou tentar explicar-vos.

O cinfães era uma espécie de Ronaldo da Taça. Já chegou mais longe do que se esperava, está a fazer uma grande prova e é por ele que nos apetece torcer, porque a Taça é isso mesmo, é a festa daquelas gentes quando vencem algo de enorme por uma vez na vida.

Já o FCP não passava de uma espécie de Messi da Taça. É muito melhor que o cinfães, mas não queremos que ele ganhe. Qual é a piada da Taça se o cinfães não vencer o FCP, se o leixões não derrotar o benfica, se o grande valdevez não ultrapassar o santa clara?

Nós, portugueses, estamos pelo cinfães. Queremos que o nosso pequeno ganhe ao grande, queremos contar aos nossos netos que uma vez o cinfães venceu o FCP para a Taça de Portugal. Não seria espectacular?

No fundo, cada um de nós é uma espécie de Dona Dolores, que foi a Paris para aparecer na televisão quando o seu menino estava a receber a Bola de Ouro. Ela que já foi emigrante e que sofreu tanto na vida. Haverá história mais portuguesa do que esta?

A France Football limitou-se ao óbvio: dar o prémio àquele por quem todos torciamos e fazer de conta que o Messi não é muito melhor. E acredito que, para muitos milhões de portugueses, tenha sido uma pena que a Taça não tenha seguido o exemplo.

Temos pena.

P.S. Para quem ainda não leu, Hleb falou por mim também.

FCPORTO 2 - 0 arsenal

Confesso-vos que uma das coisas que mais gosto de fazer é rir. Rir de coisas que têm piada e até rir de coisas que não têm piada. Rir das desgraças dos outros, rir das minhas próprias desgraças. Rir dos outros, rir de mim, rir com todos. Não é tão bom rir?

Claro que é giro quando tropeçamos e caímos estatelados no meio da rua, com toda a gente a ver. Dá para rir, não dá? Mas agora pensem lá se preferem isso ou que o vosso melhor amigo o faça enquanto vocês estão a ver... Pois é, dá para rir muito mais, não dá?

Por isso mesmo, compreendo que a coisa mais lógica que um treinador faz quando a sua equipa está a dar baile a outra seja... rir. É que não me ocorre mesmo mais nada. Mas também sei, por experiência própria, que dá muito mais vontade de rir quando, dois meses depois, estamos nós a vê-los tropeçarem e caírem estatelados ali, mesmo no meio da rua, com toda a Europa a ver.

Nos oitavos, em primeiro do grupo. Normal.

09 dezembro, 2008

setúbal 0 – 3 FCPORTO

Ouvi falar de um tal Hulk quando o negócio com o Porto já estava confirmado. Mas só soube a vida toda do rapaz através de rivais, que gostaram imenso da ideia de poderem gozar com “o incrível”, contratado a um clube desconhecido por uma quantia assinalável. Hoje, já sabemos que ele não é um Urreta ou um Balboa, é certo, mas chegou para eles se calarem.

02 dezembro, 2008

FCPORTO 2 - 1 académica

A crise continua. De vitória em vitória, o Porto está muito mal, os jogadores são muito maus e a equipa não joga nada. Como diz o Fucile, "deixem-nos estar tranquilos, caladinhos... e no fim falamos".

Enquanto isso, o líder leixões finalmente teve um pouco de azar. E, logo atrás, lá estava o benfica a desperdiçar uma grande oportunidade de subir ao primeiro lugar, mil e não sei quantos dias depois da última vez que lá esteve.
Se alguém conhecer aquele senhor que apareceu na televisão quando estava 2-1 com um cartaz que dizia "vimo-nos gregos, mas já estamos no primeiro lugar", podem dar-lhe um pontapé de bicicleta por mim? :)
Só foi pena não termos ganho pontos também ao sportem, que foi roubado pela primeira vez esta época. Ao menos serviu para humilhar o guimarães, que ou recebe grandes craques dos amigos em Dezembro (Urreta, Balboa, Makukula... tanta coisa boa por aí), ou ainda vai parar à segunda outra vez, tal é a qualidade da equipa. E seria uma pena...

Que a crise continue assim por muito tempo.