24 fevereiro, 2006

Clássico

Noutro dia ia no autocarro e pisei um senhor já com uma certa idade. Pedi-lhe desculpa e ele, ao ver que eu ia a ler a página de desporto do Metro, respondeu:
" - Deixe lá menina, desde que o Porto ganhe no Sábado está tudo bem, não está?"
Este "não está" mostrou-me logo a minha sorte em ser portista, caso contrário podia não sair dali inteira. A sorrir, só corrigi:
" - Claro, mas o jogo é no Domingo..."
" - Tá bem minha filha, o que importa é ganhar àqueles mouros".
Nesta altura eu já reparava pela sua cara que ter-lhes chamado só mouros era um elogio. E não fosse ele estranhar o meu silêncio, lá disse:
" - É verdade, mas não estou com muita esperança..."
" - Oh minha querida, tu tens é muita sorte... No meu tempo o Porto passava a ponte D. Luis e já sabia que ia perder... Tava tudo feito para eles, sabes? Agora é diferente... Bem, somos roubados na mesma".
E, ao sair na sua paragem, ainda me disse:
" - Até os comemos!"

É isto um clássico.
É passar a semana a contar os dias até ao jogo, a falar sobre tácticas, jogadores e treinadores e a fazer prognósticos.
É a ansiedade de ganhar, é tentar nem pensar em perder.
É imaginar um golaço do McCarthy ou do Nuno Gomes, uma grande defesa do Baía ou do Moretto (ah ah) e uma grande jogada do Quaresma ou do Simão.
É desconfiar do árbitro seja ele qual fôr, é dizer o nome dos adversários sempre com um insulto pelo meio, é cantar baixinho contra os rivais no autocarro, no metro, na rua...
É recordar os últimos clássicos e os clássicos de outros tempos.

É aquele friozinho na barriga que nunca mais desaparece.

14 comentários:

Anónimo disse...

já estranhava ausencia de post´s sobre o grande jogo no Domingo . . . !! diálogo bem interessante, só mesmo pena esses comentários da arbitragem. Se isso do antigamente até pode ser verdade (não sei pq não vivi e não há factos concretos sobre beneficios ao BENFiCA), o mesmo já não se pode dizer dos ultimos 20 anos.
Falando do jogo, espero qe venham em massa e seja um bom duelo tanto dentro como fora do relvado. Nota para o fracasso das frases qe têm dominados classicos e derbies, p isso espero qe se altere e tanto os Diabos como os Super tragam surpresas agradáveis.
E já agora, se o João Ferreira deixar, qe vença o melhor... o Benfica !!!

Saudações Benfiquistas

C. disse...

Poupa-me.

Novo Moreira disse...

já falta pouco... vamos lá ver se o velhote numa próxima não te cobra a calcadela... seria bom sinal;)
Já agora, uma correcção... nesta altura rio-me mais depressa se me falarem em golos do Mc carthy ou em grandes jogadas do Simão, do que se me falarem em defesas do Moretto... mas vamos lá ver o que isto reserva...até pode ser que apareçam hoje as estrelas que andam escondidas.

Novo Moreira disse...

ganhamos, mas nao é isso que me traz aqui! só deixo uma pergunta...
Também fazes parte dos energúmenos que aproveitaram um momento solene como o minuto de silencio para insultar o Benfica e os benfiquistas?? Que tristeza e que cobardia que esse acto demonstrou... É nessas alturas que eu acho que as pessoas não usam os petardos de forma útil...
Guarda a tua máscara, porque o Baía pode contagiar o resto da equipa e os adeptos com a gripe dos frangos...ahahahahaha! e aproveita para comprar Tamiflu!

Anónimo disse...

a quantos pontos estás? hmmm pois acho que não vale a pena responderes.

Novo Moreira disse...

desculpa... isso era para mim??? Estou a 5... e depois?? Pelas vossas contas já estaria a 11 a esta hora...! E eu sei que quando se perde um classico e se fica à frente é normal fazer essa pergunta, mas tambem que o sentimento por dentro corrói e muito... por isso anónimo, não escondas a tua raiva!

E porque não comentas a atitude de merda das claques do Porto??? Não há comentário possivel, não é?

C. disse...

Não, não cantei no minuto de silêncio e para tua informação a iniciativa partiu de 2 gajos que nem são dos Super. Os megafones tentaram calá-los mas houve logo cromos a irem atrás.
É uma merda, eu sei, mas otários há muitos, dentro e fora das claques.
Tem lá calma e não entres sempre nessa de culpar os bodes expiatórios de sempre porque podes tar a cair em erro, como é o caso.

Não tenho tempo para mais, a crónica do jogo vai ter que esperar, sorry.

Novo Moreira disse...

"19h25 Claque portista atira petardos à passagem da equipa infantil do Benfica na sua volta ao estádio. Grandes corajosos a meterem-se com miúdos de 6 anos."

Catarina já que estiveste lá... isto é verdade???

Novo Moreira disse...

e já agora... no meu comentário nunca afirmei que tinha sido alguém das claques a tomar a iniciativa, mas o certo é que muita gente acabou por cantar e não me digam que eram todos de fora da claque...

C. disse...

Ninguém disse isso. Tu é que apontaste logo o dedo ao alvo mais fácil e eu só te avisei que isso nem sempre corresponde totalmente à realidade.

Quanto a essa citação, se queres que te diga nem vi passar os putos por isso não posso dizer nada. Mas também se há uma alminha que manda um petardo a um puto de propósito não falo por esse tipo de gente.

Fireal disse...

"É imaginar um golaço do McCarthy ou do Nuno Gomes, uma grande defesa do Baía ou do Moretto (ah ah)"


Parece que estavas a adivinhar pelos risos...

C. disse...

Estou sempre a adivinhar... O Moretto é muito bom :)

Fireal disse...

Não é muito bom, mas não deu um frango num clássico.

:) (sorriso irónico)

C. disse...

Eu a essa nem respondo porque até tu vês o quão ridículas são as tuas palavras.

Aliás, só digo isto: "a bola vai sair pela linha de fundo, mas Moretto vai evitar e... a bola sai" rio ave-benfica, comentador não sei de que rádio, no lance que dá o canto e posterior golo do rio ave. Absolutamente brilhante.

Meu caro, não comparemos coisas incomparáveis.