24 março, 2006

FCPORTO 1 - 1 sportem (5-4 nas g.p.)

O Porto está na final da Taça após derrotar o principal adversário na luta pelo título num jogo que teve tanto de emocionante como de polémico.
Para começar devo dizer que acho que o Porto chegou até aqui por mérito próprio e que, apesar de alguma sorte no sorteio, jogámos sempre para ganhar e fizemos por merecer o Jamor.

Ora bem, antes do jogo eu esperava uma partida bem acesa, porque ambas as equipas teriam que obviamente jogar para ganhar. Mas pelos vistos enganei-me, porque o menino querido da comunicação social montou mais uma vez uma estratégia que assentava na espera pelo erro do adversário. Uma táctica demasiado defensiva para quem ambiciona tanto, digo eu. O que é certo é que resultou e lá tivemos que ir para prolongamento.

O sportem entrou melhor nos 30 minutos adicionais, o que só prova que se calhar se fossem mais atrevidos até podiam ter chegado mais longe, mas enfim. Liedson marcou aos 109 minutos, depois de um erro infantil de Cech. Quando os lagartos já se viam no Jamor e quando alguns imbecis já estavam de lenço branco a mandar o holandês para um certo sítio, eis que surge McCarthy a resolver mais uma vez.
Segundo me dizem, foi um dos maiores festejos de sempre no Dragão (talvez superado pelo 2º golo no Porto-manchester ou no Porto-chelsea) e eu não estava lá (tive que sair mais cedo......). Que merda.
Mas enfim, íamos para as grandes penalidades.

João Moutinho, o anãozinho que passou o jogo a atirar-se para o chão, vai marcar o 1º com o narizinho para cima como se já fosse gente e... Baía defende!
Lucho, McCarthy, Ricardo Costa e Paulo Assunção não deixaram Ricardo brilhar (mas também tivemos a sorte de ele não ter tirado as luvas!!!) até que o guardião do sportem (não sei porque é que lhe chamam isto se ele não guarda lá grande coisa) se lança para marcar o último penalty da sua equipa - nada demais para o melhor guarda-redes do mundo com os pés. Interessante que Ricardo nem olhe sequer para Baía... Mas o nosso Baía, incomodadíssimo por estar diante do titular da Selecção nacional que tem muitos mais títulos e experiência do que ele (ai esperem, não tem nada... Mas é titular da selecção! Medo), responde-lhe mandando a bola para testar os seus reflexos e, claro, Ricardo não nos desilude e falha como é habitual :)
Bem, o palhaço lá marcou mas Lisandro decidiu acabar com aquilo logo ali e lá estamos nós na final.
Foi emocionante mas as surpresas não ficavam por aqui.

Só no dia seguinte é que ouvi declarações e fiquei a saber que o sportem foi roubadíssimo no Dragão.
Eu até pensei que estava a ouvir mal. Tipo, não há jogo entre Porto e sportem nos últimos anos que o Porto não tenha sido mesmo roubadíssimo (então quando é o Lucílio nem se fala...) e vêm-me agora estes gajos queixarem-se? Mais, não devem ter visto o mesmo jogo que eu, porque eu dormi descansadinha de 4ª pra 5ª a pensar que tinha sido lindo durante uns minutos eles festejarem como se tivessem ganho e depois terem ido para casa com o rabinho entre as pernas. Mas não, afinal a lagartagem foi roubada.

Ora, nada como analisar os lances da polémica. Penalty de Pepe? Realmente ele dá mão (embora já meta nojo os lances de mãos em Portugal serem todos assinalados porque na lei diz que só é falta se se notar que a mão está lá propositadamente, mas enfim), mas curiosamente está fora da área e eles esquecem-se que nesse lance há uma falta não assinalada contra o sportem que gerou aquela jogada de perigo. Expulsão de Caneira injusta e propositada? Porra, eu vejo tudo à molhada, mas distingue-se bem a quezília entre o Lucho e o Caneira e que eu saiba levaram os 2 amarelo. Tal como o Raúl Meireles sem se ver porquê. Não vejo aqui roubo nenhum, mas pronto.
Faltas e foras-de-jogo sempre assinaladas a favor do mesmo? Opa, vão-se lixar que sabem bem que não é verdade.
Alto! Mas houve um lance que os dirigentes do sportem apontaram e que têm realmente razão. Numa jogada a bola sai pela linha de fundo, o árbitro assinala pontapé de baliza para o Porto e realmente devia ter sido canto para o sportem. Foram roubadíssimos.
Meus caros, poupem-me e aprendam a perder.

Faz-me uma certa confusão que um treinador que não tem habilitações nenhumas para isso mas que é um querido para os jornalistas venha dizer que jogaram contra 12. Eu por acaso acho que ele não devia falar assim do Ricardo, porque ele é mau mas também é chato o próprio treinador assumir que ele dá vantagem à equipa adversária.
E mais confusão me faz que numa altura em que no sportem anda tudo às avessas com assembleias e eleições nos apareçam meia dúzia de dirigentes de meia tigela no final do jogo a dizerem que o sportem foi muito roubado e que o Baía andou a insultar o Ricardinho. Eu se fosse lagarta (cruzes, credo, canhoto!!!) tinha vergonha que estes empresários viessem dar a cara pelo meu clube ao mesmo tempo que andam a tentar roubar-lhe o património, mas enfim.

Ao menos houve um gajo que me surpreendeu e muito. Leiam as declarações de Liedson e aprendam meus senhores. O rapaz às vezes é um palhaço de primeira, mas na 4ª, para além de em campo se ter portado muito bem (o c****o escusava de marcar mas ok), deu uma grande lição de profissionalismo no flash interview.

Fora das 4 linhas, a lagartagem portou-se mais uma vez muito bem. Pena que os senhores de cassetete na mão tenham atrasado a sua entrada.
Vergonha total foi a atitude dos administradores para com o Colectivo. Os ultras só conseguiram entrar porque foram mais espertos que os senhores de gravata, senão bem que ficava cá fora uma claque que nunca causou problemas àquela gente e que sempre foi um exemplo de dedicação. Enfim...
Os Super Dragões destacaram-se pelo número e pelo apoio, mas sobretudo por uma tocha que quase acertava no Ricardinho. Noutra altura qualquer diria que foi pena não ter acertado, mas neste momento a última coisa que precisávamos era uma tocha para dar razão a quem nos odeia. Às vezes convém pensar nestas coisas.

E a 14 de Maio lá estaremos no Jamor. Vai ser mau por duas razões: 1º porque é no fim da semana da Queima das Fitas e não me cheira que vá ter muitas forças nesse dia e 2º porque vai ser contra o setúbal. O guimarães desiludiu-me mais uma vez e agora resta-nos jogar contra os vencedores em título.

Agora muita calminha que domingo temos já um jogo bem difícil e não se pode perder pontos.

3 comentários:

Anónimo disse...

este blog anda muito calminho... pq será? lOl. . . RUMO AO Bi CAMPEONATO ! Académica 4 - Andrades 2, Penafiel 1 - Lagartos 0, SL Benfica 3 - Braga 0 s
ao as minhas previsoes esta semana. saudaçoes encarnadas

C. disse...

Este blog é calminho por natureza, só anda mais aceso quando o benfica ganha. Pq será?

C. disse...

É, eu também me rio com muita coisa.