27 julho, 2007

Notas de uma pré-epoca - II

As saídas

Vítor Baía. Não foi bem uma saída, porque continua connosco. Mas deixou as balizas de vez. Digam o que disserem, é a nossa maior perda.

Ricardo Costa saiu para o Wolsburg por cerca de 4 milhões de euros. Esteve vários anos no clube e suou a camisola, mas não se pode dizer que tenhamos perdido grande coisa.

Pepe saiu para o real madrid por 30 milhões de euros. Foi a grande transferência deste Verão. Vai fazer muita falta mas não podíamos fazer nada para segurá-lo.

Lucas Mareque foi emprestado ao Independiente. Provavelmente, nunca devia era ter vindo.

Ibson foi emprestado ao Flamengo. O jogador queria sair para jogar mais e acho que está no seu direito. No entanto, cá esperamos por ele.

Alan foi emprestado ao guimarães. Acho que vai fazer bem ao jogador crescer um bocado. E logo naquele sítio.

Anderson foi para o Manchester por 30 milhões de euros (dos quais 24 são para o clube). Outra das grandes transferências, impossível de evitar. Desejo-lhe a maior sorte do mundo, num campeonato onde de certeza que o vão deixar jogar mais do que aqui.

Areias foi para o belenenses. Hélder Barbosa continua emprestado à académica e Ivanildo junta-se a ele. Bruno Gama foi emprestado ao Setúbal. Diogo Valente, Ezequias, Vieirinha e Paulo Machado foram para o leixões por empréstimo. Sonkaya foi emprestado ao Roda. Os mais novos ganham mais uma oportunidade de crescerem para mais tarde ingressarem de vez no Porto. Os mais velhos podem desistir.

Paulo Ribeiro e Renteria foram os últimos a sair. O primeiro foi emprestado ao olhanense e o segundo ao Estrasburgo. Para o ano podem voltar de vez.

Nos próximos dias vamos ter, seguramente, mais saídas confirmadas. No entanto, espero que Lucho e Quaresma não entrem nesta lista. Porque, para já, vendemos muito bem e com relativa segurança (se no caso do Anderson admito que perdemos um génio mas até acho que é substituível, a verdade é que a perda de Pepe ou muito me engano ou vai ser muito difícil de superar). Mas perdendo um deste dois lá se vai a estabilidade de uma equipa que muitas vezes depende dos seus valores individuais. Portanto agora é segurar estes e vender/emprestar o que está a mais.

1 comentário:

MatZ disse...

quanto as saidas so lamente mesmo a do anderson pk penso k teve pouco tempo conosco e nos poderia dar mts alegrias
de resto axo k tds os k sairam sairam bem ficando ainda mais uns coxos pra sair..espero k saiam ate ao final do mes
***