23 julho, 2007

Notas de uma pré-época - I

As entradas

O lema deste ano foi comprar muito.. de preferência na América do Sul. A aposta geográfica é mais do que evidente e até agora não nos podemos queixar muito.

Leandro Lima veio do São Caetano por 1,5 milhões de euros. Tem 19 anos e assinou por 5 temporadas. É médio e vem com a difícil missão de “substituir” Anderson. O Brasil já nos deu do melhor e do pior, por isso, veremos.


Mariano González vem por empréstimo do Palermo. Tem 26 anos, é médio mas também sabe andar pelas alas. É internacional argentino e já não tem idade para mostrar muito mais do que já mostrou.


Ernesto Farias veio do River por cerca de 3,8 milhões de euros e é avançado. Tem já 27 anos e um curriculum com muitos altos e baixos. É conhecido e respeitado na Argentina, mas tem muito por provar na Europa.


Stepanov veio do Trabzonspor por cerca de 3,5 milhões de euros. Tem 24 anos e é defesa central. Vem com boas referências e com a quase impossível tarefa de fazer esquecer Pepe.


Bolatti veio do Belgrano por 2 milhões de euros. Tem 22 anos e é médio. Do que vi até agora posso dizer que o acho um bocado lento mas nem por isso deixa de ser lutador. Compensa com passes quase sempre certeiros e com um grande sentido posicional. Promete.


Luís Aguiar veio por empréstimo do Liverpool de Montevideo. Tem apenas 21 anos e também é médio. Para mim, tem sido a grande surpresa. Gosta de ter a bola nos pés mas não brinca com ela. Gostei muito de o ver jogar e, principalmente, da sua atitude. Não se metam com ele.


Edgar veio do beira-mar e é avançado. Tem apenas 20 anos e promete muito.. mas o certo é que ainda não vimos nada.

Kazmierczak é um velho conhecido do boavista. É médio, tem 25 anos e já provou a sua qualidade. É um reforço importante, mas vejamos até que ponto está disposto a lutar pela titularidade.


Fernando veio do Vila Nova e tem apenas 19 anos. É médio e até veio com intenções de ser emprestado, mas a sua polivalência deixa-nos a pensar melhor.

Lino veio da académica e é defesa. Tem já 30 anos e, sinceramente, não percebo esta contratação.


Nuno veio do aves e regressa assim ao FCP. Tem 33 anos e já sabemos o que vale.

Comprámos muito e sem grandes certezas. É um risco que já nem me atrevo a criticar tão cedo porque normalmente corre-me mal. Felizmente.

1 comentário:

Anónimo disse...

mais uma vez o Porto está a comprar ao desbarato..ou muito me engano ou este é mais um ataque de novo-riquismo, parecido com o da era pós-mourinho. Impera a lógica do "compra-se muitos, algum há-de ser bom"...Para quê formar jovens se depois não têm sequer oportunidade de vestir a camisola da equipa principal?
A única nota positiva desta febre de consumo deve ser o molho de notas que entra no bolso dos comissionistas..Esses sim estão a ter um belo verão.Tenho dito.