28 dezembro, 2005

José Mourinho

Já lhe chamam o melhor treinador do mundo, o melhor treinador português de todos os tempos e há mesmo quem acredite que Mourinho tem uma poção mágica qualquer que o torna invencível. Deixo-vos aqui a minha opinião.

O Mourinho é sem dúvida um grande treinador, um grande líder que sabe como motivar os jogadores e sobretudo trabalha muito, no sentido em que estuda intensivamente qualquer adversário e depois prepara a sua equipa ao pormenor. E contra factos não há argumentos: as equipas dele ganham (aqui excluo o benfica, porque aquela não era uma equipa dele). Mas há erros imperdoáveis nele.

Na sua primeira época no Porto (que, relembro, foram alguns meses com um enorme peso negativo deixado pelo Octávio), Mourinho passou despercebido aos mais desatentos. O Porto não praticava um futebol atraente, o Porto levou 3 no restelo e só graças ao mágico marítimo é que nos apurámos para a UEFA. Eu vi logo que ali havia mais do que aquilo. O Porto jogava bem.

Mas as minhas esperanças foram ao ar com as contratações do Mourinho para a sua segunda época. Derlei??? Paulo Ferreira?? Nuno Valente?? MANICHE??? Mas o homem é maluco ou quê? Fiquei de rastos. As primeiras jornadas acabaram logo com as minhas dúvidas e eu engoli mesmo muitos sapos.
O Porto de 2002/2003 foi muito provavelmente o melhor Porto de sempre. Não encontro defeito a apontar àquela equipa.

Em 2003/2004, apesar das grandes vitórias alcançadas, não gostei tanto. O Porto praticava um futebol menos atraente, o Mourinho cada vez era mais arrogante e comecei a ver que muitos jogadores estavam ali por eles e não pelo Porto. Mas porra, longe de mim criticá-los... Fui campeã da Europa :)

A saída de Mourinho tinha tanto de inevitável como de problemática. Ele não festejou a Champions porque estava com medo de uma certa pessoa e porque liga muito à família (ui...). Opa, na altura caguei para o assunto. Por mim, até os jogadores podiam ter estado todos quietos que eu festejava exactamente da mesma forma. Agora olho para trás e rogo-lhe uma praga (que, saliente-se, já é uma praga familiar): o Mourinho nunca mais vai ser Campeão da Europa. Não festejou ali, não festeja mais.
Pronto, ok, há grandes probabilidades de ele repetir a dose mas às vezes dá-me para estas coisas.
Foi uma saída por uma porta muito pequena.

Agora, no Chelseavich, Mourinho tornou-se no treinador do futebol moderno. Rouba jogadores aos outros clubes (e digo roubar de propósito porque com aquele orçamento ninguém compete), vive à custa da imagem (não estão fartos de anúncios publicitários com ele??) e pôs a equipa a jogar seguro, mas feio. Continua a ser inegável que ele é fantástico, que faz um jogo de mente poderosíssimo e que ele efectivamente ganha.
Mas o ano passado apareceu-lhe à frente outro treinador do futebol seguro mais feio e ele arrumou da Liga dos Campeões. Teve azar? Teve. Mas quantas vezes não teve ele sorte? Mesmo no Porto, até me fazia impressão às vezes. Pronto, ok, não fazia porque era fixe e nós ganhávamos mas fica bem dizer estas coisas.

Não adivinho o futuro, mas é óbvio que se torna fácil adivinhar muitas vitórias para Mourinho. Pelo menos até aparecerem outros como ele, que estão à frente no seu tempo.
Mas se eu tivesse oportunidade de falar com o Mourinho pedia-lhe duas coisas: em primeiro, que voltasse a ser atrevido como em 2002/2003 e em segundo, que "jogasse" com um orçamento decente.
E a seguir dizia-lhe que amo o Ronaldinho por ter dito que gosta é de futebol e que por isso nunca vai para o Chelsea e... mandava-o à merda.

1 comentário:

Anónimo disse...

hj tirei o dia pa kuskar blogues... e vim kuskar o teu também... e digo-te:
ÉS TÃÃÂÃÃÃOOOOOOOO mááááá LOL
Mas o que eu acho mesmo, é que neste mundo se passa de bestial a besta num abrir e fechar de olhos... só isso..
Beijitos e bons exames :P eheheh