16 agosto, 2006

Substituição

Pela 2ª vez em 3 épocas, o Porto ficou sem treinador pouco tempo antes da temporada começar.

A razão, mais uma vez, parece-me ter sido muito mal explicada. Não sei, mas acho estranho que um treinador vencedor, que tem a equipa a jogar bem e que foi apoiado pelo presidente quando ninguém acreditava nele saia assim sem justificação maior do que algumas postas lançadas para o ar pela comunicação social.
É certo que o diálogo treinador/presidente através dos media já se vinha a agravar há algum tempo, mas duvido que alguém estivesse à espera duma reviravolta deste género.

A 1ª razão aparente prende-se com o facto de Adriaanse estar descontente pelo facto de não lhe darem o tão desejado ponta-de-lança. Pinto da Costa veio várias vezes a público afirmar que não há dinheiro e Adriaanse começou a fartar-se porque sem um marcador não era possível fazer melhor.
Ora, a meu ver isto começou logo mal quando os 2 tiveram necessidade de se dirigirem à comunicação social quando esta troca de "ideias" não devia sair cá para fora. Fora esse pormenor, dou razão a ambas as partes. Embora me custe acreditar que o Porto está assim tão mal financeiramente, o facto é que era de doidos dar 8 milhões por Hesselink. Mas sendo assim, não percebo a opção de se despachar todos os avançados da equipa e ficar, por exemplo, com Sokota. Já para não dizer que só um cego é que não vê que sem um marcador é impossível este Porto ir longe, por muito bem que os rapazes joguem (muito graças a Adriaanse, saliente-se).

E se esta quezília até podia ser resolvida com um brasileiro qualquer que custasse 5 tostões e depois fosse mais uma desilusão, a 2ª razão aparente é bem mais grave.
Quem via o Porto jogar, decerto não se apercebeu que a relação treinador/jogadores estava a entrar em decadência. E também aqui dou razão a ambos. Se por um lado Adriaanse não errou por muito ao dizer que era impossível fazer mais com estes jogadores, também é verdade que aquilo não é a tropa.

Enfim, lá se foi o treinador da dobradinha sem se saber muito bem porquê e sem ninguém ter o cuidado de nos explicar (e já que vêm para os jornais dizer o que devia ficar lá dentro, porque é que não aproveitam os mesmos para justificar aos adeptos esta saída?). E assim se vai também provavelmente uma época.

E para continuar na onda de coisas mal feitas, eis que os media sabem logo quem é a aposta da SAD para substituir Adriaanse: Jesualdo Ferreira (eu ainda sou do tempo em que só quando o gajo era apresentado na conferência de imprensa é que sabíamos quem era, mas pronto).
Foi tão inteligente lançar logo isto a público que, para além da novela se ter arrastado por causa disso, o preço a pagar por Jesualdo subiu consideravelmente.

Ora bem, eu confesso que ainda estou em choque com esta substituição. Ok, Jesualdo fez um bom trabalho no braga mas... mais nada. E numa situação de emergência como esta estava à espera de tudo menos de ter de pagar uma indemnização aos remendados por lhes estragar os planos.
Mas bem vistas as coisas, numa altura destas um treinador estrangeiro estava fora de hipótese (sem conhecer este Porto, ia passar meses a inventar e provavelmente nunca acertaria). E por cá a coisa não anda realmente muito fácil.
A questão é que não estou a ver o Jesualdo a não mudar muita coisa nesta equipa. Para ele, o 3-3-4 ou o 3-4-3 estariam sempre fora de hipótese. Mas neste caso é mais do que evidente que o Porto não tem plantel para outros esquemas.
Bem, agora bem podia estar aqui a divagar sobre as mil razões para não acreditar muito no Jesualdo mas só o tempo nos dirá mais qualquer coisa.

Para já fica a nota: pela 5ª vez em 3 épocas, já sabemos quem é o novo treinador do Porto.

3 comentários:

Anónimo disse...

nao subestimes o qerido Jesualdo, afinal de contas ele é professor. LoLLL

Anónimo disse...

Esse é o grande problema. O Co mandou embora muitos e bons jogadores e que agora fariam jeito. Não temos defesas para jogar com 2 centrais. Vamos lá a ver o que o JF faz

1893 disse...

Se o jesualdo jogasse com 3 defesas. .. :D