08 dezembro, 2006

Mais ou menos estrelas

Os jogadores são os grandes intervenientes do futebol, certo? Então bora pegar num de cada grande para vermos como isto anda por cá.

Pelo Porto... Quaresma. Sempre tive o pé atrás com o miúdo. Tem uma técnica brilhante, disso nunca duvidei. Mas como homem sempre me pareceu muito instável, daqueles capazes de arruinar um balneário sozinho. O talento do cigano é perigoso. Não nos podemos deixar levar por aquelas trivelas, porque de um momento para o outro ele acha-se o melhor do mundo e estraga tudo. Pelo menos era assim que eu pensava. Mas parece que o miúdo cresceu. Continuo a zangar-me quando em vez de passar, finta, quando em vez de tocar simples, complica. Mas como o próprio diz, "o futebol sem riscos não tem piada". E não me digam que o Maradona não foi o verdadeiro guloso naquele golo contra a Inglaterra!

Pelo benfica... Nuno Gomes. O Nuno Gomes passou-me ao lado até ao Europeu de 2000. Aí foi impossível não o achar um grande jogador. Mas logo vi que era mas é um grande bluff. Não nego que tenha qualidades. Há quem diga que é o ponta-de-lança que melhor dá golos a marcar. Há quem diga que falha quando está sozinho na área, mas que é muito bom se tiver um apoio ao lado, um apoio atrás e, já agora, um apoio à frente. Ora bem, a mim parece-me que um grande ponta-de-lança marca. Sozinho ou acompanhado, marca. E se nós (Porto) até nos podemos queixar de sermos dos únicos clubes que leva com golos do Nuno Gomes, a verdade é que ele está a fazer uma época à sua imagem. Praticamente sem golos, com assistências, sempre cheio de vontade, a suar a camisola... e a ser expulso (Por falar nisso, 1 jogo por aquela entrada ao João Moutinho... lol!). É assim mesmo Nuno!

Pelo sportem... Liedson. Liedson é daqueles que é impossível não odiar. Como ponta-de-lança, é provavelmente o melhor que cá temos. Tem um faro de golo ao alcance de muito poucos. Pode passar 90 minutos ao lado, mas lá marca. Passa o jogo a atirar-se para o chão, a provocar, a irritar. E depois finta o adversário uma e outra vez, até o outro lhe dar mesmo e levar amarelo ou pior. Pelo menos até esta época era assim. Eu odiava o Liedson, mesmo que contra o Porto ele nunca tenha feito nada de jeito. Mas este ano está aí um grande Liedson. Não marca, não finta, não passa.. Basicamente, não joga. Mas está sempre lá, porque "um dia Liedson há-de resolver" e porque provavelmente o Paulo Bento não tem coisos para o tirar. Está um Liedson à imagem do sporting: está sempre "quase" a marcar. E como eu gosto de ti assim Liedson!

Sim, foi uma escolha de jogadores bastante isenta e imparcial. Podia ter comparado o Bruno Alves ao Simão e ao João Moutinho, mas não tinha piada nenhuma pois não? =)

3 comentários:

Anónimo disse...

Comparar o Quaresma com o Nuno Gomes é comparar o incomparavel...

Anónimo disse...

A principio eu tambem nao gostava muito do Quaresma, achava-o muito individualista..
mas axo que ele esta a crescer!! deve ser uns dos jogadores com mais asistencias...
o Quaresma é agora um jogador de equipa..e isso devemo-lo um pouco ao Co...

E claro o Quaresma está uns kilometros acima do Nulo Gomoes e do Liedson..

Bacalhau disse...

É de mim ou a 2ª circular anda em baixo... e eles desaparecem do mapa?!?!?