16 dezembro, 2008

cinfães 1 - 4 FCPORTO

Não sei muito bem porquê, mas este jogo faz-me lembrar o duelo Ronaldo/Messi pela Bola de Ouro. Não sei muito bem porquê, mas vou tentar explicar-vos.

O cinfães era uma espécie de Ronaldo da Taça. Já chegou mais longe do que se esperava, está a fazer uma grande prova e é por ele que nos apetece torcer, porque a Taça é isso mesmo, é a festa daquelas gentes quando vencem algo de enorme por uma vez na vida.

Já o FCP não passava de uma espécie de Messi da Taça. É muito melhor que o cinfães, mas não queremos que ele ganhe. Qual é a piada da Taça se o cinfães não vencer o FCP, se o leixões não derrotar o benfica, se o grande valdevez não ultrapassar o santa clara?

Nós, portugueses, estamos pelo cinfães. Queremos que o nosso pequeno ganhe ao grande, queremos contar aos nossos netos que uma vez o cinfães venceu o FCP para a Taça de Portugal. Não seria espectacular?

No fundo, cada um de nós é uma espécie de Dona Dolores, que foi a Paris para aparecer na televisão quando o seu menino estava a receber a Bola de Ouro. Ela que já foi emigrante e que sofreu tanto na vida. Haverá história mais portuguesa do que esta?

A France Football limitou-se ao óbvio: dar o prémio àquele por quem todos torciamos e fazer de conta que o Messi não é muito melhor. E acredito que, para muitos milhões de portugueses, tenha sido uma pena que a Taça não tenha seguido o exemplo.

Temos pena.

P.S. Para quem ainda não leu, Hleb falou por mim também.

3 comentários:

Wordphantom disse...

De portista para portista (por incrivel que pareça...) gostei de passar por este relvado azul...

Anónimo disse...

falou por ti e por mim tb, ao menos alguem com tomates pa dizer a verdade sobre esse pseudo jogador
kiss*

Anónimo disse...

Confirma-se: isenta e imparcial!