23 agosto, 2007

Porto, 23 de Agosto de 2007

Caro Fernando Santos:

Nunca se falou tanto de si como nos últimos dias. É o peso de se ser treinador do benfica. Ou melhor, é o alívio de se ser ex-treinador do benfica.
Escrevo-lhe porque também eu tenho pensado muito em si nos últimos dias.

Lembro-me que o Fernando Santos saiu do anonimato do nosso “futebol dos pequenos” graças a Pinto da Costa. Em 3 anos connosco, foi Penta, ganhou 2 Taças e 2 Supertaças. E só não foi mais longe na Liga dos Campeões porque Hugh Dallas não deixou.
Noutro clube qualquer, isto era fantástico não era Fernando Santos? Mas no Porto foi pouco. Partiu e, verdade seja dita, não deixou grandes saudades.
Ainda hoje não sei explicar bem porquê. Talvez porque era fácil ser Penta e ganhar aquelas Taças naquele Porto. Talvez porque não ser campeão 2 anos seguidos seja um desastre impensável para nós. Mas, bem vistas as coisas, são 5 títulos em 3 anos. E só não foram mais talvez à custa de Brunos Paixões (campomaiorense-FCP), Vítores Pereiras (boavista-FCP) e essas coisas.
O “inginheiro” não fez um mau trabalho. Só não fez um muito bom.

Partiu para a Grécia e fez sucesso. Enquanto isso, Octávio Machado ocupava-se de demonstrar que afinal o Fernando Santos não era assim tão inútil e o sportem era novamente campeão.

Voltou a Portugal para treinar precisamente o sportem, numa altura em que o Porto de Mourinho era já imparável (graças ao Apito Dourado, claro). Agora estava a vê-lo ao longe e logo num rival. Deu-me a impressão que, por aqui, ninguém ficou muito incomodado. Talvez porque ninguém o idolatrava. Talvez porque não incomodou ninguém no sportem. Talvez porque nessa altura ninguém nos incomodava de todo.
E não é que lá também não gostaram muito de si? Vocês nem jogavam muito mal, vocês até ficaram a apenas 9 pontos do Campeão Europeu. Não se podia pedir mais àquele sportem, pois não?

Grécia novamente e mais ou menos sucesso. E, quando por cá já nem nos lembrávamos de si, eis que cai de pára-quedas no benfica. Finalmente, o clube do seu coração.
Mas, surpresa das surpresas!, é lá que o recebem pior. Não sei se por já ter treinado os dois rivais, não sei se por duvidarem da sua qualidade, não sei se “porque sim”. O certo é que não teve o mínimo crédito dos lampiões. Terá sido porque não disse logo na conferência de imprensa de apresentação que odiava o Porto e que o Pinto da Costa é um corrupto? Que falhanço o seu!

Começou mal (bem, para mim, mas agora vou falar por si), muito mal. Mas o presidente “segurou-o” e o benfica até começou a dar uns toques. A 2/3 da época já iam ser campeões e a UEFA estava no papo. O Fernando Santos era o único calmo no meio daquela “onda” a fervilhar com a ânsia dos títulos. Talvez fosse esse o seu mal. Foi demasiado realista.
E quando o melhor veio à tona (embora nunca tenha saído dela, só mesmo na cabeça deles), lá vieram as críticas. Você sabe que eles o queriam fora dali, mas mesmo assim teve a coragem de ficar. Com a ajuda do presidente, claro.

Sou sincera: achei estranho. Tinha sido muito mais fácil (e muito mais “à benfica”) terem-no despedido e assim começavam uma nova época com um novo treinador e nova esperança. Mas, bem, é o benfica. E, mesmo sem esperança, para eles uma pré-época é sempre em grande.
Tudo começou a fazer mais sentido com a história do Simão. Eu vi logo, Fernando Santos. Vi logo na sua cara que não estava a contar com aquilo, que ninguém o informou daquilo.. que estava lixado! Era tão evidente. E lógico. Porque qualquer um na sua posição tinha ficado de rastos.

Simão, Manuel Fernandes, reforços que não chegam, Copenhaga a ferros e… pimba! Aos 94 minutos o leixões despede-o.
Mas alguém acredita nisto Fernando Santos?
Há alguém que não tenha percebido o que se passou?

Eu não duvido que o Fernando Santos foi o bode expiatório de um benfica à imagem de Luís Filipe Vieira: the one-man-show. Um benfica fraco, sem Simão, agarrado ao mito Rui Costa. Um benfica sem vontade, desequilibrado, em crise. Sim, c-r-i-s-e. A palavra que os jornais mais adoram. Aí está ela. Mas, porra, estamos a falar do benfica! Não há cá crises!
Esperem lá… há um treinador que os adeptos detestam, um treinador que não venceu nada (mesmo com os melhores jogadores do mundo!), um treinador que não faz jus às promessas do presidente (ah e tal porque vamos ser campeões da Europa daqui a não sei quantos anos, ah e tal porque vamos ser dos melhores clubes do mundo daqui a não sei quantos anos).

Mas os anos passam e nunca são os melhores. E de quem é a culpa?
Será do presidente que faz tudo sozinho, que promete, que compra, que vende, que dirige, que comanda, que dá lições de moral a jogadores que estão há anos no clube e que têm coração de benfiquista (ao contrário dele), que dá asas aos sonhos dos adeptos mais crentes e que depois toca a despedir este ou aquele porque eles é que impediram que esses sonhos se concretizassem?
Ou será do treinador?
Elementar, meu caro.

E agora volta o salvador Camacho para esconder a c-r-i-s-e e levar o povo aos treinos com as novas camisolas do benfica. Temos de admitir, Fernando Santos, que é um golpe de génio. Eles ficam todos contentes, o outro sacode o pó dos ombros e continuam exactamente com os mesmos problemas.

Já você tem a coragem de vir dar a cara por um benfica que falhou, pelo seu benfica. Depois de treinar os 3 grandes, está com a imagem mais gasta do que nunca e provavelmente ninguém o quer por cá. Mas, mesmo assim, não ataca ninguém, não se defende para não estragar a imagem de outros.

Sabe, Fernando Santos, acho que agora é que percebo porque é que falhou. Porque é boa pessoa demais para este futebol.

8 comentários:

Anónimo disse...

fernando santos, como treinador, cometeu um erro capital: depois da saída de manuel fernandes pela porta das traseiras, devia ter olhado para a sua dignidade pessoal e apresentado a demissão. por mais fortes que sejam as paixões clubisticas, ouvimos sempre o discurso do profissionalismo acima de tudo. a bem desse profissionalismo, a bem da respeitabilidade da classe dos treinadores, fernando santos devia ter dado o murro na mesa e dito adeus. não o fez e deu espaço a mais um brilharete vergonhoso do dirigismo português.mas pronto, nada a que já ñão estejamos habituados

Anónimo disse...

Catarina , assino por baixo o teu post...

Anónimo disse...

..estamos em crise... ? LOL tem graça qe na época 2004 - 2005 em qe tiveste 3 treinadores não te ouvi em nenhum momento da época chamar crise mas... cá estaremos p ver essa tal C-R-I-S-E !;)

C. disse...

Oh rapaz ainda bem que pensas assim. Por mim estás à vontade para achares que vocês não estão em crise, se estás satisfeito assim :)

by the way, claro que essa foi uma época de crise no Porto. Discutimos o campeonato até à última jornada, ganhámos a supertaça e a taça intercontinental. Isso é muito pouquinho para nós.

Nuno disse...

Catarina,

é um ponto de vista interessante. E, em alguns aspectos, realista.
Mas apesar de o Sr. Santos ser certamente uma excelente pessoa, isso não invalida que lhe falta o carisma que um treinador ganhador tem. Como disseste, mesmo aí no Porto, com o Jardel a jogar e sabe-se lá mais o quê, ele conseguiu perder dois campeonatos. As equipas dele jogam sempre o futebol mais cinzentão que se possa imaginar. Não tem coragem para apostar nos miúdos (e não me venham com a treta que só os da "academia" lagarta é que são bons). Não tem discurso, nem para fora nem, aparentemente, para dentro. É um gajo porreiro, mas como treinador é um ganda totó. Azar.

Mas acho interessante que foi preciso ele ser despachado do Benfica (e foi tarde!) para se concluir que é uma excelente pessoa e, coitadinho, não teve culpa nenhuma de a equipa dele não ter feito nada de útil.

É chato. Mas a vida é chata... :)

Gostei do blog, só não gosto tanto da cor. Saudacões do norte (do norte de facto, ao pé do pólo :P)

C. disse...

Não é de agora que acho que o Fernando Santos é boa pessoa. E um totó, é verdade. Só que foi agora, precisamente quando ele tem menos culpa, que destruiram completamente a imagem dele.

Quando escrevi isto ainda não me tinha apercebido, mas estou surpreendida com a quantidade de lampiões que já abriram os olhos e apontam o dedo ao presidente.

Anónimo disse...

para variar é qd escreves do Benfica que este blog acorda mais a sério.

e diz-se portista...

C. disse...

Por acaso este post é sobre o Fernando Santos, falo muito para além do benfica. Mas por acaso é verdade: este blog só tem piada quando se fala do benfica. Olha eu a ter piada outra vez: copenhaga-benfica lol