12 janeiro, 2009

FCPORTO 2 - 1 setúbal

Um dia antes tinha estado em Paços de Ferreira com cerca 150 pessoas a assistir ao encontro com o Rio Ave, no pior jogo de futebol que vi nos últimos tempos. A Taça da Liga é isto mesmo: pouco público, pouco interesse e pouco futebol. E foi mais ou menos isto que se viu no Estádio do Dragão. Continuo a achar que alguém devia acordar do sonho de que está em Inglaterra e acabava-se já com isto.

Mas não foi sobre isto que se falou no dia seguinte ao jogo. Bruno Vale deu um grande frango e Leandro Lima falhou um penalty. Não podia haver mais ingredientes para a malta lá de baixo dormir mal. O argumento é: o Porto domina o futebol português porque "mina" os clubes mais pequenos com jogadores emprestados que, ou facilitam nos jogos contra o Porto, ou são proibidos de jogar nessas mesmas partidas.

Como portista e por isso adepta de um dos três grandes, respondo que o domínio de Porto, benfica e sportem é evidente no futebol português. Só estes três clubes têm condições para ter um plantel alargado e ainda emprestar uma série de jogadores. Nos últimos anos, concordo que isso tem sido mais evidente com o Porto.
Mas, ora bem, se por um lado até nem gosto de ter tantos jogadores, por outro também me parece que não temos grande culpa de ter tantos bons jogadores que não têm lugar na equipa do Porto, mas são os melhores em equipas mais pequenas. E acrescento, também não vejo grande culpa do Porto no facto de benfica e sportem não terem jogadores de jeito.
Os clubes mais pequenos sabem onde está a qualidade. Estão atentos a todos os Hélder Barbosas, Leandros Limas e Luises Aguiar que passam pelo Porto. Jogadores que, provavelmente, (para não dizer logo de certeza absoluta) têm lugar nas equipas do benfica e do sportem, mas que não parecem ter qualidade suficiente para o plantel portista.
Por isso, faz-me confusão que sejam os outros grandes a vir "defender" os mais pequenos (que por sua vez se consolam com os jogadores do Porto), como se se preocupassem com o desnível que há no futebol português. Ou melhor, se calhar até se preocupam com isso, porque o desnível entre o Porto e eles começa a ser notório.
Em relação aos clubes mais pequenos, gostava mesmo que um adepto do setúbal me respondesse se ficou mesmo chateado com o Leandro Lima, o melhor em campo que até sacou um penalty inexistente e que tem levado a equipa ao colo, ou se prefere continuar a usufruir dos jogadores não aproveitados pelo Porto. Ou então um adepto do braga: gostas do Luis Aguiar e do Alan, por exemplo? Deu-te gosto sacar este último ao guimarães e ver como eles agora tanto choram por ele? E tu, adepto do trofense, sabes que o Hélder Barbosa é o melhor jogador da tua equipa, não sabes? Enfim, concluindo, acho que os mais pequenos não precisam da "defesa" do benfica e do sportem. Estão muito bem assim.

Eu só tenho 22 anos, mas se fosse mais velha sorriria ainda mais ao ver as reacções de lá de baixo a este jogo. Há muito, muito tempo atrás, éramos nós a dizer essas coisas. Éramos nós os pequenos, os provincianos, os eternos perdedores.

Sem comentários: