12 janeiro, 2009

Por favor, não deixem o Messi ganhar

Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo. E até eu sei reconhecer que o merece. Fez uma época fantástica em 2007/2008, ganhou tudo no manchester e chegou a um nível que dificilmente me convencem que jamais outro português chegou.

Só que eu não consigo gostar do Ronaldo. Começa logo pelo nome: em Portugal distingue-se entre "Runaldinho Gaúcho" e "Runaldo" (o gordo) e o "Cristiano Rónáldo".

Passa pela figura em si, de sex symbol parolo, com "CR7" brilhantes por tudo quanto é lado, com histórias de mulheres de consciência duvidosa, mas sempre gostando muito é da mamã (pausa para recordar o boné da Dona Dolores durante este gala em Zurique... por segundos, sou feliz).

Tem algo a ver com a sua personalidade. Admiro a sua ambição - não sou das que fica escandalizada por ele dizer que sabe que é o melhor do mundo - e sei que 50% do que ele é hoje se deve a muitos sacrifícios e a muito trabalho. Mas a novela madrid disse-me muito sobre a sua ingratidão para com o clube e o treinador que o tornaram no melhor do mundo. Se tivesse mesmo ido para Espanha, Cristiano Ronaldo tinha sido o Figo II e isso não lhe consigo perdoar mesmo.

E acaba, sobretudo, com o seu futebol. Porque me lembro da meia-final com o milan e do baile que levou de Kaká para justificar a minha eterna dúvida: Ronaldo, ou Rónáldo, é assim tão perfeito, ou os jogos contra adversários mais fracos ajudaram muito? Vimo-lo assim tantas vezes a ser melhor do que outras figuras do futebol mundial, quando sujeito a um confronto directo? E na selecção, por que é que vejo sempre que fica a anos-luz de Deco e Pepe, por exemplo? Hum...

Mas que ganhou, ganhou. Kaká, Torres e Xavi ficaram lá para trás, mas a vitória foi mesmo sobre Lionel Messi e isso dói-me como se o argentino fosse o meu irmão mais novo.

O barcelona não venceu a Premier League e a Champions. Messi não foi o melhor marcador de nenhuma prova. O argentino até anda sempre a parar com lesões. Mas Messi é... Messi.

É um puto com problemas de saúde que não precisa de mais nada a não ser do seu talento para jogar à bola. Lionel Messi é o que de mais puro vi no futebol. Eu, que não me lembro de Maradona, um dia vou dizer aos meus netos: eu vi Messi a estrear-se na inauguração do Estádio do Dragão. Aquele bocado de um metro e sessenta e tal que agora faz os adeptos do atlético de madrid levantarem-se quando a sua equipa perdia por causa dele. Eu, que nunca hei de perceber porque é que os lagartos aplaudiram Ronaldo quando este marcou contra o sportem, percebi perfeitamente os adeptos do atlético.

Para o ano há mais e Messi quer vencer. Mas eu peço, já hoje, à mesma FIFA que prefere Pelé a Maradona, que não o deixem ganhar. Lionel Messi está muito acima do vosso prémio de melhor jogador do mundo.

10 comentários:

Anónimo disse...

Tivesse o CR7 saído do FCP e era o melhor jogador do Mundo mundial e do Universo!

Messi é um grande jogador, um génio mas terá o seu tempo!Se é que já nao o tem.

Eu tambem nao sou apreciadora dos brincos, nem das mulheres duvidosas...mas o talento está lá!

E mais povinciano do que o boné da Dona Dolores é a mesquinhez de um país que é incapaz de ficar feliz quando um dos seus ganha algo.

Assim se vê que o nosso nobel esteja aqui em Espanha...

Enfim...

Há_Dias disse...

Caro anónimo,

Não posso gostar de um jogador que enchovalha os portugueses como o fez no último Brasil-Portugal e com as constantes atitudes de menino da mamã.

Não posso gostar de um jogador que tem uma falta de humildade tal que não sabe reconhecer o próprio erro.

Mérito tem-no todo, os meus parabéns. Ronaldo é Ronaldo... Mas carago, estamos a falar de Messi está bem?

Anónimo disse...

Caro há dias:

Concordo plenamente com as criticas de personalidade que faz a Cristiano Ronaldo.

Mas os premios sao para a tua capacidade de desempenhar bem ou de maneira excelente aquilo para que te pagam.

Lembremo-nos que Maradona,um dos melhores de sempre, nao era exactamente um "cavalheiro inglês".

Por outro aldo se é a personalidade que distingue Messi e Cristiano Ronaldo posso lembrar-lhe tambem algumas infantilidades e telenovelas protagonizadas por Messi. Assim mais recentemente lembro-me do amuo para ir com a selecçao argentina aos jogos olimpicos e as birras de ciumeira(absolutamente denecessarias) com Riquelme ou Khun Aguero! Independetemente de tudo isso.. é um magico e da prazer ve-lo jogar.

Há_Dias disse...

Ve-los jogar...

1893 disse...

Mesquinhos são os que se julgam donos da razão.

Para mim, ser um Português ou um Argentino a ganhar não me causa muito diferença, se calhar um Romeno causava porque não gosto deles.

já aqui disseram que ficavam orgulhosos se o pais tivesse bem em educação, com mais emprego, com melhor emprego, saude e tal.

Isso é ter orgulho em ser portugues, orgulho no CR por ganhar um prémio de futebol, no máximo é orgulho porque sempre se gostou do CR.

E que mania do provinciano... Somos atrasados por não se gostar dum puto mimado?

Anónimo disse...

Mas este prémio é para o jogador mais simpático do Mundo? Não o tinha percebido.

Ronaldo chegou onde chegou com todo o mérito, porque quando os outros vão tomar banho no final do treino ele fica no relvado a correr, a bater livres, a chutar à baliza. E queria-vos ver a vocês que tanto o criticam, com 23 anos e no topo do Mundo o que fariam que ele não faz. Graças a si toda a sua família está bem de vida, realizou sonhos aos mais próximos, e nem todos o fazem (o irmão de Shevchenko, por exemplo, é bombeiro de profissão em Portugal, Hugo Viana deixou o pai desempregado sem lhe oferecer apoio).

E, venha quem vier, Messi pode ser melhor que Ronaldo, mas bota de ouro europeu, campeão inglês e europeu, melhor jogador da Champions, (etc. etc. etc.) tudo na mesma época, só podia vir do Melhor Jogador do Mundo do ano de 2008.

Tiago disse...

Anónimo: esse bombeiro diz-se irmão de shevchenko.

O Shevchenko acolheu o pai e o (verdadeiro) irmão em Milão e tratou-os como seria tratado um jogador do Milan aos problemas cardíacos que o afectavam.

Mas quem é o Hugo Viana?

Anónimo disse...

Um jogador de futebol de alta-competição, que já passou por um grande clube português, espanhol e inglês, certamente que não lhe faltaram condições de ajudar os mais próximos, e estes exemplos que eu citei foram apenas isso, exemplos, porque muitos mais casos como estes acontecem por esse Mundo fora.

Tiago disse...

Mas Anónimo, tens razão quando dizes que toda a família está bem da vida. Não é qualquer "Dona Dolores" que tem um boné personalizado . . .

Anónimo disse...

É parola sim senhor, e depois? São de origens humildes. Critico mais depressa quem ignora as sua raízes e tenta ser o que não é.