26 janeiro, 2009

braga 0 - 2 FCPORTO

Que pena que eu seja contra os jogos de "sorte", porque se apostasse no euromilhões ganhava aquilo num instante. O FCP foi beneficiado em Braga, como era de esperar, ainda que tenha sido melhor que o adversário. Quanto ao resto, foi um belo jogo de futebol, com bancadas bem compostas e duas equipas a jogarem a sério. Não fomos campeões de Inverno, é certo, mas estamos em primeiro.

22 janeiro, 2009

"Yes, he can"

Barack Obama tomou posse como presidente dos EUA e o mundo esteve colado à televisão para o ver enganar-se no juramento, para o ver discursar como um grande líder, para o ver passear na rua como uma pessoa qualquer e para o ver dançar sem jeito nenhum (e o mundo feminino no qual me incluo, para ver os vestidos da mulher).

Ele pode vir a ser uma grande desilusão - e é provável que o seja, uma vez que as expectativas são tantas -, mas até aqui já mudou o mundo.

A mim, já me fez quase compreender uma nação tão rica, tão variada, tão impressionante. É que, sinceramente, malta que não gosta de futebol para mim sempre foi muito estranha.

21 janeiro, 2009

«Deixem os árbitros em paz», by Luisão

Ou muito me engano ou o Porto vai ser beneficiado em Braga. Há que calar as três ajudas em quatro vitórias do benfica e o empurrãozito ao sportem, caso os outros não consigam ficar em primeiro mesmo assim.

Ou isso, ou o Porto é prejudicado. Sim, também faz sentido.

nacional 2 - 1 FCPORTO e FCPORTO 1 - 0 académica

Dizem que o Porto perdeu na Madeira. Dizem, porque eu não vi. Dizem que o Porto ganhou à académica, mas que não ficou muito preocupado com os outros resultados. Dizem, porque eu não tenho provas.

E ao fim de três jogos, estão os preferidos nas meias-finais. Com assistências vergonhosas, mau futebol e roubalheiras para favorecer os suspeitos do costume (aquele duplo fora-de-jogo do sportem-rio ave é espectacular), está tudo contente com a Taça da Liga. Bem vistas as coisas, não é muito diferente do campeonato. Ou seja, no fim ganha o Porto.

12 janeiro, 2009

Por favor, não deixem o Messi ganhar

Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo. E até eu sei reconhecer que o merece. Fez uma época fantástica em 2007/2008, ganhou tudo no manchester e chegou a um nível que dificilmente me convencem que jamais outro português chegou.

Só que eu não consigo gostar do Ronaldo. Começa logo pelo nome: em Portugal distingue-se entre "Runaldinho Gaúcho" e "Runaldo" (o gordo) e o "Cristiano Rónáldo".

Passa pela figura em si, de sex symbol parolo, com "CR7" brilhantes por tudo quanto é lado, com histórias de mulheres de consciência duvidosa, mas sempre gostando muito é da mamã (pausa para recordar o boné da Dona Dolores durante este gala em Zurique... por segundos, sou feliz).

Tem algo a ver com a sua personalidade. Admiro a sua ambição - não sou das que fica escandalizada por ele dizer que sabe que é o melhor do mundo - e sei que 50% do que ele é hoje se deve a muitos sacrifícios e a muito trabalho. Mas a novela madrid disse-me muito sobre a sua ingratidão para com o clube e o treinador que o tornaram no melhor do mundo. Se tivesse mesmo ido para Espanha, Cristiano Ronaldo tinha sido o Figo II e isso não lhe consigo perdoar mesmo.

E acaba, sobretudo, com o seu futebol. Porque me lembro da meia-final com o milan e do baile que levou de Kaká para justificar a minha eterna dúvida: Ronaldo, ou Rónáldo, é assim tão perfeito, ou os jogos contra adversários mais fracos ajudaram muito? Vimo-lo assim tantas vezes a ser melhor do que outras figuras do futebol mundial, quando sujeito a um confronto directo? E na selecção, por que é que vejo sempre que fica a anos-luz de Deco e Pepe, por exemplo? Hum...

Mas que ganhou, ganhou. Kaká, Torres e Xavi ficaram lá para trás, mas a vitória foi mesmo sobre Lionel Messi e isso dói-me como se o argentino fosse o meu irmão mais novo.

O barcelona não venceu a Premier League e a Champions. Messi não foi o melhor marcador de nenhuma prova. O argentino até anda sempre a parar com lesões. Mas Messi é... Messi.

É um puto com problemas de saúde que não precisa de mais nada a não ser do seu talento para jogar à bola. Lionel Messi é o que de mais puro vi no futebol. Eu, que não me lembro de Maradona, um dia vou dizer aos meus netos: eu vi Messi a estrear-se na inauguração do Estádio do Dragão. Aquele bocado de um metro e sessenta e tal que agora faz os adeptos do atlético de madrid levantarem-se quando a sua equipa perdia por causa dele. Eu, que nunca hei de perceber porque é que os lagartos aplaudiram Ronaldo quando este marcou contra o sportem, percebi perfeitamente os adeptos do atlético.

Para o ano há mais e Messi quer vencer. Mas eu peço, já hoje, à mesma FIFA que prefere Pelé a Maradona, que não o deixem ganhar. Lionel Messi está muito acima do vosso prémio de melhor jogador do mundo.

FCPORTO 0 - 0 trofense

Recado para a equipa do Porto: Para se vencer o campeonato com essa camisola que vocês vestem, é sempre necessário ser melhor do que o adversário e melhor do que os árbitros. Nunca se esqueçam disso.

Recado para Jesualdo: Os meus sinceros parabéns pelas declarações na conferência de imprensa. Qualquer coisa como "fomos prejudicados pelo anti-jogo do trofense e pelo árbitro, mas a culpa de não ganharmos foi nossa porque falhámos muitos golos". Confesso que no estádio não sou assim (e nas horas a seguir ao jogo também não consigo ser), mas admiro que o Porto não se desculpe com outras coisas. Sim, fomos prejudicados com influência no resultado. Não, não fizemos o suficiente para ganhar.

Recado para Tulipa: Muito bonito isso de dizer que cada um joga com as suas armas. Eu juro que até nem me importava que tivesse jogado em 5x5x0 (todas as equipas jogam assim contra o Porto...), mas uma coisa é não fazer nada para sair do 0-0, outra é aqueles mil jogadores do trofense que morreram, aquela atitude que lhe deu um ponto mas condenou-o a eterno treinador dos clubes muito pequenos. E convido-o a ver mais jogos da Liga dos Campeões (pela televisão, porque nem todos chegam lá, não é?), parece-me que anda a ver muito mal.

Recado para o trofense: É certo que jogar em casa ou fora é muito diferente para estas equipas, mas gostava de perceber porque é que todos os trofenses deste país jogam para ganhar com o benfica e com o sportem, todos abertos, e com o Porto toca a meter um avião em frente à baliza. Bem, vocês sabem o que valem. E, como eu também sei, cá espero para ver se se aguentam na primeira.

Recado para o Valdomiro: O recado que mandaste para o Bruno Alves (o central do trofense disse que o portista devia dar mais o exemplo...) devolvo-te eu. És um grande jogador, a seguir ao Hélder és mesmo o melhor do trofense, e acho que podes ir mais longe do que isso (por mais longe entenda-se uma equipa do meio da tabela...). Mas aqueles teus gritos a pedir ao Hélder Barbosa e ao Milton do Ó para demorarem mais tempo a sair do relvado... Devias dar o exemplo Valdomiro.

Recado para Jorge Jesus: O treinador do braga foi bastante exagerado no final da partida. Um golo irregular, um penalty contra não assinalado e outro penalty que podia ter sido assinalado não são assim tão chocantes na Luz. Nem acredito que, em 20 anos de futebol, ele nunca tenha visto nada assim. A menos que não tenha visto jogos do campeonato português em 20 anos. Jesus, não te preocupes: para a próxima jornada os árbitros compensam-te.

FCPORTO 2 - 1 setúbal

Um dia antes tinha estado em Paços de Ferreira com cerca 150 pessoas a assistir ao encontro com o Rio Ave, no pior jogo de futebol que vi nos últimos tempos. A Taça da Liga é isto mesmo: pouco público, pouco interesse e pouco futebol. E foi mais ou menos isto que se viu no Estádio do Dragão. Continuo a achar que alguém devia acordar do sonho de que está em Inglaterra e acabava-se já com isto.

Mas não foi sobre isto que se falou no dia seguinte ao jogo. Bruno Vale deu um grande frango e Leandro Lima falhou um penalty. Não podia haver mais ingredientes para a malta lá de baixo dormir mal. O argumento é: o Porto domina o futebol português porque "mina" os clubes mais pequenos com jogadores emprestados que, ou facilitam nos jogos contra o Porto, ou são proibidos de jogar nessas mesmas partidas.

Como portista e por isso adepta de um dos três grandes, respondo que o domínio de Porto, benfica e sportem é evidente no futebol português. Só estes três clubes têm condições para ter um plantel alargado e ainda emprestar uma série de jogadores. Nos últimos anos, concordo que isso tem sido mais evidente com o Porto.
Mas, ora bem, se por um lado até nem gosto de ter tantos jogadores, por outro também me parece que não temos grande culpa de ter tantos bons jogadores que não têm lugar na equipa do Porto, mas são os melhores em equipas mais pequenas. E acrescento, também não vejo grande culpa do Porto no facto de benfica e sportem não terem jogadores de jeito.
Os clubes mais pequenos sabem onde está a qualidade. Estão atentos a todos os Hélder Barbosas, Leandros Limas e Luises Aguiar que passam pelo Porto. Jogadores que, provavelmente, (para não dizer logo de certeza absoluta) têm lugar nas equipas do benfica e do sportem, mas que não parecem ter qualidade suficiente para o plantel portista.
Por isso, faz-me confusão que sejam os outros grandes a vir "defender" os mais pequenos (que por sua vez se consolam com os jogadores do Porto), como se se preocupassem com o desnível que há no futebol português. Ou melhor, se calhar até se preocupam com isso, porque o desnível entre o Porto e eles começa a ser notório.
Em relação aos clubes mais pequenos, gostava mesmo que um adepto do setúbal me respondesse se ficou mesmo chateado com o Leandro Lima, o melhor em campo que até sacou um penalty inexistente e que tem levado a equipa ao colo, ou se prefere continuar a usufruir dos jogadores não aproveitados pelo Porto. Ou então um adepto do braga: gostas do Luis Aguiar e do Alan, por exemplo? Deu-te gosto sacar este último ao guimarães e ver como eles agora tanto choram por ele? E tu, adepto do trofense, sabes que o Hélder Barbosa é o melhor jogador da tua equipa, não sabes? Enfim, concluindo, acho que os mais pequenos não precisam da "defesa" do benfica e do sportem. Estão muito bem assim.

Eu só tenho 22 anos, mas se fosse mais velha sorriria ainda mais ao ver as reacções de lá de baixo a este jogo. Há muito, muito tempo atrás, éramos nós a dizer essas coisas. Éramos nós os pequenos, os provincianos, os eternos perdedores.

06 janeiro, 2009

O risco da SportTv



Não vi ninguém, publicamente, a questionar o risquinho da SportTv, que até a mim me fez pensar que o Reguila estava fora-de-jogo. Só podemos concluir que quem faz aquilo limita-se a fazer o risco que lhe apetece, não é?

Ah, e já agora, alguém se lembra da entrada do Cardozo sobre o guarda-redes do trofense? Eu lembro-me...

05 janeiro, 2009

nacional 2 - 4 FCPORTO

Eram 20h15m e eu roía as unhas, arrancava cabelos e adivinhava uma noite sem dormir.
Eram 22h30m e eu sorria, estava feliz e preparava-me para dormir profundamente.

E assim o mundo voltou ao normal.

FCPORTO 0 - 0 marítimo

Lembro-me de um ano em que estes empates caseiros sem explicação aparente acabaram mal... Muito cuidado.