21 agosto, 2005

Memórias...

Porque é que somos de um clube? A que propósito é que a certa altura da nossa vida passamos a dizer "eu sou do Porto"? Por que é que aos 6 anos o nosso maior sonho é ter uma camisola do nosso jogador preferido? Com que lógica é que chegamos a fanáticos?
Bem, cada um lá deve ter as suas razões, umas mais compreensíveis do que outras.

Em primeiro lugar, há sempre a influência da família e dos amigos. Adepto de futebol que se preze mete o filho sócio do clube antes de o registar, enche-o de equipamentos enquanto vai crescendo e, quando ele faz 18 anos, expulsa-o de casa se ele ainda insiste que é do clube rival.
Depois há o local. Supostamente, faz mais sentido haver mais portistas no Porto, mais mouros em lisboa, mais vimaranenses em Guimarães,etc. Porque é Futebol Clube do Porto e não Futebol Clube do Fim do Mundo, há uma ligação inevitável com a cidade. Aliás, como é possível ser-se portista e não poder cantar com coerência um "Nós só queremos lisboa a arder"?
Por último, mas talvez o factor mais determinante, há o "bichinho" que nasce connosco.. Que explica o porquê de um portista no meio de uma família de mouros e vice-versa.
Há certamente outros tipos de influências, mas não era aqui que eu queria chegar.

Eu nasci na cidade do Porto, cresci aqui, no seio de uma família quase 100% portista. Não tinha por onde escapar, pois tá claro (felizmente!).
Aos 3 anos era sócia do Porto e nunca tive dúvidas em relação ao meu clubismo. Já nem me lembro da primeira vez que fui à bola, mas com os pais que tenho provavelmente ainda estava na barriga...
O único obstáculo sério que pôs à prova o meu Portismo aconteceu algures entre os meus 3 e os meus 6 anos. Em frente à casa dos meus avós, havia uma mercearia cujo dono era lampião. Eu e meu primo mais velho colávamo-nos à minha avó para ver se sobrava alguma coisa para nós.
O Sr. João da mercearia, mal nos via entrar, pegava em dois chupa-chupas deliciosos e dizia sempre a mesma frase: "Se disserem que são do benfica, eu dou-vos o chupa-chupa".
O meu primo, sempre o mesmo vendido ;) , era logo: "eu sou! eu sou!". Eu, furiosa por achar aquilo um insulto à minha maturidade(!), respondia sempre: "eu sou do Porto, não quero o chupa-chupa".
Mas quem é que ele pensava que eu era para trocar o meu Porto por um chupa-chupa?

De certeza que todos têm histórias destas para contar. Um médico que diz: "só te ponho bom se disseres que és do sporting", um polícia que diz: "se disseres que és do benfica, prendo-te", etc etc.
Não vale a pena meus queridos, as crianças são muito mais inteligentes do que isso (o meu primo é que era esperto que tinha direito aos chupa-chupas e não foi isso que o impediu de ser um grande portista) e o "bichinho" não falha...

4 comentários:

Lasanha disse...

Não sei pk é que se é de um clube, mas há algo cá dentro que não deixa dúvidas, um bichito que nos diz que aquele é o nosso clube até ao fim e que é por ele que vamos torcer, sofrer e ficar muito contentes (isto mais no caso do Porto, porque pos outros é so de vez em qd....)

*

Manuel Neves disse...

Eu acho que nunca tive hipótese de ser de outra equipa. Sou Benfiquista desde antes de nascer. O bichinho sempre foi um papão que me consumiu e acho mesmo que o Benfica faz tão parte de mim que se eu fosse de outro clube (paragem para vomitar. Pronto, já está.) seria uma pessoa diferente.
A minha "estória" mais recente foi num exame oral, em que o Priof é conhecido como um daqueles lagartos infectos. O outro Prof que estava com ele era meu assitente das práticas e sabia que eu sou Benfiquista doente (faltei à aula dele para ir a Milão) e assim que eu entro diz:
"Temos derby"
O outro até se arrepia. "És mesmo lampião."
"Sou."
"Não queres reconsiderar? Não queres ser do sportém esta meia hora?"
"Prefiro ficar mais três no curso!" E antes que ele tivesse tempo de replicar, ataquei logo: "O Prof no meu lugar vendia-se? Se soubesse que eu era Benfiquista e lhe fizesse a pergunta ao contrário, o Prof vendia-se?"
Ele fica calado e lá murmura: "Tens razão. Os verdadeiros não se vendem"
Tive 16 e quando soube a nota disse-lhe: "Esta parecia o Geovanni em alvalade."
Meio a espumar, meio a rir ele lá me mandou embora...

Cláudia disse...

A minha história pode já não ficar muito bem vista aos olhos dos portistas, mas eu vivo numa casa de benfiquistas...e um deles vale por mil no que toca a "doença vermelha" =/

E então eu não me, quando era mais nova, de ouvir falar de outro clube lá em casa que não o dito "Glorioso". Tudo mais era nada...

Mas como eu gosto muito de ser do contra, principalmente de chatear o meu pai, comecei a torcer pelo FCPorto (começou aí!).

Não sei desde que idade mas o certo é que nunca mais parei. Hoje não me imagino a torcer por outro clube. E admito que até fico contente quando o Benfica perde lá fora...dá para mais picardia cá em casa ;)

E, como eu sou mesmo chata, imaginem o quanto não me diverti quando o FCPorto ganhou a Taça, UEFA, a Liga dos Campeões, os campeonatos, e a Taça do Mundo... =P

*

Anónimo disse...

lá tás tu e a história do xupa xupa...isso e td inveja ....kerias era jogar volei e futebol como ele....áhh e já agora akela história da tarde de futebol em mondim semre me xeirou a grande grupe....tenho dito "amiga"