15 maio, 2006

O meu amigo Scolari

Há meses que ando preocupada com o Mundial. Só de pensar num jogador meu lesionado ou num jogador meu a ser vendido à custa do Mundial, até tremia.
Mas ao longo do tempo comecei a aperceber-me que não tinha assim tantas razões para me preocupar. Afinal de contas, o seleccionador nacional chama-se Scolari.

Ora bem, hoje foi divulgada a lista de convocados para a selecção A. Como todos já sabíamos, Quaresma não está lá. Óptimo.
Mas porra, está lá um portista. Um portista?? Mas porquê?? Que mal fiz eu para ter um portista na selecção? Ah, esperem, é o Ricardo Costa. Como é que depois de meses em que ele mal jogou eu não estava a contar com isto?
Que grande desilusão, Scolari. Ias para lá sem nenhum dos nossos e eu desta vez até punha uma bandeira de Portugal na varanda.

Para quem ainda consegue criticar o meu amigo Scolari, a minha análise não vos vai deixar dúvidas:

Ricardo- este é merecido. Ele também não dá hipóteses aos outros: ainda agora em vila do conde fez questão de mostrar porque é que é o titular da selecção.
Quim- este não joga, por isso tem mais é que ir à selecção.
Bruno Vale- dos raros jogadores que joga mesmo no clube que representa e que ainda por cima até joga bem. Sendo assim, não percebo o que é que está lá a fazer.
Miguel- ao sair do benfica, deixou de ser um dos adorados dos media portugueses. Mas Scolari não se esqueceu dele e convocou-o, até porque ele nem sempre joga.
Fernando Meira- Outro que não percebo porque é que foi convocado.
Caneira- No valência nada, no sportem ainda veio a tempo de sair humilhado. Bem convocado.
Nuno Valente- Ainda não se percebeu muito tempo se já está recuperado. Bem convocado, titular indiscutível.
Paulo Ferreira- Já não está no Porto. Bem convocado, titular indiscutível.
Ricardo Carvalho- Já não está no Porto. Bem convocado, titular indiscutível.
Ricardo Costa- muito mal convocado. Ao menos não joga, o que é sempre um factor a ter em conta.
Boa Morte- Grande época, fala-se de um interesse do Real Madrid. É pena o Robert não ser português senão estavas lixado.
Deco- Da época do Deco não falo. Só relembro que na equipa ideal do Scolari ele não era titular.
Costinha- Não joga há meses e já não está no Porto. Titular indiscutível.
Maniche- Mal joga, curte ser expulso e já não está no Porto. Titular indiscutível.
Cristiano Ronaldo- É o Cristiano Ronaldo, mas mesmo assim teve sorte porque o Moutinho fez minutos a mais para ser convocado.
Figo- Não foi este que deixou a selecção? Ah pois... Ai Catarina, essa tua mania de fazeres perguntas inconvenientes!
Hugo Viana- Jogou pouco, por isso enquadra-se nos critérios.
Petit- Caso seja preciso dar um soco num árbitro outra vez, desta vez ao menos vamos preparados com um expert.
Simão- O Brasil, a França e a Argentina andaram a tentar contratá-lo, mas ele não quis.
Tiago- Exibições brilhantes no Lyon. Não se percebe esta convocatória. Com sorte, vem parar ao Porto e deixa de ter este incómodo.
Pauleta- Continua a marcar por França, enquanto cá é aquele zero que todos sabemos. Por isso, bem convocado.
Nuno Gomes- uns jogos irreconhecível, mas uma época no geral ao seu nível. Bem convocado.
Postiga- sem hipóteses no Porto, foi para França à procura da glória. Marcou 2 ou 3 golos. Bem convocado.

E daqui a uns dias cá estarei, do Irão, do Méxio e de Angola desde pequenina... E com a bandeira em honra ao Scolari.

28 comentários:

Fireal disse...

Então e diz lá quem é que levavas ao Mundial da tua equipa...

E quem é que tiravas para meter o cigano?

Anónimo disse...

sinceramente o ricardo costa foi mesmo a pedido. estou para perceber como é qe o grande ricardo rocha e o manelélé nâo têm lugar nos A, só para não falar do Nelson pq até se compreende estar apenas há 1 epoca ao mais alto nivel. . .

Bacalhau disse...

Foi a pedido de quem?? Diz aí que é pra gente matar o gajo...

Ricardo Rocha nos AA?? Esse é que sós e fosse a pedido...

Manelélé... não tem lugar a titular nos A, só fizeram bem em pô-lo nos sub 21.

Fireal disse...

Sim, porque o Ricardo Costa é um jogador fabuloso...só podia ser convocado!! Fartou-se de jogar pela selecção A e tudo!!!

E já agora porque não o Sá Pinto para acabar a carreira feliz?

Ou então fazemos uma proposta é FIFA para levarmos 50 jogadores, porque cá em Portugal fica tudo (jogadores, adeptos, jornalistas, presidentes, etc) a choramingar se não levarem o jogador da moda!

É tão lindo ver que está tudo á espera que a selecção não ganhe só para poderem dizer merda...como se nós alguma vez tivessemos ganho alguma coisa com a selecção A.

Estas merdas só em Portugal!

Manuel Neves disse...

O Ricardo Costa é convocado como foi o Caneira em 2002. Tem que se levar pelo menos um jogador de um dos grandes.
dr.F: eu tirava o Boa Morte e levava o Quaresma. Não me venham coma tanga do "esquerdino". Isso é como levar o Beto porque ele é "dextro". Tem um pé esquerdo menos mau que o direito, vá.
Quim,, Petit, Simão e Nuno Gomes: extremamente mal convocados. Tenho pavor a lesões desde o Portugal 1 Finlândia 4 em que o Simão se lesionou. Tínhamos 5 pontos de avanço sobre os azuis e perdemo-los. Eles conseguiram o apuramento para a UEFa a ganharam-na. Chamem-me maluquinho, mas desde aí que tenho mesmo arrepios na espinha com os meus na selecção.
E, confesso, quando me lembro deste raciocínio, fico a desejar profundamente que o Mantorras espete 3 só para começar o Mundial.
Mais coisas: o Hugo Viana vai à selecção... Eu nem vou falar do Manuel Fernandes ou outros putos. Eu pergunto mesmo: E eu? Eu não posso ir porquê? Se o Viana vai...

Concluindo: eu não gosto da selecção. Não gosto, pronto. Prendam-me por isso. Enoja-me a súbita mania futebolística, o aproveitamento político, o vermelhos - azuis - verdes todos amigos, os anúncios da coca cola que servem para todos os países... Mete-me nojo. Sou fundamentalista, é verdade. Futebolisticamente, para mim, só existe o Benfica.

Quanto a Scolari: esse teu ódio vem da guerra aberta que ele tem com o teu clube. É natural. A minha visão é que estamos a falar de um treinador que retirou uns cancros...e pôs outros. O exemplo do Costinha e o Maniche serem convocados sem ritmo competitivo é de rir.
No campo: é um péssimo treinador. Prepara mal os jogos, muda uma equipa inteira de um jogo para o outro quando teve meses para prepará-los... É terrível. Mas honra lhe seja feita: o homem no Europeu tinha dedinho par as subsituições:
- Nuno Gomes contra a Espanha
- Postiga contra a Inglaterra
- Rui Costa ia virando aquilo na final.

Mas não deixa de ser péssimo. Que não venha cá parar.

Beijinhos e abraços

C. disse...

Dr. F: que parte de por mim não ia nenhum jogador do Porto é que não percebeste? Não imaginas o que me custou ver que ao 2ª jogo do Europeu o Scolari lá percebeu quem eram os melhores, pôs não sei quantos campeões europeus em campo e Portugal passeou até à final. Foi triste.
O Quaresma devia lá estar, acho que ninguém tem dúvidas disso. Até porque eu não gosto dele e assim ele podia ser vendido.

Miki: espero não ter percebido o teu comentário. É que a tua indignação por o Manuel Fernandes não ser convocado ainda é compreensível, já a parte do Ricardo Rocha e do Ricardo Costa, vá, vindo de ti até se desculpa mas... o Nélson teve uma época ao mais alto nível? Porra, um gajo que é suplente do Alcides não merece viver, quanto mais ir a um Mundial.

Slbenfica ultra: eu não odeio o Scolari, porque eu não sou da selecção. Só me mete nojo que ele venha para aqui com aquela atitude prepotente, ganhar o nosso dinheiro e gozar com a nossa cara. Quer dizer, com a minha não goza de certeza, porque eu não vou na conversa dele, mas tu percebeste.

Mas isto para mim nem é discussão, porque eu estou-me bem a cagar para a selecção.
Na passagem de ano gastei uma passa a pedir que o Mantorras espete 3 a Portugal. Espero que não tenha sido em vão, porque aquela passa podia ter servido, sei lá, para eu ter melhores notas.

Anónimo disse...

Ois!!!

Concordo pelanmente contigo catarina... o homem vem para aki gozar com os portugueses... e todos o axam um herói... só espero k tudo lhe corra mal no mundial!!!

Anónimo disse...

Catarina: Não fales mal do Alcides pq, na minha opinião, ele está no top 5 dos melhores centrais a jogar em Portugal. É qe além de jogar bastante bem no centro defensivo,a sua polivalência permite-lhe jogar nas alas como um verdadeiro lateral tal como vcs viram este ano no SL Benfica ou há uns tempos atrás no Schalke. Ou seja, é um excelente jogador e só tem "azar" de estar tapado pela experiência do seu compatriota Anderson, no entanto não se admirem se num futuro próximo ele apanhar boleia do Luisão para a selecção Brasileira.
Em relação a estas coisas da Selecção, penso qe devemos deixar clubismos à parte, e se somos unanimes ao não perceber como é qe o cigano não vai ao Mundial, penso qe também o deveriamos ser ao não perceber como é qe o Ricardo Rocha tb não vai no lugar do Ricardo Costa; pq eu já nem falo do caso Moreira qe ainda ninguém falou e este sim é gravissimo, se o maniche, costinha e valente podem ir e/ou lesionados, sem ritmo competitivo , acho qe o Moreira também o deveria ir mas como ainda é jovem certamente terá muitos mundiais pela frente. No entanto, concordo com voçês, este seleccionador tem umas escolhas um bocado estranhas.
Como somos todos portugueses e apesar de esta selecção tb não me dizer nada, espero qe façam o melhor possivel e ninguém se lesione.
Daqui a umas semanas cá estaremos para fazer os nossos juízos ;)

Saudações Benfiquistas

C. disse...

Mas eu não percebi é porque é que se começou a discutir opiniões que eu nem sequer dei.
Por exemplo, o caso Moreira. Como é óbvio, para mim o melhor guarda redes português é o Baía. Mas o 2º é claramente o Moreira. E embora fosse um risco convocar este por estar sem ritmo, tendo em conta os critérios utilizados, era mais do que justificado ele ir. Até porque o próprio Quim está sem ritmo. A chamar alguém com minutos em cima, que chamasse o Paulo Santos.
Outro caso, os centrais. É ridículo ele chamar o Ricardo Costa. O rapaz não joga e não é nenhum fora de série que mereça estar lá mesmo sem jogar no próprio clube. Até o Tonel fez mais do que ele este ano e, isto sim, prova como lhe correu mal a época.
Podiamos estar aqui horas a discutir caso a caso...

Anónimo disse...

Eu nao me importava de ficar horas e horas e horas a discutir caso a caso ctg...

Anónimo disse...

catarina: assino por baixo o teu ultimo comentário. Saudações Benfiquistas

GR1904 disse...

O que eu acho engraçado é que a esmagadora maioria dos adeptos do fêcêpê abominam o Scolari pela guerra aberta que manteve com o clube e justificam-no pela sua prepotência, arrogância e demais adjectivos do género. Mas eu ponho aos mãos no fogo como o adoravam caso estivesse no banco do fêcêpê. Afinal de contas, o discurso arrogante e prepotente deste brasuca é idêntico, nestes moldes, ao do Mourinho que tanto adoravam mas que passaram a detestar depois da forma como saíu.

É por estas e por outras que vos acho piada à brava...

Quanto à selecção, desde que o Scolari veio para treinador que isto me passa ainda mais ao lado do que já passava. Tb sou fundamentalista. E se se chama selecção nacional, é por alguma razão que não se coaduna com naturalizações de estrangeiros nem contratações de treinadores que não são desta pátria.

Fireal disse...

"Ora bem, hoje foi divulgada a lista de convocados para a selecção A. Como todos já sabíamos, Quaresma não está lá. Óptimo."

ou

"O Quaresma devia lá estar, acho que ninguém tem dúvidas disso. Até porque eu não gosto dele e assim ele podia ser vendido."


Coerências...e deves pensar que aqui é tudo estupido pra vires com bocas deste género: "Dr. F: que parte de por mim não ia nenhum jogador do Porto é que não percebeste? Não imaginas o que me custou ver que ao 2ª jogo do Europeu o Scolari lá percebeu quem eram os melhores, pôs não sei quantos campeões europeus em campo e Portugal passeou até à final. Foi triste."

Deves ter inventado um novo tipo de ironia com este blog...

Anónimo disse...

Desculpem mas não resisti... parece que agora o novo Mourinho, chama-se Domingos Paciência. LOL
Este campeonato é uma autêntica vergonha, depois de Maciel não poder jogar, agora como o Domingos ficou no desemprego pq acabou os Bês nos andrades, arranjou-se um tacho a treinador de leiria qe segundo o presidente pode vir a ser um novo Mourinho.. lolll
So mesmo em Portugal estas coisas fdx !

Anónimo disse...

Do teu post só falta falar do excelente treinador da nossa selecção. Em 365 dias do ano passa cá 36 e o resto no Brasil, não assiste a jogos ao vivo excepto aqueles que ficam perto de casa, já que diz que por exemplo o Porto fica longe, não sei como fez enquanto era seleccionador brasileiro já que o brasil é um continente e as distancias entre as várias cidades é enorme. Não assiste aos jogos das camadas mais baixas da selecção nem fala com os seus tecnicos porque diz que tem quem o faça, ora bem!!! manda do presidente da federação e não o contrario, e agora o mais importante: tem bigode!!! resumindo e concluindo TREINADOR IDEAL.
Desculpa miki mas n resisti! realmente este campeonato é uma vergonha! onde a equipa que é constantemente levada ao colo e empurrada pela imprensa e que tem 6000000 de cabeçudos, perdão adeptos não ganha o campeonato, apenas 1 de 11 em 11 anos com uma taça pela meio, e leva menos adeptos ao estadio que uma equipa regional como o FCP só pode ser uma vergonha mesmo!!! 25 abril sempre fascismo nunca mais!!!

Fireal disse...

Bravo, esse deve ser o comentário mais estupido que já li aqui!

Parabéns!

Anónimo disse...

Caro, eng.pete isso de levarmos menos adeptos ao estádio é completamente falso e descabido. Fomos o clube qe teve a melhor média esta época a nivel de assistências, somos o clube qe levamos mais gente por este país fora e a nivel internacional depois das multidões em Manchester, Liverpool, Barcelona.. fomos a Paris jogar com o Lille e batendo o record de assistência num jogo da Champs em França. Penso qe nesta matéria não há mesmo qualquer tipo de discussão quanto à nossa superioridde.
Em relação ao 25 de Abril e ao Fascismo, só tenho a dizer qe o clube protegido sempre foi o Sporting, esse sim sempre foi o clube do regime. Quanto ao sermos cabeçudos como dizes, eu nem devia comentar mas fico curioso ao saber oq chamarias aos andrades qe estiveram uma vintena sem ganhar absolutamente e/ou aqeles qe durante 2 vintenas apenas viam o SL Benfica na Champs pq vcs começaram a lá ir nos fins anos 80 quando nós já eramos mais conhecidos qe o " tremoço" ;)
Para rematar, completamente de acordo quando chamas ao FCP um clube regional.

Saudações Benfiquistas

C. disse...

gr1904: não são os discursos arrogantes que me preocupam. Esses é normal que se adorem quando estão no nosso banco e se odeiem quando estão no banco dos outros. O problema é que o Mourinho ganha e não goza com ninguém. Este anda a passear e a ganhar o nosso dinheiro enquanto se ri à brava do pessoal que põe bandeirinhas nas varandas.
E não é por eu ser do Porto que não gosto do gajo. Se eu fosse do benfica ou do sporting (cruzes,credo,canhoto!) tinha exactamente a mesma opinião dele: não faz um crl e goza connosco.

dr. f: sinceramente, nem percebi o que é que quiseste dizer com esse post mas tudo bem.

deixem-se de comentários estúpidos por favor.

C. disse...

Reli o meu comentário e falhei ali redondamente. O Mourinho goza e não é pouco. Mas vocês percebem a diferença.

Fireal disse...

Claro que não percebeste...

Anónimo disse...

É mentira que seja o S.L.B a levar em Portugal mais adeptos ao seu estádio, mas é verdade que é a equipa que leva mais adeptos aos outros estádios jogando practicamente em casa em todas as partidas. Mas isso felizmente já está a mudar porque a mentalidade de zé povinho de ser pelo melhor (anos 60 benfica) está ultrapassada e cada vez mais cada um apoia o clube da sua terra. Enchentes em França lógico só de emigrantes...Mas miki realmente o Porto esteve 19 anos sem ganhar um campeonato mas felizmente eu ainda não era vivo, mas felizmente vivi pa ver o meu clube a ganhar 2 ligas dos campeoes 1 taça uefa 1 supertaça europeia 2 taças intercontinentais que somadas são mais taças do que as que o s.l.b e s.c.p ganharam juntos...e ja nem falo nas competiçoes internas...rica equipa regional a minha...é verdade parabéns pela taça ganha em Moçambique como português fiquei orgulhoso...

GR1904 disse...

Catarina, o facto do Mourinho ser o melhor do mundo no que faz não lhe dá o direito de ser arrogante e gozar com os demais só porque é melhor. Falta-lhe, nesse aspecto, muita classe. A classe do Eriksson por exemplo. Ou de um Capello. Mas num futebol industrializado, em que o proprio Mourinho é marca registada, vale tudo. Quanto ao Scolari é escandalosa a constante vénia que a imprensa nacional lhe faz. Os jogadores que lá estão, os selecionados, até o podem adorar e considerá-lo um bom condutor de homens. Como treinador, não acrescenta nada de mais à selecção: futebol previsivel e não aproveitamento do talento dos nossos melhores jogadores. N é por acaso que os brasileiros descascaram no gajo durante o tempo em que foi selecionador do Brasil pela simples razão que nessa altura praticava o pior futebol que o Brasil alguma vez já praticou.

eng.pete, existem estatísticas oficiais das assistências totais dos estádios mais importantes de Portugal. O Estádio da Luz está em primeiro. E este ano, tivemos a melhor média de assitência com quase 50 mil que é, curiosa e praticamente, a lotação do estádio do dragão.

Anónimo disse...

keria só dizer (eu prometi k vinha contar os teus podres) k a passa ingerida em honra do hattrick de Pedro, O GRANDE, Mantorras contra este grupo de fabulosos jogadores (30 mil chantronas a berrar no jamor só pode significar uma coisa...os gajos são mm bons) não foi um acto solitário...catarina foi vista em cima de uma cadeira a ingerir mais uma mão xeia de passas e com uma garrafa de tequilha na outra mão sendo k os pedidos ficam aki registados:
- k o ricardo sofra um grand"a" frango e parta o joelho ao ir buscar a bola ao fundo das redes..
-k o scolari tenha um colapso cardìaco ao engasgar-se com Coca Cola
-k portugal perca com o Irão para se poder usar a desculpa das relações internacionais complexas fruto da conjectura mundial preocupante (sim ela fala bem com a garrafa de teqiulha na mão) e principalmente dos homens bomba
-para finalizar disse e passo a citar:
"vamos masé deitar esta garrafa abaixo k o bis limpa isto e vamos pó caludas k akela merda já deve tar a bombar"

eu avisei-t....não t metas comigo e não tens problema...

God Save F Zone members

C. disse...

gr1904: nem ninguém disse que dava. Eu disse que compreendo perfeitamente que há pessoas que se adoram quando estão no nosso clube e que se odeiam quando não estão. O Mourinho é o exemplo perfeito disso. E se já quando ele cá estava eu às vezes não achava piada àquela atitude, quando foi embora, para além de piorar efectivamente, é razão mais do que suficiente para agora dizer que não gosto dele. É futebol.

bis: ROTFL :x

Anónimo disse...

pois cá consigo aceitar qe tu até gostes da selecção, agora trocar titulos do meu benfica pela selecção? fdx, nem a taça latina !!!

Saudações Benfiquistas

C. disse...

Falar de identificação a nível nacional é muito perigoso. Eu, por exemplo, gosto de Portugal, mas não me identifico de todo com muita coisa verdadeiramente Tuga. E se tu vês a selecção como uma representação de todos nós, percebo que a apoies.
Só que eu vejo 20 e tal jogadores que correm por prémios de jogo, um seleccionador que treina(?) por dinheiro e uma federação submissa a patrocínios e, claro, ao dinheiro.
Eu vejo um Figo, que depois de nos envergonhar lá fora com aqueles casos que todos conhecemos, sai da selecção e regressa para conseguir um contrato melhor.
Eu vejo pedirem as bandeirinhas nas varandas e o continente a arranjar logo um "pack selecção" ou agora uma camisola dos anos 60, como se quem não compre isto seja menos português.
Isto para mim não é uma representação da minha identidade como portuguesa. Porque se eu sou tão portuguesa como o Figo, então esta não é mesmo a minha selecção.

GR1904 disse...

Nakamura10, disseste assim: "É-me inconcebível que alguém não se reveja numa identidade nacional". E eu respondo-te assim: que identidade nacional revela a nossa selecção se é treinada por um não nacional e cujo melhor jogador é, também, um não nacional? Para isso, então não lhe chamem de selecção nacional. E isto é valido ainda mais para selecções como a França em que metade da equipa é toda não nacional francesa, por exemplo. A identidade nacional é muito superior a estas questões da selecção, tem mt mais a ver com as origens que tu falaste, o patrimonio cultural e linguistico, entre tantas outras coisas.

Não sou contra a selecção nacional, simplesmente passa-me ao lado. Porque só se vive de dois em dois anos. Porque, acima de tudo, não há rivalidades e a rivalidade é o que faz mexer a paixão de cada um de nós como amor exacerbado a um ideal que junta muita gente pelo mesmo e as separa de outros iguais a eles mas que estão do lado de lá da barricada só porque a cor que defendem é diferente. E esta rivalidade, só é possivel nos clubes. Os nove meses por ano de campeonato, taças nacionais e europeias obrigam-nos a viver mt mais intensamente.

Fireal disse...

enfim...