02 setembro, 2006

Cada um tem aquilo que merece

Vou finalmente falar do caso que abala actualmente o futebol português: o caso Mateus.
Para começar, vou resumir o que percebi das mil e uma explicações que já deram sobre o assunto. Mateus é um jogador angolano que depois de jogar uns anitos em Portugal com contrato profissional foi inscrito no Lixa como amador. A meio da época passada, o Gil Vicente foi buscá-lo e deu-lhe um contrato profissional. Os regulamentos dizem que um jogador não pode ter na mesma época um contrato amador e um profissional. Primeiro erro do Gil.
A última época foi especial já que a luta pela permanência foi mais acesa do que nunca. Como tal, os adversários do Gil, em vez de se preocuparem em conquistarem a permanência no campo, aproveitaram o caso do tal Mateus para fazerem queixinhas à Liga. Primeiro erro dos adversários.
A Liga, que já devia ter agido mal o Gil Vicente demonstrou a intenção de inscrever o tal Mateus, só acordou nesse instante. Primeiro erro da Liga.

O Gil Vicente recorreu então aos tribunais civis para tentar remediar o primeiro erro. Ora, os regulamentos dizem que o recurso aos tribunais civis em questões meramente desportivas dá punição directa e severa. Segundo erro do Gil.
Os adversários do Gil, entre os quais o Belenenses que entretanto se colocou na 1ª fila depois de descer de divisão, começaram logo a exigir o lugar do Gil Vicente na primeira Liga sem terem nada a ver com o caso. Segundo erro do Belenenses.
A Liga começou a demonstrar como funciona e despachou o processo para o Conselho de Justiça que decidiu que o Gil ia para a 2ª e o Belém ficava na 1ª. E se a descida do Gil me parece justa tendo em conta os regulamentos (embora me pareça que estes são um exemplo de totalitarismo e embora o Gil alegue que é uma questão laboral e não desportiva, o mesmo que disse o sportem no caso Paulo Sousa e que eu me lembre os lagartos não desceram), a permanência do Belenenses é absurda. Onde é que já se viu um clube ficar na 1ª Liga por demérito? O lugar do Gil devia ser do Leixões. Segundo erro da Liga.

Daí para cá, uma corrente de recursos e decisões, de erros da Liga e dos clubes e também de muitas férias dos senhores que deviam estar a resolver o caso tornaram isto um verdadeiro caos que levou ao adiamento dos jogos do Gil, do Belenenses e do Leixões, às discussões entre Valentim Loureiro e Cunha Leal e, pior, à decisão da toda poderosa FIFA de suspender as equipas portuguesas das provas internacionais.

Ora, o que eu penso é simples: Cada um tem aquilo que merece. E nós, com esta Liga, com esta Federação, com Valentins e Cunhas Leais, só merecemos esta palhaçada.
Mas sosseguem porque eu sei como é que o caso acaba. O Gil vai para a 2ª porque não é o sporting; o Fiúza é irradiado porque não tem papas na língua; o Belenenses fica na 1ª porque é da capital; o Leixões nem tem direito a falar porque não é da capital; o Valentim e o Cunha Leal vão dar uma volta porque vem aí o Hermínio e companhia (que, graças ao super inteligente Rui Alves, teve a sorte de ainda não estar lá e apanhar com as culpas de um caso que não era da sua responsabilidade e que se manteve, e muito bem, longe deste caso...); o Orelhas (que primeiro apoiou Hermínio Loureiro mas depois, quando viu que isso implicava o fim do domínio vermelho na Liga, passou a criticá-lo) vai fazer mais um choradinho ("ah e tal não me recandidato... vou deixar o trono ao meu amigo Veiga, que afinal de contas sempre foi quem mandou aqui...") depois de ver que foi a Liga dele que fez esta asneira toda; o Madaíl vai sair, como sempre, intocável; a FIFA vai deixar-nos ir à Europa e vai demonstrar a sua prepotência para outro lado.

E o tal Mateus, o amador que fez aparecer a merda toda que anda pelo futebol português, vai continuar sem perceber o que se passa. Mas é só alguém dar-lhe um Código Penal para os pés que vocês vêem o que é jogar.

2 comentários:

Sara disse...

Caso Mateus deslindado. Fez-se luz ;)

Anónimo disse...

Código Penal ? Então o caso é mesmo para os tribunais civis!