12 janeiro, 2007

Carta a Luís Figo:

Sonho que estou em Nou Camp a levantar uma nota com a tua cara

Nunca fui com a tua cara. Eras lagarto e eles gostavam muito de ti, logo eu não podia gostar. Ainda por cima jogavas bem que se farta.
Mas quando foste para Barcelona passei a admirar-te. Pareceste-me, além de um grande jogador, um bom homem. Não eras de grandes aparatos, mesmo quando passaste a herói. Para mim, ali conseguiste ser o melhor do mundo.

Trocares Barcelona por Madrid não foi só uma questão de política. Eu adoro a Catalunha e, regra geral, dou-me mal com capitais, é certo. Mas o que estava ali em causa era o futebol. O futebol-paixão como eu gosto. Ali, trocaste o amor pelo dinheiro. Deixaste quem te levava em ombros, para quem te enchia os bolsos.
Meteste-me nojo. Envergonhaste-me enquanto portuguesa e, acima de tudo, enquanto fã daquilo que os teus pés sempre foram capazes de fazer. Nesse dia, insultei-te como qualquer amante do futebol te devia ter insultado.

Num real recheado de estrelas, foste a cara daquela equipa e a coroa do futebol moderno. É verdade que não deixaste de brilhar, mas o céu já não era blaugrana.

Por cá, sempre te idolatraram. Não posso negar que foste a bandeira deste país durante muitos anos, mas eu cá odiei-te tanto como se estivesse em Nou Camp.

Como não és de te apegar muito, deixaste Madrid porque a fonte estava a secar e partiste para Milão.
Já cá tinhas vindo com o real, mas com a camisola do inter ainda te insultei mais. No Dragão e em Milão. Os portugueses acham estranho.
"- Então? Ele é dos nossos!"
"- Então porque é que falou espanhol quando foi eleito o melhor do mundo?"

Voltaste a alvalade este ano. Só faltava darem-te um golo a marcar. Abriram-te as portas da "tua casa". E como é que lhes agradeceste? Festejando contra eles no jogo em Milão. Não foste tu que o marcaste. Nem a jogar estavas, Figo. Porquê? O dinheiro vale mesmo estas figuras? Juro que não percebo. Eu, que odeio o sporting e até me riria da cabeça com que eles ficaram, insultei-te como nunca. És um nojo mesmo.

Agora vais para as Arábias pelos vistos. Ao que vais ganhar, deves considerar isto o auge da tua carreira. E aí até concordo contigo. Agora sim, assumiste o que vale para ti o futebol: notas, muitas notas. Por isso, Figo, é que vais ser sempre recordado como O PESETERO!

Contra o futebol moderno

6 comentários:

Anónimo disse...

Este é um post nojento!

Abaixo as lágrimas de crocodilo!

Anónimo disse...

so colocava ai uma peqena rectificaçao para fundamentar ainda mais oq falas: é que quando ele sai da lagartagem assina 2 contratos ao mesmo tempo (juventus e parma senao estou em erro) ficando proibido de jogar 4 ou 5 anos em italia. . . palavras p kê? o verdadeiro chulo do futebol moderno ;)

Anónimo disse...

Assino por baixo.
Devias espalhar este texto por email , envia-lo para os mails dos clubes todos , grupos de adeptos de todo o mundo etc etc

Novo Moreira disse...

Oh alguem a ideia é um bocado complicada de conseguir pôr em prática, mas eu aconselhava a Catarina a tornar isto um texto daquelas correntes parvas.
Diz que quem não reenviar vai ter um atendado da ETA em casa ou vai ser enforcado como o Saddam e que vai ter 37 anos de azar ao amor (esta parte é importante)

Aposto que com estes condimentos a completar o texto sobre o Figo o texto se espalha pela Internet muito, mas muito, rapidamente...

Anónimo disse...

esperto é ele que se faz a vida.. quem fala só pode ser por inveja..

Anónimo disse...

És uma "portuguesinha de caca", provinciana demais. Eu? Posso ser burro, mas sou sportinguista, português e tenho cada vez mais orgulho no Figo: o melhor jogador português de sempre!