05 janeiro, 2007

Ela, Carolina

Se calhar têm-se questionado acerca do facto de nunca aqui ter referido o último grande sucesso das livrarias abaixo do Mondego. Pois é, mas aqui estou eu, talvez um mês depois da polémica toda, a falar de cabeça fria.

Confesso que quando ouvi falar pela 1ª vez de “Eu, Carolina” nem sequer liguei. Pensei: “ok, mais uma frustrada que vem lavar a roupa suja em público”. E até pensei (santa inocência a minha!): “bem, o frota, 2 ou 3 ex-concorrentes do Big Brother e até o Liedson têm um livro e em todos estes casos vendeu-se de alguma forma… mas não, não vivo num país assim tão estúpido”. Well, bad news.

O livro é um sucesso. Vende-se a toda a hora e já se fala num segundo.
Quando me apercebi que havia pessoas à porta das livrarias à espera que pusessem o livro na prateleira para depois se acotovelarem ao correr para o comprar, fiquei chocada. E não estou a brincar. Chocou-me mesmo. Como é que é possível? Que aqui se gosta muito de cuscovelhices de baixo nível já eu tinha percebido quando o 24 horas vende mais do que dois exemplares por dia. Que somos muito estúpidos também já tinha ganho a noção quando deixámos o Santana Lopes ser 1º Ministro mais do que duas horas. Mas isto é capaz de ser d+.
Já para não falar do aspecto literário que isto levanta – se é que se pode incluir qualquer palavra da família de literário quando se fala disto -, o que me choca mesmo é a mesquinhice e a podridão que existem por trás disto tudo.

Primeiro aspecto: estamos a falar de um livro pseudo-escrito por uma alternadeira e, sem qualquer espécie de preconceitos contra as mulheres que não vêem outra forma de ganhar dinheiro do que vendendo os seus corpos (as pseudo-cantoras e as pseudo-actrizes também o fazem e são aplaudidas por todo o mundo) porque não tenho nada a ver com isso, somos logo obrigados a pensar no porquê deste livro. É simples.
Carolina Salgado juntou-se a Pinto da Costa à espera do grande golpe. “O velho tá senil, ando com ele uns tempos, caso-me e saco-lhe tudo. Sou mesmo esperta”. Mas teve azar. Pinto da Costa não está assim tão senil e não caiu na ratoeira do casamento. Confesso que a início me custou que o meu presidente aparecesse com aquela… coisa em público. Critiquei-o e critico-o muito por isso. Mas ao menos assumiu, enquanto muitos as comem pela calada (não é Dias da Cunha?). Bem, adiante.
Carolina lá se foi aguentando à bronca. Quando o Pinto se sentiu mal em Sevilha tratou de apressar o casamento, mas nem ainda um bocado tonto o presidente caiu nessa.
Entretanto, ela tratou de se dar a conhecer. Quando a vi connosco (connosco como quem diz, porque comigo ela não estava) pensei que tínhamos mesmo batido no fundo. E não me enganei. Ao vê-la a andar como uma… coisa, a falar como uma… coisa, aí sim, vi o nojo que andava no topo do meu clube. Carolina Salgado é do pior que já vi por aí.
Mas bastava um telefonema para ela mudar. Eu vi com os meus próprios olhos a diferença da Carolina-normal para a Carolina-porta-te-bem-senão-o-velho-manda-te-dar-uma-volta. O discurso mudou do “O filho da puta do orelhas pensa que é quem caralho? Ai vou fodê-lo…” para o “oh Jorge, deixa-os lá.. acalma-te e não ligues.. não devemos entrar no jogo de baixo nível deles”. Isto é verídico meus amigos. Nunca mais me esqueço daquele tom de voz de vítima.
O Porto ia ganhando tudo e, sinceramente, isto deixou de me incomodar. Queria lá saber se ele andava com a elitista Maria Elisa ou com a… da Carolina. Mas os boatos não cessaram. Não me lembro de tudo. Mas lembro-me dos não sei quantos homens que conheço que estiveram com a Carolina. Sim, perceberam bem. Mas, curiosamente, esta parte não vem no livro. Ohhh! Estes episódios dariam, certamente, uns bons parágrafos.
Até que… acabou. O Pinto fartou-se e mandou a… coisa dar uma volta. Eu vi logo que “ela” não ia sair assim de cena. Não custa nada mudar do Calor da Noite para os casacos de pele mas custa de crl mudar das jóias para o triste anonimato.
E eis que chega “Eu, Carolina”. A vingança da frustrada que vem lavar roupa suja a público.

Segundo aspecto: o porquê de tanto sucesso. Por muito que me custe, também se afigura simples.
É por demais evidente que o bom tuga adora uma historinha destas. A Cinha Jardim fez mais uma plástica, o Castelo Branco foi à loja da Channel em New York e… a Carolina cortava as unhas ao Pinto da Costa. Quanto a isto, assunto arrumado.
Mas o sucesso deste livro deve-se a muito mais que pura cuscovelhice. E aqui não se trata dela, da Carolina. Trata-se de Pinto da Costa e do quanto vende tudo o que o possa difamar.
“Eu, Carolina” é mais um “ele, Pinto da Costa”; é mais uma tentativa de deitar abaixo esta pessoa e, acima de tudo, este mito. Foi muito bonito ver o Barbas a comprar os livros, foi delicioso ver o Veiga a aconselhar a compra desta grande obra. Tal como é sempre bonito e delicioso ver as dezenas de pessoas que já passaram pelo futebol e que como principal inimigo tinham sempre Pinto da Costa e… que já cá não estão. Mas já estou farta destas coisas. Não me considero um cordeirinho que vai atrás de tudo o que o homem diz. Sei pensar por mim e sei que ele já fez muita merda. Mas não me parece que Carolina Salgado seja a pessoa certa para um determinado grupo de pessoas (que rondam aí os 6 milhões…) a idolatrarem como a pessoa capaz de derrubar Pinto da Costa, nem que este livro seja a grande bomba que vai acabar com a corrupção no futebol português.

Terceiro aspecto: o destaque que ela ganhou com isto. Brutal. O Porto campeão não tem direito a tanto tempo de antena. Dezenas de aberturas de noticiários, muitos directos e muitas capas de jornal. A ex-companheira de Pinto da Costa passou a ser gente.
Eu, como estudante de jornalismo, senti nojo. Nojo de uma profissão que tem que se submeter a isto para sobreviver. Nojo do esquecimento de uma data de valores por dinheiro.
Como leitora, ouvinte e telespectadora, perderam-me. Não li notícias da Carolina, não ouvi, nem vi as suas entrevistas. Com aquele tom de voz de vítima que já vos falei.

Quarto aspecto:
Ela, a Carolina, é uma grande vaca e amanhã ninguém se lembra dela.
Ele, Pinto da Costa, já ganhou tudo e cheira-me que ainda vos vai atormentar muito mais.

13 comentários:

Anónimo disse...

PARABÉNS CAROLINA!

Anónimo disse...

Nao me vou alongar muito sobre a tua crónica, pq fa-lo-ei mais tarde mas uma coisa posso-te garantir qem ler oq tu escreveste até fica com a ideia qe no meio disto tudo a vitima é mesmo o teu presidente !
apesar de estar do " outro lado " vale sempre pena vir ca ler as tuas cronicas pq é fantastica a forma como escreves mas, sabes tao bem quanto eu, qe é uma autentica ilusao esta tua " analise " .
Beijocas tripeirinha ***

Anónimo disse...

deves estar a ver a cara da tua mãe ao ver a foto da Carolina na capa do livro, certo?

Anónimo disse...

Alguem será capaz de esclarecer desde que ano do seculo passado é que os adeptos do FCP passaram aser conhecidos por ANDRADES? E já agora explicar o motivo?

Sarushka disse...

Como diz o meu pai: não li e não gostei

Bakero disse...

Oh, tudo bem que ela é uma...coisa, tudo bem que o livro é uma palhaçada.

Mas é mais uma evidência da vergonha que grassa no nosso futebol! Claro que eu, enquanto benfiquista, odeio o Pinto da Costa. E o que mais quero é que ele vá preso por 50 anos. Mas sinto assim porque ele fez com que o FCPorto "roubasse" o lugar do Benfica, nos últimos 20 anos, com...coisas! Com frutas, com corrupção, com baixarias e isso irrita-me muito!
Sou de Lisboa, tenho imensos amigos sportinguistas e odeio quando eles perdem. Mas é diferente. Se ganham é porque foram melhores e gozamos uns com os outros e a vida segue.
Vocês ganham e sinto asco. Mesmo quando ganham sem roubalheiras. Ainda ontem vi na rtp memória um FCPorto-Benfica de 1993 e fiquei enojado! Com as pressões sobre o ridículo José Pratas, com as agressões, tudo!


Gosto do teu blog, juntamente com o da curva são os únicos que visito de adeptos do FCPorto (tb vou ao dragão, mas aí é pra me meter com eles :-)) porque és adepta da bola, como eu, e gosto como escreves.

Ps: Agora sabes o que custou o Gondomar :-)

Bakero disse...

Só mais uma coisa: 7 minutos de desconto e penalty dado ao FCPorto. E depois como queres que não se venda o livro da...coisa? (eu não comprei, atenção...)

Novo Moreira disse...

"Ele, Pinto da Costa, já ganhou tudo e cheira-me que ainda vos vai atormentar muito mais."

O Atlético que o diga... LOOL!

Novo Moreira disse...

Eu li... não tenho qualquer problema em assumir. Não comprei... emprestaram-mo... mas li!
Não ponho em causa a baixaria da Carolina. Mas não me venham dizer que tudo o que ela diz é mentira. O facto dela expor coisas privadas da vida pessoal com o PC acho ridiculo, como a parte do cortar os pelos, o cabelo, etc...
Mas acredito que também há verdades lá no meio que custam a muita gente que aplaudia a Carolina quando ela andava metida no meio dos Super e provocava os dirigentes adversários, da mesma forma que agora a insultam e dizem que só diz mentiras, só porque se pôs contra o PC.

Quanto aos pormenores da vida "profissional" por vezes levada com muito pouco profissionalismo penso que quase toda a gente saberá que o PC não é santo nenhum, como nenhum dirigente da alta roda do futebol será, mas o PC é bem capaz de ser ainda menos flor que se cheire.
Para quem ler, basta reparar que Carolina aponta dias, nomes, pessoas... Se inventasse uma história assim tinha que ter muita imaginação e tinha que ser muito burra, pois iria estar a inventar uma mentira, que pôs a sua vida em risco. Todos sabemos que há muito fanático capaz de matar a mulher para defender o seu presidente...

Quanto a Carolina ser um idolo para os benfiquistas, como dizes pelo meio da tua prosa... Não sei de que benfiquistas falas... Só se for dos que têm memória curta!

**

Novo Moreira disse...

Eu li... não tenho qualquer problema em assumir. Não comprei... emprestaram-mo... mas li!
Não ponho em causa a baixaria da Carolina. Mas não me venham dizer que tudo o que ela diz é mentira. O facto dela expor coisas privadas da vida pessoal com o PC acho ridiculo, como a parte do cortar os pelos, o cabelo, etc...
Mas acredito que também há verdades lá no meio que custam a muita gente que aplaudia a Carolina quando ela andava metida no meio dos Super e provocava os dirigentes adversários, da mesma forma que agora a insultam e dizem que só diz mentiras, só porque se pôs contra o PC.

Quanto aos pormenores da vida "profissional" por vezes levada com muito pouco profissionalismo penso que quase toda a gente saberá que o PC não é santo nenhum, como nenhum dirigente da alta roda do futebol será, mas o PC é bem capaz de ser ainda menos flor que se cheire.
Para quem ler, basta reparar que Carolina aponta dias, nomes, pessoas... Se inventasse uma história assim tinha que ter muita imaginação e tinha que ser muito burra, pois iria estar a inventar uma mentira, que pôs a sua vida em risco. Todos sabemos que há muito fanático capaz de matar a mulher para defender o seu presidente...

Quanto a Carolina ser um idolo para os benfiquistas, como dizes pelo meio da tua prosa... Não sei de que benfiquistas falas... Só se for dos que têm memória curta!

**

C. disse...

miki: o Pinto nunca foi, não é e duvido que alguma vez seja vítima de alguma coisa. Muito menos desta vingança rasca.

bakero: compreendo mto bem tudo o que vocês sentem pelo meu clube e até acima disso pelo meu presidente. Ser anti-Porto é sobretudo ser anti-Pinto da Costa. Se essa é a tua opinião sobre o futebol português dos últimos 20 anos, acho que estás redondamente enganado. Mas isto é assim mesmo e se concordássemos perdia a piada toda.

novo moreira: eu não sei se o que ela conta é verdade ou mentira e sinceramente estou-me a cagar pra isso. O Pinto já deve ter feito bem pior do que pedir a esta mulherzinha para mandar bater num gajo. Agora não me metas no mesmo saco dos que "aplaudiam" a Carolina. 1º porque sim, "sou" dos Super, mas acho que sabes as diferenças. 2º porque aqui os únicos portistas que alguma vez gostaram dela foram o Pinto e todos os que a comeram.

Anónimo disse...

E em relação às denuncias que ela faz , nao ficas triste por saber que as tuas vitorias foram todas suportadas por corrupção?

C. disse...

LoL as minhas vitórias não foram suportadas pela corrupção e sabes tão bem isso quanto eu.