05 fevereiro, 2007

FCPORTO 0 - 1 estrela

Ninguém gosta de falar das derrotas. Ninguém gosta de falar das derrotas, principalmente quando elas são merecidas. Ninguém pode dizer que o estrela foi a melhor equipa, ou que o resultado foi justo. Porque apesar de tudo o Porto teve oportunidades para ganhar aquilo e porque o estrela limitou-se a estar em campo. Mas mesmo assim merecemos esta derrota. Ou melhor, eles mereceram a derrota.

Mereceram a derrota porque entraram no jogo a dormir, quando tinham que provar que atlético e leiria foram mesmo acidentes de percurso. Mereceram a derrota porque em 4 jogos levam com 3 derrotas e contra factos não há argumentos. Mereceram a derrota porque não se esforçaram, porque não jogaram nada, porque estão sem motivação. Mereceram a derrota porque estão a pensar no chelsea. Mereceram a derrota porque 2007 já nos fez esquecer a brilhante primeira volta. Mereceram a derrota porque apesar do péssimo campeonato que temos já voltou a ser possível qualquer cenário. Mereceram a derrota porque não têm sido dignos de representar o Porto.

Não é esta derrota que me vai fazer pôr em causa tudo. Continuo sinceramente a achar que temos o melhor plantel e que, se quisermos, somos a melhor equipa. Continuo a acreditar que, com mais coisa menos coisa, seremos bi-campeões este ano.
Mas já tinha avisado que tínhamos muito que pensar. E se a palhaçada de leiria nos deixou a pensar sobre outros assuntos, esta derrota justifica a reflexão.

Falei em "eles mereceram" pelo simples facto que não vejo mais culpados nestas exibições do que equipa técnica e jogadores. Lá em cima as contratações até têm sido acertadas e têm segurado os nossos pilares, por isso não nos podemos queixar. E "cá em baixo" temos apoiado incondicionalmente, por isso também não há nada a dizer.

Começando pelo treinador, não posso dizer que alguma vez tenha sido grande fã do Jesualdo, mas o que é certo é que a primeira volta mostrou-me a eficácia mordaz da sua estratégia. Mas as derrotas têm este dom de nos fazer pensar. E agora já todos pensamos melhor se o jogo com o atlético foi mesmo só fruto do acaso, se em leiria foi assim tão natural que ele tivesse vindo defender os jogadores. E de uma coisa já temos a certeza: neste jogo não houve garra e não houve jeito e a culpa passa pelo treinador.
A garra tinha que ser "treinada" durante esta semana. Nós sempre fomos os melhores a unirmo-nos aquando de derrotas como a de leiria. E Jesualdo não conseguiu isso. Concentrou aquela raiva que todos sentimos onde ela não era necessária. E, por isso, em vez de garra tivemos displicência.
O jeito está ali e relembro que, mesmo assim, podíamos ter ganho o jogo. Mas começa a cansar que quando temos que ganhar sem sombra de dúvidas ainda continue a dar-lhe com os dois trincos e não seja capaz de abdicar dos 4 defesas. Não tenho saudades de Adriaanse, mas sublinho também que com ele não havia amarelos por birras estúpidas como o Postiga atirar a bola.

Acabando nos jogadores, é por demais evidente que não há garra porque estão desmotivados. Não querem jogar e não é por cansaço. Se estão à espera do chelsea é bom que esqueçam porque eles já não estão naquele nível que nos dava alguma esperança. Se estão convencidos que a bem ou a mal são campeões e por isso ninguém vos acusa de nada também é bom que esqueçam, porque basta recuar ao ano passado para verem de que exigência são feitos os adeptos portistas.
E não há jeito porque está escondido pela falta de garra.

Recordo que continuo a acreditar e que não é hora de pegar no lenço branco e no assobio. Se queremos voltar à excelência da primeira volta não devemos pegar-lhes ao colo mas também não vejo vantagens em partir carros.
Algures entre o meio termo havemos de voltar às vitórias. E no fim fazem-se as contas.

Ninguém gosta de falar nas derrotas, mas às vezes é preciso.

6 comentários:

Anónimo disse...

Mais nada. Jogam no PORTO e como tal têm de dar à soleta. Não faziam mais que a obrigação. Espero que mudem no próximo jogo.
Yakoo

Novo Moreira disse...

"Continuo a acreditar que, com mais coisa menos coisa, seremos bi-campeões este ano. "

Dá que pensar... "com mais coisa menos coisa"... Cheira-me a apito dourado...LOL!

C. disse...

lol poupa-me

Mr. M disse...

Maravilha é ver o Miguel Sousa Tavares questionar o fora de jogo assinalado ao postiga... Brilhante!!

C. disse...

Realmente não percebo como é que alguém pode chamar àquilo milimétrico, mas ele não falou disso para justificar a derrota senão tinha mas é falado daquele penalty..

Mr. M disse...

Qual penalty?