02 abril, 2007

benfica 1 - 1 FCPORTO

Antes:
Tal como pelo menos 6 milhões de portugueses, eu estava convencida que o Porto ia perder na luz. Não tanto como pessoas que me ligaram antes do jogo a dizer que iamos levar 2 ou 3, ou como outros tantos que já pregavam a liderança. Mas estava.
E não pelos mesmos motivos. Eu não estava assim por achar que o benfica é melhor. Chama-se pura e simplesmente um pressentimento.

O cortejo correu muito bem. Do local onde estacionámos até à luz, nada a registar. Continuo a achar que com o Euro2004 se aprendeu muito. Fora as bocas normais de provocação da própria polícia, tudo na maior.
Os problemas começaram à entrada. Já me devem ter ouvido dizer 500 vezes que na luz nunca há uma organização à altura destes jogos e mais uma vez isso ficou provado. Quando viram 3 mil e tal pessoas a chegar até pareciam surpreendidos, como se não tivessem sido avisados. Entrámos a correr, mal fomos revistados.
Chegados à famosa "ponte", onde noutro ano até tivemos que esperar que os lampiões passassem de um lado para o outro, tivemos nem sei quanto tempo apertados como animais. É indescritível a forma como me consegui safar de ficar ali.
Ainda lá apertados, adivinhem a estratégia da polícia: passar pelo meio de nós de cassetete em punho. Resolveram imenso.
Com Diabos de um lado e No Name do outro, qual não foi o meu espanto quando um polícia ameaçou um portista ao meu lado de não o deixar ir ver o jogo porque estava a insultar os lampiões. É que realmente não se faz.
Mas calma, há mais histórias giras. Da porta 23 até às nossas entradas, passámos por 3 ou 4 entradas onde 2 ou 3 polícias garantiam que os lampiões não nos fizessem nada e nós não fizéssemos nada aos lampiões. Sinceramente, acho que aquilo só não passou dos insultos porque tanto de um lado como de outro já só queríamos era ver o jogo.
Bancada, finalmente. As equipas aquecem. Jorginho titular, Anderson no banco. Sempre com gente a entrar, rapidamente agradecemos aos responsáveis do benfica que nos mandaram para o terceiro anel. É que ali é mesmo fácil abafá-los.

Durante:
Quando começa o jogo, ainda há gente a entrar e já estamos todos a monte cá em baixo. Arrasámos aquilo tudo e os jogadores correspondem. Se eu fosse do benfica (cruzes, credo, canhoto) insultava veementemente quem nos pôs ali. Como não sou, sorria.
Quaresma, Pepe, golo. A explosão natural. E a polícia que entrou logo a seguir ao golo, a mandar as pessoas saírem de onde tinham estado desde o início. Estavam a perder.
Intervalo. Começa a segunda parte com um benfica melhor, mas nunca tive medo. Eu, que a ganhar 3-0 à naval, eles chegarem à nossa grande-área é de pôr as mãos à cabeça. Sabia-me bem estar ali, como em alvalade no ano passado.
Mas eis que chega a polícia. Com a notícia que tinha ido gente parar ao hospital com os petardos que mandaram lá de cima (situação que realmente era muito difícil de prever), tinham de justificar serviço. Tentaram na ala dura dos super, mas foram expulsos e então toca a vir chatear quem não os intimida.
A ideia era formarem um cordão e escolherem cerca de 30 pessoas para serem revistadas à procura dos famosos petardos. Eu fui escolhida. Quando do outro lado os polícias do Porto nos diziam para estarmos quietos porque os petardos não tinham vindo dali, os de lisboa pegaram em mim e zumba que lá vai disto. Não vi os últimos 15 minutos. Mas vi muita coisa terceiro-mundista. Eles fazem o que querem.

Depois:

Saída sem problemas. Mensagens para saber o que tinha acontecido no jogo. “1-1 com golo na própria do lucho. benfica teve uma grande oportunidade do mantorras, Rentería falhou um golo isolado”.
Regresso a casa com algumas dores e com a preocupação de deixar amigos em lisboa.
Não posso dizer que o resultado me tenha sabido bem. Nem posso dizer que tenha sido uma transferta para recordar. Mas não me vou esquecer que deixámos muito boa gente com uma grande tola.

Acordar a seguir a um jogo na luz é sempre acordar com más notícias. Se o benfica ganha é porque não se fala de outra coisa; se o benfica não ganha é porque vai sempre dar ao mesmo: mau comportamento dos adeptos do Porto.
Passei o dia a ouvir “vocês tinham alguma coisa que mandar petardos para os benfiquistas?”.
Começo por dizer que é óbvio que nunca me passaria pela cabeça atirar fosse o que fosse lá para baixo com o intuito de magoar alguém. Mas também me parece óbvio que há pessoas capazes de o fazer. E nisto, meus amigos, deixem-se de moralismos porque a estupidez não tem clube.
O que me parece é que tudo começa na inteligentíssima decisão dos responsáveis do slb em mandar-nos lá para cima. Sinceramente, não me parece inocente. Porque ninguém seria tão ingénuo ao ponto de acreditar que ia correr tudo bem. Acho é que foi uma boa maneira de voltarem as atenções para os arruaceiros de sempre, enquanto passavam por heróis ao deixarem as crianças irem para a tribuna VIP.
E depois a polícia teve de justificar a sua presença ali. Curioso que, com não sei quantas câmeras sempre em cima de nós, no momento em que me levaram lá para dentro nem uma maquinazinha fotográfica estava presente. Quem votou no Salazar para Grande Português deve adorar isto.
Comunicação social de hoje é sempre a arrear nos adeptos do Porto. Se a ignorância matasse, eu tinha emprego garantido.

Já todos sabemos como são estas coisas e eu sei que corremos sempre estes riscos. Pessoalmente, o que faço é evitá-los. Porque não vou lá para magoar alguém com um petardo, ou para bater em tudo o que está à minha frente só porque estou vestido de Power Ranger. Vou lá pela paixão que sinto pelo meu clube. E isso nem um cassetete me tira.

22 comentários:

Anónimo disse...

os adeptos do fcp não foram os primeiros a ir para o piso 3.... mas foram os primeiros a fazerem a merda que fizeram...

já agora:

MULTAS DA 23ª JORNADA
1. Benfica.....2.000€
2. FC Porto.....1.500€


Não sei se hei de rir, se hei de chorar!

Anónimo disse...

Só nao assino por baixo porque nao vivo esta realidade e só fico mesmo fula porque alguem bateu numa das pessoas de quem mais gosto.
Lados pessoais de parte, sabes que tens toda a razao *

Anónimo disse...

ADEPTOS DO MANCHESTER, DO LIVERPOOL, ETC. VIRAM O JOGO NESSE SECTOR, SE É BOM E DÁ PARA ABAFAR AINDA MELHOR, NÃO HÁ QUALQUER MOTIVO PARA QUEIXA. TRATADOS COMO ANIMAIS SÃO TAMBÉM OS ADEPTOS DO BENFICA QUANDO SE DESLOCAM AO PORTO.

TRATADOS COMO ANIMAIS OS SD NO DOMINGO? DE FACTO DEVERIA TER SIDO, PORQUE FOI ASSIM QUE SE COMPORTARAM.

A CULPA É DE QUEM DISPONIBILIZA UM ESPAÇO PARA 3000 VEREM O JOGO, OU É DOS VÂNDALOS QUE NÃO SE SABEM COMPORTAR E POR ISSO NÃO DEVERIAM ENTRAR NOS ESTÁDIOS? VÃO PARA PROVOCAR CONFUSÃO E NÃO PARA VER A BOLA!

QUANDO DESTROEM ESTAÇÕES DE SERVIÇO A CULPA É DOS PROPRIETÁRIOS PORQUE TÊM LÁ AS LOJAS! POR ESSA LÓGICA, ISTO SÓ DÁ PARA RIR!

ATACAR CRIANÇAS E PESSOAS QUE ESTÃO A VER O JOGO SEM PERTENCEREM A QUALQUER CLAQUE ORGANIZADA!

VAIS PELA PAIXÃO, JUNTAMENTE COM UM GRUPO DE ARRUACEIROS SE ESTÁS ASSOCIADA AO MESMO AS CONSEQUÊNCIAS INFELIZMENTE SÃO PARA TODOS! OS INOCENTES SÃO SEMPRE OS PRIMEIROS A PAGAR. AO LADO DA CLAQUE DO FCP HAVIA ESPAÇO PARA SÓCIOS DO CLUBE, ESSES TAMBÉM MOVIDOS PELA PAIXÃO. NÃO TE FAÇAS DE COITADINHA PORQUE A POLÍCIA NÃO VAI OLHAR PARA A TUA CARA E DECIDIR SE TU ÉS OU NÃO RESPONSÁVEL PELOS ACTOS IMPRÓPRIOS, ESTÁS EM GRUPO, TODOS SÃO SUSPEITOS. TOMA CONSCIÊNCIA DISSO!

MUITA AREIA NESSES OLHOS, CEGOS POR UMA IMPARCIALIDADE, CRIANÇAS A SAÍREM AO COLO A CHORAR VI EU, O QUE É ISSO AO LADO DE UMA REVISTA?

O CULPADO NÃO É QUEM CEDO O ESPAÇO, POR MUITO POUCO ASSERTIVA QUE TENHA SIDO A DECISÃO, MAS QUEM GERA VIOLÊNCIA!!

SE CALHAR TAMBÉM ÉS DAQUELAS QUE PENSA QUE UMA MULHER QUE ANDA NA RUA DE MINI-SAIA E DECOTE SE FOR VIOLADA É CULPADA DISSO!!

ACORDA.

C. disse...

1º ou vocês são muito ingénuos, ou são mesmo estúpidos. Não há comparação possível entre adeptos de outros países e adeptos de um dos vossos maiores rivais. Se vos pusessem num anel superior agora contra o espanhol vocês provavelmente nem faziam nada, mas se isso fosse no Dragão é óbvio que fariam. É bonito? Não. É desejável? Claro que não. Mas não é difícil de adivinhar e daí as culpas dos organizadores.

2º É bom para abafar sim, e eu acho impressionante como vocês não são os primeiros a criticar a vossa direcção. Os carneirinhos somos nós, mas quem está sempre caladinho são vocês.

3º Eu sei muito bem como são as vindas dos adeptos do benfica ao Porto, ninguém me viu dizer que isto só nos acontece a nós por isso deixem-se de merdas.

4º Vândalos e acéfalos vão sempre existir, seja em que clube fôr. Fiquei sem perceber se és de alguma claque ou não, mas ou não és e desculpo-te o que disseste por pura ignorância, ou és daqueles que está sempre à espera destas coisas para atacar quem te incomoda. Os anormais que mandaram petardos e cadeiras e que nem viam quem estava cá em baixo vão lá para isso mesmo, para fazer merda. E nisso não há cor. Em todo o lado há disto, infelizmente.

5º Nunca foi minha intenção fazer-me de coitadinha. Volto a dizê-lo: se não és de uma claque e nunca foste a este tipo de jogos, perdoo-te a ignorância. Se és e nunca pagaste pelos erros de outros, tens sorte e espero que nunca te aconteça.
Todos são suspeitos? Muito bem. E onde andam as câmeras obrigatórias para o Euro2004 e que era suposto identificarem logo as pessoas nestas cenas? Sabes porque é que fui retirada da bancada? Porque eles acham, e sublinho o acham, que os petardos vieram dali. Azar o meu, porque não vieram. Azar o deles, porque mostraram mal o serviço.

E por último nem percebi essa da mulher violada. Aliás, nem quero perceber.

Anónimo disse...

Nos derbys de milão as claques do clube visitante ficam em cima de adeptos do clube da casa.
Quando o Milan joga em casa, os adeptos visitantes vão lá pra cima...

Quem nao sabe, fica calado!

Anónimo disse...

Não sei quem escreveu o ultimo comentário, mas devo dizer lhe que está redondamente enganado. O sector visitante em Milão, seja o Inter ou seja o Milan a jogar em casa, é no primeiro anel.
Quem não sabe, fica calado!

Anónimo disse...

Em resposta a esse adepto anonimo que veio para aqui expor a sua raiva cega.

Em 1º lugar são o unico clube no mundo que não deve ter sector visitante permanente. Em 3 anos seguidos fiquei em 3 lugares diferentes na Luz.Eu percebo passam o ano com o estadio vazio ninguém la mete os costados da para sentar os adeptos visitantes em qualquer lado, aparece la o CAMPEAO ficam sem saber onde por tanta gente.

Em 2º lugar não deixo de culpar quem fez o que fez mas axei de mau gosto a propaganda anti portista de colocarem imagens de crianças ao colo dos pais a chorar na televisao. Ninguem acertou numa criança que eu saiba.Axei de mau gosto quem não tem colhoes pra enfrentar os verdadeiros culpados, arranjarem bodes expiatorios porque foi isso o que se passou. A policia sabia onde estava o mel mas como foram picados pelas abelhas resolveram virar-se para onde não lhes ofereciam resistencia.Tinham que mostrar serviço.

Em 3º Lugar noto esse ataque cerrado aqui ao texto da catarina, com ódio aos supostos "vandalos" que veem do Norte, mas não o vi a referir-se uma unica vez aos adeptos bem comportados que em confraternização andaram a jogar á malha com garrafas, contra a comunicação social e a policia antes do jogo.Será um jogo bastante usual e tradicional la pros lados da luz? Ha kem diga k sim.. talvez por isso não tenha comentado :s

Por ultimo não percebo cada x que o Benfica não ganha ao Porto ha sempre um assunto interessante pra tratar extra futebol na comunicação social.Pena não terem tido tanto interesse em relatar o jogo da malha que tiveram á tarde cos NN Bos :x ahhh isso n era pra se dizer é "clubisticamente incorrecto" .

Anónimo disse...

Só mais uma coisa essa da violação é algum trauma de infancia? Porque o contexto n é o mais apropreado mas aqui fica um conselho de borla.. use saias mais compridas de preferencia do tamanho das suas orelhas

Anónimo disse...

Não é meu costume comentar em blogs... mas este não resisti!
Não é segredo para ninguém que não gosto nem um bocadinho do porto e que considero a claque dos Super Dragões (e falo no geral, não em pessoas no particular) das piores em termos de comportamento. No entanto, tenho que concordar na totalidade com o que a Catarina diz! É verdade sim o que a polícia faz, é verdade que provocam por provocar, é verdade que são os primeiros a arranjar confusão, sem ninguém fazer nada... e tudo porquê? Só porque se tratam de claques! E depois a comunicação social limita-se a dizer mal e porcamente das claques, sem sequer fazerem ideia (ou se calhar até fazem, mas não lhes interessa) do que se passou!
Já assisti a muitas cenas dessas e infelizmente hei-de continuar a assistir! Aliás, algumas delas, no próprio estádio da Luz!
E sim são maus os insultos no futebol, a violência nem se fala... mas quem não está lá, que não atire a primeira pedra... que vejam primeiro o que de facto se passa!
Quanto aos petardos acho inaceitável que alguém pense sequer em os levar! As claques servem para puxar pela sua equipa e não para causar distúrbios, mas como já referi acima, há certo tipo de coisas inevitáveis... como os insultos! Daí a causarem um ferimento para toda a vida a alguém ou mesmo a morte, vai uma grande distãncia! E neste caso pode ter acontecido com os super dragões mas passa-se em muitas claques pelo mundo fora!

Anónimo disse...

Oh Johnnyzinho... Cresce e aparece.. e de há 1 ano a esta parte, o sector visitante em San Siro, quando o Milan joga em casa, é lá em cima...

Quem não sabe... Fica calado!

C. disse...

Não sei se isso em Milão agora é assim mas tenho muitas dúvidas que, sendo assim, não tenham redes e nunca se tenha passado nada.

Anónimo disse...

este johnny é muito burro.. nunca aprende..

Anónimo disse...

o post ta espectakular!! se ha koisa k odeio em portugal é o benfika, sao sp os bonitinhos e os coitadinhos m no fundo é so inveja, nao conseguem chegar aos calcanhares do porto...e dp é o apito dourado,deixem-me rir!!

Pulga disse...

Epa, esta da inveja é genial. Já li muita baboseira nestes comentários, mas esta bate todas.

Oh amigo, diz-me lá, quem é que canta sempre pelo rival quando se marca um golo? Na Luz nunca ouvi ninguém a cantar contra vocês. Aliás, nem um simples "e quem não bate palmas é tripeiros" se ouve ao longo da época quando o adversário não é o porto. O mesmo já não se pode dizer do vosso lado, não é verdade?!?!

Agora responde lá: quem é que tem inveja de quem!???! Reduzam-se à vossa insignificância

Anónimo disse...

o johnny já se enfiou aí num canto? Ou seguiu o conselho do "Quem não sabe, fica calado" ??

C. disse...

Nao percebo, o johnny não pode comentar este blog que lhe cai sempre tudo em cima lol enfim

Anónimo disse...

Não se trata de cair em cima... Foi a atitude arrogante, todo feliz a retribuir o "Quem não sabe, fica calado..." e afinal enterrou-se à força toda!

Anónimo disse...

Concordo. Que se meta no lugar dele.

Novo Moreira disse...

cai tudo em cima do johnny mas ninguem diz nada do comentário parvo e despropositado do rp, que nem sequer acrescenta nada ao assunto. Provavelmente dizer uma qualquer frase parva que tente afectar o Benfica já nao merece repreensao de ninguem!... o que vindo dos que estao sempre a chamar por nós nem me surpreende!
haja cérebro!

Anónimo disse...

Claro, em Itália é tudo mais civilizado... Se isso acontece em Milão é da mais pura estupidez, pois a violência dos super ainda esta muito, mas mesmo muito longe das claques italianas, por isso duvido muito que dessa localização

Anónimo disse...

Duvida duvida... www.fototifo.it Não confundir com o fototifo.com do campos

Fireal disse...

É só merda...