24 abril, 2007

Quando for grande quero ser como o Baía!

Sou mulher e, por isso, não cresci a dar toques na bola e a querer ser futebolista. Apesar disso, sempre estive em contacto com o futebol, sobretudo devido à minha família. Sempre fui do Porto e hoje agradeço nem sequer me terem dado outra hipótese.
Com os anos, o sexo feminino fez-me uma leiga na matéria. Eu pensava que o treinador do Porto era o Pinto da Costa e o meu jogador preferido era o Bandeirinha, só porque eu tinha um colar em forma de chave.. mas que podia ser perfeitamente uma bandeirinha.

Em 94, colei a ver os jogos do Mundial. Torcia pelo Brasil porque gostava do Bebeto (devia ser pelo nome, sei lá) e porque adorava a expressão cá de casa: "Cafú, vai à linha!" sem fazer a mínima ideia do que isso queria dizer.

Os anos do Penta trouxeram-me um novo amigo: o Estádio das Antas. Só ia a jogos pequenos, mas sentia-me enorme. Pouco reparava no jogo em si, mas as personagens à minha volta fascinavam-me.
Nessa altura descobri que, tendo nascido em Paranhos, se justificava um carinho especial pelo Salgueiros. E, apesar dos avisos do meu avô - "olha que eles são todos mouros" -, dei por mim a torcer para que todos os Porto-Salgueiros ficassem "só" 1-0 (amigos, amigos; negócios à parte).
Nestes 5 anos, não consigo enumerar todos os meus jogadores de eleição. Desde o Domingos e o Kostadinov, passando pelo Zahovic e pelo Drulovic e a acabar, naturalmente, no Capucho e no Jardel.
No fundo, eu era um alvo fácil. Como qualquer miúda, gostava dos que marcavam mais golos, dos que faziam as melhores fintas e, sim, dos que tinham as pernas mais jeitosas.

Começava assim a assimilar a mística e aprendi as regras do jogo. Graças ao meu avô, aprendi também que "os outros" eram todos mouros e que faziam tudo para que o Porto não ganhasse. Aprendi que os árbitros eram todos "uns cabras" e que o Coroado era o pior deles todos. Apercebi-me que quando o Porto ganhava se falava pouco disso, mas que quando "os outros" ganhavam não se falava de outra coisa.
Fui-me então apercebendo que, mais importante do que marcar golos ou fazer fintas, estava o suor na camisola. A garra, a devoção, a mística.
O Jorge Costa, o Fernando Couto, o Aloísio, o Sérgio Conceição, entre muitos outros, conquistaram o meu respeito e a minha admiração.
Enquanto as minhas amigas colavam nos quartos posters dos Backstreet Boys, eu exibia com orgulho os posters que colei na parede de grandes mestres da técnica como o Secretário e o Paulinho Santos.
E as sucessivas festas na baixa do Porto deram-me a noção que os adeptos de futebol são todos malucos e que esta cidade, esta gente, bem precisam deste clube.

No Mundial de 98 aprendi outra lição muito importante: é impossível ser-se fanático de um clube e torcer pela selecção.

sportem campeão e bi-tri desfeito. "Alto lá, afinal temos rivais!", pensei. Mentira. Pensei antes: "o Bruno Paixão é mesmo um cabra".

Euro 2000 e a loucura em torno da selecção. No fundo, "são todos mouros".

Novo século e boavista cameão. Bem ensinadinha, sei que eles "são todos mouros" por isso nunca pensei "antes estes que os outros". Pensei antes que o Vítor Pereira tinha sido "um cabra" no boavista-FCP.
A propósito desse jogo, falemos de Deco. Mesmo com as lesões a esconderem-no, para mim sempre foi um mágico. Daqueles que causam grandes discussões antes de começar um jogo de futebol na escola, porque toda a gente queria ser o Deco. E este nem tinha as pernas jeitosas.

2 anos sem ganhar o campeonato (ainda que com Taças e Supertaças pelo caminho) foram, se assim se pode dizer, a minha primeira prova de fogo como portista. E vinha aí pior. O mesmo é dizer "vinha aí o Octávio".
Desta época não há muito a recordar. Não conseguia ter jogadores preferidos, tal era a confusão que ali reinava.

Mundial 2002 e a revolta! Devia ter sido o árbitro a dar um soco ao João Pinto e não o contrário.

2002/2003 e 2003/2004. As loucuras de Sevilha e Gelsenkirchen, mais dois campeonatos sem espinhas e o gostinho amargo do Mónaco.
De todos os grandes jogadores que se fizeram aqui (e alguns só foram mesmo grandes aqui), foi Derlei que me conquistou. Pela irreverência, pela garra, pela luta. Deco era um mágico mas Derlei era um Ninja. Aliás, o tempo só me veio dar razão. Hoje o Deco diz muito bem do Porto e tal.. mas é o Derlei que nos continua a dar alegrias.

O choque pós-Mourinho trouxe-me muitas dores de cabeça.. e Diego. Ainda hoje acho que desperdiçámos um grande talento (e umas pernas...!).

Com Adriaanse e agora Jesualdo, temos Pepe, Quaresma e Anderson. Mas prefiro o Lucho. Porque é argentino e porque acho que tem personalidade de Dragão. E, mesmo em baixo de forma, não deixa de ser El Comandante.


A nossa ligação com o futebol resume-se sobretudo a jogadores. Porque são eles que personificam a nossa paixão. São eles que carregam a nossa alma. É como eles que os meninos querem ser quando forem grandes. São os nossos ídolos.
E não foi por acaso que deixei esta palavra para o fim. É porque, para mim, ídolo só há um e chama-se Vítor Baía. O que resta da mística, o que me recorda que, para além de se ter umas pernas jeitosas, é preciso sentir-se este clube.

Se eu fosse um miúdo, queria ser como o Baía.

Porque os anos passaram e vejo o futebol de outra forma.

Agora sei que os golos e as fintas até são dispensáveis.

Agora sei que o Baía é o Futebol Clube do Porto.

Porque agora, como diz o anúncio, já somos todos crescidos.

13 comentários:

Anónimo disse...

olaaa ..

bem ... este texto ... foi profundo ... bateu mm cá dentro <3 ... digam o k dixerem ... BAÍA É BAÍA ... el é O senhor jogador ... akele ESPECIALISSIMO k vai ficar marcado na vida de todos os bons portistas que o viram jogar, k o conheceram, k viram a pessoa k el é .. falar em ORGULHO é pouco para o descrever.

=)


Posso levar-lhe o texto???? mais uma vez fenomenal*


PS: n sei pk n csg loggar em cs lol

C. disse...

Podes, claro. Fazemos assim: se ele gostar, dizes que fui eu que escrevi; se ele não gostar, estás à vontade para dizer que o texto é teu ;)

Anónimo disse...

conhecendo-o cm conheço é impossivel el nao gostar ;)

ms inda bem k deixas eheheh dps s kisrs dou.te a resposta em filme =P ms digo ke teu so dps del dar opiniao entao xD loool

n sei s és do genero de pessoas k gosta dessas cenas, mas apresento.to c todo o gosto xD

rsrsrs

fica bem e qd tivrs tempo eu imploro: escreve!! posso passar horas a ler este generos de textos ... alias tudo o ke é do FCP.. mas porra TU tens msm jeito!!!

Anónimo disse...

Não vou entrar por discussões de jogadores ou de clubes, até porque não é disso que se fala.
Se não fosse por o texto ser a elogiar o F.C. Porto e os seus jogadores, em particular o Baía, diria que estava perfeito!
Uma vez que é... digo que está um excelente texto!
Adorei e, de certo modo, identifiquei-me muito muito e muito... não com o clube ou esses jogadores, como sabes, mas em relação a um outro clube e OUTROs jogadores.
Há coisas que não se explicam... sentem-se!
Bjinho ***

Sara disse...

"mas é o Derlei que nos continua a dar alegrias."
É aquele gajo que quando entra em campo num Benfica-Porto faz os benfiquistas dizer "Pronto, já ficamos 10 contra 12!". Pfff

Anónimo disse...

e engracado ver te a dizer tao bem de outras pessoas que escrevem sobre futebol e depois descobrir que sao os teus textos que me prendem. Ja era fa de te ouvir falar de futebol, desse 'mundo' porque tens uma caracteristica unica: a de contar 'uma historia' e captar a atencao de todos como se fossem putos com o brilho nos a espera do gelado. Mas este texto fez me arrepiar por ser simples, por nao contar uma historia qualquer mas a tua. puseste nele toda a mistica com que nos contas os teus momentos. ve la se escreves mais porque conseguiste por me a ler este texto do principio ao fim como se eu adorasse futebol ate rebentar a escala.
*

Anónimo disse...

* brilho nos olhos

Anónimo disse...

fodass so comentarios de gajas, assim vale a pena vir ca espreitar. buedah loucuh as gajax k exkrevem axim pah!

Anónimo disse...

só pitalhada vê-se logo, a escrever e a comentar..

Anónimo disse...

ai q elas querem comer o baía looooolllllllllllllll....
mulheres, só ligam ás pernas dos jogadores, nao percebem nada de futebol....

Anónimo disse...

ve se lolol

pitalhada? um obrigada sentido..ja nao me sentia tao nova ha uns largos anos

C. disse...

Eu nem sequer comento, não vale mesmo a pena.

Anónimo disse...

digo te ja, conheço raparigas k percebem mais de futebol do que alguns rapazes e a catarina k escreve este blog percebe mt de futebol e axei bem ela n comentar esses comentarios maxistas