04 abril, 2008

A longa distância que vai de um qualquer a Rui Costa

A semana passada, Rui Costa comemorou 36 anos. Já queria escrever sobre ele há muito tempo, mas sinceramente enjoei a cobertura mediática. Tenho que começar por dizer que este texto não pretende ser mais um elogio fácil a um dos melhores jogadores portugueses de sempre. Hoje escrevo com toda a sinceridade de quem, se as televisões ainda fossem a preto e branco e assim não lhe visse a cor da camisola, teria Rui Costa como ídolo.

As qualidades futebolísticas de Rui Costa são inquestionáveis. Gosto daquele estilo meio desprendido, daquela maneira única de passear pelo campo sempre com o nariz mais empinado do que os outros. Não me falem em «sprints do Rui Costa» ou em «olhar sempre atento». O Rui não precisa de correr nem de olhar para colocar a bola onde quer.

Mas mais do que isso tudo, o que eu sempre admirei no Rui Costa é aquilo que o distingue, por exemplo, do Figo. Já para não falar do facto do Rui (desculpem a repetição, mas recuso-me a chamar-lhe «maestro» porque ele merecia outra orquestra), na minha opinião, ser melhor do que esse pesetero, a grande diferença está no facto de ter a certeza que o Rui Costa não saía de Barcelona para Madrid.

É essa distância que o Rui faz questão de manter para todos os outros. É essa distância que justifica isto:
«Temos de o felicitar, saber o que não conseguimos fazer para evitar esta campanha e avaliar o que falhou. A temporada correu muito bem ao FC Porto e não correu tão bem não só ao Benfica mas a outros clubes. Também o Benfica não conseguiu acompanhar o F.C. Porto, que pode sagrar-se campeão a cinco jornada do final do campeonato», Rui Costa.
«Foi um ano bastante difícil. O mister Camacho não contou com alguns jogadores importantes. O plantel ao início era bom mas depois ficou um pouco curto. É um ano de azar, mas o azar faz parte da vida. Se tivéssemos o plantel todo podíamos estar a lutar pelo título», Petit.

Isto, meus caros, é o que separa Rui Costa de todo o mortal que dá uns toques na bola. Isto e não a choradeira ridícula num jogo particular (esta não te perdoo). Isto e não apenas a qualidade do seu futebol. Isto é o que me faz dizer que tu és o único aí de baixo que merece estas minhas palavras: devias ter nascido azul, Rui.

Mas deixemo-nos de lamechices nesta despedida antecipada. Desejo-te a pior sorte do mundo para o futuro como senhor director. Espero que tudo te corra mesmo muito mal. Mas não tenho vergonha nenhuma de dizer: com Rui Costa, o futebol é melhor. Com estes Petits que não o conseguem acompanhar, quem tem azar é o futebol.

Um mimo que tinha guardado para os muitos lampiões que me visitam aqui mesmo nestes dias/meses/anos difíceis. :)

20 comentários:

Anónimo disse...

É justo. E ele é realmente o único dali que merecia ser azul. Foi um grande jogador e um homem integro. Mas ninguém é perfeito :)

Yakoo

Tiago disse...

Eu não ia comentar mas depois do que o comentário anterior ao meu disse não pude evitar... Ele não foi um grande jogador... Ele é!

Bakero disse...

Ena, ena, algo em que estamos de acordo :-).

O Maestro é o principal (e practicamente único) motivo de interesse para os benfiquistas, esta época.

Também acho que o Rui Costa é (ou foi) melhor jogador que o figo, mas mais do que isso é o que o Rui Costa representa e que o outro representa.

Basta recordar que em 94 estava o Rui de malas aviadas para Barcelona, quando após uma conversa com o Damásio, que lhe disse que a Fiorentina tinha oferecido uma proposta financeiramente muito melhor que os espanhóis, aceitou ir para Itália, com evidente prejuízo para a sua carreira.

Rui Costa vai ser recordado com respeito, carinho e admiração pelos adeptos de todos os clubes por onde passou (e não só; o teu post é um exemplo disso, mas também quando há umas semanas atrás foi aplaudido de pé por grande parte da lagartada - eu estava lá e nem queria acreditar!).

O figo, aos olhos dos adeptos do Real Madrid e do Inter será apenas mais um bom jogador que passou pelo clube deles. Aos olhos dos culés será odiado. E aos olhos dos lagartos é mais um formado por eles que fez carreira noutros lados...

Ps: Devo dizer que me arrepiei com essa história do "devias ter nascido azul, Rui". É que pela 1ª vez imaginei o Maestro de azul e branco e...blergh, não, não, não, vocês fiquem com os vossos jogadores à porto, tipo Paulinho Santos e Bruno Alves, que nós ficamos com o nosso Rui Costa ;-)

Anónimo disse...

Ok, é verdade. Foi um lapso que reconheço, ainda é ele que carrega o benfas às costas e ainda dava uma perna na selecção.

Yakoo

Anónimo disse...

"Ps: Devo dizer que me arrepiei com essa história do "devias ter nascido azul, Rui". É que pela 1ª vez imaginei o Maestro de azul e branco e...blergh, não, não, não, vocês fiquem com os vossos jogadores à porto, tipo Paulinho Santos e Bruno Alves, que nós ficamos com o nosso Rui Costa ;-)"

Em termos futebolísticos não dá para comparar, pelas posições e tudo mais. Mas pelo espírito e pelo que representam não trocava os meus Paulinhos e Brunos pelo Rui, sabendo para mais da valia futebolística do Maestro sem orquestra.

Yakoo

C. disse...

Ele aqui não é aplaudido de pé de certeza. Nós não somos como essas pessoas que aplaudem o Ronaldo quando ele acaba de os arrumar da Liga dos Campeões. Mas também não somos cegos.

É difícil imaginar essa troca. Mas se me garantissem que o Rui Costa sentiria a camisola do Porto como sente a do slb... Sem desprimor para o nosso grande Paulinho Santos e, talvez, veremos, para o Bruno Alves. (com tantos exemplos de grandes jogadores à Porto, escolheste muito longe dos preferidos dos portistas)

Anónimo disse...

Assim à malucos, pomos em cima da mesa nomes como Vitor Baia e Jorge Costa! LOL

Yakoo

tripeiro invicto disse...

no meio de tantos toscos algum têm que que ser bom! é o caso do rui costa! se tivesse nascido azul, com certeza que o Pinto da Costa o tinha vendido para um clube à semelhança do GRANDE PORTO. Barcelona,Milão etc. O Damásio vendeu o rui costa para um clube do nível do slb como a Fiorentina.

Tiago disse...

Oh tripeiro invicto... se o Rui quisesse, teria ido para o Barcelona. O Benfica aceitava a oferta do Barcelona, onde Cruyiff contava com ele para substituir Laudrup. Como a oferta da Fiorentina era melhor, Rui Costa também preferiu ir para lá onde fez uma dupla verdadeira mente fabulosa com o grande Batigol

1893 disse...

Paulinho Santos, João Pinto, Jorge Costa...

Em termos de força.

Queres magia?

Temos Deco, Rui Barros e Gomes.

ídolos do Dragão que ninguém esquece.

tripeiro invicto disse...

Pois sim ! o Rui Costa preferiu ir para um clube médio do que o BARCELONA! bem típico de um benfiquista! ´so vê dinheiro à frente! Tipo o Simão ou o ricardo ex sporting,foram para clubes de 2ª! enquanto que os nossos vão para colossos do futebol europeu! quem está no Porto so sai para outros grandes colossos, tipo Deco, Ricardo Carvalho, Pepe

Tiago disse...

O Chelsea é de facto um clube de enorme curriculo...

tripeiro invicto disse...

lol lol lol lol lol

Comparar o chelsea com a fiorentina!!!!
O chelsea com Mourinho estava a solidificar as suas bases para ser um colosso do futebol europeu e mundial! Mas não basta ter milhões para ser campeão! é preciso ter coração. Então se for de Dragão...

Tiago disse...

Já percebi que tens um certo problema com a interpretação do português.

tripeiro invicto disse...

senhor T .
A azia causa mau humor!
ok o rui costa é o mais maior grande jogador do mundo e talvez da europa!
o slb é sempre prejudicado pela arbitragem!
o luisinho é um bom presidente!
felicidades para o futsal...

C. disse...

Vejo-me obrigada a acrescentar algo a este post depois do último boavista-benfica. Das duas uma: ou Rui Costa está a perder qualidades, ficando mais rabugento com a idade; ou isto de ser meio-dirigente subiu-lhe à cabeça. Já não é a primeira vez que aquilo acontece e é feio, muito feio, vindo dele. Valeu-lhe um árbitro simpático, que o ignorou no relatório.

Tiago disse...

E o que é que ele fez EXACTAMENTE além de refilar com os penaltys nao assinalados?

Anónimo disse...

Insulta o Jesualdo na Luz, insulta o árbitro no Boavista, e é um grande senhor?
Bem com senhores Castelo Brancos e afins, que este país reverencia, já não me surpreende...

C. disse...

t: as únicas pessoas que tentaram contar a verdade, porque VIRAM o que aconteceu, não querem ou não podem contar. E mais não digo.

Tiago disse...

LoL