04 abril, 2008

Para o bakero e todos os lampiões com quem discuti o assunto:

Ora bem, nem eu nem nenhum de nós sabe o que o Porto e o Pinto da Costa fizeram ou deixaram de fazer. Pelo que conheço do mundo do futebol, acredito que já tenham acontecido algumas situações que deixariam qualquer pessoa com o mínimo de moral em choque. Aqui e em todo o lado.

Mas o problema deste Apito não é esse. O problema deste Apito não é nós sermos uma cambada de dementes, que só quer ganhar a todo o custo e que «engole» as palavras do nosso presidente. O problema deste Apito não é a corrupção no futebol português.

O problema deste Apito é que a intenção dele é apenas e só «caçar» a pessoa que deu uma reviravolta no futebol português, a pessoa que anda há mais de 20 anos a fazer o que mais ninguém neste país se atreve a fazer, nem jornalistas, nem comentadores, nem intelectuais ou seja o que for: deixar o benfica na merda.

Eu adoro ganhar e, felizmente, com os meus 21 anos, é só isso que sei fazer. Estou com a consciência 100% tranquila porque sei que este Apito é uma grande tanga. Sei que somos melhores há mais de 20 anos, sei que merecemos todo e qualquer título que ganhámos, sempre contra tudo e contra todos.

E é verdade que aqueles beira-mar-FCP e FCP-estrela me dão vontade de rir. É verdade que me rio com as filas de lampiões para ter um autógrafo da Carolina ou do Barbas a comprar 20 livros. É verdade que me rio quando vi 1000000 anúncios do filme e com o facto do primeiro local a divulgá-los ter sido o estádio da luz. É verdade que adoro ver-vos todos moralistas, a chamarem-nos corruptos e a dizerem que o futebol português morreu. É verdade que adoro imaginar-vos à noite na cama, a enfrentarem o facto daqueles «parolos» do Norte serem muito melhores que vocês.

Com os mais sinceros cumprimentos de alguém que esteve em Sevilha, em Gelsenkirchen e em todos os estádios da Primeira Liga a festejar vitórias.

21 comentários:

Tiago disse...

O Moggi também mexeu com o futebol italiano e meteu a juventus a ganhar muito mais vezes que os outros. Não foi por isso que os adeptos do próprio clube deixaram de o querer ver pelas costas e não festejaram o último titulo ganho quando ficou de facto evidente tudo o que acontecia.
A questão é que o individuo em questão há bem mais de uma dezena de anos que mostra indicios de situações menos sérias a nível de "fair play" (entre comas pois nao sei bem o termo que hei de usar...).
Já pareces o miguel sousa tavares que quer que o clube recorra até às ultimas consequencias para provar a sua inocencia pois acredita que nao terao feito mais do que uns encontros com árbitros e fornecido umas meninas (palavras dele...) mas que esses actos estão enraízados no futebol. Haja pachorra. Se reparares, há uma presunção de culpabilidade. Porquê se até algo transitar em julgado deve haver presunção de inocência? Porque até hoje NENHUM envolvido nas escutas negou que tivesse feito aquilo, o que tentaram sempre foi dizer que as escutas eram ilegais. SEMPRE!

Tiago disse...

Já agora, se quero ver o vosso presidente pelas costas ? Quero, mas não é o unico. O Boavista não ganha há 21 anos e quero ver o major pelas costas entre outros...

C. disse...

Em primeiro lugar, uma correcção: o boavista foi campeão há bem pouco tempo e à custa de muitos árbitros. Não te deves lembrar porque devias estar muitos pontos para trás, como sempre. Mas nós não nos esquecemos.

Em segundo lugar e para concluir porque nestas coisas à partida já está tudo viciado e ninguém vai mudar de opinião, amanhã ou noutra jornada qualquer, vamos festejar o tri. Posso prometer-te que vai ser dos campeonatos mais festejados de sempre. Posso prometer-te que vamos cantar por todos aqueles rapazes que andam a conseguir no campo aquilo que vocês só podem sonhar pela secretaria. Posso prometer-vos que vamos cantar pelo treinador que já está no topo da vossa lista negra, só porque cometeu o terrível erro de, mesmo sendo da vossa casa, chegar à nossa e ver que, não é tão grande, tão enorme, tão gloriosa, mas é bem melhor. Posso prometer-vos que vamos ficar roucos de tanto cantar pelo presidente que nos deu estas décadas maravilhosas e que nunca, repito NUNCA, vai ficar mal aos nossos olhos só porque os meninos da capital o querem.

C. disse...

Ah e só mais uma boquinha porque hoje até estou bem disposta: espero que esse "entre outros" se refira também a um certo presidente que pede árbitros, empresta chuteiras, muda jogos dos adversários sem estes quererem, "entre outras coisas". Não é que eu queira que ele seja castigado porque, como diz o outro, queremo-lo lá por muitos anos. É só porque me preocupo com a vossa moral de justiceiros do futebol português.

Tiago disse...

Empresta chuteiras... Sim, mas essas chuteiras foram pedidas no balneario do adversário que não deu porque... nao tinha. Já agora, muda jogos dos adversários? Oi ? Ele pediu árbitros porque lhe perguntaram a ele e a todos os semi finalistas. Se eu gostei? Não. Se eu não gosto que dêm uma peça de acrilico que está nos valores legais e permitidos, muito menos gosto dessas coisas...

C. disse...

Então se não gostas e se és uma bandeira da verdade e da justiça, não percebo porque é que estás sentado em frente ao computador em vez de vestires a tua capa de Super Moralista e voares até ao gabinete dessa pessoa a exigir que ele se confesse e seja castigado por isso. Ah, espera, isto se ele te deixar entrar no gabinete. Ouvi dizer que ele anda um bocadinho irritadiço com os próprios adeptos desse clube.

Catarina Martins disse...

"O problema deste Apito é que a intenção dele é apenas e só «caçar» a pessoa que deu uma reviravolta no futebol português, a pessoa que anda há mais de 20 anos a fazer o que mais ninguém neste país se atreve a fazer, nem jornalistas, nem comentadores, nem intelectuais ou seja o que for: deixar o benfica na merda."

A partir daqui ta td dito. Este excerto e os teus comentarios em resposta a estes daudosistas da merda que gostam mais das nossas poucas derrotas do que das suas poucas vitorias sao as minhas palavras.

Nunca eu me sentirei envergonhada de uma instituição que há 18 anos so alegrias me da. E nao sao alegrias que se contam pelos dedos. Meninos, deixem lá, Domingo o stock de Rennie vai dar pa todos! E dia 21 de abril caso os miseros 6 pontinhos nos sejam retirados, tambem vao ter dose redobrada de konpensan! É que sabem, li ja nao sei onde hoje que o FCP e a Sad vao recorrer ou seja, e como os recursos naos ao suspensivos, a serem.nos retirados 6 pontos sera mesmo esta época, ou seja, nao vao ter o prazer de nos ver começar com -6 em 2008/2009.

"OUTRA VEZ OUTRA VEZ O CAMPEONATO CO CARALHO OUTRA VEZ!" Espero que cantem esta dia 20 porque ah meu deus, eu vou grita.la a plenos pulmões!

E sabado sera o nosso "CAMPEÕES CAMPEÕES NÓS SOMOS CAMPEÕES!"

Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

Tiago disse...

Confessar o que ? Os factos enunciados já ele os admitiu. Eu não gosto deles apesar de não serem ilegais.

Quanto á menina que fala antes de mim, e diz que vibramos mais com derrotas de outras do que com as nossas vitórias, estás claramente enganada no clube. Se há estádio em Portugal onde se grita só e apenas pelo clube da casa, esse da minha cidade e é o do meu clube. Porque na Luz há um lema... Apenas e só Benfica!

C. disse...

É verdade, leste isso no MaisFutebol :) Eu por acaso não quero que nos tirem este ano. Primeiro porque ainda temos de perder em Guimarães e em Setúbal. Depois porque bem podemos dar seis de avanço noutra época, só para dar mais pica a isto. Aliás, estou bastante revoltada com o facto de não nos deixarem descer para a segunda liga. Ouvi dizer que é muito competitiva e eu gostava de saber o que isso é.

C. disse...

Na luz há o lema apenas e só benfica, o lema Mantorras vale apenas e só 18 milhões, o lema Camacho era apenas e só o melhor do mundo até sair do benfica, o lema Chalana sabe apenas e só dizer uma frase (que é, já agora, «fomos melhores, merecíamos ganhar»), o lema Vieira é apenas e só o único presidente não-corrupto do mundo, o lema Cardozo, Di Maria, Rodriguez, Maxi, Adu e etc são apenas e só os melhores do mundo, o lema somos apenas e só 6 milhões de pessoas desiludidas com o futebol. Juntem aí o lema «o benfica é apenas e só um clube condenado a lutar pelo segundo lugar» e estamos conversados.

Tiago disse...

- Nunca ninguém disse que o Mantorras valia 18 milhoes
Nunca ninguem disse que o Camacho era o melhor do mundo e MESMO quando estava no Benfica (fosse na 1ª ou na 2ª passagem) os próprios Benfiquistas sabiam quais as suas limitações.
Ninguem diz que o Vieira é o unico presidente nao corrupto do mundo e nunca ninguem disse que o Benfica tem os melhores jogadores do mundo (excepção feita ao nosso Rui Costa mas esse não é deste mundo).

C. disse...

«O auge da carreira de Pedro Mantorras ocorreu na sua primeira época no Benfica, chegando a estar referenciado pelo Barcelona, segundo um dos seus directores na altura, Luís Filipe Vieira (actual presidente do Benfica) que pedia 18 milhões de contos (aproximadamente 90 Milhões de euros) pelo seu passe»

Como é possível não te lembrares disto? Qualquer dia dizes-me que não viste o Mantorras a pedir para o deixarem jogar à vontade. lol só de recordar estes momentos até faço figura de estúpida a rir-me em frente ao computador.

Faz assim: comunica mais com os teus companheiros de clube e lê mais jornais. Vais ver que num instante te apercebes que o Camacho era o melhor do mundo, que vinha salvar isto tudo e pôr em ordem o melhor plantel dos últimos 10 anos. Vais aprender também que todos os jogadores que chegam ao benfica são os melhores do mundo. São esses e aqueles que vestem apenas e só uma vez ou duas a camisola. Ou não sabes que o Miguel Vítor era o melhor do mundo e que o Nereu era o melhor do mundo? Tens de andar mais atento.

Uma coisa gostei: de nem teres comentado o «miminho» ao pequeno genial Chalanix! lol estou a lembrar-me dele a falar e a rir-me outra vez em frente ao computador.

Bakero disse...

Por um lado admites que o teu presidente já corrompeu, por outro lado vens com a lenga-lenga da "cabala montada por mouros".

Mas mais do que a tese da cabala (a Maria José Morgado deve ser cá uma lampiona), o que me incomoda é essa ideia do "sim, o nosso presidente já comprou um árbitro aqui e ali, mas qual é o mal?".

Pá, mas como assim? Isto é apenas futebol e vale tudo para ganhar ou que raio de mentalidade é essa?

Uma coisa é o Benfica dar recordações aos árbitros de 30 euros, ou o LFV a dizer "pronto, pode ser esse árbitro" ao 7º ou 8º nome, ou até mesmo o tal jogo do Algarve (se bem que neste caso há tanta hipocrisia...faz apenas isto: vai ao youtube e faz um search com "porto" "estoril" e "algarve"). Tudo o que acabei de dizer acho moralmente reprovável e não gostei de saber.

Outra coisa bem mais grave e incomparável era saber que o LFV oferecia putas (vamos lá a ser francos, que conversa encriptada é pró teu presidente e o António Araújo) a árbitros, ou que mexia cordelinhos na classificação dos árbitros para garantir vitórias.

Se isto acontecesse, eu queria o LFV para fora do Benfica ONTEM! (aliás, já agora o quero, mas pronto...).

Mas é como digo, vocês (clube e adeptos) cresceram nesse ambiente de corrupção e trafulhice, é normal que tudo isto seja bem mais fácil de conviver do que imagino como seria no caso do Benfica.

Abraço e bons festejos amanhã. Pode ser que este ano consigam fazer uma festa de campeão de jeito (sei lá, uns milharezinhos em festa fora da cidade do porto, não se arranja?).

C. disse...

Eu não admito nada porque, como já disse, não sei de nada. Digo apenas que o futebol não é o mundo cor-de-rosa que de repente vocês pintam. Condeno as prustitutas dadas aos árbitros, claro, porque nem gosto das "pequenas lembranças" habituais. Nisso estamos iguais. Somos diferentes é na perspectiva disto. Eu vejo um país mortinho por arranjar maneira de afastar o Pinto da Costa. Tu vês uma senhora muito boa a tentar tornar o nosso mundo melhor.

Agora, eu percebo que nesta semana vos dê muito jeito falar no Apito. Percebo que gostem de dizer e repetir várias vezes que "é o fim de 20 anos de roubo". Acredito que uma mentira dita muitas vezes, passe a soar a verdade nas vossas mentes tão habituadas a gritar pelo glorioso que, afinal de contas, não tem sido lá muito gloriosos nesses últimos 20 anos. Juro que não estou a dizer isto com altivez, eu compreendo mesmo. Nós também nos agarramos, por exemplo, àquele "penalty" do Karadas para justificar 20 e tal pontos perdidos no Dragão. É normal.

E também percebo que não vos custe dizer "se fosse connosco, exigíamos que o LFV saísse". Não querendo comparar o imcomparável, vocês não diriam isso se tivessem o vosso sonho, um Pinto da Costa vermelho.

Em relação ao ambiente onde nós crescemos, tu falas de "corrupção e trafulhice". Eu falo de "contra tudo e contra todos" que é coisa que nunca vais compreender. Sabes lá o que é, por exemplo, ter de procurar um bocadinho de azul na capa de um jornal quando o teu clube vai à final da UEFA. Isso, felizmente para ti, é que é o ambiente em que não tiveste de crescer.

Quanto à boquinha da nossa festa, não te preocupes que nós também não. Não sei se já presenciaste alguma, mas até considero as nossas festas "de jeito".
Tenho muito orgulho em ser do clube da minha cidade e de me identificar com ambos. Coisa que nem vocês, nem quase ninguém (Guimarães...) compreende neste país. Orgulha-te com os "6 milhões que são 11 com os emigrantes e 14 com os africanos". Eu orgulho-me imenso com o meu Futebol Clube DO PORTO e com os meus camaradas portistas que lá estarão. Mais uma vez. E não cansa.

Bakero disse...

Se eu agarro-me a alguma coisa, é ao passado glorioso do meu clube (basta dar uma vista de olhos ao meu blog...), à noção de grandeza que todo o benfiquista tem orgulhosamente imbuído no seu benfiquismo (a que vocês chamam de arrogância e mania das grandezas) e à esperança que um clube com a dimensão social do Benfica, mais tarde ou mais cedo, vai sair da cepa torta.

Agora ao que eu não me agarro é "à mentira dita tantas vezes que se torna verdade" que o teu clube corrompe.

Porque o porto corrompe. E corrompe agora, como corrompeu há 10 anos, como corrompeu há 20 anos. Basta ter os olhos abertos, basta conhecer várias estórias que a História guardou, basta ter assitido revoltado a tantas e tantas vezes que o meu clube foi puxado para trás, à custa de um penalty ou expulsão providencial.

Ps: Eu também tenho muito orgulho em ser do clube da minha cidade e de me identificar com ambos. Isso não significa que não tenha a noção de que o Benfica não é um clube de Lisboa, é um clube de Portugal (e se quiseres, das suas ex-colónias). É por isso que acredito que um benfiquista de Faro, Braga, Madeira ou Luanda tenha o mesmo orgulho e sentimento de pertença ao clube, que eu.

Se somos 6, 11 ou 14 milhões com os imigrantes, os africanos, os chineses, os ricos, os analfabetos, os novos, os velhos, óptimo! É também a isso que me agarro, à noção que faço parte de uma grande família!

C. disse...

Basicamente, o que nos distingue é isso tudo que tu disseste: tu és passado e esperança no futuro; eu sou as vitórias do presente.

Por acaso, gostava que me contasses essas estórias todas porque devo estar muito mal de memória. Nos últimos anos lembro-me de 2 campeonatos escandalosamente roubados e 1, vá, duvidoso e garanto-te que nenhum foi ganho pelo meu clube. Agora se estou a falar com alguém que acha que o Porto de 2004, por exemplo, precisou de pagar 2500 euros para empatar com o beira-mar, então acho melhor desistirmos já da "conversa".

E quanto ao teu P.S., é isso que faz de ti do benfica e eu do Porto por isso também acho que não vale a pena discutir o assunto.

Tiago disse...

Oh Catarina, vamos lá colocar pontos nos i's.

Eu sei que o Vieira falou em 18 Milhões de Contos. Mas não disse que ele valia isso. Aí foi o "diz que disse". A mítica tirada foi no Jogo Falado na RTP 1 em que o paulo Catarro lhe perguntou se Pedro Mantoras (que na altura andava nas bocas do mundo) ia sair do Benfica dado o assédio de Itália. E o Vieira respondeu com a lenga lenga do costume que é mt proximo do Mantorras (etc etc...) e que o Mantorras tinha de cumprir uma etapa no Benfica (2 anos pelo menos) e até a concluir só saíria por 18 milhões. Basicamente fixou uma clausula de rescisão, isso não significa dizer que este jogador vale isso, é apenas forma de blindá-lo.
Quando ao grande Chalanix, eu nao vou comentar, tu também nao comentavas aqui os discursos do Aloísio, do Baltemar, do André ou do João Pinto :)

Anónimo disse...

Bakero, uma pergunta...

Durante estes muitos anos de vitórias azuis, não encontras justiça nessas vitórias?

Passo a citar algumas (poucas) eras relacionando com treinadores: Robson, Oliveira, Mourinho e agora Jesualdo.

Durante estas épocas o Porto foi sempre campeão à vontade (com muitos pontos de avanço) com uma excepção, a época passada. É um factor a ter em conta.

Yakoo

tripeiro invicto disse...

Até o orelhas mandou o veiga embora! porque só cabe um corrupto de cada vez na capoeira! o veiga serviu para oferecer o campeonato ao slb, mas como foi tão escandaloso e estava a roubar mais do que o permitido o lfv mandou-o passear para outro país! um dia o Barbas vai ser presidente do slb e limpar com aquilo tudo... lol
Mas como disse um amigo meu, afirmar publicamente que se é do benfica mostra 2 coisas.
1- grande sentido de humor(tipo gatos)
2- um grande acto de coragem a roçar a loucura...

Anónimo disse...

isto anda muito animado... anda sim senhora miki

Sarushka disse...

Como não estou muito dentro do assunto (nem me interessa estar, sinceramente) a única coisa que posso comentar é quando dizes que o futebol português morreu. Eu, que não percebo nada de futebol, axo q o desporto rei só morre quando morrerem os dirigentes competentes.

Nesse aspecto (e em todos os outros) o Porto ganha claramente. E, cá entre nós, alguém axa VERDADEIRAMENTE que o Pinto da Costa vai preso, que o Porto vai perder pontos ou, até mesmo, descer de divisão?

Eu não percebo nada de futebol mas... LOL