25 abril, 2008

Os campeões – Parte I

Hélton - 9

Não acho que Hélton seja ou venha a ser dos melhores guarda-redes do mundo. Só não sei é justificar-me. É que este F.C. Porto sofre muito poucos golos e, se é verdade que toda a estrutura da equipa o ajuda, o brasileiro tem a sua quota de responsabilidade nisso. Já teve momentos de alguma insegurança, mas que dedo é que se atreve a apontar para um homem que conseguiu o que dificilmente mais alguém conseguiria: substituir Vítor Baía? Sempre com uma dose de humildade que eu aprecio bastante, sempre com uma alegria exemplar. Não é nem será dos melhores do mundo. Mas é nosso e estamos muito bem com ele.

Zé - 4

Cinco anos com a nossa camisola são o suficiente para justificar o nosso apreço. No entanto, Bosingwa começou por baixo e viu-se obrigado a convencer os adeptos de que não era apenas só mais um. Cresceu imenso com Co Adriaanse e revelou-se o melhor lateral português do momento. É certo que quer sair e nunca gostamos muito de ouvir isso. Mas será um prémio mais do que justo para o nosso Zé. Vamos ter saudades das suas arrancadas, mas o futebol é mesmo assim. Boa sorte!

Bruno Alves - 6

Mais um produto da famosa «escola» de centrais do nosso Porto. Tem na raça e na garra as suas principais armas, dizem. Eu vejo mais do que isso. O futebol evoluiu e isso não chega para justificar um lugar no onze da nossa equipa. É difícil comparar Bruno Alves ao melhor que já produzimos, como Pepe ou Ricardo Carvalho, mas o certo é que é muito difícil passar por ele. Também é verdade que tem uma imagem um pouco gasta no futebol português, graças a uma cabeçada e a um pontapé sempre condenáveis, e que isso possa ajudar a vendê-lo brevemente. Mas aconselho-vos a olharem para as estatísticas: poucas faltas, poucos amarelos e nenhuma lesão provocada num adversário. Nem todos se podem gabar disso, não é?

Pedro Emanuel - 5

Quando chegou ao Porto vinha com o rótulo de «axadrezado convicto». Não é, convenhamos, a melhor forma de entrar aqui. Mas encarregou-se de provar desde logo que estava no Porto de alma e coração e nem uma época «arrumado» fez abrandar esta alma azul e branca. Um exemplo enorme de querer e poder, mais um que entra para a lista de grandes capitães.

Fucile - 11

Talvez o elo mais fraco deste Porto, tal como Nuno Valente o era na equipa de Mourinho. Ainda assim, é querido pelos adeptos. Pela sua entrega e dedicação e também, claro, pela sua qualidade. Não é grande mestre na arte do futebol, mas é o suficiente para nos fazer levantar e aplaudi-lo.

Paulo Assunção - 3

Lisandro e Lucho surpreenderam-nos a todos quando questionados sobre quem era o melhor jogador deste campeonato. Resposta: Paulo Assunção. É difícil concordar com os argentinos (por culpa deles próprios!), mas foi o culminar de mais uma época ao mais alto nível do brasileiro. Não marca, não dá nas vistas, não faz fintas, nem se destaca. Mas é fundamental nesta estratégia que tantos frutos tem dado. É pena que o futebol não saiba premiar convenientemente estes jogadores.

Raul Meireles - 8

É-me difícil falar de Raul Meireles, porque não lhe reconheço enormes qualidades. O certo é que o meio-campo do Porto precisa dele, da sua vontade, do seu querer. E nós precisamos dos momentos em que decide resolver. Não é um Deco ou um Lucho. É Raul Meireles e basta.

Lucho - 1

Não gosto de falar de Lucho. Acho sempre que todos os adjectivos são insuficientes para o classificar. Fico sempre a pensar que podia ter dito ainda melhor. A verdade é que o futebol de Lucho estende-se muito além das palavras. Basta vê-lo, por todo o campo, a conduzir a bola com a classe que nasceu com muito poucos. Basta segui-lo durante alguns segundos, enquanto recupera uma bola e, sem olhar, a coloca no sítio certo. Relembrando os últimos anos, custa-me a crer que, por exemplo, um Deco e um Ricardo Carvalho um dia já estiveram ali, de azul e branco. Hoje parece-me que não me apercebi bem da sua qualidade quando estavam no Porto. Por isso, o grande e último elogio que deixo a Lucho é este: já percebi há muito tempo que ele é dos melhores do mundo.

Quaresma - 7

Ninguém melhor do que nós conhece o feitio difícil de Ricardo Quaresma. Ele não nasceu connosco e nunca terá alma de dragão, por muito que o afirme por palavras, por muito que as suas exibições o demonstrem na prática. Que se lixe, é um génio e há que aproveitá-lo enquanto cá está.

Tarik - 10

Sektioui é um caso muito estranho do futebol português. Durante muito tempo, estive convencida que não passava de um bom rapaz que dá uns toques na bola, nada de especial. Aliás, continuo a pensar assim. Só que agora, enquanto digo isto, revejo o golo contra o Marselha e sinto-me um bocado estúpida.

Lisandro - 2

Lisandro cansa-me. Cansa-me um jogador que luta durante 90 minutos. Cansa-me um jogador que vai a todos os lances como se fosse o último. Cansa-me um jogador que parece que está sempre a jogar a final da Liga dos Campeões. Cansa-me um jogador que marca de todas as maneiras possíveis. Aquela velha associação que fazemos no futebol, de pensar que nós fazíamos melhor que certo jogador porque como somos do Porto temos toda a vontade do mundo, não faz qualquer sentido com Lisandro. Em campo, ele é mil vezes mais portista do que eu.

* Os números dizem respeito à ordem de importância que acho que cada jogador teve neste TRI. Sentido ascendente, como é óbvio.

4 comentários:

Anónimo disse...

Como 1 punha a equipa, o colectivo, porque a nossa equipa é mesmo um daqueles casos em que o total é mais que a soma de todas as partes. E não gosto de atribuir graus de importância. Sei que Lucho, Lisandro, P. Assunção, Bruno Alves, P.Emanuel, Bosingwa são a coluna vertebral mas todos são igualmente importantes. Senão, vejamos o caso do Nuno que poucas vezes jogou mas que deve ter tido uma importância enorme.

Yakoo

1893 disse...

eskeceste do jesualdo e de nos todos que estamos la todas as semanas.

Anónimo disse...

Erro grave da minha parte. Mas o Jesualdo fica um pouco sub-entendido pelo elogio que fiz ao colectivo, que é muito mérito dele. Quanto a nós, lá estaremos sempre, faz parte de nós!! Parabéns a nós também que estamos sempre presentes e ao lado dos rapazes!

Yakoo

Anónimo disse...

Quaresma - 7

LOLOLOLOL