24 março, 2006

Campeonato a acabar, pressão a aumentar

Todos sabemos que a pressão na arbitragem é constante ao longo da época, mas também notamos que há alturas em que ela se acentua porque convém. E aqui estamos nós, a 7 jornadas no fim, no auge desta pressão.

Em primeiro lugar, quero salientar que esta pressão é feita sobretudo pelos 3 grandes, porque são os únicos que têm voz para isso. Aos pequenos resta lutar verdadeiramente pelos resultados e estar calados quando são prejudicados (e normalmente até o são mais vezes do que os grandes). Até porque quando os pequenos são prejudicados contra os grandes aparecem logo os grandes rivais a dizer que o rio ave, o gil vicente ou o estrela foram roubados e é a isso que se dá destaque nos jornais.

Também quero destacar que não vou aqui discutir quem tem sido mais ou menos beneficiado, nem quem faz mais ou menos pressão. Aqui vou tratar os 3 grandes por igual. Ora vejamos:

- No Porto, o blackout dos últimos meses e o 1º lugar da equipa têm favorecido o clube, na medida em que não vemos nem treinador nem jogadores a falar de arbitragens. Mas se estivermos bem atentos vemos que nestes mesmos meses as únicas vezes que o presidente falou não foi para elogiar a equipa, nem foi para criticar os adeptos. Foi para entrar em quezílias com os dirigentes rivais ou para falar de arbitragens. E hoje lá vemos Pinto da Costa, quando abordado sobre as queixas do sporting, a dizer que não têm motivos para isso e que deviam era estar preocupados com verdadeiros roubos como o do passado rio ave-benfica. Não está aqui em causa a veracidade das informações, mas eu acho ridículo quebrar-se um blackout para se responder à pressão dos dirigentes do sporting, ainda por cima chamando-se à baila um jogo que não tem nada a ver e que só serve para fazer mais pressão.

- No sporting, o clube que (desculpem mas tenho de dizer isto) tem sido mais beneficiado esta época, a pressão começou na 4ª feira. Achavam que vinham aqui e nos comiam e depois iam para casa todos contentes porque o campeonato ia ser canja. Mas tiveram azar e então toca a culpar os árbitros. Mas não se ficou por aqui. Ricardo, por exemplo, vem hoje dizer que não deixaram o sporting ganhar e que, como tal, só reforçaram a força do plantel para conquistar o título. Se a palhaçada que isto tem sido não é pressão para os árbitros beneficiarem ainda mais o sportig nas últimas jornadas, então não sei o que é pressão.

- No benfica, depois de uma época a afirmarem-se contra este tipo de pressões, eis que depois dos jogos contra a naval e guimarães a nação benfiquista se insurge contra uma pseudo perseguição dos árbitros. Resultou em cheio porque na jornada seguinte foram logo claramente beneficiados.

É assim que funciona a pressão à arbitragem em Portugal, totalmente concentrada nos 3 grandes. Aqui não deve haver preferências clubísticas a falar, porque nisto estamos todos no mesmo barco. É uma vergonha este tipo de cenas e eu pelo menos não fico nada contente por assistir a isto.
Vejamos o que nos trazem as últimas jornadas e sinceramente espero que os árbitros não cedam a estas palhaçadas. Porque que eles são maus e erram constantemente já todos sabemos, mas é fácil reparar quando erram por isso ou quando erram de propósito.

Calminha que isto já está a acabar e esperemos que ganhe o melhor.

P.S. Depois de reler este post, quase que acreditei que tenho fair-play e que sou mesmo Isenta e Imparcial!

1 comentário:

C. disse...

lol