03 março, 2006

Jogar lá fora,cá dentro

Dentro das várias coisas que eu não consigo compreender no futebol português destaca-se aquele patriotismo estúpido que nos aconselha a torcer por qualquer equipa nacional quando se joga para as competições europeias. Qual é a lógica disto?

Somos todos portugueses? Sim, é verdade, nasci em Portugal. Mas não sou do benfica, nem do sporting, porque é que tenho que torcer por eles? Sou do Porto, torço pelo Porto e odeio os meus rivais, por isso é natural que goste que eles percam, seja cá dentro ou lá fora. Isto sim tem lógica.

Nunca vi num jornal português um gajo a dizer que queria que o rival perdesse num jogo no estrangeiro. É só falsos moralistas, muito tristes quando o benfica leva 7 em Vigo, quando o sporting leva 3 do Viking ou quando o Porto é afastado por uma equipa que ninguém conhece. Estes são episódios que nunca se esquecem e que servem para picar os rivais sempre que é preciso ir buscar qualquer coisa ao arquivo. Isto tem lógica.

Que lógica teria ver os adeptos do real muito contentes por o Barcelona eliminar o chelsea? Estão a ver os adeptos da Roma a vibrar com uma passagem da lazio? Porra, andamos a brincar ou quê? Só mesmo aqui é que ainda há cromos a acreditarem que é possível um verdadeiro adepto esquecer todo o ódio que sente pelo rival durante 90 minutos. Há que torcer mas é pelos ingleses, pelos espanhóis, ou pelos italianos. Esses sim podem dar-nos uma grande alegria. Isto é lógica, meus caros.

Quem é que, não sendo do Porto, gritou GOLO quando o Derlei empurrou para dentro da baliza o 3º golo em Sevilha? Quem é que, não sendo do benfica, saltou do sofá quando o Luisão arrumou o Liverpool há 15 dias? Quem é que, não sendo do sporting, não deu 3 voltas à sala no 3º golo do CSKA em alvalade? Isto é a lógica do futebol.

E na 3ª feira lá estarei no sofá com a minha família (todos do Liverpool desde pequeninos) a torcer pela derrota do benfica.

P.S. Boa viagem e aproveitem.

12 comentários:

Adepto Fanático disse...

A única pessoa que conheço e que torce mesmo pelos portugueses é mesmo o meu avô. Mas sendo sportinguista, é normal que queira ter umas alegrias europeias...
A minha opinião é clara:
- Eu sou do Benfica
- Equipa portuguesa que ganhe no estrangeiro, ganha fama, e com isso patrocinios, logo dinheiro.
- Com dinheiro, reforça-se e torna a vida do meu clube mais dificil.
Assim sendo, porto e sporting, podem perder lá fora (e cá dentro já agora...) que só me fazem sorrir.

Quanto aos restantes clubes, nem é bom, nem é mau. Os seus resultados europeus são-me por norma, totalmente indiferentes!

Adepto Fanático disse...

Isto claro era o meu lado racional a falar. As razões que eu dou ao meu avô para não torcer por equipas portuguesas. Porque é ÓBVIO que dá me gozo ver porto e sportem a perder, para não dizer vontade de rir :D

dR F. disse...

A grande diferença é que uns querem ver o seu clube a ganhar e estão-se COMPLETAMENTE a cagar para os resultados dos outros.

Depois há os outros que são do Liverpool desde pequeninos...

Novo Moreira disse...

eu desde que os meus ganhem tou-me a cagar se o Porto ganha ao Artmedia ou nao... mas claro que se perder gozo sempre com os meus amigos portistas no dia seguinte... no entanto, não tou ali a torcer pra perderem.

E já agora, uma correcção... 3ª podes ser do Liverpool à vontade e ir para o sofá... mas o jogo só começa na 4ª;)

Catarina disse...

E alguém me viu dizer que prefiro que os outros percam do que o meu clube ganhe?
Podes acreditar que prefiro mil vezes que o Porto ganhe amanhã e o benfica passe do que o Porto enterre e o benfica leve 5.
E não me venhas com tangas que nunca ninguém se está COMPLETAMENTE a cagar para os resultados dos outros.

Desculpem lá o erro de calendário, por mim qualquer dia é um bom dia para se ser do Liverpool :)

Bakero disse...

E o mais engraçado é que depois vemos os nossos jornais muito divertidos porque os adeptos do Everton vão torcer pelo Benfica! Mas ai de quem diga que quer o Benfica a perder...
Eu sou benfiquista e ADOREI ver o Sporting a perder a Taça UEFA, ADOREI ver o FCPorto a ir-se da Liga dos Campeões e acima de tudo estou a EXTASIAR com a participação do Benfica na Liga dos Campeões...
Quanto aos outros clubes Portugueses, que não Sporting e FCPorto...esses, tá bem, podem fazer brilharetes...

Alguem disse...

Eu no 3º golo do derlei chorei de raiva....

Anónimo disse...

Vê se começas a cumprimentar as pessoas sem ser preciso passar-te uma rasteira ou dar-te uma chapada LOL

Eusébio Branco disse...

É claro k fico contentíssimo pelas derrotas do porto e sporting... concordo contigo catarina... é bom ver os rivais perder, cá ou fora... Mas, como o bakero, gosto k os clubes, que não fcp e scp, tenham bons resultados na europa...

Se te enganaste assume (apesar de teres pedido desculpa), não venhas com a desculpa "por mim qualquer dia é um bom dia para se ser do Liverpool"...

Viva o Benfica!!! Liverpool já era...

Daniel disse...

Bem, eu gostei de ver o FC Porto vencer a Taça UEFA e a Liga dos Campeões. Porque, no fundo, é apenas futebol, não é um caso de vida ou de morte. Quer Sporting, FC Porto ou Benfica ganhem um jogo ou uma competição, no dia seguinte lembramo-nos que a justiça não funciona, que a saúde está de rastos e que a economia anda a pedir esmola.

Novo Moreira disse...

Bem Catarina, foi mais uma noite de tristeza para ti, com mais uma derrota, esta ainda mais pesada (2-0)... mas tenta ver as coisas do lado positivo... Com a passagem do Benfica já vais poder arranjar mais um clube para te tornares adepta na próxima eliminatória (para não falar desse dado irrelevante que é o facto de garantirmos a 6ª posição no ranking e consequente apuramento directo de 2 equipas, com mais uma na pré-eliminatória).

Francisco Coutinho disse...

Discordo profundamente da tua opinião. Eu apoiei o Porto nas suas campanhas europeias e também estive pelo Sporting o ano passado. Fiquei contente e senti-me orgulhoso como portugUês. Agora, é claro, se perdem, também não fico propriamente triste, não sou hipócrita. É sempre engraçado "picar" os nossos adversários.

Mas se calhar isto tem muito que ver como a maneira de estar no futebol e na vida, que no meu caso não é anti nada nem baseada no ódio. Depois, o meu sentimento patriótico também é forte.

Deixo a seguir um texto fantástico sobre este assunto, com o qual me revejo:

"Deixem-se de coisas! DASSE!

Já viram quantas finais, meias finais, quartos de finais deram a selecção, Boavista, Sporting, Benfica e particularmente Porto (com 3 títulos fora de portas no bucho) nos ultimos 5 anos ao futebol português? Tal como ontem sofri pelo Benfica, sofri pelo Sporting, pelo Porto, pela selecção. Fiquei doente quando o Boavista foi afastado nas meias finais de tanto querer um duelo português naquela final. Fiquei triste quando o Sporting perdeu com o CSKA e raios me partam se eu não era todo azul e branco nos 3 títulos do FCP na Europa e no mundo!! Até trocaba os bs plos bs carago!!

Cá dentro, a rivalidade desculpa até algumas barbaridades, mas na Europa e no Mundo... porra, aquelas quinas não são as minhas e também as vossas? Aqueles jogadores não merecem todo o nosso carinho por levantarem lá no topo as nossas vitórias? Nossas!! Aquelas que podem ser a diferença entre a minha ou a vossa equipa se apurar para novamente para mais noites de glória?

Como é que se pode ser tão irredutivelmente clubista ao ponto de se deixar de ter a honra de se ser português é algo que me transcende. E como é que se pode ser tão irredutivelmente clubista ao ponto de pensar que somos mais portugueses do aqueles que já não competem é inconsciente e inconsequente.

Aqueles que estão afastados das competições europeias hoje, foram os que amealharam pontos para nós lá podermos estar."