14 março, 2006

Uma cidade, um clube

Vou quebrar o meu blackout extra-Porto para vos falar do Vitória de Guimarães. Como todos sabem, o Vitória está em risco de descer à 2ª divisão graças aos apenas 28 pontos que conseguiu até agora. A classificação fala por si e a verdade é que apesar de ter bons jogadores (aquele Saganowsky...) e um bom treinador (agora, porque o Pacheco enfim...) o Vitória não tem sido uma equipa consistente. Mas a meu ver este preocupante lugar na tabela deve-se também a uma enorme dose de azar que persegue os vimaranenses. Basta pensar na forma como saíram da UEFA ou ainda no último jogo, onde perderam 2 pontos em paços da maneira mais ridícula que vi nos últimos tempos.

Bem, mas não estou aqui para chamar coitadinho a ninguém. O propósito é mesmo confessar que vou torcer pelo Guimarães até ao fim do campeonato porque para mim esta equipa tem lugar cativo no principal campeonato português. E porquê? Fácil. Porque é da única cidade do país que torce em uníssono pelo clube local.
Eu admiro imenso os adeptos vimaranenses, por muito que os insulte quando jogamos contra o Vitória. É óbvio que eles não gostam mais do Guimarães do que nós dos nossos clubes, mas nota-se à distância que ali há uma maneira diferente de sentir o futebol e, por muito que não concordemos com ela, temos que admitir que tem o seu valor.

Quem é que já foi a Guimarães e nunca ficou impressionado com episódios do género velhos a arrancar as pilhas do rádio para atirarem aos adeptos visitantes? Não sentem a "pressão" quando lá vão? Eu até acho que em Guimarães deve haver um dicionário específico para os jogos do Vitória porque aquela gente inventa cada palavrão que eu até fico chocada.
Onde é que em Portugal se levam milhares de pessoas a um treino para apoiar uma equipa que está quase a descer? Onde é que se fazem cordões humanos daqueles à chuva? Onde é que se une uma cidade assim?

E depois têm aquele estádio que para além de bonito é muito provavelmente o melhor para as claques. Não gostam de ir lá e abafar aquilo? Não gostam de saber que não estão ali sozinhos quando ouvem do outro lado aqueles malucos? Quem é que nunca ouviu aquele "Vitória" do estádio todo, quando o Guimarães está a ganhar e os adeptos já nem se sentam? Quem é que nunca teve pena dos árbitros e assistentes quando os adeptos vão tipo avalanche para a 1ª fila insultá-los e ameaçá-los? Ah, e quando eles jogavam em Felgueiras? Tive que ir lá duas vezes e ainda hoje não sei como sobrevivi.

Para mim, Guimarães já é mesmo a melhor deslocação que temos por cá. É óbvio que ir à luz ou a alvalade tem uma dose maior de emoção, mas cada vez há menos adrenalina. Em Guimarães, pelo contrário, cada vez é melhor. De ano para ano parece que eles inventam novas formas de intimidar os visitantes. Quem é que nunca teve aventuras pelas ruas de Guimarães?

Por tudo isto e sobretudo por aquilo que os vimaranenses sentem e que eu não consigo explicar, tenho a certeza que a nossa Liga ficaria bem mais pobre sem este clube. Espero que se mantenham por cá.

4 comentários:

Pulga disse...

100% de acordo contigo ;).

Anónimo disse...

Agora sim , Guimaraes é uma equipa . Vitor Pontes é mágico.

Fireal disse...

Eu também gosto muito dos meninos de guimarães. Gosto principalmente de ver esses mesmos velhos armados em heróis fora de guimarães, mas espera: eles fora de guimarães já não levantam tanto a bolinha, hmmm porque será??

Anónimo disse...

háa :0 tou cheia de pena se eles descerem..até ja estou com uma lagrimazita no canto do olho...