30 março, 2006

Uma questão de balizas

No último jogo do FCPorto, Adriaanse optou por entregar a nossa baliza a Helton deixando Baía no banco.
Já para não falar nos incompetentes dos jornalistas e nos burros dos comentadores que ficaram "escandalizados" pela situação só para tentarem criar alguma instabilidade, chocou-me mesmo que alguns portistas não tenham percebido isto.
É que eu sei que os outros não percebem lá muito do que falam (ou o objectivo é mesmo chatear-nos e então sabem muito bem o que andam a fazer...), mas quando nós próprios entramos nesta conversa da treta fico preocupada.

Meus caros, parece-me evidente o seguinte: na pré-época, Adriaanse não conhecia os 2 jogadores, testou-os e escolheu Baía. Que ele é dono e senhor das nossas redes todos sabemos e o holandês viu isso e correspondeu. Basta ver que o nosso 99 foi titularíssimo até que... Adriaanse optou por outra táctica que, nem é preciso ele afirmá-lo para nós percebermos, se adapta melhor às características do Helton.

Ao dar a titularidade a Helton neste jogo, Adriaanse não nos está a dizer que ele é melhor do que o Baía nem está a "castigar" o número 99. Simplesmente o 3-3-4 precisa de um guarda-redes mais ao estilo do Helton. Parece-me tão evidente que não percebo a polémica.

Também não estou a querer dizer que já não quero saber do Baía. Isso nunca. Por mim, ele era sempre titular pelo jogador e sobretudo pelo portista com grande personalidade que é. Mas não é preciso perceber muito de futebol para ver que o Helton também é um brilhante guarda-redes e que se adapta melhor a esta táctica à qual nós próprios ainda não nos habituamos.

Há lugar para todos e o Baía sabe o que significa para nós, tal como sabe perfeitamente o que vale. Por isso, acho que ele próprio não está zangado com a situação, tal como nós não devemos estar porque nem é das piores opções que já vimos o holandês tomar. Calminha meninos e sobretudo... Pensem.

E já que falamos de balizas, no Domingo vinha eu de Coimbra a ouvir o relato do sportem-penafiel e aconteceu-me uma das cenas mais hilariantes da minha vida. O repórter da Antena 1 (que se não me engano é aquele José Carlos Soares que apresentava aquele programa de futebol ao Sábado na tvi), enquanto eu estive atenta, interviu duas vezes:
- na 1ª, para dizer que o Ricardinho foi ovacionado quando entrou no relvado e, num tom que teve tanto de sarcasmo como de arrogância, fez questão de dizer: "engraçado que ele esteja a jogar e Baía tenha ficado no banco..". Pá, ri-me.
- na 2ª presenteou-nos com um dos melhores momentos radiofónicos de sempre: "para mim, os 2 melhores guarda-redes portugueses são o Ricardo do sporting e o Carlos do Steua de Bucareste". Não imaginam o quanto me rio sempre que me lembro disto. É que ninguém lhe perguntou nada e ele sai-se do nada com isto. Brilhante.

À beira deste, eu sou um exemplo de imparcialidade.

P.S. Lucílio Baptista nomeado para o guimarães-sportem. É decisivo, por isso tinha que ser. São tão óbvios que até dói. Vá lá, ao menos já nos safamos dele em alvalade. Ufa!

Sem comentários: