04 abril, 2006

Prognósticos só no fim

Há quem diga que no Sábado se joga o título; há quem diga que é um jogo que vale apenas 3 pontos e que depois ainda faltam mais 4 jornadas. Eu cá acho que se há "jogos do título" este é seguramente um deles, tal como o foi o benfica-ricardo do ano passado. Ok, ainda estão muitos pontos em jogo e tudo é possível, mas é inegável que estes 90 minutos podem decidir muita coisa.

E como eu gosto de começar sempre pelo pior, falemos do sportem.
A equipa treinada por Paulo Bento vem de uma série impressionante de 10 vitórias consecutivas e diz-se que vai embalada para o título.
Ora bem, que eles são bons e até merecem o lugar onde estão ninguém duvida. Que estão no seu pico de forma também é evidente. Mas sinceramente parece-me que os pintam melhores do que efectivamente são.

Vejamos o que é o sportem neste momento:
- uma confusão de dirigentes que apresentam demissões mas que se querem candidatar já a seguir
- um treinador que não tem habilitações nenhumas, que não fez nenhum milagre mas que é levado ao colo pelos media como já não se via há muito
- uma equipa que é muito boa, muito boa, mas que nem obrigada a ganhar é capaz de assumir as despesas do jogo e empurrar o adversário, seja ele qual for e que ganha vários jogos sem saber como ou com uma pequenita ajuda vinda de fora.
Ok, posso estar a desenhar um cenário demasiado negro (ou verde, que ainda é pior), mas até agora não disse nenhuma mentira.

Mas pronto, analisemos a equipa provável:
Ricardo - o melhor-guarda redes do mundo com os pés não faz asneira há muito tempo. Espero que ele me dedique algumas no Sábado.
Tonel e Polga - sinceramente, não vejo em nenhum dos 2 um grande valor individual, mas a verdade é que se têm portado muito bem.
Abel e Caneira - o Abel é bom, mas quando se entusiasma é capaz de nos dar alguma alegria; já o Caneira anda muito excitado, até parece lagarto desde pequenino.
Custódio, Moutinho e Carlos Martins - há quem chame a isto um grande meio-campo. O Custódio parece-me um jogador mediano; os outros 2 o que têm de classe também têm de estupidez.
Sá Pinto - o capitão parece um cão raivoso desde a luz. Já que é portista de coração pode ser que se acalme.
Deivid - este só joga contra nós.
Liedson - pode ser um grande palhaço, mas é um jogador como há poucos neste país. Muito cuidadinho que o que ele melhorou no paleio também melhorou na técnica.

Mesmo que se verifiquem algumas alterações, já todos sabemos como é que os verdes vão jogar: sem grandes atrevimentos, sem conseguirem assumir sequer que têm equipa para nos encostar (dizem eles...) e à espera dos nossos erros. É uma pena, podiam fazer melhor.
Sabem que isto de se querer ser campeão num ano atribulado como este não é só pôr um menino pseudo-humilde a treinar e 11 rapazitos a darem o seu melhor. É preciso levantar a cabeça e mostrar quem manda dentro do campo. E nos 2 Porto-sporting deste ano eu vi uma equipa a jogar e a outra a tentar não deixar a outra jogar à espera de um falhanço. Por acaso tanto num como noutro os falhanços infantis aconteceram e os lagartos lá enfiaram 2 golos, mas e se isso não acontece neste, como é? Bem, com a sorte deles eu já não digo nada.
Conclusão: espero que o sportem me surpreenda senão já sei que não vou ver um grande espectáculo.

Passemos ao meu Porto.
A equipa finalmente atingiu a regularidade que se desejava para a recta final da temporada.
O 3-3-4 que ainda nos deixa de pé atrás lá tem funcionado e é impossível criticar as últimas exibições.
Mas também todos sabemos que nos jogos decisivos a rapaziada vai-se abaixo. E se por um lado noto que os portistas estão algo receosos por causa disso, por outro sinto que estamos todos com uma fezada especial. Porque acreditamos que somos melhores, porque vemos melhor futebol que os lagartos, porque merecemos. Esperemos que eles correspondam.

3-3-4 ou 4-3-3? Adriaanse mantém-se firme ou cede? Eu aposto no 3-3-4.
Equipa provável:
Helton - já disse tudo o que penso sobre esta opção. Por mim, o Helton sentir-se-á muito apoiado em alvalade.
Pepe - um dos maiores sapos que engoli nos últimos tempos. Como é possível ele ter passado daquele Pepe que eu tanto gozei para este Pepe que me faz aplaudi-lo de pé? Impressionante.
Pedro Emanuel - passa mais despercebido, mas não deixo de lhe tirar o chapéu. Não deve ser fácil adaptar-se não só a um sistema totalmente diferente, como também a uma posição desconhecida.
Bosingwa - o ponto fraco da equipa, mas que tem estado anormalmente seguro nos últimos jogos.
Paulo Assunção e Raúl Meireles - os pilares da equipa. Há uns meses ninguém dava nada por eles, agora são heróis.
Lucho - a seguir à vitória do Porto, o meu maior desejo é que o argentino jogue. O melhor jogador da Liga tem que estar presente num jogo que pode decidir tudo. É a ponta do nosso meio-campo de Lucho!
Quaresma e Alan - o Quaresma é um milagre de Adriaanse, mas veremos como se porta na antiga casa. Eu trocava o Alan pelo Lisandro, mas não é mau de todo pôr o Alan a cansar os laterais para depois entrar alguém mais fresco.
Adriano e McCarthy - há quem diga que eles não marcam muitos golos, que eles não correm muito e que passam ao lado de alguns jogos. Eu acho que eles chegam para ganharmos.

Espero que o Porto seja inteligente e não se lance para cima do sportem. É tudo muito bonito, mas os jogos não se ganham por mérito. E se já vimos que os lagartos vão ficar à nossa espera, que tal "entregarmos-lhes" o jogo para ver do que eles são capazes? Gostava de os ver a jogar mesmo para ganhar. Se são melhores do que nós devem ser capazes disso, não?

Bem, a verdade é que na minha opinião eles são favoritos. Porque jogam em casa, porque estão num momento de forma muito bom e porque o Porto tem tendência a falhar nestes momentos. Mas nestas coisas já se sabe... Prognósticos só no fim do jogo.

2 comentários:

Anónimo disse...

SL Benfica Campeão Europeu, Sporting Campeão Nacional, Fc Porto Vencedor da Taça de Portugal . . . onde é qe eu já ouvi isto ? ? ?

C. disse...

Não sei... Mas ouviste mal lol