28 abril, 2006

As entranhas do futebol

No Domingo fui ver o Desportivo-Serzedo, jogo a contar para a II Divisão Distrital. O Serzedo já tinha a subida garantida, o Desportivo precisava de ganhar para continuar em vantagem no 2º lugar.
Ao entrar no campo pensei logo que nunca mais me ia queixar de um estádio da 1ª Liga, mas logo vi que somos nós (adeptos dos grandes clubes) quem fica a perder.

O "estádio" estava "cheio". Sentei-me no "topo", perto da "claque" visitante.
O Desportivo já estava a ganhar por 1-0. Um grande golo segundo os adeptos do Desportivo; um golpe de sorte segundo os apoiantes do Serzedo. Uns e outros diziam-se já roubadíssimos pelo $#%%#$%%# do árbitro. Uns e outros discutem as tácticas, os jogadores e os lances como se de uma final da Champions se tratasse.

Cedo me apercebi que nos distritais não há lá muito espectáculo (o Ronaldinho ali até podia fazer uma finta, mas a seguir parava 6 meses por lesão), não há bola no chão (até porque o pelado obriga a bola a andar aos saltos), não há jogos a terminar com 22 jogadores em campo, não há grandes demonstrações de fair-play e boa educação. Mas há futebol a sério. Os jogadores estão ali por paixão, sentem mesmo a camisola e abdicam de muita coisa para manterem vivos aqueles clubes. Os adeptos amam o clube e descrevem os jogadores como se todos fossem um Cristiano Ronaldo. E odeiam mesmo os outros, insultam-nos com vocábulos que desconheço, tornam todos os jogos em jogos de alto risco e fazem daquilo um inferno.

As personagens que só conhecia através de excelentes programas como o Namadores ou a Liga dos últimos estavam mesmo ali. Um velhote com um mini-megafone (é a tecnologia a chegar aos distritais...) que não se calava: "Desportivooooo", "oh cabra, se não te portas bem sais daqui morto" e "eles só têm o dinheiro dos outros" (seja lá o que isto for) eram as palavras de ordem. O homem passou assim o jogo... Quer dizer, minto. Na 2ª parte demorou 10 minutos a regressar da tasca. Também lá estavam os ligeiramente alcoolizados, cujas palavras não vos transmito porque não dão para perceber, vá-se lá saber porquê. Os pais dos jogadores que tornam os hooligans uns meninos no que diz respeito a violência. Os miúdos que aproveitam o intervalo para ir dar uns toques na bola enquanto sonham um dia vir a vestir a camisola..do Desportivo. As mulheres que, digo-vos, são muito pior que os homens!

Todos representam o verdadeiro futebol. Sem grandes patrocínios, sem transmissões televisivas, sem galácticos, sem dinheiro. Mas com muita paixão.

3 comentários:

Bakero disse...

Tá giro. É exactamente igual quando vou ver o meu Oriental. Aos 2 minutos, já a bancada toda percebeu que o árbitro e bandeirinhas estão comprados. E ai de quem diga que os jogadores do Oriental não são grande coisa (que não são). Bifanas, bejecas, pançudos e bigodaços.
Faz parte do futebol. Pena que na 1ª liga seja cada vez menos assim...

FlashGordo disse...

Bakero...muita sorte tens tu com o oriental...qdo eu jogava federado a lista de clubes lia-se assim:

Vitória Clube de Portugal ( Vitória da Picheleira)
Hóquei Clube de Portugal (Bairro S.J de Brito)
Futebol Chelas
Desportivo de Chelas
Sporting da Torre (Bairro da Torre)
Desportivo da Charneca
Grupo Desportivo do Bairro da Boavista....

Posso-te dizer que nestes jogos como jogador vi de tudo..jogadores a levantarem se do banco a cinco minutos do fim da primeira parte , atravessarem o campo a meio e ir espetar um murro no presidente do clube, jogadores a partirem o nariz ao árbitro com uma "suave" cabeçada, dois pais de jogadores ao murro com a policia a meio , facas , pistolas ....de pouco um tudo!

Viva ao futebol ;P

Anónimo disse...

DESPURTIVO!!!!!!!!!!!!!!!AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH.......DES
PURTIVO..........