09 abril, 2006

sporting 0 - FCPORTO 1

"Hoje eu sou mais forte que os deuses
Mais certeiro que a morte
Estou por cima da queda
Mais seguro que a sorte
Sou o universo inteiro a sorrir
- Bom dia!"
:)

O antes:
Escusado será dizer que pouco dormi na véspera. Só pensava no porquê de me sentir assim tão confiante para um clássico. Ah, era contra o sportem e era decisivo :)
Pela minha cabeça passaram mil maneiras de ganhar, mil hipotéticos golos e, claro, muitas possíveis tolas dos lagartos.
A vitória estava ali tão perto... Parecia-me tudo tão simples e lógico...

A ida:
Partimos às 14.30. Na A1 fiquei surpreendida pela quantidade de vimaranenses a caminho de Leiria. São realmente únicos! Mas mais surpreendida fiquei com as demonstrações de incentivo que trocámos. Não nos sabia tão amigos lol
1ª paragem: Pombal. Poucos portistas, muitos lagartos do Norte (nem sabia que esta espécie existia) e preto e branco por todo o lado. Estranhei a calma numa mistura tão explosiva mas os olhares não enganavam ninguém. Bonito momento quando os vimaranenses, que controlavam o parque das camionetas, deixaram parar uma camioneta dos Super e, todos juntos, impediram uma camioneta da JL de parar. Posso dizer que assisti a uma rara demonstração de união nortenha. Coitados dos lagartos.
À passagem de Leiria, a A1 ficou apenas azul e verde. Curiosamente, a lagartada passava maioritariamente em Audis e BMWs. É a elite. Mas não deixam de ser lagartos.

O cortejo:
2ª paragem: Alverca - o ponto de encontro habitual. Agora sim, vejo o azul que tinha vindo. Ainda me questionei como é que aquilo eram só 2500 pessoas, mas cedo percebi que há muitas maneiras de se ir à bola sem se comprar bilhete. Shhh...
"Até os comemos" eram as palavras de ordem. Foi o reencontrar de caras confiantes na equipa. Sevilha e Gelsenkirchen passaram-me num flash.
Seguimos o cortejo das camionetas e logo nos deparámos com a incompetência do costume. Mais uma grande volta e um senhor que devia estar muito nervoso para o jogo foram superados e lá estávamos nós a meia dúzia de passos do WC ou, neste caso, da vitória.
O cortejo a pé demorou 5 minutos (nada mau, ainda equacionamos porem-nos às voltas ao estádio até à hora do jogo). Os lagartos à nossa volta olhavam com cara de nojo para a ralé do futebol. Nem insultavam, nem gesticulavam, nada. É a elite. Ou então já se habituaram aos momentos decisivos :)
À entrada, alguns problemas com os senhores do costume mas nada demais. Quase não fui revistada, a polícia nem me tocou no nó do cachecol. Estava ganho.

O jogo:
Entrámos cedo, o que deu para pensar um bocado. "Esta merda é mesmo feia" era o que mais me vinha à cabeça. Estava estranhamente calma, algo me dizia que ia viver mais um momento inesquecível. Mas não era aquele inesquecível à lagarto - tipo final da UEFA de 2005 -, era aquele inesquecível à ralé do futebol - tipo final da UEFA de 2003. Sim, sou cruel.
Os lagartos eram já muitos e começaram a entoar aquele "SPÓOOOORTEM" que eu adoro. Até que o gajo que põe música decide pôr o "cheira bem, cheira a lisboa" e eles ficaram malucos, tipo a Maria José Valério quando vai aos programas do Goucha. Nós calámo-nos: "no fim fazemos as contas".
Logo a seguir o mesmo gajo põe o clássico "Barcelona". Até achei piada, mas mais piada achei ao dar por mim a pensar se sabia o hino do CSKA.
Aquecimento e algumas surpresas: Adriano no banco, Lisandro a titular e Jorginho mais uma vez. Ao meu lado, começaram logo alguns super entendidos em futebol a passarem-se. Eu aconselhei calma e até brinquei dizendo que iríamos ganhar com um golo do Jorginho (estava a ser o mais insultado). E note-se que eu estava mesmo a brincar!
Entram as equipas e o estádio está verde (belo efeito das coreografias). Mas o cantinho azul está mais calmo e sorridente.
Começa o jogo, ou seja, começa o baile de bola e de curva. Há quem diga que o jogo foi feio e que eu exagero nestas palavras. Sinceramente, pareceu-me lindo. Porque só vi uma equipa a jogar e a tentar ganhar. Como eu anunciei, o sportem não tem qualidade para se impôr, não é melhor, e cedo se viu quem ia dominar aquilo. Nas bancadas também cedo percebemos que aquilo podia ser tudo nosso.
Conforme os minutos iam passando já não sei se éramos nós a abafar alvalade puxando pelos jogadores ou se eram os jogadores a calar alvalade puxando por nós.
Mas que senhores que eles foram ontem! E se já tinham reparado que eu já tinha dado o benefício da dúvida a Adriaanse, ontem apeteceu-me esmurrar os que o insultaram quando tirou o Quaresma (que ontem esteve mais preocupado em vingar-se da lagartagem do que com o Porto... Enfim, é o Quaresma) quando este até já podia estar nos balneários mais cedo.
Ainda estava 0-0 e parecia que estávamos a dar 3. Eles calados e nós malucos. Mas que adeptos que nós fomos ontem!
Minuto 85: Jorginho dá-nos motivos para um dos maiores festejos de sempre. Não sei durante quantos minutos estivemos aos saltos, aos abraços e quase, quase a chorar de alegria. Que saudades deste Porto!
Nem deu para sofrer. Eles não chegam para nós. Foi duplamente lindo: por nos sentirmos novamente um Porto de títulos e por ver a cara deles, resignados à condição de lagartos.
Brindámo-los com uma prenda que estava bem guardada: um "cheira a merda, cheira a lisboa" a plenos pulmões seguido de uns tímidos "campeões, campeões...". Eu não consegui cantar isto. Apesar de andar estranhamente optimista, ainda sou racional ao ponto de me guardar para a consagração.
Os jogadores vêm festejar connosco e até Adriaanse é aplaudido. Desta vez nem vou fazer a apreciação deles. Para mim, ontem foram todos perfeitos. Há alturas em que nem se deve ver os erros.
Sozinhos no WC fizemos aquilo que toda a gente faz: cagámos nos lagartos. Era hora de cantar pelo Porto. E também de olhar para o telemóvel que estava cheio de mensagens. Amigos portistas extasiados e amigos lampiões a dar os parabéns (uns mais directos, outros nem tanto). Lagartos? Não conheço. Mas é pena.
A saída foi calma e divertida como é sempre que se ganha. Revelei que se naquela altura me perguntassem quem é o melhor jogador do mundo eu respondia sem vergonha: Jorginho! O futebol tem cenas brilhantes.

O regresso:
No trânsito lisboeta ainda tivemos tempo de agradecer aos lagartos a hospitalidade.
Na A8, ainda tive que mandar para casa uns JL que estavam com uma cabeça estranhamente grande (vá-se lá saber porquê). Ser lagarto deve ser uma cena mesmo triste lol
A outra paragem foi na Mealhada, onde um mar de azul comia sandes enquanto os verdes eram agora um ou outro com cara de... lagarto, pronto.
Às 2 e tal já estava em casa mas não conseguia dormir.

O depois:
A noite tinha de acabar na Ribeira, que ontem me pareceu ainda mais bonita, ainda mais minha. Porque a minha cidade é única e porque o nosso (meu e da cidade) clube é o melhor. E porque o Porto tem personagens únicas, como o bêbedo que só conseguia dizer as palavras "Porto", "Jorginho" e "campeões".
Dormi maravilhosamente bem e agora estou aqui a escrever isto. Porque embora só quem lá esteve saiba como me sinto, o futebol une-nos e todos sabem o que isto é. Mesmo os lagartos, coitados.

8 comentários:

Pulga disse...

Os lagartos são mesmo tristes. É que não há maneira de não falharem nos momentos cruciais... Têm uma aptidão para a desgraça que é uma coisa parva, lolol!

GR1904 disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Bakero disse...

Belo texto. Quanto ao jogo: enfim, por um lado não deixa de ter piada ver o Sporting a juntar mais um quase-titulo ao seu historial. Por outro lado não é agradável pensar que vocês vão voltar a ser campeões. Enfim, pró ano cá estaremos...

Bakero disse...

Só mais uma coisa: Porra, nem ontem foram capazes de não soltar o SLB fd... SLB. Lá diz a música: "Quem fala mal do clube campeão, ou é de inveja ou é de mágoa..."

1893 disse...

deve ser inveja...

ou se calhar é mesmo odio, é mesmo não suportar pessoas que se acreditam em tudo do que se lhes diz, "comprem o kit que o benfica vai ser campeao europeu", "quem vier morre", "o benfica vai ser o melhor clube do mundo em 3 anos"...

Um povo superior, que tem uma identidade, uma cidade solidificada com granito e coração, algo que não compra ou constroi, tem inveja de pessoas com uma mentalidade fraca, que so nas festas e que aparecem?

Não vejo glorias a preto e branco na televisao, mas sim ao vivo e a cores em todos os estadios do pais.

Fireal disse...

lol...

Novo Moreira disse...

Realmente nao pude deixar de reparar nos canticos finais a insultar o SLB... A vossa maior luta há de ser sempre connosco...

Agora vejam lá se este ano deixam a Avenida dos Aliados livre pra quem quiser ir festejar o 2º lugar... rsssssssss!!! Somos todos iguais!!

Em relação ao jogo, foi mau, muito mau.... e se o Paulo Bento não inventasse tirando um defesa e pondo um avançado, acho que tinha acabado 0-0 e com um sentimento de que se era pra ser assim, mais valia não se ter perdido tempo com aquilo...

Anónimo disse...

1893, falas falas falas, mas cantas sempre a mesma coisa ;)