25 julho, 2005

Os últimos dias foram recheados de acontecimentos dignos de referência. Comecemos então pelas notícias do Campeão do Mundo (ou da Euro-América do Sul, como quiserem).

Co Adriaanse já afirmou que o plantel está fechado. 28 jogadores é o saldo final. Tanta ansiedade à custa de quem seriam os próximos dispensados e, afinal de contas, nada. Parece-me um número demasiado elevado num ano em que é absolutamente prioritário criar um grande sentido de união, mas só o tempo dirá se tenho ou não razão.
Os últimos despachados foram Sandro, Leandro do Bonfim e Areias. Para alguns, uma surpresa; para mim, três alívios.
Agora é tempo de acertar os últimos pormenores que, pelo pouco que vi desta pré-época (obrigada estação de "serviço público" por transmitires UM jogo do meu clube...), são ainda bastantes.

Ora vejamos, o Porto jogou com o bruges e venceu nos penalties, depois de empatar 2-2 no tempo regulamentar. Segundo os jornais do dia seguinte, já se viu um pouco do dragão adormecido. Mas eu, que confesso só ter visto a primeira parte, é que ia adormecendo ao ver aquilo.
Esses 45 minutos resumem-se facilmente: a defesa a ver passar os adversários e o ataque (que era 75% da equipa...) a mostrar serviço do género "olha,eu fiz mais uma finta do que tu! nha nha nha nha nha nha".

Já repararam bem nos nossos defesas? Eu relembro-vos:
- Sonkaya: não-titular do Besiktas que ninguém conhece
- Bosingwa: bom, mas não suficiente para jogos da Champions
- Jorge Costa: é o capitão, toda a gente gosta muito dele, é muito importante para o espírito e tal, mas o que é certo é que já não tem pedalada
- Pedro Emanuel: é bom, mas entusiasma-se um bocado e lá vai fruta
- Ricardo Costa: tem raça e pronto, é isso
- Pepe: é preciso dizer alguma coisa?
- Nuno Valente: este ainda joga?
- Leandro: quem?
Destes todos, relembro também que só Sonkaya foi adquirido neste defeso. Por outro lado, do meio campo para a frente chegaram inúmeros jogadores; foram tantos e tão bons que alguns até já foram despachados...
Srs. dirigentes, não façam do meu clube uma imitaçãozinha do real madrid. Para ganhar os 3 pontos é preciso bem mais do que meia dúzia de pseudo estrelas no ataque (e relembro, estou a falar de Postigas, Quaresmas e isso...).
Voltem a apostar nas nossas camadas jovens que raramente nos desiludiram e que tantos defesas de excelente qualidade produziram.
Nota: passámos o Verão às avessas por causa de um lateral direito. Se a memória não me falha, perdemos o Ferreira no negócio Pepe . . .

N'A BOLA de hoje vem uma interessante análise aos treinadores do Porto e do benfica feita por um jornalista holandês. Segundo este, mais valia termos estado quietinhos porque Adriaanse e Koeman não justificam as enormes expectativas que recaem sobre os seus ombros.
Resumindo, Koeman é mais famoso na Holanda como jogador do que propriamente pelos seus dotes como treinador e apenas aceitou a proposta do benfica por falhar o sonho de chegar a treinador do Barcelona.
Já Adriaanse, depois da frustração de não saltar para Inglaterra ou para a Alemanha, lá decidiu ficar com o Porto. O jornalista elogia a sua passagem por clubes pequenos, mas salienta os problemas que podem causar os "castigos escolares" que Co aplica aos jogadores.
Bem, em primeiro lugar, quero afirmar o meu contentamento por ver que ainda há países em que a liberdade de imprensa é efectivamente e convenientemente usada. E já agora que sirva de exemplo para os jornais desportivos que não têm espírito crítico.
Em segundo lugar, agora é de vez: estou definitivamente de pé atrás com o nosso mister. Mas lá está, é daquelas coisas que só os resultados me darão ou não razão. Ah, mas também a coisa não está assim tão má em relação aos treinadores: o Peseiro continua no sporting.

Por falar em lagartos, vai para eles a gargalhada dos últimos dias. Conferência de imprensa de apresentação de Deivid (o GALÁCTICO cujo nome eu desconhecia até então), discurso de Paulo Andrade:
«A selecção tem carência de pontas-de-lança. Quero anunciar que Deivid poderá adquirir brevemente a nacionalidade portuguesa e é mais um excelente jogador que pode reforçar a selecção. Para além de reforçar o Sporting estamos também a contribuir para o possível reforço da Selecção».
E é então que os adeptos presentes se manifestam, é o delírio total.
Caros companheiros de bancada, não vos parece isto uma cena digna dos melhores sketches do Gato Fedorento?
É isto a lagartagem: bondosos, humildes, preocupados em ajudar a selecção (lembro que o único lagarto indiscutível na equipa de Scolari é o fantástico Ricardo) e entusiastas com um jogador deste calibre. Obrigada sporting, por existires.

Andamos mais um pouco na segunda circular e chegamos aos lampiões. O Miguel a enterrar-se, o Tomasson já a marcar no Estugarda, o Orelhas a promover o kit, vitórias a grandes equipas... Nada de assinalar, portanto.

Sem comentários: