11 julho, 2005

Transferências

O plantel portista já está na Holanda. Com poucas notícias interessantes (fora o caso Miguel, mas já tou farta de gozar com isso) e muito tempo (benditas férias!), apetece-me fazer uma breve análise às nossas compras. Ora vejamos:
- Jorginho: um médio criativo de 28 anos que na temporada de 2004/2005 se afirmou como um dos melhores jogadores da SuperLiga. Até aqui nada de mal, mas com Diego, Leandro do Bonfim, Lucho González e Comp. Lda, a tarefa prevê-se complicada. Poderá ser uma agradável surpresa, ou uma previsível desilusão.
- Sandro: médio defensivo também com 28 anos e também ex-jogador do mágico Vitória. As referências não são muitas, jogava bem no Setúbal, mas vejamos como se sai no teste de jogar no Grande. Cá para mim, ou o Adriaanse o despacha já, ou não vai servir de muito.
- Paulo Ribeiro: guarda-redes não titular do Vitória de Setúbal, 21 anos. Diz-se que a intenção é preparar o futuro, mas a mim parece-me que o futuro ficava melhor nas mãos do Bruno Vale e sempre se poupava uns trocos.
- Sokota: o ponta de lança croata assinou por 4 anos. É bom jogador, mas não é nada que se pareça com um matador. Marca pouco, joga bem. Será mesmo isso que precisamos? E estarão mesmo ultrapassadas as debilidades físicas?
- Alan: extremo direito de 25 anos, ex-jogador do Marítimo. Nos jogos contra o Porto, o benfica e o sporting destacou-se sempre, mas o campeonato tem 34 jornadas e a camisola azul e branca é tão pesada para este tipo de jogadores..
- Helton: pelo que conheço, esta foi a melhor contratação. É um guarda redes muito bom e parece-me que ainda pode progredir, se tiver os apoios correctos. Este ano tem que ter calma porque o Baía ainda é o melhor guarda redes do mundo, mas se tiver cabecinha pode ir muito longe.
- Sonkaya: defesa direito, a posição tão desejada. É turco e basta. Não era titular indiscutível do Besiktas e hoje li não sei quem a dizer que ele não fica atrás do Seitaridis. Loucura!
- Lucho González: com apenas 23 anos, é já uma grande promessa do futebol argentino. Muito forte fisicamente, com uma capacidade técnica assinalável e uma resistência dura de roer e raçudo como qualquer argentino, foi a grande aposta do defeso e tem tudo para ser um dos nossos "galácticos". As minhas reservas devem-se ao facto do jogador não ter umas boas férias há uns anitos. Já sabemos que isto costuma ser sinónimo de más prestações.
- Lisandro López: 22 anos, avançado, também argentino. Sinceramente, desconheço, mas as referências são boas. Bem, caso o McCarthy não saia a tarefa também não é muito difícil: fazer melhor que o Fabiano..
- Anderson: 17 anos, médio. Há quem diga que é uma espécie de filho do Ronaldinho Gaúcho, mas eu também já vi muitos filhos do Maradona que não jogavam um crl.

Resumindo e concluindo, muita quantidade e pouca qualidade. As minhas esperanças vão direitinhas para um treinador que ponha esta cambada toda na ordem. Veremos..

Sem comentários: