25 julho, 2005

Os últimos dias foram recheados de acontecimentos dignos de referência. Comecemos então pelas notícias do Campeão do Mundo (ou da Euro-América do Sul, como quiserem).

Co Adriaanse já afirmou que o plantel está fechado. 28 jogadores é o saldo final. Tanta ansiedade à custa de quem seriam os próximos dispensados e, afinal de contas, nada. Parece-me um número demasiado elevado num ano em que é absolutamente prioritário criar um grande sentido de união, mas só o tempo dirá se tenho ou não razão.
Os últimos despachados foram Sandro, Leandro do Bonfim e Areias. Para alguns, uma surpresa; para mim, três alívios.
Agora é tempo de acertar os últimos pormenores que, pelo pouco que vi desta pré-época (obrigada estação de "serviço público" por transmitires UM jogo do meu clube...), são ainda bastantes.

Ora vejamos, o Porto jogou com o bruges e venceu nos penalties, depois de empatar 2-2 no tempo regulamentar. Segundo os jornais do dia seguinte, já se viu um pouco do dragão adormecido. Mas eu, que confesso só ter visto a primeira parte, é que ia adormecendo ao ver aquilo.
Esses 45 minutos resumem-se facilmente: a defesa a ver passar os adversários e o ataque (que era 75% da equipa...) a mostrar serviço do género "olha,eu fiz mais uma finta do que tu! nha nha nha nha nha nha".

Já repararam bem nos nossos defesas? Eu relembro-vos:
- Sonkaya: não-titular do Besiktas que ninguém conhece
- Bosingwa: bom, mas não suficiente para jogos da Champions
- Jorge Costa: é o capitão, toda a gente gosta muito dele, é muito importante para o espírito e tal, mas o que é certo é que já não tem pedalada
- Pedro Emanuel: é bom, mas entusiasma-se um bocado e lá vai fruta
- Ricardo Costa: tem raça e pronto, é isso
- Pepe: é preciso dizer alguma coisa?
- Nuno Valente: este ainda joga?
- Leandro: quem?
Destes todos, relembro também que só Sonkaya foi adquirido neste defeso. Por outro lado, do meio campo para a frente chegaram inúmeros jogadores; foram tantos e tão bons que alguns até já foram despachados...
Srs. dirigentes, não façam do meu clube uma imitaçãozinha do real madrid. Para ganhar os 3 pontos é preciso bem mais do que meia dúzia de pseudo estrelas no ataque (e relembro, estou a falar de Postigas, Quaresmas e isso...).
Voltem a apostar nas nossas camadas jovens que raramente nos desiludiram e que tantos defesas de excelente qualidade produziram.
Nota: passámos o Verão às avessas por causa de um lateral direito. Se a memória não me falha, perdemos o Ferreira no negócio Pepe . . .

N'A BOLA de hoje vem uma interessante análise aos treinadores do Porto e do benfica feita por um jornalista holandês. Segundo este, mais valia termos estado quietinhos porque Adriaanse e Koeman não justificam as enormes expectativas que recaem sobre os seus ombros.
Resumindo, Koeman é mais famoso na Holanda como jogador do que propriamente pelos seus dotes como treinador e apenas aceitou a proposta do benfica por falhar o sonho de chegar a treinador do Barcelona.
Já Adriaanse, depois da frustração de não saltar para Inglaterra ou para a Alemanha, lá decidiu ficar com o Porto. O jornalista elogia a sua passagem por clubes pequenos, mas salienta os problemas que podem causar os "castigos escolares" que Co aplica aos jogadores.
Bem, em primeiro lugar, quero afirmar o meu contentamento por ver que ainda há países em que a liberdade de imprensa é efectivamente e convenientemente usada. E já agora que sirva de exemplo para os jornais desportivos que não têm espírito crítico.
Em segundo lugar, agora é de vez: estou definitivamente de pé atrás com o nosso mister. Mas lá está, é daquelas coisas que só os resultados me darão ou não razão. Ah, mas também a coisa não está assim tão má em relação aos treinadores: o Peseiro continua no sporting.

Por falar em lagartos, vai para eles a gargalhada dos últimos dias. Conferência de imprensa de apresentação de Deivid (o GALÁCTICO cujo nome eu desconhecia até então), discurso de Paulo Andrade:
«A selecção tem carência de pontas-de-lança. Quero anunciar que Deivid poderá adquirir brevemente a nacionalidade portuguesa e é mais um excelente jogador que pode reforçar a selecção. Para além de reforçar o Sporting estamos também a contribuir para o possível reforço da Selecção».
E é então que os adeptos presentes se manifestam, é o delírio total.
Caros companheiros de bancada, não vos parece isto uma cena digna dos melhores sketches do Gato Fedorento?
É isto a lagartagem: bondosos, humildes, preocupados em ajudar a selecção (lembro que o único lagarto indiscutível na equipa de Scolari é o fantástico Ricardo) e entusiastas com um jogador deste calibre. Obrigada sporting, por existires.

Andamos mais um pouco na segunda circular e chegamos aos lampiões. O Miguel a enterrar-se, o Tomasson já a marcar no Estugarda, o Orelhas a promover o kit, vitórias a grandes equipas... Nada de assinalar, portanto.

21 julho, 2005

Já não me lembrava de acordar tão bem disposta como hoje. A razão? "Dínamo de Moscovo quer levar Quaresma por 8 milhões de euros". Obrigada por existirem russos podre de ricos! Obrigada por ficarem com os nossos "excedentes" (hoje tou simpática,não lhes quero chamar outra coisa)! Obrigada,obrigada,obrigada. Se este negócio vier a confirmar-se, nunca mais digo mal do futebol moderno (lol)

Entretanto, ontem perdemos 2-0 com o Vitesse. Pelo que os jornais dizem, o jogo foi porrada atrás de porrada. Dos novos, destacaram-se os argentinos, dos "velhos" o Baía. Nada de novo, portanto.
Foi o primeiro teste digno desse nome e chumbámos. Eu sei que a pré-época é sempre uma cena esquisita, onde acontecem coisas estranhas como o Zahovic correr, mas mesmo assim não gostei. É bom que eles que se mexam rapidamente..

Vou estar ausente nos próximos dias. Para a semana há mais!

19 julho, 2005

O nosso mister continua a pôr ordem no infantário. Desta vez, o alvo voltou a ser o Leo Lima e acabaram-se as desculpas, foi desde já dispensado. Bem, o Co até pode ser uma nódoa dentro das 4 linhas e isso só saberemos daqui a uns tempos, mas em termos disciplinares tou a gostar bastante. Está na hora de acabar com as manias das pseudo estrelas do plantel. Estar no Porto não é para quem quer, é para quem pode.

Entretanto, o Pinto já veio dizer que, enquanto for presidente, o Dragão não copia as intenções de outros clubes portugueseses e, por isso, não vai mudar de nome. Isto até podia ser um bom sinal, de que o Porto não entraria pelo auge do futebol moderno, mas vindo de quem vem (que compra e vende jogadores à descrição e que não é capaz de ajudar com um cêntimo os adeptos) tenho as minhas dúvidas.

N'O JOGO aconselho uma grande entrevista ao treinador de todos os portugueses: José Peseiro.
"Sou hoje melhor do que há um ano" é a capa. Estes jornalistas são uns brincalhões, tinham logo que pegar nesta frase.. Ai ai, o que eles fazem para vender!

O Miguel rescindiu com o benfica alegando que estava à experiência. Opa, alguém que lhe explique o que é que isso quer dizer. E eu que pensava que ele estava há anos no benfica e que nem sequer queria sair porque estava no clube do seu coração.. Odeio jogadores de futebol.

O Van Gaal veio dizer que "Com Adriaanse, o espectáculo está garantido". Ora bem, já é mau isto ser dito por este gajo, ainda por cima o que ele diz até parece que conforta alguém. Eu quero lá saber que o homem dê espectáculo, quero é ganhar sempre. É assim tão difícil perceberem isto?

18 julho, 2005

O plantel do Porto passa os dias a andar de bicicleta. O Armstong que se cuide.. Ah pois é! (tou num mac, não sei pôr o link lol http://www.ojogo.pt/21-147/Artigo483018.htm)

Finalmente, uma óptima notícia para os portistas em geral e para as portistas em particular: o Diego tá quase a 100%. É um jogador crucial para a equipa, quanto mais não seja porque quando tudo joga mal resta-nos olhar para o Diego. Ok, já me calei.

De alvalade, chega-nos a gargalhada do dia: " quero marcar pelo menos 15 a 20 golos" by Pinilla. Alguém que lhe explique que marcar golos implica colocar a bola dentro da baliza. De preferência de forma regular. Quer dizer, no sportem não é bem assim..
Ontem tive o prazer de assistir ao vivo ao DUELO DOS CAMPEÕES. Não, a Champions ainda não começou, mas o benfica jogou com o chelsea para a samsung cup (!!)
Ir à nova luz (ou deverei já dizer estádio Açoreana Seguros?) já costuma ser uma alegria, mas ontem tenho que admitir que superou todas as minhas expectativas.
Agora saía-me bem dizer "o povo aderiu em massa ao primeiro jogo dos campeões nacionais na luz", mas não posso porque para variar a coisa estava uma bocado para o vazia.

Bem,voltando ao DUELO DOS CAMPEÕES, sentei-me na bancada ao lado de um senhor e de dois ingleses. Dos ingleses, que não me pareceram adeptos do chelsea, tenho-vos a contar que eles adoraram a cena da águia, passaram o tempo a elogiar o Beto (!!!!) e ficaram fascinados com os No Name. Quanto ao senhor, a história já é outra.
Tudo começou no aquecimento. Os guarda-redes entram e o senhor, metendo conversa com a pseudo adepta do benfica ao seu lado (ou seja,eu) elogia o Moreira e admite que não tem muita segurança com o Quim. Eu, como grande adepta do clube rival, fiz o mais correcto: elogiar muito o Quim e dizer que o Moreira não vale nada.
Bem,já não me lembro de tudo o que o homem disse ao longo do jogo, mas ficam aqui as maiores pérolas dos treinadores de bancada que estavam à minha volta:
- Este ataque do chelsea é um bocado fracote
- Eles até tremem com o Mantorras
- A grande diferença entre o Alex e o Miguel é que o Miguel sabe cruzar
- O único jogador que eu queria do chelsea é o Makelele
O futebol é isto meus amigos... O povo vai à bola, grita, insulta, chora, dá tudo por 90 minutos de futebol e depois, vai-se a ver, e nem percebemos nada disto. Mas é isto que tem piada, isto é que é bonito. E por isso isto não é só um post para gozar, é mesmo uma lição de futebolismo para alguns clubes de "elite" que têm a mania que são melhores que os outros.

Ainda em relação ao DUELO DOS CAMPEÕES, mais duas coisas.
Em primeiro lugar, esta é para os lampiões que ontem aplaudiram efusivamente o Mourinho: meus amigos, este senhor já esteve no vosso clube. Lembram-se do que ele fez? Hello! Gozar com a vossa cara diz-vos alguma coisa?? Mas confesso que foi bonito ver a lampionagem a bater palmas ao homem que me deu tantos títulos. Ah, e o Orelhas também ajudou à festa ao entregar-lhe uma prendinha.. Lindo!
Em segundo lugar, assistir ao vivo ao "fenómeno Mantorras" é realmente uma coisa de outro mundo. O homem toca na bola e o pessoal salta, grita, bate palmas, canta.. É uma cena brilhante, aconselho a qualquer adepto.

15 julho, 2005

Estádios

O sorteio deu-me o pretexto necessário para analisar os estádios da SuperLiga:

naval - Porto: Estádio Municipal José Bento Pessoa. Nunca lá fui.
braga - Porto: Estádio Municipal de Braga. É original, mas de estádio tem muito pouco. Para claques então é terrível. Os acessos são mais ou menos. Gosto particularmente dos campos e dos montes de pedras à volta. Mas já me deu uma alegria: foi lá que soube que tinha entrado na faculdade lol
marítimo - Porto: Estádio dos Barreiros. Os acessos são, digamos, cansativos. Lá dentro, não é lá muito mau, mas depende do local onde se fica. O pior mesmo é ter que ouvir 90 minutos "Mareiteme! Mareiteme!" com os 500 bombos e 200 megafones do Esquadrão.
nacional - Porto: Estádio Eng.º Rui Alves. Bem, estes acessos então é melhor nem falar. Com uma bancada muito pouco funcional e um frio de rachar, coitados dos adeptos do nacional que têm de ir até ao fim do mundo de 15 em 15 dias.
paços de ferreira - Porto: Estádio da Mata Real. As piores cadeiras do país. Já nem sei quantas vezes caí lá. De acessos não está muito mau.
gil vicente - Porto: Estádio Cidade de Barcelos. Bem melhor que o antigo Adelino Ribeiro Novo. Bons acessos, bancadas fixes.. É uma pena as pessoas de barcelos não saberem gostar do seu próprio clube. Normalmente, veêm-se mais cachecóis do benfica do que do gil vicente...
leiria - Porto: Estádio Dr. Magalhães Pessoa. É feio, feio, feio. E é muito mal aproveitado, dá pena vê-lo constantemente vazio. Já passei por muita coisa neste estádio: não pude festejar um golo da equipa pela qual torcia (:x),deu-me um 15 numa cadeira da faculdade (lol..), etc etc
guimarães - Porto: Estádio D. Afonso Henriques. A seguir ao Dragão e ao bessa, o estádio que melhor conheço na SuperLiga. Acho muito bonito. Conta com a ajuda dos melhores adeptos do país. Ah, e não há melhor para as claques a nível vocal. Abafa!
estrela da amadora - Porto: Estádio José Gomes. O estádio não é nada demais. Tem a particularidade de, normalmente, agregar claques de três equipas: do estrela, do Porto e do benfica.
rio ave - Porto: Estádio do Rio Ave Futebol Clube. Já chateia ir aqui. Sempre com imenso vento e com umas bancadas de merda. Já renovavam isto, não?
belenenses - Porto: Estádio do Restelo. É bonito (ou não fosse azul), tem uma grande vista (ou tinha) e normalmente pago pouco para ir lá. Um exemplo a seguir..
benfica - Porto: Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Imponente e grandioso. Normalmente, dá-me grandes alegrias.
vitória de setúbal - Porto: Estádio do Bonfim. É feio e a bancada dos visitantes é ridícula. Ainda por cima é perigosa!
académica - Porto: Estádio Cidade de Coimbra. Por fora é um grande estádio, por dentro há muito melhor.
sporting - Porto: Estádio José Alvalade. O estádio mais feio da SuperLiga (o Mário Duarte "desceu"). Parabéns aos adeptos do sportem, eu não conseguia ir ali tantas vezes por ano.
penafiel - Porto: Estádio Municipal 25 de Abril. Um estádio à antiga. Nem é dos piores e com a bancada nova até disfarça.
boavista - Porto: Estádio do Bessa Séc. XXI. Para as claques, é óptimo. Pessoalmente, odeio porque morro de vertigens.

Em qualquer deles, preparem-se para preços abusivos e para polícias incompetentes.

News

O Adriaanse já reagiu ao sorteio. Alguém que lhe diga os resultados do ano passado no Dragão, tá?

Segundo A BOLA, dois jogadores do FCP foram obrigados a começar a treinar às 7 da manhã por terem chegado atrasados ao pequeno almoço da véspera. O mister não perdoa, é assim mesmo! Há que domar as feras...

O McCarthy lesionou-se durante o treino, esperemos que não seja nada de grave.

Para quem não conhece muito bem o Lisandro (que é o meu caso), aconselho a leitura d'O JOGO. Claro que a análise deste jornal não é lá muito profunda e imparcial. Caso contrário, temos ali um Super Homem!

Entretanto, o Jankauskas tá mesmo de partida. Mais um campeão que sai pela porta pequena...

Por outros lados, parece que o Tomasson vai mesmo para a Luz. Para quem sofreu o enorme revés de ficar sem o Sokota, até se safaram bem... Grrr...
No sporting, já desisti de tentar perceber o caso Enakarhire.

"Os responsáveis portistas estão bastante agastados com a cobertura que a RTP está a fazer do estágio na Holanda"
Ah,afinal parece que não sou a única. Eu só não critico mais porque um dia ainda posso ir parar lol

14 julho, 2005

Já podem ver o calendário da e da volta.
À primeira vista, não me parece nada bom receber o benfica, o sporting e o boavista na 1ª volta porque na 2ª é que já anda tudo a fazer contas...
E ir à Madeira duas vezes em 15 dias, também não me parece nada fácil...
De resto, até acho que está bem distribuído.
O pior é mesmo termos que jogar 17 vezes no Dragão.. É que não se faz!

Clássicos

Há quem diga que há 3 grandes no futebol português.. Eu não concordo com essa teoria, mas deixo isto aqui para os que ligam a estas coisas:

sporting-benfica, 3ª jornada (11 Setembro)
Porto-benfica, 7ª jornada (16 Outubro)
Porto-sporting, 13ª jornada (4 Dezembro)
benfica - sporting, 20ª jornada (29 Janeiro)
benfica- Porto 24ª jornada (26 Fevereiro)
sporting-Porto30ª jornada (9 Abril)

1ª jornada

E assim começa a SuperLiga 2005/2006:
Penafiel-Rio Ave
V. Guimarães-Naval
U. Leiria-Sp. Braga
Gil Vicente-Marítimo
P. Ferreira-Nacional
Sporting-Belenenses
Académica-Benfica
F.C. Porto-E. Amadora
Boavista-V. Setúbal

Nunca mais é dia 21 de Agosto...

P.S. Sou só eu que fico super ansiosa antes e durante o sorteio e que fico excitadíssima nas horas seguintes? Eu sei que vamos jogar contra todos, mas não acham emocionante começarem já a planear a nossa vida em função destas datas? Não? Se calhar não...
Gosto cada vez mais do Trapa. Agora quer levar o Liedson. A SuperLiga perde um palhaço, o sportem perde a muleta. Perfeito!

Por cá, aliás, pela Holanda as coisas vão indo. Derrotámos veementemente o NEC por 1-0 e a estrela da companhia foi o Lucho, segundo O JOGO e A BOLA. Claro que nós, míseros portistas, não temos direito a ver estes jogos, mas a verdade é que também não jogámos contra o colossal Carouge.

Não se esqueçam, às 19h temos sorteio. Cheira-me que nas primeiras jornadas vai haver clássico. Qualquer coisa como um Porto - rio ave ou um braga - guimarães.
Espero que tenhamos sorte no calendário, isto é, que joguemos cedo com o sporting (antes do peseiro ser despedido) e com o benfica (para ouvirmos "campeões" e termos a desculpa de cantar "campeões do mundo somos nós" lol Em época de crise, há que jogar com todos os trunfos amigos...).
Se isto fosse um blog isento e imparcial, eu até dizia boa sorte para todos, mas era pedir demais.

Lagartices

Finalmente,cedi às ameaças e hoje decidi falar apenas de um dos clubes que mais alegrias me dá: o sportem.
Já viram quem vão ser os capitães do sporting na próxima época?
1º - Beto. Exemplar não haja dúvida. Tem uma posição correctíssima em campo. Respeita os colegas de profissão e demonstra um grande carácter. Tenho a certeza que dará melhor capitão do que jogador (e esta parte não é irónica..)
2º - Sá Pinto. Acho que não preciso de dizer muita coisa. Só não percebo por que é que este não é o primeiro...
3º - Nélson. Como joga imenso, nem conta. E enquanto não joga é bom sinal, porque está o melhor do mundo com os pés na baliza :)
4º - Rochemback. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL Tás lixado Peseiro.

Com esta política de balneário, cheira-me que isto ainda vai dar muito que falar.

12 julho, 2005

Injustiça!

O camião do benfica que se encontra junto ao local de estágio do plantel foi proibido de continuar a vender naquele local por falta de licença. Em primeiro lugar: LOL. Agora respirem fundo, contem até 10 e tentem não voltar a rir.
Já viram como há coisas mesmo injustas? Agora como é que vão chegar aos 300 mil sócios se não podem impingir os kits aos emigrantes? Se isto fosse em Portugal, não havia problema! Adoro este país e esta instituição :)

Regionalismos futebolísticos

Adoro expressões, palavras e dizeres típicos das diferentes regiões. Hoje apetece-me deixar-vos aqui exemplos relacionados com o futebol para facilitar a mistura de culturas. Primeiro, como se diz na mouraria. Depois, como se diz no Puorto:
- dá a bola/passa a bola caralho
- segue/mexe o cú
- remata/chuta caralho
- fora de jogo/foda-se,Tava prai 3 metros à frente
- vamos a eles/até os comemos carago
- fomos espoliados/fomos gamados caralho
- golo/é golo caralho
- está fora/é nossa caralho
- falta/foda-se,que grande troço
- penalti/penalti caralho
- amarelo/manda esse filho da puta para a rua oh filho da puta
- vermelho/manda esse grandesíssimo filho da puta para a rua oh seu grandesíssimo filho da puta
- para o treinador:
incompetente/filho da puta
vais ser despedido/já foste cabrão
lenços brancos/dedos do meio bem esticados
- para o árbitro:
borrego/filho da puta
patife/filho de uma grande puta
palerma/filho de uma grandesíssima puta

Perdoem-me o vocabulário, mas teve que ser. E digo mais: Foda-se, que saudades desta merda!

Promessas

Vocês não se perguntam todos os dias: "O que é que eu sou capaz de fazer por futebol?"
Serão assim tão anormais as respostas que nos ocorrem?
Pessoalmente, surgem-me as coisas mais estúpidas do mundo. Pior, às vezes chego mesmo a fazer promessas (se houver um Deus do futebol há alturas em que tenho pena dele).
Deixo-vos aqui algumas das anormalidades que a minha mente já produziu:
- 2000: O sporting vai a vidal pinheiro e o Porto a barcelos na última jornada. É o tudo ou nada. Prometi tornar-me sócia do Salgueiros caso o Porto fosse campeão. Azar, não deu para cumprir...
- 2001: O boavista recebe o desportivo das aves. Se os remendados ganham são campeões. Prometi subir e descer a avenida da boavista o número de vezes igual ao número de golos do aves. E caso o Porto ainda fosse campeão, tinha que o fazer com qualquer coisa do Porto, só para chatear. Azar again...
- 2002: A coisa não estava nada fácil. Iamos a Paços de Ferreira a correr o risco de nem ir parar à UEFA. Prometi que deixava de fazer uma certa coisa para ir ver jogos (:x), caso o Porto ficasse à frente do benfica. Não cumpri, mas também o pedido foi uma coisa extremamente básica.
- 2003: Final da Taça UEFA. Caso ganhássemos, prometi fazer o pleno na SuperLiga no ano seguinte. Ganhámos e cumpri.
- 2004: Final da Champions. Prometi que só poderia falhar um jogo na Liga dos Campeões do ano seguinte. Ganhámos e lá tive que cumprir essa chatice.
- 2005: Ainda me soa estranho dizer isto: o benfica estava prestes a ser campeão. Era o desespero total. Prometi deixar o meu segundo vício (:x) e a coisa mais estúpida do mundo: fazer-me sócia do boavista. Não correu lá muito bem, mas ao menos não sofro a vergonha de ter um cartão aos quadradinhos.
benfica - setúbal: por brincadeira, prometi que, caso o vitória ganhasse, punha um caxecol do VIII Exército na janela. Lá teve que ser (não gozem muito lol).

Isto não é definitivamente normal. Mas o futebol obriga-nos a estas coisas...

11 julho, 2005

Lampionices

Não posso deixar de vos transmitir alguns apontamentos do jogo de ontem: benfica-sion.
Em primeiro lugar, é curioso como este grande clássico do futebol mundial tem lugar na transmissão dos sempre tão lotados canais portugueses, esses mesmos que às vezes parece que se esquecem que existem outros clubes.

Ao começar o jogo, veio-me logo à memória um dos jogos do slb o ano passado na Suiça, não me lembro contra quem sinceramente. Invasão de campo, seguida da excessiva brutalidade dos seguranças e de uma cena inesquecível de porrada com o público que entretanto veio em defesa do pobre rapaz. O episódio ficou-me marcado porque as duas primeiras pessoas a irem sem medo contra a bófia tinham camisolas do Porto lol Lindo!

Depois reparei no penteado do Simão, assim uma mistura entre o antigo cabelo do Quaresma e o do Pedro Proença. Esmerou-se!

Claro que nos primeiros minutos de jogo o mágico Sion já estava a ser roubadíssimo, mas pronto, já estamos habituados! (lol)

Por último, não pude deixar de me sentir emocionada ao rever o João Manuel Pinto. Que saudades dos tempos em que ele jogava no benfica... :(

Transferências

O plantel portista já está na Holanda. Com poucas notícias interessantes (fora o caso Miguel, mas já tou farta de gozar com isso) e muito tempo (benditas férias!), apetece-me fazer uma breve análise às nossas compras. Ora vejamos:
- Jorginho: um médio criativo de 28 anos que na temporada de 2004/2005 se afirmou como um dos melhores jogadores da SuperLiga. Até aqui nada de mal, mas com Diego, Leandro do Bonfim, Lucho González e Comp. Lda, a tarefa prevê-se complicada. Poderá ser uma agradável surpresa, ou uma previsível desilusão.
- Sandro: médio defensivo também com 28 anos e também ex-jogador do mágico Vitória. As referências não são muitas, jogava bem no Setúbal, mas vejamos como se sai no teste de jogar no Grande. Cá para mim, ou o Adriaanse o despacha já, ou não vai servir de muito.
- Paulo Ribeiro: guarda-redes não titular do Vitória de Setúbal, 21 anos. Diz-se que a intenção é preparar o futuro, mas a mim parece-me que o futuro ficava melhor nas mãos do Bruno Vale e sempre se poupava uns trocos.
- Sokota: o ponta de lança croata assinou por 4 anos. É bom jogador, mas não é nada que se pareça com um matador. Marca pouco, joga bem. Será mesmo isso que precisamos? E estarão mesmo ultrapassadas as debilidades físicas?
- Alan: extremo direito de 25 anos, ex-jogador do Marítimo. Nos jogos contra o Porto, o benfica e o sporting destacou-se sempre, mas o campeonato tem 34 jornadas e a camisola azul e branca é tão pesada para este tipo de jogadores..
- Helton: pelo que conheço, esta foi a melhor contratação. É um guarda redes muito bom e parece-me que ainda pode progredir, se tiver os apoios correctos. Este ano tem que ter calma porque o Baía ainda é o melhor guarda redes do mundo, mas se tiver cabecinha pode ir muito longe.
- Sonkaya: defesa direito, a posição tão desejada. É turco e basta. Não era titular indiscutível do Besiktas e hoje li não sei quem a dizer que ele não fica atrás do Seitaridis. Loucura!
- Lucho González: com apenas 23 anos, é já uma grande promessa do futebol argentino. Muito forte fisicamente, com uma capacidade técnica assinalável e uma resistência dura de roer e raçudo como qualquer argentino, foi a grande aposta do defeso e tem tudo para ser um dos nossos "galácticos". As minhas reservas devem-se ao facto do jogador não ter umas boas férias há uns anitos. Já sabemos que isto costuma ser sinónimo de más prestações.
- Lisandro López: 22 anos, avançado, também argentino. Sinceramente, desconheço, mas as referências são boas. Bem, caso o McCarthy não saia a tarefa também não é muito difícil: fazer melhor que o Fabiano..
- Anderson: 17 anos, médio. Há quem diga que é uma espécie de filho do Ronaldinho Gaúcho, mas eu também já vi muitos filhos do Maradona que não jogavam um crl.

Resumindo e concluindo, muita quantidade e pouca qualidade. As minhas esperanças vão direitinhas para um treinador que ponha esta cambada toda na ordem. Veremos..

10 julho, 2005

Miguel e os 7 anões

O FCPorto contratou um lateral direito com um bonito nome: Fatih Sonkaya. Tendo em conta que ele não era titular indiscutível do colossal Besiktas, parece-me bem.

Aconselho vivamente as declarações do Co. Lá que o homem fala bem, fala e nota-se que de futebol percebe ele. Agora só falta ganhar amigo.

Inevitavelmente, vou ter de voltar a falar do caso Miguel. Há quem já note nisto um reacender do clássico infantil "Branca de Neve e os Sete Anões". Olha reparem:
- Personagem principal: Miguel (pronto, não é lá muito branco mas imaginem), um ingénuo rapaz que come o fruto envenenado
- Os sete anões:
Luís Filipe Vieira, o "Orelhas" - começo a tornar-me uma séria fã deste homem. Ele vende kits, ele rouba pneus, ele é sócio dos principais rivais e o melhor é que faz isto tudo sem se calar. Obrigada Orelhas, por muitos momentos de alegria.
José Veiga, o "Champagnista" - na sua pose ditatorial, não dá entrevistas a torto e a direito. Quando fala, é melhor baixarmos o volume, porque o grau de parolice só é superado pela quantidade de azeite naquele cabelo.
Paulo Barbosa, o "Intrujão" - como todos os anões da sua raça, só está no futebol para €spr€m€r.
Dias Ferreira, o "Fundamentalista" - já não basta termos que levar com ele (salvo seja) num programa televisivo, ainda temos que o aturar como advogado. Pessoalmente, fico sempre contente quando o ouço porque normalmente ele está com uma grande cabeça...
juventus, a "Aproveitadora" - eu odeio a juventus, mas se roubar mesmo o Miguel ao slb, fico-lhe eternamente grata.
benfica, a "instituição" - porra, nem quando o pessoal é campeão deixam de acontecer estas coisas! É o Trapa que foge para a Alemanha, é o Miguel para Itália.. Qualquer dia, a águia também se pira, não?
SuperLiga, a "Pequena" - Se eu fosse jogadora, também não queria jogar num campeonato tão anão.
Final da história: o Miguel é salvo por um doce beijo do seu príncipe encantado. Se o Sonkaya e o Kromkamp forem apenas manobras de distracção, pode ser que o príncipe seja azul e branco...

06 julho, 2005

A notícia do dia é a escolha de Londres como cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2012. Na final, concorria contra Paris, Madrid, New York e Moscovo, mas à partida já sabíamos que a luta ia ser entre os franceses e os ingleses. Mais do que uma luta desportiva, foi sem dúvida um confronto político entre dois países que se odeiam. Ganhou o Blair, ou não andasse ele a lamber o cú ao Bush durante este tempo todo para nada.
Pessoalmente, preferia Moscovo porque odeio os outros todos. Mas enfim, até lá muita tinta há de correr...

Ontem tive finalmente tempo para dar uma vista de olhos aos jornais do dia e para me rir um bocado. Gostei particularmente da entrevista ao jogador mais lento da SuperLiga (o Pedro Barbosa cedeu-lhe o lugar), ou seja, ao Giovanni. Epa, tá bem que o pessoal é sonhador e tal, mas há gajos que exageram.

Na sportv transmitiram o braga-Porto da 1ª jornada da época passada. Para quem não se lembra, o resultado final foi 1-1, sendo que há um penalti mal marcado a favor do benfica B e um por marcar a favor do Porto. Árbitro? O melhor do ano, Pedro Proença. E assim começou a SuperLiga...

O caso Miguel arrasta-se. Vejamos o historial: Miguel nasce lampião e cresce num bairro problemático, onde se torna um fanático adepto da instituição. Junta-se a uma claque, atinge o sonho de se tornar jogador do benfica e em pouco tempo é o melhor jogador do plantel. Faz questão de demonstrar o "amor" pelo benfica, inclusivamente em território inimigo (quem não se lembra dos seus gestos para a curva sul do Dragão? Isto até me recorda o castigo ao Costinha por provocação aos adeptos, mas pronto, o assunto é outro). 11 anos depois, faz parte da equipa que consegue o milagre e é o estandarte da equipa recheada de heróis (lol).
De repente, esquece o benfiquismo e o apoio que a instituição e os adeptos lhes deram (esquece até os colegas de claque!), faz uma estupidez destas e parte para outras andanças. Cheira-me a novo Figo..
Se eu fosse da instituição (cruzes, credo, canhoto!), também o odiava.

Por último, hoje gostei de ver o melhor treinador português, José Peseiro. Tá bonito! Moreno (tradução para mouros: bronzeado) e com boa cara. Pelos vistos, já voltou a conseguir dormir depois daquela semana fantástica. Boa recuperação amigo!

04 julho, 2005

Hoje o FCPorto iniciou os trabalhos da temporada de 2005/2006. Mas admirem-se, as capas dos jornais não são sobre isso, são bem melhores! É à escolha do freguês. Dum lado temos o Koeman a tentar parecer não muito cagão, do outro o Miguel a dar com os pés ao benfica. Não sei com qual delas me ri mais...

Os jogadores já estão a trabalhar e, infelizmente, também já estão a falar. Há para todos os gostos: desde críticas ao Couceiro a promessas, muitas promessas.. Nada de novo portanto.

Mas o melhor dos últimos dias tem sido mesmo o Orelhas. O homem não pára! Os pneus roubados devem estar a dar-lhe muito jeito, é sempre a andar dum lado pró outro!
E o melhor é que tá farto de animar a malta.
Não há nada melhor do que ouvir um discurso do Orelhas.. Melhor do que rir-me do que ele diz, é rir-me por pensar que há mesmo quem acredite naquilo.
Pois é, já nem vale a pena jogarmos. O benfica vai ser bi-campeão. E já dizia o outro: "Hadem ver... Hadem ver..."

03 julho, 2005

O Adriaanse continua a sua luta contra os brincos, as tranças, os posters de gajas nuas, etc etc
Cheira-me que o Quaresma não vai durar muito. Daqui a uns meses lá vai ele para Moscovo.
Se repararem, esta táctica do "Não serves para nada e só andas a desestabilizar o balneário por isso vais para o Dínamo" não é nova. O Estaline não mandava os opositores para a Sibéria? É bem..

Está a decorrer a final da Taça de hóquei em patins. Os comentadores, sempre muito isentos e imparciais, não se cansam de dizer que, caso o benfica ganhe (não é que eles queiram, claro), é mais uma conquista para uma época memorável do clube. Bem, tendo em conta que foram os campeões do pior campeonato de sempre na única modalidade em que a instituição compete connosco e que nas outras duas os principais adversários foram o espinho e o sporting, tá tudo dito.

01 julho, 2005

Os adeptos do Manchester não páram. Ao contrário de outros, que assistiram passivamente à destruição do conceito de futebol dentro dos seus próprios clubes, estes mostram a sua revolta. Infelizmente, não têm grandes resultados porque o dinheiro é hoje muito mais forte do que o amor que temos pelos nossos clubes. Mas é fantástico ver esses s€nhor€s a fugir de nós, os verdadeiros adeptos!

Entretanto, no rescaldo do já falado Brasil - Argentina, reparei que o Cicinho jogou de crl. Já tá tudo maluco! Pessoal.. Seitaridis e Euro 2004 dizem-vos alguma coisa?

Ah, e hoje começam os festejos do centenário do sportem. Pessoalmente, queria agradecer a quem decidiu criar o sporting. Até agora, não foram 100, mas foram 18 anos de pura felicidade.