05 dezembro, 2007

Carta para o número 21 dos lampiões:

Não cuspas no prato onde já comeste

Então é isto que tens a dizer. Depois de perderes de forma tão humilhante em casa. Depois de não teres jogado nada. Depois de, mais uma vez, começares a ver o campeonato por um canudo.

Então é isto que sabes dizer. A quem já trabalhou contigo. A quem já viveu muitos mais anos de futebol do que tu. A quem, incrivelmente, só começou a ganhar quando chegou aqui.

Então é isto que podes dizer. Quando começas a ver que já não estás ali a fazer nada. Quando olhas para trás e vês o pouco que ganhaste em tantos anos. Quando, mais uma vez, tens de admitir para ti próprio que nós somos melhores.

Sabes, Nuno, eu nunca tive problemas contigo. Tanto no boavista como no benfica, nunca tiveste arte e engenho para nos incomodar. Até te digo mais: no Euro 2000 – quando eras à partida suplente do Pauleta e do Sá Pinto(!) – até fui capaz de dizer que estava ali um bom jogador.
Foste para Itália naquela famosa venda do meu querido amigo Vale e Azevedo e tiveste o azar da Fiorentina ter ido à falência. Pobre coitado.
Mas o teu benfica lá te foi salvar de uma carreira perdida. Regressaste que nem um D. Sebastião, pronto para arrasar as áreas adversárias.

Oh Nuno, mas estava eu aqui a pensar… Quando é que afinal tu fizeste mesmo isso? É que tenho algumas dificuldades em determinar exactamente quando é que tu foste um avançado decisivo para a tua equipa. Quando foi Nuno? Quando foi que tu marcaste muitos golos? Quando foi que ganhaste tudo o que havia para ganhar? Quando foi que ouviste um adversário dizer que era preciso ter cuidado contigo?
Eu não me lembro Nuno. Ajuda-me.

Lembro-me sim de 9 épocas nesse clube, onde ganhaste uma Taça e um campeonato sem querer. Lembro-me sim de um avançado que, normalmente, precisa de outro colega à frente, outro atrás e outros dos lados para ter algum rendimento. Lembro-me sim de uma camisola 21 que até mete dó ao falhar golos como aquele que falhaste no Sábado.

Também me lembro de vires ao Dragão marcar 2. Também me lembro dos 2 orgasmos que tiveste aí. Também me lembro do Bruno Alves te ter feito aquilo e, a partir daí, não teres marcado mais.

O que me leva a uma simples conclusão: tu, Nuno, gostas é do Porto. Explica tudo. Explica porque é que a tua carreira foi tão triste e infrutífera. Explica porque é que te matas todo contra nós. Explica porque é que te sentes mais frustrado de ano para ano.

Nuno, já não enganas ninguém. No Sábado, foste tu que desonraste o apelido que te deram. No Sábado, foste tu que te sentiste pequenino. No Sábado, mostraste como querias estar do outro lado.

Nuno: Não cuspas no prato onde querias ter comido

15 comentários:

Anónimo disse...

Tens razão quando falas da mediocridade do Nuno Gomes mas...

«A quem, incrivelmente, só começou a ganhar quando chegou aqui.»

Acho que esta é a frase a reter... porque será?

Anónimo disse...

Tendo em conta o apelido que adoptou, que não é o dele, percebe-se a frustração de não jogar no clube que gostaria de representar...

tripeiro invicto disse...

Esse cromo perde mais tempo arranjar o cabelo do que jogar futebol! é mais um falhado que pensa que é um grande jogador. Só mesmo a comunicação social para fazer um grande furor acerca desta florzinha, ele e a simone faziam um casal bem lindinho na 2ª circular

Mr. M disse...

Também me lembro de vires ao Dragão marcar 2. Também me lembro dos 2 orgasmos que tiveste aí. Também me lembro do Bruno Alves te ter feito aquilo e, a partir daí, não teres marcado mais.

OI ????

O Baía tb era do Benfica quando era pequeno...

C. disse...

anónimo: precisamente por só ter ganho aqui é que deve custar mais ao camisola 21 do slb.. também queria!

visconde: vê quantos golos marcou o camisola 21 do slb nesse ano antes e depois do Dragão. E não percebi a comparação com o Baía. Não estamos a falar de ser de um clube quando se nasce. Estamos a falar de toda uma carreira de frustração. Não me parece que o Baía seja um frustrado :|

Mr. M disse...

A frase continua a não fazer sentido. Depois disso e até ser abalroado no restelo para lhe acabarem a época, meteu mais oito batatas lá pra dentro...

tripeiro invicto disse...

Jamais se pode comparar o Baía ao nulidade "Gomes"!!! Ele adoptou a alcunha "Gomes" graças ao bi bota de ouro, que eu saiba é um símbolo do Porto. Esse frustado marca uns golitos é verdade, mas isso não faz que ele seja um avançado com classe.Só a comunicação social Vermelha é que o vê como avançado, para mim ele é mais defesa central da equipa adversária.

Anónimo disse...

tripeirinha, gosto muito de ti e do teu blog mas confesso-te qe esta foi a crónica mais ridicula qe fizeste desde qe tens isto. desculpar o benfiquismo do Jesualdo e a sua falta de educação com isto é mesmo muito baixo e de qem não tem, ou não sabe justificar de outra forma. Saudações Benfiquistas e votos de uma escrita agradável como sempre nos habituaste ;)

Anónimo disse...

sim, o nunoi é que esteve mal
o jesualdo foi um senhor
a mostrar que, invariavelmente, no foculporto nunca sabem ganhar

a treta do costume.

Anónimo disse...

sim, o nunoi é que esteve mal
o jesualdo foi um senhor
a mostrar que, invariavelmente, no foculporto nunca sabem ganhar

a treta do costume.

C. disse...

pois não. deve ser por isso que eles ganham tanto: para tentar aprender o que é isso do "saber ganhar" :|

Anónimo disse...

comentario fora de alvo, mesmo fora de alvo... antes de tu saberes o q era ganhar compulsivamente, ja nos de vermelho e branco sabiamos de cor e salteado o que era isso. com uma diferença, em relaçao aos tempos actuais: é q nos soubemos sempre ganhar e perder.

vcs nem uma coisa nem outra.

C. disse...

nós quem? a menos que estejas muito longe da minha geração, não estou a ver.

sinceramente e sem picardias, não sei o que é isso do "saber ganhar". É ter fair-play? Mas que fair-play? Ir trocar de camisolas com gajos que odiamos mutuamente durante 90 minutos? Bater palmas aos adeptos adversários que saem do estádio com uma grande tola mas foram uns queridos? Não dizer asneiras? É isso o "saber ganhar"?
Para mim, há ganhar e perder. Eu, felizmente, já ganhei muito (mas muito) mais que gente que anda para aí com muita mania. Mas também já perdi e sei o que custa. E por isso desculpo facilmente toda esta azia.

Anónimo disse...

se calhar é por nao saberes o que é isso de saber ganhar q esta explicado q vcs nao sabem ganhar. e se n sabem ganhar, especialmente contra quem sabemos, entao é pq tb nao sabem perder.

tem-se visto pelos anos fora que é assim. e esses exemplos de saber ganhar q tu das é so para desviar a conversa. pq tu nao sabes o que é isto de saber ganhar e perder. qd digo tu refiro-me obivamente ao porto enquanto clube q constitui uma maneira mt particular de estar no futebol q vai alias de encontro ao nao saber ganhar nem perder.

mas nao sou eu que digo, mete isto na cabeça. é a propria historia q se encarrega de contar. ou tb vais dizer que nao sabes de exemplos q sao aos montes q comprovam isto mesmo?

se calhar so tens 8 anos e es uma menina prodigio... deve ser isso.

C. disse...

Mas é isso mesmo que eu te estou a dizer: eu não sei o que é isso do saber ganhar e saber perder. Estou a tentar que me expliques, mas ainda não passaste do "tu não sabes ganhar e tu não sabes perder".