18 dezembro, 2007

Estranha mania esta dos adeptos do Porto não gostarem dos seus treinadores.
Aqui ninguém é recebido como um salvador ou um herói como noutros sítios. Aqui todos são recebidos com dúvidas na melhor das hipóteses. Ou porque nunca ganharam nada, ou porque no passado estiveram vocês-sabem-onde, ou pelas duas coisas. Só nos últimos anos, foi assim com Fernando Santos, foi assim com Mourinho, foi assim com os três de 2004/2005, foi assim com Adriaanse e foi assim com Jesualdo.

Fernando Santos chegou com o rótulo de "lampião" e, mesmo depois de 3 anos cá, saiu exactamente na mesma. Ganhou, mas não o suficiente para os portistas.

Mourinho ganhou tudo e utilizou provavelmente a técnica mais apreciada pelos adeptos do meu clube: odiar os outros todos, gozar com os outros todos. Mesmo assim, nunca foi idolatrado a 100% e no fundo todos sabiam que nos ia trocar de um dia para o outro. Bastou uma saída pela porta pequena para convencer os portistas que nem Mourinho é suficientemente bom para o FCP.

Del Neri nem teve tempo para suscitar dúvidas, Fernandez nunca foi apoiado, o nome Couceiro até foi apagado da nossa memória. Afinal de contas, o campeão do Mundo não é um clube qualquer. Qualquer portista continua a achar que o Porto tinha sido campeão este ano com qualquer um de nós a treinador.

Adriaanse tinha a seu favor o facto de ser estrangeiro. Mas logo conquistou a raiva dos portistas, imagine-se, porque tinha ideias próprias que seguia à risca, mesmo que o Tribunal não gostasse delas. Nem o golo de Jorginho em alvalade (que gerou uma onda de simpatia e até admiração por Adriaanse nos meios de comunicação social) bastou para que os adeptos do Porto gostassem do holandês, meio maluco é certo, mas que pôs a equipa a jogar como nem o melhor (?) treinador do mundo havia conseguido.

E eis que chega Jesualdo. Lampião. Que nunca ganhou nada. A equipa faz uma primeira volta fantástica, mas os adeptos pareciam estar à espera dos deslizes da segunda para apontarem o dedo ao professor: "eu tinha razão. Este gajo não vale nada". Jesualdo foi campeão. E como é que não se gosta de um campeão? Para meu enorme espanto (ou não), agora já diziam que Jesualdo só tinha ganho porque herdou tudo de Adriaanse (sim, leram bem).
Agora o Porto está imbatível, o Porto passa em 1º no grupo da Liga dos Campeões, o Porto joga com uma altivez só vista nos grandes (perdoem-me, enormes) clubes da Europa. E, mesmo assim, os portistas não gostam de Jesualdo. Deixem o Porto perder uma vez e lá vêm eles dizer mal do homem. "Eu tinha razão. Este gajo não vale nada!". Ah, esperem. Não é preciso o Porto perder. Isto acontece na mesma!

Confesso que não acho que Jesualdo seja o treinador perfeito para o meu clube. O problema é que não sei bem porquê. Sei constatar que os resultados têm sido óptimos, que o plantel está muito forte e que o treinador tem de ter algo a ver com isso. Acho que o meu problema é o problema de todos os portistas: tenho a plena convicção que eu era a treinadora perfeita para o Porto. Mesmo que provavelmente corresse mal em termos de resultados porque não tenho qualificações para tal, os adeptos do Porto iram sempre gostar muito de mim porque eu sou do Porto. Já estou mesmo a ver o Porto a perder 5-1com o guimarães e eu a ser aplaudida porque festejei imenso o golo (atirei-me para o chão e insultei os adversários) e ainda fui à conferência de imprensa dizer que perdemos mas continuamos a ser o melhor clube do mundo.

Era perfeito não era?

Pensem nisso.

E pensem também que, enquanto perdem tempo a pensar nisso, os clubes lá de baixo contentam-se com os maus treinadores que têm, com os maus resultados que daí advêm e com o ódio que têm ao Jesualdo.

1 comentário:

tripeiro invicto disse...

Fernando Santos teve a sorte de ter o Jardel, manter a disciplina nunca foi o seu forte, não era má pessoa mas...
Fernandez era simpático, ganhou um jogo em que foi consagrado como campeão do mundo, teve azar de ter apanhado aquele barco com contentores de brasileiros duvidosos, não soube impor-se. Couceiro, o couceiro lol onde está agora? o Pinto da Costa estava afectado pela Carolina, ai as mulheres...
Adrianse tinha tomates mas era um idiota ditador que lixou a vida a alguns jogadores, chegando a insultá-los na praça pública, mas que sabia de futebol sabia.Custou a liga dos campeões a perda de diego, Baía e Jorge Costa. O Jesualdo com os seus defeitos e são alguns, é campeão nacional fez boa figura na liga dos campeões. Se continuar assim que fique lá alguns anos. Os resultados é que interessam e o Homem vestiu a nossa camisola com o Dragão ao peito, sabe defender o clube.