04 setembro, 2007

As bolinhas que resolvem

Muitos e muitos anos de Liga dos Campeões deram-me um gosto especial por este sorteio. Cá em casa, tudo começa com as tradicionais apostas: "quem serão os nossos adversários?".
Analiso os potes com muita atenção, não à espera de ter qualquer rasgo de vidente nunca antes descoberto, mas já a pensar na fórmula "estádio onde eu queira ir = adversário ideal". Talvez por isso as minhas apostas não mudem muito de ano para ano. Talvez por isso falhe constantemente.
Este ano escolhi o Barcelona, a Lazio e o Olympiakos. Barcelona porque vou estar na cidade e havia sempre uma probabilidade num milhão de haver um barça-Porto nessa altura. Lazio porque já há muito devo uma ida ao Olímpico e porque é sempre bom recordar os 4 que já lhes espetámos. Olympiakos porque é uma das espinhas encravadas do Porto na Liga dos Campeões.

De folha das apostas na mão, ligo a TV 20 minutos antes do sorteio (nos bons tempos ligávamos o rádio que levávamos propositadamente para a praia). Não estava à espera de nenhuma antecipação (aqui já sabemos bem como isto funciona), mas não posso correr o risco de perder alguma coisa.
À habitual apresentação segue-se o prémio para o melhor guarda-redes: Cech. Concordo. Lembro-me de ver ali o nosso Baía a deixar muita gente mal disposta e sorrio.
E lá vamos nós ao primeiro pote. Os grandes tubarões todos. Vou anotando. Porque a televisão ainda demora uns segundos a mostrar e eu depois não aguento.
O melhor defesa da Europa: Maldini. Já não é o melhor, mas merece na mesma.
O nosso pote. Vão saindo as equipas todas e ainda nos pode calhar o Barça. Camp Nou, Camp Nou, Camp Nou. Mas não. Ficamos para o fim. Num milésimo de segundo, olho para a minha folha: Grupo A - Liverpool. AINDA MELHOR!
Quando vamos para o melhor médio já não estou a ver nada. Só vejo Anfield, Kop e aquele cântico que não me canso de ouvir ao longe. Seedorf? Quero lá saber.
Terceiro pote. Se calha mesmo a Lazio tenho de começar a pensar em duas viagens. As equipas parece que não querem calhar no grupo A. Até que... Marselha. Está longe de ser o Olímpico e até já estive para lá ir... Logo se vê.
Melhor avançado e revejo o quarto pote. Este ano parecem-me todos dificílimos. Kaká (que seria também o melhor no geral) como é óbvio.
Quarto pote e o Besiktas. Imagino-me logo na loucura da Turquia.

Já não vejo mais nada. Instalo-me no computador à procura das viagens mais baratas. Respondo às mensagens de todos os malucos que, como eu, pararam as suas vidas por aquele sorteio. O meu pai também está no computador, a fazer já uma análise das três equipas.
Nem sequer comentamos se o grupo é bom ou não. O que é que isso interessa? Nunca acabei um sorteio a pensar se temos hipóteses. Primeiro, porque temos sempre hipóteses. E, segundo, porque só consigo fazer planos de viagens. Sei que não posso ir a todo o lado, mas por uns momentos faço de conta que é possível.
Recordo-me do sorteio do ano passado, quando decidimos logo que não falhávamos o novo estádio do Arsenal. E em 2005, quando escolhi Glasgow e Bratislava. E em 2004, Chelsea e PSG (e San Siro depois). E toda a Tour de 2003/2004: Madrid, (manchester, enfim), Lyon, Corunha e Gelsenkirchen. Recordo-me de tudo o que vivi nessas aventuras. Tudo decidido por aquelas bolinhas.

8 comentários:

Anónimo disse...

eu quase acertei. Queria o Liverpool o steua e o beksitas.LOL

Anónimo disse...

n m krs levar ctg?

lol

xD

Bakero disse...

É sintomático que tenhas sorrido por te lembrares que o Baía deixou muita gente mal disposta e não porque simplesmente esteve ali o guarda-redes do teu clube.

Mas, once again, vocês são todos assim...

C. disse...

Esteve ali o guarda-redes, o defesa e o médio do meu clube. Todos foram considerados os melhores e ainda hoje tenho um imenso orgulho nisso como deves imaginar. Ou melhor, não deves porque não fazes a mínima ideia do que isso é. E a prova que deixou mesmo muita gente mal disposta está aí.

Anónimo disse...

Este blog parece uma feira de vaidades e este texto entao nem se fala.. Haja modéstia, minha cara!

C. disse...

Então o que é que estás aqui a fazer? Como diz a outra: a tua vida não te chega?

Anónimo disse...

Modéstia, minha cara. Morria sem público (o blog), morria sem público (você).

C. disse...

Então e o que te faz perder tempo com isto?