11 setembro, 2007

Portugal-Sérvia: quando tudo se resume a Quaresma

Ricardo Quaresma é o típico jogador que me irrita. Joga o que sabe e inventa o que não sabe. Não larga a bola e parece nunca querer saber do que o rodeia. Só quer brilhar e brilhar ainda mais. É convencido, egocêntrico e individualista. Quer as palmas só para ele. Usa brincos e penteados a mais para o meu gosto.
É óbvio que é um mágico como há muito poucos, é um facto que já me deu muitas alegrias. Mas há ali qualquer coisa que me faz esperar sempre que ele não passe a bola a um companheiro que está isolado, que ele passe um e o outro e ainda venha atrás perder a bola, que ele pense primeiro nele do que na equipa.
Sinceramente, nunca pensei que Quaresma ficasse tanto tempo no Porto. Porque um talento destes é difícil de segurar. Não só pelos clubes que oferecem milhões por ele mas, principalmente, porque sempre esperei que ele nos virasse as costas à mínima oportunidade.
Quaresma não é portista.

Mas fui obrigada a gostar de Ricardo Quaresma. Mais do que pelas maravilhas que faz em campo, pela atitude que foi modelada. Ele nunca foi nem há de ser um jogador à Porto. Mas parece-me que já sente o Porto.
Quaresma não precisa de estar constantemente a dizer que gosta muito do Porto e que quer ficar aqui para sempre. Nós nem queremos isso. Bastam-nos as trivelas, os livres, as fintas e todas essas coisas que me irritam profundamente.

A ascensão de Quaresma no Porto coincidiu com uma série de factores que o foram "afastando" da selecção. O mais determinante deles todos quero acreditar que foi o facto de haver Cristiano Ronaldo e Simão. Mas o que é certo é que Quaresma não foi ao Mundial de 2006 todos sabemos porquê.
E é agora, quando Portugal se vê com a garganta apertada, que o mundo do futebol acordou para Ricardo Quaresma e a maioria já o exige na equipa titular.

Eu pergunto: porquê?
Ele não está a jogar melhor, nem Ronaldo ou Simão estão a jogar pior.
Estamos a falar do mesmo Quaresma de 2006, dos mesmos selecionáveis de 2006, do mesmo treinador de 2006.

Meus caros, lamento desiludir-vos, mas os milagres não são feitos de trivela.

7 comentários:

tripeiro invicto disse...

acho que até o octavio machado treinava melhor a selecção Portuguesa. A sorte do brasuca já acabou! quando teve a sorte de usar a equipa do Porto mais o génio de Ronaldo e mais uns poucos lá se ia safando.
Parabéns aos tugas que continuam a apoia-lo, e a baixar as calças quando ele insulta o povo Português. Até os jornalistas que são mal tratados por ele estão calados!

Mr. M disse...

oh tripeiro convicto, no mundial de 2006 fartaram-se de jogar jogadores do porto não foi?

tripeiro invicto disse...

faltou lá o QUARESMA e o melhor guarde redes Português Vítor Baia. Sabes quem é? campeão nacioanl, taça uefa, campeão europeu chega? não foi o labrecas que foi considerado o melhor guarda redes da europa. Quem diz isto é a UEFA não sou eu claro

Mr. M disse...

Então mas os resultados não eram só com jogadores do porto? Se eles faltaram, como é que vieram esses resultados?

tripeiro invicto disse...

Meu caro! Que resultados? 4º lugar? Para nós Portistas, um bom resultado é o 1º lugar. Certo que o Deco, Maniche, Costinha, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira(este não jogou muito),Nuno Valente já não estão no Porto porque nós não tivemos capacidade financeira para os segurar. Mas espera mais um pouco, daqui a um a no ou 2 vai sair outra fornada da estrelas para alimentar a selecção desde que o Soco lari não esteja lá para sabotar o trabalho de bons treinadores. Talvez o Mourinho faça outra equipa para ele. Mas o sucesso da selecção de Portugal, não podia ser alcançado se não fosse o brilhante trabalho das camadas jovens do SCP. Que vendeu precocemente estrelas como Ronaldo, Figo,Simão e agora o Nani e quem sabe daqui a um ano mais alguns.
Saudações de um campeão nacional

Anónimo disse...

Ai... até parece qe a nossa selecção sempre teve como espinha dorsal jogadores dos andrades... Saudações Benfiquistas

tripeiro invicto disse...

Nope!!! não é isso que está em questão! a questão é não jogarem os melhores jogadores só por serem do Porto. Isto para não falar da incompetência do felipão, em usar jogadores podres, que iam à selecção quando queriam e não quando a selecção precisava deles. Ex - FIGO