20 setembro, 2007

FCPORTO 1 - 1 liverpool

Para mim, há duas características que fazem a diferença no centro do terreno: técnica e força. Ronaldinho tem técnica para dar e vender. Essien é o supra-sumo da força. Se pudéssemos misturar os dois tínhamos certamente o melhor jogador de todos os tempos.
E Steven Gerrard? Todos reconhemos que é um grande jogador mas se calhar nunca pensámos que é um dos melhores do mundo. Porque tem mais força que Ronaldinho e mais técnica que Essien.

Gerrard é o protótipo do meu jogador de eleição. É capitão da equipa que ama e não troca aquela camisola por dinheiro. Não se perde em fintas: joga rápido e directo. Não é faltoso: é agressivo mas não violento. É capaz de recuperar uma bola, passá-la a ele próprio, ir cruzar à linha e, com sorte, estar na área para marcar. Marca livres, cantos, penaltis e suspeito que deve ser bom à baliza. Nunca joga mal.

Este liverpool está personalizado em Gerrard. Tem doses extraordinárias de técnica e força. E ainda por cima sabe doseá-las.
Jogam com um calculismo deveras irritante. Como um irmão mais velho que vai deixando o mais novo bater-lhe porque nem lhe dói até que, quando o puto lhe acerta bem, ele é obrigado a mostrar que é mais forte.

Os ingleses nem sequer foram mais fortes. Não foram melhores. Nós tivemos mais oportunidades, mais remates, mais cantos, mais posse de bola, mais controlo do jogo. Podíamos perfeitamente ter ganho.
E como é bom sair do Dragão revoltada por empatar com o liverpool.

Gerrard e o liverpool, os manos mais velhos, deixaram.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já faltava o L de Liverpool...

Anónimo disse...

Nao.. ta a faltar o M de Milao e Manchester :D