28 setembro, 2007

Derby x 3

PORTO-boavista, guimarães-braga e benfica-sportem. Quase que não podíamos pedir melhor: muita emoção, muita rivalidade, muitos ódios.
Um derby é sempre um derby: não se explica, sente-se (belo cliché). E partilhar uma cidade (ou uma região no caso do Minho) não é tarefa fácil.
Nós, adeptos destes clubes, temos mesmo de nos empenhar arduamente em odiar os outros. E não é um ódio qualquer. É o ódio de quem divide uma casa que devia ser só nossa quando ainda por cima os roommates são os gajos mais odiosos do mundo.

Comecemos pelo nosso PORTO-boavista. Na verdade é quase injusto chamar derby a isto porque não se trata bem de dividir uma casa, quando nós temos os quartos todos, a cozinha, a sala, as casas de banho e o terraço e eles têm apenas a despensa. Mas é incrível como, mesmo assim, eles são incrivelmente odiosos.
Os adeptos do boavista, remendados para os “amigos”, não são lá muito adeptos do boavista. Eu explico. Ser do boavista não é propriamente apoiar um clube mediano e ponto final. Ser do boavista é acima de tudo odiar o Porto. O campeonato do boavista podia mesmo ser reduzido para o PORTO-boavista e o boavista-PORTO que ninguém ia achar estranho. Há quem diga que é porque há uma grande falange de “adeptos” (a partir de agora é com aspas pelos motivos que já enumerei) do boavista têm uma costela muito grande de um certo e determinado clube. Eu cá acho, pela minha experiência pessoal, que eles são “adeptos” do boavista simplesmente porque não percebem nada de futebol.
E nós, pronto, não gostamos muito deles mas também não perdemos muito tempo com isso.

Vamos para o Minho. O guimarães-braga ganhou uma nova dimensão com a recente afirmação dos adeptos do braga… como adeptos do braga. Como é óbvio, não gosto nem de uns nem de outros mas confesso que tenho uma admiração especial pelos adeptos do vitória… porque são adeptos do vitória. Não há cá misturas. Nunca assisti a este derby e muito menos o senti. Só sei que nunca dividiria uma casa com estes.

E pronto, chegamos ao que é, indiscutivelmente, o maior derby português. Adoro os jogos entre o benfica e o sportem! Porquê? Bem, é claro que o facto de pelo menos um dos dois perder sempre pontos ajuda. Mas sinceramente o que mais gosto neste derby/clássico é vê-los a odiarem-se.
A analogia da casa parecia-me boa até imaginar estes dois a fazerem como eu e o meu irmão quando nos zangávamos: dividíamos tudo o que tínhamos. E quando digo tudo, estou mesmo a referir-me a TUDO, incluindo peças Lego de uma determinada cor e forma. Era mesmo complicado. Passávamos horas naquilo para depois termos de voltar a pôr tudo no sítio quando a nossa mãe aparecia. Basicamente, éramos um bocado estúpidos porque não percebíamos que aquilo não nos ia levar a lado nenhum.
Um bocado como este benfica e este sportem, que não se cansam de lutar por segundos e terceiros lugares. E nós, normalmente detentores do primeiro, ficamos a vê-los dividir os Legos e depois dizemos-lhes: voltem a pôr tudo no sítio… e façam outra vez por favor.

12 comentários:

Anónimo disse...

clap clap clap mto boa cronica.. resta dizer em relaçao ao boavista que era velos aqui ha uns anos nas saudosas antas.. eram tantos tantos que eu costumava dizer que a faixa das panteras negras dava p os enrolar a todos.n éclube que eu odeie mas tb n é clube que estime mto
em relação ao benfica sportem nem aquece nem arrefece é aquele jogo que simplesmente n me diz nd.. contam-se pelos dedos duma mao os tais "derbys" aos quais tive paciencia p assistir durante 90 minutos (tal é a qualidade de futebol inerente a eles) e sp acompanhado de lagartos e lampioes p poder por um bocado de lenha ao lume pk isso sim é a parte mais divertida de um jogo que repito.. a mim .. n me diz nada

Anónimo disse...

feliz feliz era com um terramoto amanha em Lisboa com epicentro na 2ª circular XD

Anónimo disse...

Ver futebol é sempre bom. E eu gosto de ver o derby da 2ª circular. Não existe aquele nervosismo de quando o nosso clube joga e o resultado é sempre ou quase sempre bom (dependendo das circunstâncias), as rivalidades também ajudam, é derby. Ainda na semana passada me perguntaram que interesse é que tinha ver o derby de Génova, Sampdoria - Genoa. E eu pensei, estes gajos não sabem é nada. Aquele jogo, como outros derbys são a essência da coisa. E mesmo tendo o jogo sido uma valente bosta, quando acaba, ficamos sempre com aquele gostinho. Ah, um derby...

PS: É pena nós portistas, não sabermos bem o que isso é...

Yakoo

Mr. M disse...

Não duvidem que o derby de Lisboa é dos mais fantásticos a nível de rivalidade que possa existir...
Na Europa, talvez só 2 sejam mais puxados. 3 talvez com o de Génova...
Não é por acaso que derby de glasgow, roma e buenos aires são 3 jogos que eu sonho ver...

Anónimo disse...

Há mais muito mais e por uma simples razão. Em Portugal, ao contrário do que se quer fazer crer, não existe aquele fanatismo quase extremista que podemos encontrar em muito sítio. e dou alguns exemplos: Torino - Juve, Milan - Inter, Roma - Lazio, Samp - Genoa, o trio besiktas, galatasaray e Fenerbache, o de glasgow... Mas o derby de lisboa situa-se sem dúvida nos grandes derbys europeus. Outros exemplos, o St Ettiene - Lyon (não de cidade mas regional), Borussia - Schalke, Steua, Rapid e Dinamo Bucareste, Estrela - Vermelha - Partizan... nunca mais saiamos daqui!!! :P

Yakoo

Anónimo disse...

Olympiakos, AEK, PAO lol

Yakoo

Mr. M disse...

Nao queiras comparar o derby de Milan ao derby de Lisboa... Acredita!

Anónimo disse...

Teremos apenas a despensa, devias tu querer dizer..

C. disse...

Erro meu, não queria dispensar ninguém. Obrigada

MatZ disse...

por acaso sabem-me dizer se a A7 e a A8 têm entrada perto da 2ª circular?
:B

Anónimo disse...

Acho que sim. E a A31 tambem vai até ao porto

Anónimo disse...

la estao voces e o vosso mau humor... nos a falarmos de estradas novinhas e voces a falarem de itenerarios secundarios que ja foram construidos o seculo passado e jazem cheios de buracos e po .. A31? Esse n é um itenerario substituido la pros inicios da decada de 70 do seculo passado?