PORTO-boavista, guimarães-braga e benfica-sportem. Quase que não podíamos pedir melhor: muita emoção, muita rivalidade, muitos ódios.
Um derby é sempre um derby: não se explica, sente-se (belo cliché). E partilhar uma cidade (ou uma região no caso do Minho) não é tarefa fácil.
Nós, adeptos destes clubes, temos mesmo de nos empenhar arduamente em odiar os outros. E não é um ódio qualquer. É o ódio de quem divide uma casa que devia ser só nossa quando ainda por cima os roommates são os gajos mais odiosos do mundo.
Comecemos pelo nosso PORTO-boavista. Na verdade é quase injusto chamar derby a isto porque não se trata bem de dividir uma casa, quando nós temos os quartos todos, a cozinha, a sala, as casas de banho e o terraço e eles têm apenas a despensa. Mas é incrível como, mesmo assim, eles são incrivelmente odiosos.
Os adeptos do boavista, remendados para os “amigos”, não são lá muito adeptos do boavista. Eu explico. Ser do boavista não é propriamente apoiar um clube mediano e ponto final. Ser do boavista é acima de tudo odiar o Porto. O campeonato do boavista podia mesmo ser reduzido para o PORTO-boavista e o boavista-PORTO que ninguém ia achar estranho. Há quem diga que é porque há uma grande falange de “adeptos” (a partir de agora é com aspas pelos motivos que já enumerei) do boavista têm uma costela muito grande de um certo e determinado clube. Eu cá acho, pela minha experiência pessoal, que eles são “adeptos” do boavista simplesmente porque não percebem nada de futebol.
E nós, pronto, não gostamos muito deles mas também não perdemos muito tempo com isso.
Vamos para o Minho. O guimarães-braga ganhou uma nova dimensão com a recente afirmação dos adeptos do braga… como adeptos do braga. Como é óbvio, não gosto nem de uns nem de outros mas confesso que tenho uma admiração especial pelos adeptos do vitória… porque são adeptos do vitória. Não há cá misturas. Nunca assisti a este derby e muito menos o senti. Só sei que nunca dividiria uma casa com estes.
E pronto, chegamos ao que é, indiscutivelmente, o maior derby português. Adoro os jogos entre o benfica e o sportem! Porquê? Bem, é claro que o facto de pelo menos um dos dois perder sempre pontos ajuda. Mas sinceramente o que mais gosto neste derby/clássico é vê-los a odiarem-se.
A analogia da casa parecia-me boa até imaginar estes dois a fazerem como eu e o meu irmão quando nos zangávamos: dividíamos tudo o que tínhamos. E quando digo tudo, estou mesmo a referir-me a TUDO, incluindo peças Lego de uma determinada cor e forma. Era mesmo complicado. Passávamos horas naquilo para depois termos de voltar a pôr tudo no sítio quando a nossa mãe aparecia. Basicamente, éramos um bocado estúpidos porque não percebíamos que aquilo não nos ia levar a lado nenhum.
Um bocado como este benfica e este sportem, que não se cansam de lutar por segundos e terceiros lugares. E nós, normalmente detentores do primeiro, ficamos a vê-los dividir os Legos e depois dizemos-lhes: voltem a pôr tudo no sítio… e façam outra vez por favor.
28 setembro, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
12 comentários:
clap clap clap mto boa cronica.. resta dizer em relaçao ao boavista que era velos aqui ha uns anos nas saudosas antas.. eram tantos tantos que eu costumava dizer que a faixa das panteras negras dava p os enrolar a todos.n éclube que eu odeie mas tb n é clube que estime mto
em relação ao benfica sportem nem aquece nem arrefece é aquele jogo que simplesmente n me diz nd.. contam-se pelos dedos duma mao os tais "derbys" aos quais tive paciencia p assistir durante 90 minutos (tal é a qualidade de futebol inerente a eles) e sp acompanhado de lagartos e lampioes p poder por um bocado de lenha ao lume pk isso sim é a parte mais divertida de um jogo que repito.. a mim .. n me diz nada
feliz feliz era com um terramoto amanha em Lisboa com epicentro na 2ª circular XD
Ver futebol é sempre bom. E eu gosto de ver o derby da 2ª circular. Não existe aquele nervosismo de quando o nosso clube joga e o resultado é sempre ou quase sempre bom (dependendo das circunstâncias), as rivalidades também ajudam, é derby. Ainda na semana passada me perguntaram que interesse é que tinha ver o derby de Génova, Sampdoria - Genoa. E eu pensei, estes gajos não sabem é nada. Aquele jogo, como outros derbys são a essência da coisa. E mesmo tendo o jogo sido uma valente bosta, quando acaba, ficamos sempre com aquele gostinho. Ah, um derby...
PS: É pena nós portistas, não sabermos bem o que isso é...
Yakoo
Não duvidem que o derby de Lisboa é dos mais fantásticos a nível de rivalidade que possa existir...
Na Europa, talvez só 2 sejam mais puxados. 3 talvez com o de Génova...
Não é por acaso que derby de glasgow, roma e buenos aires são 3 jogos que eu sonho ver...
Há mais muito mais e por uma simples razão. Em Portugal, ao contrário do que se quer fazer crer, não existe aquele fanatismo quase extremista que podemos encontrar em muito sítio. e dou alguns exemplos: Torino - Juve, Milan - Inter, Roma - Lazio, Samp - Genoa, o trio besiktas, galatasaray e Fenerbache, o de glasgow... Mas o derby de lisboa situa-se sem dúvida nos grandes derbys europeus. Outros exemplos, o St Ettiene - Lyon (não de cidade mas regional), Borussia - Schalke, Steua, Rapid e Dinamo Bucareste, Estrela - Vermelha - Partizan... nunca mais saiamos daqui!!! :P
Yakoo
Olympiakos, AEK, PAO lol
Yakoo
Nao queiras comparar o derby de Milan ao derby de Lisboa... Acredita!
Teremos apenas a despensa, devias tu querer dizer..
Erro meu, não queria dispensar ninguém. Obrigada
por acaso sabem-me dizer se a A7 e a A8 têm entrada perto da 2ª circular?
:B
Acho que sim. E a A31 tambem vai até ao porto
la estao voces e o vosso mau humor... nos a falarmos de estradas novinhas e voces a falarem de itenerarios secundarios que ja foram construidos o seculo passado e jazem cheios de buracos e po .. A31? Esse n é um itenerario substituido la pros inicios da decada de 70 do seculo passado?
Enviar um comentário