12 novembro, 2005

Vítor Baía 99

Acabei de ler o livro daquele que é, para mim, o melhor guarda-redes do mundo. E não pensem que digo isto para acabar com a já pouca credibilidade deste blog como um blog isento e imparcial; é mesmo o que eu penso. Podem argumentar que este ou aquele até parecem ser melhores. Mas nenhum tem a carreira deste, nenhum passou pelas mesmas dificuldades - superando-as de uma maneira irrepreensível - e, sobretudo, nenhum é do FCPorto. E, como tal, para mim não há (nem teria lógica se houvesse) melhor.

Para os adeptos dos outros clubes até aceito que seja difícil de compreenderem isto. É normal, vocês não têm um Vítor Baía com as vossas cores. Mas acreditem (e aqui penso que falo por todos os portistas com o mínimo de consciência e amor ao clube) que o Baía é o expoente máximo do que um adepto pode exigir de um jogador do seu clube.

Um lutador incansável e raçudo, que mesmo sem se mexer sabemos que está a "suar a camisola"; um homem humilde, que ainda é capaz de achar que tem provas a dar e que não se esquece de quem gosta verdadeiramente dele; um vencedor, porque ganhou tudo o que há para ganhar; um exemplo de maturidade e sobriedade, que aguenta a mágoa de não ter estado presente no Europeu de 2004 pela estupidez de um palhaço sem ter que ligar para a Sport tv a chorar; um grande capitão, que soube, nos momentos certos, reconhecer que deve muito ao FCPorto (tal como o FCPorto lhe deve muito a ele); muito mais haveria a dizer sobre Vítor Baía, mas é impossível descrever um Homem como este e um JOGADOR de outro mundo.

O livro conta os primeiros passos no futebol, as aventuras com o amigo Domingos Paciência (que saudades do magrinho que fazia a grande dupla com o Kostadinov...), as dificuldades em explicar ao pai que tinha nascido para ser guarda-redes, que amava o FCPorto...
Os primeiros troféus nas camadas jovens, a tromboflebite que colocou em risco a sua própria vida, a ajuda do presidente e do grande Mlynarczyck nos primeiros passos nos seniores... O sabor amargo da derrota no campeonato, a compensação do quase recorde de minutos sem sofrer um golo, o crescer com a mística de jogadores como João Pinto...
Os campeonatos com Carlos Alberto Silva e Sir Bobby Robson, a ida para Barcelona, as parecenças da cidade com o Porto, o ser recebido como uma estrela de cinema, os troféus... As invejas que lhe destruíram a imagem mas não a garra, um Van Gaal arrogante e prepotente a quem eu própria agradeço (sem ele, o Vítor podia nunca ter voltado ao Porto)...
A alegria do regresso ao Porto, as lesões que atiçaram os críticos, os críticos que o atiçaram a ele...
O desentendimento algo inexplicável com Mourinho, a mágoa de não poder vestir a camisola da Selecção...
Sevilha... Gelsenkirchen... Não há palavras...
O susto e a alegria da Intercontinental num ano muito complicado...

Ele esteve em tudo isto. Com uma postura inigualável, com aquela segurança que só nós compreendemos, com um amor enorme pela camisola que enverga.
E a nós, portistas, a sua carreira enche-nos de orgulho. Tal como ele agradece o nosso carinho, nós agradecemos a sua entrega, o seu brilho, a sua lealdade com o azul e branco.

Para mim, que só com dificuldade me lembro dos bravos que jogaram em Viena, o Vítor é, a par com o Jorge Costa, o FCPorto. É o tal espírito, a mística e a tal garra tão nortenha, tão tripeira, tão portista... E é mesmo o melhor guarda-redes do mundo!

Que o 99 esteja na nossa baliza durante muito mais tempo.

13 comentários:

Anónimo disse...

Sempre o achei (e continuo a achar) o melhor guarda redes do mundo. Eu sempre disse q qd ele acabar a carreira um bocado do meu portismo vai desaparecer... Não o trocava por nenhum Casillas, Chech ou Buffon. Ainda bem q não vai à selecção, aquilo é muito pequeno pra ele..
Como eu próprio diria, é o maior, o meu menino!

Manuel Neves disse...

Eu cá gostei muito do aniversário desse senhor.
Até lhe demos duas prendas!

Baía é um guarda redes razoavel baixo, que enterrou a selecção no euro96 (Mítico Karel), no euro 2000 (é ele que larga a bola para o Henry chutar e o Abel Xavier defender), no Mundial 2002 (golos dos eua...Cada um mlehor que o outro...) e esteve envolvido no caso Paula. Foi ele que conseguiu jogar 5 jogos no Bar$a durante um ano e levar 4 golos em todos eles.
No fcp: teve sempre grandes defesas (e grandes arbitragens, que permitem que ele possa defender tanto fora da área como dentro da baliza) à frente, o que lhe retira muito do mérito.

Concedo que seja um símbolo, um jogador bandeira e que os azuis o estimem por isso.
Concedo que, juntamente com o Paulo Sousa, tenha sido dos mais inteligentes e gerir a carreira.
Mas façam-me um favor: não elogiem o que não há para elogiar. É um guarda redes razoávelzito, que merecia ser 3º GK da Selecção atrás do Quim e do Moreira.

É a minha opinião Isenta e Imparcial.

C. disse...

LOL Eu vou fazer de conta que nem li isto.

Lasanha disse...

Bem.... Consegui encontrar alguém que consegue perceber ainda menos que eu de futebol (trad: o sl benfica ultra ;) )
Catarina sublinho e assino por baixo de tudo o que escreveste...

Anónimo disse...

Subscrevo as palavras do S.L. Benfica Ultra.

C. disse...

Opa,tratem-se!
Os guarda redes portugueses todos juntos não viveram metade dos momentos que o Baía viveu, por isso até ser possível compará-los ainda vai muito tempo.
Vocês são mesmo ceguinhos. E depois eu é que sou a doente!

Bacalhau disse...

Amigos mouros... ganhem juízo nessa cabeça!!! O Baía é um guarda-redes razoavelzito?! Claro que sim... às tantas é por isso que é o jogador de futebol com mais títulos do mundo!!! E não são os títulos das velhas guardas do Pinhalnovense... São campeonatos e taças de Portugal, liga espanhola e taça do rei, taça uefa, liga dos campeões... melhor guarda-redes do mundo em 2003...

Um guarda-redes razoavel baixo...

Anónimo disse...

Os Titulos nao dizem nada. Por esse ponto de vista o Fernandez foi campeao do mundo logo é um dos melhores treinadores do mundo...

Bacalhau disse...

Às tantas é por acaso que o Baía tem tantos títulos?!? Ainda pra mais, sabemos que é titular na larga maioria dos jogos!

Pelo menos o espanhol pode dizer que ganhou...

O Maldini também tem títulos que nunca mais acaba, mas isso não quer dizer nada...

C. disse...

O Adriaanse nunca ganhou nada, mas isso não quer dizer nada.
Já estou muito mais descansada!

O Preud' Homme era realmente muito bom, salvou o benfica de descer sozinho. Os meus parabéns.

Mas continuo a dizer, não vale a pena discutir isto, porque vocês não percebem o que o Baía significa.

Mas pronto,já que insistem.. lol
No Euro96 o golo do Poborsky é tecnicamente perfeito, passou a milímetros da barra e desceu a pique. É difícil imaginar alguém a ir lá buscá-lo. Mas aposto no Quim.
No Euro 2000 só defendeu um penalti, também devia ter defendido o da França. Tá mal. Ainda por cima não tirou as luvas!
No Mundial de 2002, facilitou em dois dos três golos dos eua, mas nenhum foi uma grande falha. O Ricardo lá não sofria nenhum. No jogo contra a Coreia, adiou o inevitável. O Moreira lá e tínhamos ganho na boa.
Este Baía nem razoável é, é mas é uma grande merda. Esses portistas são todos uns otários. Bruno Vale a titular!

Anónimo disse...

O Bruno Vale é o proximo Baia , só o promovem , dizem que é muito bom , mas no entanto ja começou a frangar...
Nao sou anti baia nem pro ricardo , porque o ricardo por mim nao era titular da selecção...

C. disse...

Que ridículo. Este post pra mim acabou.

Eu disse...

O Vítor Baía deve ser dos poucos símbolos do FC Porto que os benfiquistas até toleram. Mas não me falem do Jorge Costa porque, apesar de ser um grande jogador, é muito ranhoso... Eu sei. Quase que levava um sopapo dele uma vez...